segunda-feira, 26 de junho de 2017

EQUILÍBRIO E HARMONIA - OS MOVIMENTOS DA VIDA - ORIGEM E BENEFICIOS DO TAI CHI CHUAN

ORIGEM E BENEFICIOS DO TAI CHI CHUAN


Originou-se na China e tem suas bases na filosofia taoista e na alquimia chinesa. É uma arte marcial para defesa e também meditação em movimento para promover saúde, longevidade e conscientização cósmica.
O Tai Chi Chuan envolve movimentos lentos, suaves e silenciosos que facilitam a livre circulação da energia através do corpo, promovendo o desbloqueio dos meridianos e dos canais de energia que possam estar deficientes, mantendo assim, a saúde e curando doenças ocasionais e crônicas.
Na milenar filosofia chinesa os princípios do yin e yang, os cinco elementos, o Ba Gua (oito trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) regem os princípios básicos dos movimentos  físicos e energéticos do Tai Chi Chuan. Assim como a observação dos ciclos da natureza, dos animais e na interação dos elementos naturais. Esses princípios orientam a vencer o movimento através da quietude; vencer a dureza através da suavidade e vencer o rápido através do lento.
imagem
É por isso que ao vermos um grupo de pessoas praticando Tai Chi Chuan ficamos em dúvida se é uma dança, uma ginástica ou arte marcial. Na verdade o Tai chi Chuan é tudo isto, usa a gravidade para enraizar a parte de baixo e a graça para elevar a parte de cima.
Todo movimento do Tai Chi Chuan é feito no silêncio, para que haja concentração no que se está fazendo, observação das sensações corporais e no movimento da energia; é feito de forma suave, com relaxamento e sem pressa para que não se perca a evolução ou parte do exercício, e de forma lenta quando se movimenta a energia yin e de forma rápida quando se movimenta a energia yang. O Tai Chi Chuan usa a mente para movimentar a energia.
Os benefícios para a saúde trazidos por essa técnica milenar chinesa são inúmeros. Equilíbrio psicossomático, fortalecimento corporal, movimentos simétricos e de todas as partes do corpo, agilidade e leveza. A prática contínua e com frequência promove relaxamento, conserva e restaura a juventude, trabalha dores articulares, melhora o sono, a memória e o raciocínio, deixa a pele saudável e bonita. Há melhora significativa nas doenças do coração e anormalidade de pressão.
A leveza e suavidade dos movimentos do Tai Chi Chuan deslocam a energia de tal forma que a faz chegar até as extremidades dos nervos, simultaneamente cada um dos órgãos internos são banhados de energia.
Hoje em dia o Tai Chi Chuan é praticado mundialmente e aceito pelo ocidental pela harmonia, suavidade e ritmo lento da sua forma, justamente as qualidades que faltam incrementar no dia-a-dia das grandes metrópoles e cidades ocidentais.

imagem
       Símbolo do Yin e Yang 

http://www.mundodasmandalas.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário