quinta-feira, 8 de junho de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

Água limão e bicarbonato
Nestes tempos em que a incidência do câncer parece só aumentar, sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, é normal que as pessoas procurem por curas e terapias alternativas que possam ajudar ou, até mesmo substituir os medicamentos tradicionais. Mas, infelizmente, nem sempre as coisas funcionam como gostaríamos.
Vê-se, por exemplo, que existem pessoas que optam por mudar repentinamente seu regime alimentar, optando por uma dieta vegana, ou aqueles que seguem o protocolo com Aloe vera proposto pelo Padre Romano Zago.
Já faz algum tempo que circula na internet um tratamento para a cura do câncer à base de dois ingredientes simples: limão e bicarbonato de sódio. A receita é composta exclusivamente por meio litro de água, o suco de 3 limões e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Tudo para beber de manhã com o estômago vazio, ou mais vezes durante o dia, mas sempre longe das refeições.
Este tratamento parte da teoria de que as células cancerosas se proliferam num ambiente ácido, ou com um pH inferior a 7, ao contrário das células saudáveis que necessitam de um meio alcalino. Então, se presume que tomar limão e bicarbonato de sódio ajude a alcalinizar e, portanto, a conter e a combater tumores.

Investigação científica a favor


Resultado de imagem para mistura milagrosa LIMÃO + BICARBONATO DE SÓDIO
Algumas pesquisas científicas confirmam as potenciais propriedades anticancerígenas do limão e as propriedades antiácidas do bicarbonato de sódio. Em alguns estudos da década de 90, por exemplo, verificou-se como os limonóides, substâncias presentes no limão, mas também em outras frutas cítricas, possuem propriedade antitumoral. O resultado foi confirmado posteriormente por um estudo mais recente que viu como esta substância é capaz de retardar ou impedir o crescimento de células cancerosas na mama.
Quanto ao bicarbonato, existe uma pesquisa interessante feita em 2009, que demonstrou que o bicarbonato é capaz de aumentar o pH do tumor inibindo metástases espontâneas. A pesquisa investigou como um tratamento oral a base de bicarbonato poderia aumentar significativamente o pH extracelular mas não intracelular. Outros estudos confirmaram este resultado revelando que, em alguns casos, esta substância é capaz de melhorar a eficácia de fármacos anticancerígenos.

Investigações cientificas contrárias

No entanto, também existem pesquisas que chegaram a conclusões diferentes, em especial para certos tipos de cânceres. A crítica mais importante para a utilização de bicarbonato contra o câncer vem de um estudo intitulado "Predicting the safety and efficacy of buffer therapy to raise tumour pHe: an integrative modelling study" em que se observou que o tratamento com bicarbonato de sódio não conseguiu ter efeitos sobre o tumor primário em qualquer tipo de câncer, mas mostrou-se útil apenas para retardar o seu crescimento, mas nem sempre; este fato não ocorreu no caso dos tumores de dimensões já muito grandes.
Além disso, sublinham os autores do estudo, a quantidade de bicarbonato de sódio a ser usado a fim de se chegar a um determinado resultado contra o câncer, seria demasiado elevado e, até mesmo perigoso para a saúde humana. Na verdade, os estudos foram feitos em animais, utilizando-se quantidades muito mais baixas desta substância.

BICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA


Bicarbonato de sódio
bicarbonato de sódio é uma substância utilizada com frequência na preparação de detergentes ecológicos para a limpeza da casa, e como desodorante para pessoas e para o ambiente. O que é realmente o bicarbonato de sódio e por que é muito útil e eficaz? O bicarbonato se encontra normalmente na natureza, mas também pode ser produzido inclusive em escala industrial.
Bicarbonato de sódio - NaHCO3 - também é conhecido como carbonato de monossódio. Do ponto de vista químico é definido como um sal de sódio do ácido carbônico. O bicarbonato de sódio que encontramos comumente para venda é indicado como adequado para o uso alimentar. A indústria o utiliza como um aditivo na preparação de alimentos embalados. A presença dele nos alimentos é identificável na embalagem devido à sigla E500.
Podemos encontrar o bicarbonato de sódio diretamente na natureza, dentro de depósitos onde se verifica sua presença em forma de incrustações ou efervescências. Em ambientes particulares, ele é recuperado na forma de componente secundário do natrão. A produção industrial de bicarbonato requer o uso de amoníaco, dióxido de carbono e cloreto de sódio. O resultado é uma reação química que resulta na produção de cloreto de amônio e bicarbonato de sódio. A fórmula química para sua produção industrial foi desenvolvida por Ernest Solvay em 1863. O bicarbonato de sódio, em contato com a água, conduz à formação de uma solução ligeiramente básica (pH 8,6).

Bicarbonato de Sódio Natural

Um dos maiores depósitos naturais de bicarbonato de sódio no mundo é a Bacia do Rio Verde, localizado na região central dos Estados Unidos. Existem várias empresas envolvidas na sua extração, que o utilizam e o vendem como produto puro ou tratado com produtos químicos, não necessariamente poluentes. Desta maneira é obtido, em qualquer caso, um produto de baixo impacto ambiental.

Modos de uso do bicarbonato de sódio

foto
bicarbonato de sódio é empregado de numerosas formas, seja para uso industrial que para uso doméstico. É por exemplo, empregado para facilitar a fermentação de massas, durante o cozimento, pois ajuda a liberar o dióxido de carbono. Tem um leve poder abrasivo e clareador, o que induz sua utilização na formulação industrial de cremes dentais. Também por seu poder de clareamento, o bicarbonato de sódio é utilizado nas lavanderias para dar vida aos tecidos brancos ou para pré-tratamento de manchas. O bicarbonato de sódio em pó absorve odores do ambiente. Por esta razão, é útil colocá-lo em um copinho dentro da geladeira ou na sapateira.
Na higiene pessoal, o bicarbonato é um excelente desodorante em pó, por ser capaz de neutralizar a acidez e maus odores causados pela presença de suor. 
A natureza levemente básica das soluções de água e bicarbonato faz com que ele seja útil não apenas para combater o mau cheiro provocado pela acidez, mas também o de bolores e fungos que vivem em ambiente ácido. 
O bicarbonato de sódio em pó tem a capacidade de ajustar o pH da superfície sobre a qual ele é utilizado. Potencializa a ação de detergentes, é útil para limpar garrafas, louças e objetos enferrujados.

Bicarbonato e vinagre

Provavelmente você já ouviu dizer para não combinar o bicarbonato de sódio com vinagre, porque uma substância anularia a outra. Se quiser preparar líquidos de limpeza para uso em spray, na verdade, você tem que combinar o bicarbonato de sódio ou vinagre à água. Contudo, polvilhar em uma pequena superfície, primeiro o bicarbonato e depois colocar algumas gotas de vinagre provoca uma reação química (as duas substâncias "efervecem"), o que pode ser útil para a remoção de manchas de sujeira, por exemplo sobre o fogão da cozinha, além de amolecer incrustações.
A mesma combinação pode ser usada para a limpeza e desobstrução de descargas domésticas, derramando, por exemplo, um atrás do outro: um copo de vinagre, meio copo de bicarbonato e um litro de água quente. Alternar a aplicação de vinagre e bicarbonato de sódio sobre as superfícies pode ser útil também para acabar com o mau cheiro dado pelas substâncias presentes na urina de cães e gatos, que pode ser ou ácida (que será eliminada pelo bicarbonato) ou alcalina (neutralizada pelo vinagre). 
Como uma alternativa ao vinagre, pode-se utilizar o ácido cítrico ou suco de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário