sábado, 8 de julho de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O QUE SÃO OS MERIDIANOS?

Meridianos


Meridiano é um dos nomes pelos quais são conhecidos os "canais de energia" utilizados na acupuntura e outros métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa.
Estes canais, são citados abundantemente na literatura chinesa. Como por exemplo, no "NEI CHING", atribuído a Huang Ti, em mais ou menos 500 a.C.
Segundo esta literatura, existem vários tipos de energias que percorrem o corpo. A energia que recebemos de nossos ancestrais, a energia que adquirimos pelo ar e alimentos, que circula internamente, e a energia protetora, que circula mais externamente.
Os meridianos são os canais por onde estas energias percorrem o corpo. Através de estímulos em determinados pontos do meridiano, pode-se reequilibrar as energias do corpo e de órgãos.

Resultado de imagem para meridianos acupuntura


Existem várias formas de classificar/agrupar os meridianos, dependendo dos pontos de referências relacionados. Como por exemplo:
-meridianos Yin ou Yang (veja também: yin yang);
-meridianos principais, também conhecidos por regulares. Existem em pares (bilaterais - um para cada lado direito/esquerdo do corpo). São em número de 12 pares. Eles estão relacionados com órgãos, vísceras ou funções. Existe ainda uma classificação dos elementos chineses para estes meridianos: metal (ar), água, madeira, fogo e terra.
-meridianos extraordinários, também conhecidos por vasos maravilhosos, particulares, curiosos ou estranhos. 
São em número de 8.
-meridianos distintos. São em número de 12.
-meridianos tendino-musculares. São em número de 12.
-Vasos Lo longitudinais e transversais.

As energias percorrem os meridianos por uma ordem específica (como estão classificados acima: pulmão, intestino grosso, estômago, …).
Também existe um sentido determinado, em relação as divisões do corpo: cabeça, tronco e membros. Na acupuntura o fluxo da energia segue os seguintes sentidos:
-do tronco para as mãos,
-das mãos para cabeça,
-da cabeça para os pés,
-dos pés para o tronco (e novamente para as mãos).

Cada meridiano tem vários pontos definidos, por onde se pode atuar para interferir na energia que o percorre. As formas mais comuns de atuação são: a agulha (geralmente de metal, embora haja relatos sobre agulhas de pedra na história antiga da acupuntura chinesa), a moxa (ou pequeno "incenso" colocado sobre a pele), ou ainda a pressão dos dedos.

Cada ponto tem uma característica determinada para atuar na energia do meridiano. Existem, por exemplo, pontos para tonificação (aumentar o fluxo de energia no meridiano), pontos de sedação (diminuir o fluxo de energia no meridiano), pontos de alarme (pontos doloridos que avisam sobre alterações importantes nas energias do meridianos), pontos de origem, pontos de união e outros.
De acordo com Chen, 1997, muitos livros textos clássicos de acupuntura descreveram contra-indicações anatômicas quando usados certos pontos de Acupuntura. 

O Huang Di (Huangdi) Nei Jing (Livro do Imperador Amarelo) estabeleceu que o "cuidado deve ser tomado com a manipulação da agulha sobre importantes órgãos internos frágeis"; "penetração da agulha sobre a região torácica (musculo peitoral) pode perfurar o pulmão causando pneumotórax com tosse e dificuldade de respiração; "penetração da agulha em direção à bexiga do abdômen inferior pode perfurar a bexiga causando drenagem de urina ao abdômen inferior"; "penetração de agulha ao forame supra orbitário pode perfurar os vasos supra orbitários induzindo o sagramento maciço e causando cegeira"; penetração da agulha para o crânio pode perfurar o cérebro, induzindo lesão cerebral ou sangramento maciço que pode levar a morte imediata".

Esse mesmo autor seleciona 15 pontos entre os mais comumente usados como perigosos, a saber: 
B1 (Bexiga /Jing Ming); 
B15 (HsinShu); 
B51 (HuangMen);
E1 (Estômago / ChengQi); 
E2 (Sibai); E9 (JenYing); 
E12 (Que Pen); E18 (JuKen);
 VB21 (Vesícula Biliar / ChienChing); 
VB20 (FengChih); VB24 (JihYueh); 
VC22 (Vaso da Concepção / TienTu); VG16 (Vaso Governador/ Feng Fu) além dos pontos extras da cabeça e pescoço em especial o Jing Bi

Meridiano da Vesícula Biliar

Meridiano do Fígado

Meridiano do Vaso Concepção

Meridiano do Vaso Governador

Meridiano do Triplo Aquecedor

Meridiano da Circulação-Sexo

Meridiano da Bexiga

Meridiano do Rim

Meridiano do Intestino Grosso

Meridiano do Pulmão

Meridiano do Estômago

Meridiano do Baço-Pâncreas

Meridiano do Intestino Delgado

Meridiano do Coração

Meridianos Tendino-Musculares (MTM)

Vasos Lo

Pontos locais e distais de acordo com a área

Ponto E36


Nenhum comentário:

Postar um comentário