quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O SER CONSCIENTE E O ESTAR CONSCIENTE - A VERDADEIRA FUNÇÃO DO HOMEM

"Quando todos pensam igual é porque ninguém está pensando".
Walter Lippman

Resultado de imagem para DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - A RIQUEZA e a ABUNDÂNCIA emanam da SABEDORIA ESPIRITUAL
“Cada consciência está num estágio de complexidade e interpreta a realidade de maneira diferente dos demais”. Hélio Couto


"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o".  Buda


"Faça todo o bem que puder, 
Usando todos os meios que puder,
De todas as maneiras que puder,
Para todas as pessoas que puder,
Durante o maior tempo que puder".

- John Wesley - 


Não se convença de nada. Siga sempre o seu coração!

Resultado de imagem para DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - A RIQUEZA e a ABUNDÂNCIA emanam da SABEDORIA ESPIRITUAL

Muitas vezes um texto/site cai na nossa frente no momento certo, o que não significa uma "coincidência", mas Sincronicidade, porque estamos abertos à busca de alguma resposta para algo que procuramos e o Universo faz a sua parte buscando isso.

"Para ver coisas novas é necessário renovar o olhar..." 
Wagner Borges

"Mude a maneira como vê as coisas, que as coisas que você vê mudarão".
 - Wayne Dyer

"A dificuldade não está em aceitar novas ideias, mas em se libertar das velhas".
 John Maynard Keynes

"É fácil viver com os olhos fechados, entendendo errado tudo o que você vê".
 John Lennon

Imagem relacionada


A VERDADEIRA FUNÇÃO DO HOMEM

Você e eu temos de nos livrar das causas que estão produzindo conflito em nós mesmos. E o centro do conflito é o “eu”, o ego. Entretanto, a maioria de nós não deseja ficar livre desse ego. Essa é a dificuldade. A maioria de nós gosta dos prazeres e das dores que o “eu” nos traz; e, enquanto formos controlados pelos prazeres e dores do “eu”, haverá conflito entre o “eu” e a sociedade, entre o “eu” e o coletivo; e o coletivo dominará o “eu” e o destruirá se puder. Contudo, o “eu” é muito mais forte do que o coletivo; então ele sempre dribla o coletivo, e tenta obter nele uma posição, expandir-se, realizar-se. Certamente, o libertar-se do ego, e, portanto, a busca da realidade, a descoberta da realidade e sua manifestação, é a verdadeira função do homem.
Por Krishnamurti
1. Quem sou eu? Resposta: "Eu sou o absoluto".
Somos eternos, não podemos morrer e nós não podemos ir a qualquer lugar, porque existimos em toda parte. Criamos tudo o que estamos experimentando agora e não há nada que não possamos lidar. 

2. Que horas são? Resposta: "A hora é agora"
Nada antes deste momento importa porque não podemos fazer nada para mudar isso. O futuro se desenvolve a partir do presente, de modo que não precisamos pensar nisso. Portanto, a única coisa a fazer é estar totalmente presente no momento do agora. 

3. O que eu preciso? Resposta: "Nada que eu já não tenha".
Nós não precisamos de qualquer coisa que já não temos porque se o fizéssemos, não estaríamos aqui! Nós sempre temos exatamente o que precisamos para ser nosso verdadeiro Eu. É somente quando estamos sendo o falso Eu que experimentamos falta ou perda. 

4. Por que estou aqui? Resposta: "Para se lembrar de quem eu sou"

Há apenas um verdadeiro propósito do universo e que é a experiência de quem nós somos - o absoluto. Cada momento revela isso para nós e não há absolutamente nada para fazer, além disso. 

Fonte: wakingtimes.com 

Você é um Ser Adormecido ou um Ser Desperto?
           
Segundo a obra Ser Consciente (*) existe dois níveis de consciência: o Adormecido e o Desperto.
ADORMECIDO é o indivíduo onde prevalecem as sensações fisiológicas, preso à saciação imediata dos desejos, às ilusões passageiras da matéria. É o homem que aparentemente está no presente, mas tem a mente no passado e no futuro, vive distrações da realidade, esquece do ser espiritual que é.

DESPERTO é aquele que participa com integral lucidez da vida ardente em suas múltiplas ocorrências. É o homem do presente, aceitando seu momento atual e atento ao seu desenvolvimento integral. O ser consciente é responsável, domina bem seu livre-arbítrio. Livre de algemas, liberto do passado, constrói hoje seu futuro, consciente. Assim, vive integralmente o hoje em todas as ações, todos os sentimentos, todas as aspirações.
Por Maryane Medeiros

(*) O Ser Consciente/ pelo Espírito Joanna de Angelis, psicografia Divaldo P. Franco – 10ª. Ed.
Salvador/BA, 2002, Editora Liv. Esp. Alvorada.
"Não há nada no mundo que o homem não busque: ele explora as montanhas e as colinas, aspira a conhecer o que se acha abaixo do mar e na superfície do mar, nos desertos mais remotos. No entanto existe uma coisa que o homem deixa de lado e não busca: a divindade que se encontra dentro dele". 

Rabi Tsadok H. Lublin


Se existe uma coisa aparente para todos os que estamos de algum modo interessados na faculdade da percepção, e que estamos acostumados a prestar atenção ao que acontece à nossa volta, é a dos graus diferentes de mentalidade que encontramos em toda parte, e os diferentes tipos de consciência entre os homens. 

Encontramos pessoas alertas, vivas, conscientes de tudo o que está acontecendo, profundamente conscientes, respondendo às correntes de pensamento de várias espécies nos assuntos humanos e conscientes de toda espécie de contatos; a seguir encontramos pessoas que parecem estar adormecidas; há, aparentemente, tão pouca coisa que as interessa; parecem estar totalmente alheias ao contato; estão ainda num estágio de inércia e não são capazes de responder a muitos estímulos exteriores; não estão mentalmente vivas. 

Nota-se isto também nas crianças; algumas respondem tão depressa, enquanto chamamos outras de retardadas. Realmente, uma não é essencialmente mais retardada que a outra; é simplesmente devido à etapa de evolução interior da criança, as suas encarnações mais freqüentes e ao período maior que tem utilizado para se tornar consciente.

Fonte Livro, A Consciência do Átomo - Alice A. Bailey
O SER CONSCIENTE E O ESTAR CONSCIENTE

Apesar de muitas vezes empregado com o mesmo sentido, o termo Ser consciente não significa o mesmo que Estar consciente, muito embora haja uma estreita interdependência entre ambos.

Na ótima definição de Ana Beatriz Barbosa Silva no livro Mentes Perigosas, “Ser consciente refere-se à nossa maneira de existir no mundo. Está relacionado à forma que conduzimos nossa vida e, especialmente, às ligações emocionais que estabelecemos com as pessoas e as coisas no nosso dia a dia”. Permito-me acrescentar que Ser consciente é também se relacionar de forma ética com toda e qualquer forma de vida que habita este Planeta, reconhecendo, respeitando, sustentando e aceitando suas necessidades e características únicas, garantindo, assim, o seu direito de existir e de se realizar enquanto espécie. 

Ser consciente é amar, sem condições e sem reservas, toda expressão de vida! 

Já Estar consciente é ter ciência e capacidade de raciocinar e de processar os fatos que vivenciamos bem como, nossas reações físicas e mentais. Não se trata apenas de estar alerta ou lúcido, mas, muito mais do que isto, Estar consciente significa estar atento aos próprios pensamentos e aos sentimentos e emoções que determinam nossos comportamentos e atitudes, no exato momento em que elas acontecem. Em uma frase: Estar consciente é desligar o “piloto-automático”.

Não há quem não saiba o quanto é difícil este Estar consciente. Na maioria das vezes reagimos automaticamente aos fatos que julgamos ameaçadores, nos defendendo ou atacando, e fazemos isto sem de fato parar e avaliar se o perigo realmente existe ou é uma mera  percepção distorcida.

Este tipo de atitude leva à conclusão errônea de que tudo que importa vem de fora e, portanto, somos vítimas das circunstâncias e das pessoas. Na verdade não nos passa pela cabeça que nós próprios podemos ter criado, com nosso comportamento e atitude, tais ameaças ou então, que não  percebemos com clareza, em virtude dos nossos condicionamentos, o que de fato acontece.

Sem Estarmos conscientes, não assumimos a nossa auto responsabilidade, não reconhecemos o que temos que mudar em nós, não nos aceitamos como somos e, portanto, não mudamos. Sem mudança, o mundo exterior continuará ameaçador, viveremos numa luta constante pela sobrevivência, concorrendo por posições e reconhecimento, competindo por espaço, lutando permanentemente uma luta inglória de vida e morte.

Não Estar consciente inviabiliza o Ser consciente, e cria um círculo vicioso que retro-alimenta a confusão, o estresse, o medo, a dor e o sofrimento.
Por Ricardo Porto
O SER DESPERTO

O ser desperto é aquele que conseguiu transcender toda a dualidade e enxerga o universo como a perfeição da unidade. Este despertar ocorre quando o chacra do coração tem sua abertura completa e irradiamos o amor e beatitude da conexão com Deus.

A partir deste estado sublimado, nosso autoconhecimento nos permite dominar conscientemente as energias sutis, e transmutar todas as vibrações inferiores, do materialismo, dos excessos sexuais, dos desejos e apegos do ego. Estas energias transmutadas pelo poder do amor incondicional tornam-se a principal energia para tarefas de cura e esclarecimento.

O amor é a verdadeira fonte do universo, da vida, portanto está presente até mesmo nas energias mais densas, apenas obscurecido pela inconsciência de sua presença.

O ser desperto consegue observar o amor como elemento que permeia todas as realidades. Consciente de sua condição evolutiva, vivenciando a completa neutralidade, o desperto entrega-se completamente ao serviço do amor, pois sabe que sua libertação final será a conseqüência de ações desinteressadas, baseadas nos verdadeiros princípios de fraternalismo e cosmoética.

O amor transcende todos os limites, todas as condições, todas as turbulências, todas as mudanças e transformações. O amor é a nossa verdadeira essência, nosso verdadeiro SER. Por isso Jesus Cristo nos deixou seus maiores mandamentos, amar a Deus (SER) acima de todas as coisas, e amar ao próximo como ele nos amou. Estes ensinamentos refletem o caminho, a verdade e a vida, e quando entendemos esta verdade universal estamos prontos para nos entregar ao plano divino e a vontade maior, que é o amor que Deus emana à toda a criação. 

Precisamos aprender cada vez mais a enxergar este amor eterno e compreender com discernimento que todas as dores e sofrimentos, são causados pela ilusão que a desconexão com a percepção deste amor ocasiona. Quando compreendemos isso acabam as buscas, as incoerências, as ansiedades, os conflitos, as confusões e ilusões. Quando nos entregamos ao Cristo, vivemos a unidade do amor com Deus e toda a realidade manifesta. Este é o caminho, a verdade e a vida, O Cristo, o amor incondicional.

Incentivamos a autopesquisa e o despertar coletivo. Como seres informados deste conhecimento, devemos assumir o compromisso de transcender a dualidade, e realizar as mudanças necessárias para SER desperto.

O SER é o Supremo Estado de Realização, o contato verdadeiro com a Consciência eterna que somos, a manifestação divina do CRISTO, o filho único de Deus. Esta Consciência unitária, crística, habita em todos os seres e realidades, e permanece muitas vezes oculta pela ignorância das leis divinas.

A partir do momento que somos iluminados com o conhecimento divino, devemos agir instantaneamente de acordo com o propósito de amor e praticar todo o conhecimento recebido. Assim aumentamos nossa chama interna de sabedoria, e aprendemos a neutralizar conscientemente todos os efeitos da dualidade. Esta é uma chave fundamental para a concretização do plano do despertar coletivo. Devemos colaborar conscientemente para a evolução da humanidade, com a finalidade de estar cada vez mais feliz e realizado, por cumprir sua parte na manifestação da vida.

Segundo muitos estudiosos o que caracteriza um SER desperto é sua completa consciência sobre seu estado multidimensional, e seu controle sobre os veículos de manifestação. Neste caso considera-se que um desperto é capaz de realizar a projeção de consciência contínua sempre que tiver vontade ou for necessário. Esta projeção é a mesma que ocorre durante o sono, porém é chamada de consciência contínua, pois é feita totalmente consciente, através da vontade e intencionalidade.

Esta projeção de consciência contínua é a principal ferramenta dos yogues crísticos que entram em meditação profunda e visitam diversas dimensões conscienciais ao mesmo tempo. Na capacidade suprema de um SER desperto ele pode se tornar um Mestre Ascenso que realizou a completa transmutação da matéria e assumiu o comando consciente dos elementais físicos e cósmicos, da matéria e anti-matéria, livres por toda a eternidade da dualidade. Nesta ascensão ocorre a completa transcedência e domínio das leis materiais e libertação do ciclo de encarnações.

Fonte Livro Chaves do Despertar - Manifestando os sete raios (Mautama Krishnarabi)
  
O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA

“Ó tu, que dormes, desperta e levanta-te de entre os mortos, que Cristo te iluminará”. (Efésios, 5:14.)

Encontramos em muitas passagens do Novo Testamento as expressões “despertar”, “acordar”, “levantar”, todas referindo à questão do “adormecimento” característico dos seres humanos. O processo da evolução se faz da inconsciência para a consciência, do estar para o ser, da razão para a intuição, do transitório para o permanente.

O eminente Léon Denis afirmou que o ser dorme no mineral, sonha no vegetal, move-se no animal, desperta no hominal e sublima-se no angelical. Esse pensamento filosófico, relacionado com evolução/eternidade, é de fundamental importância para a compreensão de nosso progresso espiritual. 

As admoestações de Jesus Cristo, aos que não ouviam nem enxergavam, para que tivesse olhos de ver e ouvidos de ouvir, nada mais era do que a mensagem do despertamento para a Vida Maior.

Quando Paulo disse aos efésios “Ó tu, que dormes, desperta”, não estava apenas conclamando as criaturas ao erguimento do corpo físico, mas também ao da visão interior de todas as almas imortais, com vistas a expansão da consciência de cada uma delas.

Não podemos exigir que todos tenham a mesma visão, que todos tenham a mesma audição, porque entendemos a diversidade de compreensão humana.

Somos alma com traços de caráter ainda diminutos em relação à autoconsciência, porém destinadas a uma lucidez interior cada vez maior rumo aos mundos superiores espalhados pelo Universo.

Não nos esqueçamos, todavia, de que no homem se encontra o microcosmo que, em síntese, é o retrato do macrocosmo. Tudo está em tudo, e todas as partes unidas fazem o todo. 

“Levanta-te de entre os mortos, que Cristo te iluminará”, quer dizer: não devemos voltar nossa atenção para modificar as coisas de fora, mas para acordar e aprimorar as coisas de dentro.

Saiamos, portanto, do estado de dormência, inconsciência e imobilidade espiritual em que transitamos e despertemos nossos potenciais internos. Quando despertarmos nossa consciência, transformaremos o mundo em nós e, então, perceberemos que não eram propriamente nossos conflitos que nos incomodavam, e sim a nossa maneira de vê-los.

Por Francisco do Espírito Santo Neto, ditado por Hammed

VOCÊ ESTÁ NO 'EU' OU NO 'SER'?

“Onde você se encontra? Na mente ou na essência? No externo ou no interno? Na falta ou na abundância?

Passamos a vida inteira em busca de algo. Vivemos sempre nos identificando e nos alimentando diariamente com alguém que precisamos ser, com algo que precisamos ter, com coisas que necessitamos fazer, e com tudo que precisamos amar, e nos esquecemos de que tudo isso está na mente, não na essência. Está no EU, não no SER. Vivemos constantemente no 'EU QUERO', 'EU DEVO', 'EU PRECISO', e deixamos de lado uma das questões primordiais para nossa paz, nosso real 'descanso', o 'integral', que é o 'EU SOU'. O tão desejado alívio que sentimos ao dizer: 'UFA' !!!

Quando entendemos que 'NÃO TEMOS QUE' querer nada, 'NÃO TEMOS QUE' ser alguém, 'NÃO TEMOS QUE' fazer algo, 'NÃO TEMOS QUE' amar nada, nos deparamos com algo maravilhoso, que é a certeza, que vem junto com a paz, de que 'JÁ SOMOS' e 'JÁ TEMOS'.

Quando se chega a isso, nos conectamos com a fluidez natural do universo, com a integralidade da natureza, e tudo começa a acontecer apenas no 'AGORA', apenas no 'PRESENTE', que é onde tudo acontece de verdade, de forma real, fluídica, sem forçar, sem precisar, sem necessitar e sem querer. Simplesmente acontece, pois está fora da mente, fora do eu, onde tudo só acontece no passado e no futuro. O ser integral só existe no presente, onde tudo é real. Fora do presente só existe ilusão, prisão e expectativa.

No EU só existem faltas, pois existe a constante busca, e se buscamos algo, é porque está faltando algo. No SER tudo já existe e sempre existiu, e a busca se torna desnecessária.

No EU sempre queremos alguma coisa a mais, pois sempre acreditamos que temos menos. No SER, não existe nem o mais e nem o menos, pois já existe o tudo.

No EU precisamos viver nos auto afirmando dentro da necessidade de ser alguém. No SER não precisamos nos tornar nada nem ninguém, pois no SER, nós já SOMOS.

No EU existe a necessidade de amar e sermos amados. No SER, isso não é necessidade, é compartilhamento, pois já somos o próprio AMOR.

Abandone o EU e permita-se SER. Saia da mente por alguns momentos, uma vez por semana que seja, para começar, e perceba que na mente só existe a falta, a eterna busca e o incompleto, e sinta a essência, onde tudo existe e onde tudo é completo e integral. Seja paz, seja amor, seja completo, seja livre e seja simples, além da própria simplicidade. Sua mente sempre 'precisa' de alguma coisa, você não precisa de nada, você já É tudo!!! Então... experimente o SER!!!"

Mude seu jeito de ver e de pensar! 


Por Ricardo Prado
SEJA A MUDANÇA

Estamos embarcando numa época onde nos é oferecido o máximo de oportunidade para participar mais conscientemente nas mudanças que estão acontecendo no mundo todo.
A jornada para casa, conhecida como a ascensão, é se tornar totalmente consciente de quem você é e quem você representa.
Isto é aprendido através das experiências e situações que atraímos no nosso dia a dia, integrando e harmonizando tudo que vem no nosso caminho.
Você saberá pela sua reação às experiências o nível da sua consciência. Permitindo assim, fazer ajustes.
Não podemos evoluir sem transmutar, e o jogo agora é equilibrar desafios pessoais, bem como desafios sociais, educacionais e econômicos.
Tudo está voltando para ser transformado e amado novamente.
Amor é aquele incrível poder que cura tudo que parece estar quebrado.
Com o aumento das energias da Luz Cósmica, que estimula a mudança, muitos irão responder e começar a reconhecer e se reconectar com as habilidades que existem dentro de si.
Quando aprendemos a confiar em nós mesmos, entramos em contato com energias e qualidades que irão nos ajudar, e consequentemente ajudar a humanidade na preparação em se tornar civilizada.
É a nossa intuição que nos oferece a consciência destes processos, estimulando a compreensão, assim podemos encontrar novas formas de como nos relacionar uns com outros. Permitindo-se experimentar a natureza humana num nível superior. Desejando ajudar e auxiliar no redesenho das nossas verdadeiras intenções de vida.
Nossa condição humana é tal, que a forma como nos expressamos é pesadamente ofuscada pelos ideais culturais e crenças do passado.
Entretanto quanto mais pessoas se elevarem ao desafio de conectar-se com o aspecto espiritual do seu ser, elas logo evoluirão das ideias e valores do passado até o ponto onde irão experienciar a transformação e reconhecerão a todos como parte essencial do todo.
É claro que conforme despertamos nos tornamos conscientes da imensa corrupção no mundo todo, dos nossos líderes nos bancos, nos governos, e nas igrejas religiosas, e o controle e a manipulação em todo nível de existência. Tem sido assim por milhares de anos, mas agora muitos começam a ver e o despertar começou.
Isso tudo chama nossa atenção para ser purificado.
Quando fazemos uma respiração profunda a respeito destes desafios e focamos em produzir soluções dentro dos problemas que compartilhamos, o mundo alcançará a ascensão de uma forma suave.
Quando mais pessoas fizerem a escolha de se expressar com amor ao invés de medo, todas as diferenças se equilibrarão em harmonia.
Por Robert Happé
QUEM  É VOCÊ... REALMENTE?

Passamos a maior parte dos nossos dias dizendo a nós mesmos ou aos outros que nós somos alguém importante, alguém sem importância, alguém grande, alguém pequeno, alguém jovem, alguém de idade, nunca verdadeiramente questionando o pressuposto mais básico: Quem é você, realmente? Como você sabe: Isto é quem você é? Esta é a verdade? Realmente? Quando você se volta para a questão: Quem sou eu? Talvez você veja uma entidade que tem a sua face e seu corpo.

Mas quem está ciente de que entidade é essa? Você é o objeto, ou, você é a consciência do objeto? O objeto vem e vai. O pai, o filho, o amante, o abandonado, o iluminado, o vitorioso, o derrotado. Essas identificações todas vêm e vão.

A consciência destas identificações está sempre presente. A identificação errada de si mesmo como um objeto leva ao extremo prazer ou extrema dor e a ciclos de sofrimento intermináveis.

Quando você finalmente parar com a identificação errada e descobrir definitiva e completamente que você é a própria consciência e não estas definições impermanentes, a busca de si mesmo termina.

Quando a pergunta Quem? É seguido inocentemente, com pureza, todo o caminho volta para sua fonte, há uma realização enorme, surpreendente: Não existe identidade nenhuma! Há apenas o reconhecimento, indefinível ilimitado de si mesmo como inseparável de qualquer outra coisa.

Você é livre. Você é o todo. Você é infinito. Não há um fim para você, não há limites para você. Alguma ideia sobre si mesmo aparece em você e desaparece de volta em você. Você é conscientização, e conscientização é consciência.

Deixe todas as auto-definições morrerem neste momento. Deixe-as irem, e veja o que resta. Ver o que nunca nasceu e que não morrerá. Sinta o alívio de deixar ir o fardo de definir a si mesmo. Experimente a não-realidade do fardo. Experimente a alegria que está aqui. Descanse na paz infinita de sua verdadeira natureza antes de qualquer pensamento do Eu aparecer.

Fonte Portal dos anjos e das estrelas de avalon
QUEM É VOCÊ?

Muitas coisas podem ser importantes na sua vida, mas apenas uma tem importância absoluta. É importante vencer ou fracassar aos olhos dos outros. É importante ter ou não ter saúde, estudar ou não estudar. É importante ser rico ou pobre – certamente isso faz diferença na sua vida. Sim, tudo isso tem uma importância relativa, mas não absoluta. Existe algo mais importante do que todas essas coisas: é encontrar a essência do que você é para além dessa entidade de curta duração que é a noção personalizada do “eu”. Você não encontra a paz reorganizando os fatos da sua vida, mas descobrindo quem você é no nível mais profundo.
A reencarnação não ajuda se na próxima encarnação você continuar sem saber quem é.
Toda a desgraça do mundo vem de uma noção personalizada do “eu” ou do “nós”. Essa noção encobre a essência de quem você é. Quando você não se dá conta dessa essência interior, acaba sempre causando algum tipo de desgraça. É muito simples. Quando não sabe quem é, você cria um “eu” na mente para substituir o seu lindo e divino ser e se agarra a esse “eu” amedrontado e carente. A partir do momento em que faz isso, sua grande força motivadora passa a ser proteger e valorizar essa falsa noção do “eu”.
Há muitas expressões usadas frequentemente que mostram que as pessoas não sabem quem são. O mesmo acontece às vezes com a estrutura da língua. Dizemos: “Ele perdeu a vida num acidente de carro” ou “A minha vida”, como se a vida fosse alguma coisa que se possa possuir ou perder. A verdade é: você não possui uma vida, você é a vida. Você é a vida única, a consciência única que permeia todo o universo e assume temporariamente a forma de pedra, folha, animal, pessoa, estrela ou galáxia. Consegue perceber que, lá no fundo, você já sabe disso? Consegue perceber que você já é isso?
Você precisa de tempo para a maioria das coisas na vida: é preciso tempo para aprender uma nova atividade, para construir uma casa, para se especializar em alguma profissão, para preparar um chá. Mas o tempo é inútil para a coisa mais valiosa da vida, a única que realmente importa: a realização pessoal, o que significa saber quem você é essencialmente além da superfície do “eu” – além do nome, do tipo físico, da sua história.
Você não pode encontrar a si mesmo no passado ou no futuro. O único lugar onde você pode se encontrar é Aqui e Agora.
Os que buscam uma dimensão espiritual querem a auto realização ou a iluminação no futuro. Ser uma pessoa que está em busca significa que você precisa do futuro. Se é nisso que você acredita, isso se torna verdade para você: precisará de tempo até perceber que não precisa de tempo para ser quem você é.
Quando olha para uma árvore, você toma consciência da existência da árvore. Quando pensa ou sente alguma coisa, toma consciência do pensamento ou da sensação. Quando passa por uma experiência boa ou ruim, toma consciência dessa experiência.
Essas afirmações parecem verdadeiras e óbvias, mas, se você examiná-las atentamente, perceberá que, de uma forma sutil, elas contêm uma ilusão básica que se torna inevitável quando se usa a linguagem. O pensamento e a linguagem criam uma aparente dualidade, como se houvesse uma pessoa e uma consciência separadas. Isso não existe. A verdade é que você não é uma pessoa que toma consciência da árvore, do pensamento, do sentimento ou da experiência. Você é a consciência na qual e através da qual essas coisas existem.
Você se percebe como a consciência na qual todo o conteúdo de sua vida se desdobra?
Quando você diz “Eu quero conhecer a mim mesmo”, você é o “Eu”. Você é o conhecimento. Você é a consciência através da qual tudo é conhecido. E que não pode conhecer a si mesmo. Porque você é a própria consciência.
Não existe nada a ser conhecido além disso. O “Eu” não pode se transformar num objeto de conhecimento, de consciência. O “Eu” é a própria consciência.
Assim, você não pode se tornar um objeto para si mesmo. Quando isso acontece, surge a ilusão do “eu” autocentrado – porque mentalmente você fez de si mesmo um objeto. “Este sou eu”, você diz. A partir dessa afirmação, você passa a ter uma relação com você mesmo e a contar para os outros e para si mesmo a sua história.
Quando você sabe que é a consciência na qual a vida externa acontece, torna-se independente do que existe externamente e perde a necessidade de buscar sua identidade nos fatos, nos lugares e nas situações. Em outras palavras: as coisas que acontecem ou deixam de acontecer perdem a importância, perdem o peso e a gravidade. Sua vida passa a ter outra graça e leveza. O mundo é então visto como uma dança cósmica, a dança da forma – só isso.
Quando você sabe quem realmente é, tem uma enorme e intensa sensação de paz. Essa sensação poderia ser chamada de alegria, porque alegria é isto: uma paz vibrante e intensa. E a alegria de saber que seu ser é a própria essência da vida, antes de a vida assumir uma forma. E a alegria de Ser – de ser quem você realmente é.
Por Eckart Tolle
A Luz que Você É

Lembre-se do que eu disse. Que a nova espiritualidade, não será uma rejeição completa da antiga, mas uma expansão dela. Eliminará da antiga tudo que claramente não serve mais para você, e trará nova e mais profunda compreensão na sua antiga sabedoria.
Assim, o que encontrarão aqui já ouviram antes. Porém, agora vamos mais adiante, vamos passar para um nível mais profundo.
A maioria das religiões ensinou que você é ‘mais do que o corpo’. A mensagem é que você não é um corpo de modo algum. Você é a essência daquilo que soprou a vida no seu corpo.
Essa é a chave. Esse é o cerne da questão.
Você não é o seu corpo. Você é ilimitado e sem fim.
Essa é a verdade básica. A primeira causa. Tudo o mais tem novo significado quando esse significado se torna claro.
Você não é o seu corpo. Você é ilimitado e sem fim.
Você não é um conglomerado de ossos, músculos, tecidos e sistemas internos a que chamam de corpo. Não é isso Quem Você É.
Seu corpo é seu, mas não é você.
É um instrumento. Um aparelho. Um mecanismo que responde e reage de modo específico sob determinadas influências e quando sujeito a determinados estímulos.
Esse mecanismo pode ser danificado, ferido ou destruído, mas “você” não pode. Esse instrumento pode se tornar completamente inoperável, mas você não. Esse aparelho pode deixar de funcionar, mas você não pode.
O Princípio Básico da Vida da funcionalidade se expressa eternamente em como e por meio de você.
Alguns acreditam que é o corpo que o sustenta, que abriga a sua essência. Essa é a ideia: que o corpo abriga a Essência da Vida chamada alma. Isso não é correto. É a alma que abriga o corpo.
Sua alma não vive dentro do seu corpo. O contrário é que é o verdadeiro. Seu corpo vive dentro do campo de força que você chama de alma. Está contido dentro da configuração de energia, no interior da expressão localizada do Espírito Universal, que é a Essência de Quem Você É.
Esse campo de força, esse pacote de energia pulsante que envolve seu corpo, é as vezes, chamado de aura. É mais do que isso, muito mais do que você pode imaginar que é a aura, mas é uma boa imagem para sua primeira compreensão.
A parte que alguns consideram a alma é a própria energia da Vida, localizada e concentrada em um determinado ponto, no que você chama de Espaço-tempo contínuo. Essa Energia da Vida vibra e tremula, pulsa e brilha em volta de todos os objetos físicos do Universo. Dependendo da frequência da sua vibração, essa energia pode ás vezes ser vista. Pode também produzir outros efeitos como calor.
Alguns chamam esse brilho de Luz, Chama Eterna, Fonte, Alma ou outro nome qualquer condizente com a poesia usada. Na verdade é a Primeira Essência, a Substância-Base, o Material Básico de todas as coisas. Essa Luz é quem Você É.
Na sua incompreensão, vocês pensam que essa Luz se irradia de todos os objetos físicos. De fato, o processo é exatamente o oposto. A Luz irradia em todos os objetos físicos e desse modo, os cria. O campo de energia a que vocês chamam de luz, ou alma, envolve o objeto físico que o criou e se estende externamente desse objeto para a eternidade. Isto é, a energia jamais acaba. Não há nenhum lugar onde seu campo de energia pare e outro campo de energia comece. Isso significa que em nenhum lugar sua alma acaba e outra começa.
É como o ar em sua casa. Há vários cômodos separados, mas só um ar.
Essa é minha analogia para ajudar você a compreender. E eu não disse que no meu reino há muitas mansões?
O campo de força que é a sua alma se afina e se expande à medida que se expande, mas nunca desaparece completamente, nem deixa de existir. Em vez disso, se mistura e se funde com outros campos de força, formando outras concentrações localizadas e criando um padrão entrelaçado que se estende infinitamente. Estamos falando de um campo de força sem fronteiras. Estamos descrevendo uma alma que nunca se acaba.
Isto é de fato o que Você É.
Você É uma energia que nunca acaba no tempo ou no espaço.
Por Neale Donald Walsch
SOU O AGORA

Este exato momento agora é a única coisa da qual você jamais conseguirá escapar, o único fator constante em sua vida.
Aconteça o que acontecer, e por mais que sua vida mude, uma coisa é certa: é sempre o agora.
Se não for possível fugir do agora, por que não acolhê-lo e tratá-lo bem?
A divisão da vida em passado, presente e futuro é uma construção da mente, em última análise: ilusória.
Passado e futuro são formas pensamento, abstrações mentais.
passado só pode ser lembrado agora.
O que você lembra é um fato que aconteceu no agora e do qual você se lembra agora.
futuro, quando chega, é o agora.
Portanto, a única coisa real, a única coisa que sempre existe, é o agora.
Concentrar sua atenção no agora, não é negar o que é necessário em sua vida. É reconhecer o que é prioritário.
Depois, você poderá lidar mais facilmente com o que é secundário.
Veja o que é prioritário e faça do agora seu amigo, não seu inimigo. Reconheça-o, respeite-o. Quando o agora é a base e o foco principal de sua vida, ela flui com facilidade.
Sinta a vida em seu corpo.
Isso enraíza você no agora.
Enquanto não se responsabilizar por este exato momento – o agora – você não estará assumindo qualquer responsabilidade por sua vida.
É por isso que o agora é o único lugar onde a Vida pode ser encontrada.
agora é como é porque não pode ser de outro jeito.
Assumir responsabilidade por este momento presente é estar em harmonia com a vida.
Quando você passa a dar atenção ao agora, cria-se um estado de alerta. É como se você acordasse de um sonho, o sonho do pensamento, o sonho do passado e do futuro.
É tão claro é tão simples.
Não sobra lugar para criar problemas.
Só esse momento, tal como ele é.
Quando concentra sua atenção no agora, você se dá conta de que a vida é sagrada. Existe algo de sagrado em tudo que você percebe quando se encontra no presente. Quanto mais você viver no agora, mais vai sentir a simples e profunda alegria de SER e do caráter sagrado da Vida.
A maior parte das pessoas confunde o agora com o que acontece no agora. Mas não é isso.
agora é mais profundo do que qualquer conteúdo que ocorre nele.
É o espaço no qual tudo acontece.
Você sempre ignora o fato mais óbvio: o seu sentido mais profundo de ser não tem nada a ver com o que acontece na sua vida, nada a ver com o conteúdo de sua vida.
O sentido de ser, de Eu Sou, está intimamente ligado ao agora.
Ele sempre permanece o mesmo.
Na infância e na velhice, na saúde ou na doença, no sucesso ou no fracasso, o Eu Sou, o espaço do agora permanece imutável no nível mais profundo. Mas como ele costuma se confundir com o que acontece em sua vida, você sente o Eu Sou ou o agora muito tênue e indiretamente, através do conteúdo da sua vida.
Em outras palavras: sua noção de ser fica obscurecida pelas circunstâncias, por sua corrente de pensamento e pelos inúmeros fatos que ocorrem no mundo à sua volta.
agora fica encoberto pelo tempo.
No entanto, é tão simples lembrar a verdade e dessa forma voltar às origens.
Eu não sou os meus pensamentos, não sou minhas emoções, minhas percepções sensoriais e minhas experiências.
Não sou o conteúdo da minha vida.
Sou o espaço onde todas as coisas acontecem.
Eu sou a consciência.
Sou o Agora.
Por Eckhart Tolle