terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O PODER DA ORAÇÃO - A TI SENHOR ENTREGO MINHA VIDA

ESTA DEVE SER A PRECE CONSTANTE EM TODO CORAÇÃO HUMANO




“Meu Senhor, trabalha com minhas mãos; elas foram feitas para servir-Te e colher flores para Teu templo. 
Meus olhos foram feitos para contemplar Tua presença nas estrelas cintilantes e nos olhos dos devotos espiritualizados; meus pés foram feitos para levar-me a Teus santuários em toda parte e ali sorver o néctar dos sermões que fazes às almas que Te buscam; minha voz foi feita para falar só de Ti. 

Provo alimentos saudáveis, para lembrar-me de Tua bondade que a todos nutre; inalo o aroma das flores para poder aspirar ali Tua presença perfumada. Dedico a Ti meus pensamentos, meus sentimentos e meu amor. Todos os meus sentimentos harmonizam-se com Tua orquestra celestial de fragrância, beleza e alegria, que toca seu refrão na eterna sinfonia dos cosmos.

Guia-me das trevas para a luz. Do ódio para o amor. Das limitações para o Teu poder inesgotável; da ignorância para a sabedoria. Guia-me do sofrimento e da morte para a vida eterna e para a satisfação em Ti. Acima de tudo, conduz-me da ilusão do apego humano à realização em Teu eterno amor, que brinca de esconder comigo em todas as formas de amor humano.

Pai, Mãe, Amigo, Bem-amado Deus, revela-Te a mim! Não me deixe mais na ignorância. Expulso toda a ilusão do sagrado santuário da minha alma. Que sejas o único Rei sentado no trono de minhas ambições, a única Rainha no castelo de meu amor, a única Divindade no templo de minha alma. 

Conserva-me desperto em Tua consciência, para que eu possa orar e exigir incessantemente, até que abras todas as portas de Teu lar de sabedoria e ali me recebas, Teu filho pródigo, e me regales com o novilho cevado da imortalidade e da alegria eterna.” 

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem)

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - CARMA E DESTINO - O APRENDIZADO PARA EVOLUÇÃO

CARMA E DESTINO



Imagem relacionada


"Ao virmos ao mundo, trazemos as consequências do que fizemos em existências passadas. A família em que nascemos, as nossas características físicas, intelectuais e morais são resultantes diretas de ações pregressas.

Um elemental constrói o nosso corpo físico com o material cedido pelos pais, de acordo com o molde etérico pré-formado. Assim é determinado o nosso Carma físico, para a encarnação que se inicia. As ações de vidas passadas nos planos mais elevados, também se fazem representar na vida presente. Elas constituem uma forma pensamento no plano mental, a qual nos influencia diretamente e age sobre nós nas ocasiões devidas. O mecanismo de sua ação é o mesmo das formas pensamentos habituais. Quando pensamos, por exemplo, em alguma pessoa, o nosso pensamento cria uma forma astro mental que vai planar sobre a pessoa focalizada. Esta será ou não influenciada pela forma pensamento, de conformidade com a correspondência vibratória. Se o pensamento for de bondade e a pessoa não tiver qualidades vibratórias correspondentes, a forma ficará planando sem atuação. Desta maneira as formas pensamento agirão de conformidade com a sintonia de vibrações. 

Ora, a forma pensamento cármica está em perfeita articulação com o ser a que corresponde e descarregará sobre ele vibrações geradoras de sofrimentos físicos ou morais, ou poderá envolvê-lo por uma aura de bem-estar e alegria. Influenciado diretamente por esta forma pensamento, o indivíduo é encaminhado a diversas situações, até a última que porá fim à sua existência. Mas ele pode subtrair-se às influências maléficas dessa forma pensamento. Há grande elasticidade nos mecanismos cármicos, desde que o indivíduo tenha desenvolvido o seu saber e a sua vontade. Só o ignorante viverá ao sabor das circunstâncias e será, de fato, escravo do Destino.

O livre-arbítrio, embora relativo, existe. Quanto menos ignorantes formos e quanto melhor soubermos pôr em ação a nossa vontade, mas livres seremos. Há indivíduos cujo grau de evolução lhes permite ver todo o passado e o futuro, em consciência vigílica. Devido ao conhecimento que têm poderão modificar o futuro, anular por meio de ações contrárias, no sentido do bem, o mal que fizeram em vidas passadas e que lhes iria acarretar algumas consequência dolorosa na existência atual.

O homem comum também vê o seu passado, tem antevisão do futuro e torna as suas decisões a respeito, porém antes de nascer. Frequentemente escolhe as condições da próxima encarnação e procura se revestir de coragem para suportar os sofrimentos que anteviu e a provação cármica que aceitou. Por isso mesmo, há pessoas boas e puras, que sofrem muito. Este sofrimento foi por elas escolhido, a fim de esgotar mais rapidamente o carma. Mas como só praticam o bem, não semearão sofrimentos futuros e assim estarão preparando um destino feliz. (...)"

" (...) Sai Baba compara a mente a uma chave de fechadura. Se a girarmos para um lado, abrimos o Reino de Deus; se para o outro, fechamos. Pensar um pouco sobre isto é bastante para ver o quanto a Raja Yoga, aprimorando, purificando, administrando a mente e aquietando sua normal turbulência, contribui para o rendimento dos que trilham as sendas do amor devoção, da sabedoria e da ação. Refletindo mais um pouco, dá para compreender o quanto e por que o amor (bhakti), a sabedoria (jnana), a caridade lúcida (karma) e o cultivo do equipamento (hatha) sinergicamente asseguram a vitória aos que se decidem pelo Yoga de Patanjali. 

Já vimos como algumas técnicas fazem parte de diversas modalidades de Yoga. Mantra Yoga, por exemplo, enriquece todas as demais formas de Yoga. A Kriya Yoga, se bem que pareça um sistema à parte, sendo parte da Raja Yoga, não deixa de ser fundamental também nos outros sistemas, e, por seu turno, é constituída de devoção, busca do Ser e rendição ao Senhor, respectivamente, Karma, Jnana e Bhakti. O Yoga tântrico, conforme vimos, em seu aspecto dakshina ("mão direita") se confunde com diversos outros sistemas (Bhakti, Karma, Jnana, Mantra e Hatha). 

Os ocidentais vêm aderindo aos métodos Hatha e Tantra, enquanto - que pena! - negligenciam os demais. Por quê? Por verem a Hatha Yoga tão somente como uma excelente ginástica terapêutica, que emagrece, fortalece, recupera, mantém a saúde e prolonga a juventude, além de gerar paz e harmonia em nível psíquico. A Tantra Yoga, só pelo fato de ser conhecida como a "Yoga do Sexo"(?!), seduz imaturos adeptos.

O estudo e a prática das "outras Yogas" (Jnana, Bhakti, Raja, Karma), ampliando a sabedoria, santificando o amor, promovendo a compaixão e a caridade, iluminando a vida e deificando o homem, enfim, é que podem evitar que hatha yoguins degenerem para o narcisismo e para a idolatria de valores fugazes tais como a juventude, a força muscular e a beleza do corpo, e pode salvar os pseudotantristas de virem a se degradar em magos negros e alucinados libertinos, condenando-se portanto a arrasadoras frustrações. 

Aos que, por desinformação ou ingenuidade, se dispuseram a praticar somente uma das modalidades de Yoga, com exclusão das outras, fica a advertência sobre a probabilidade de frustração quanto a atingir a meta (a Yoga ou união com a divina perfeição potencial) e, o que é pior, sobre a probabilidade de um desenvolvimento assimétrico e deformante. O homem é um sistema holístico (sarva), portanto, sua reeducação não pode deixar de ser sarva. (...)"

" (...) Tudo o que somos é, pois, consequência de nosso passado e seremos aquilo que prepararmos no presente. 

Indivíduos que nascem com defeitos físicos, praticaram atos de crueldade para com seus semelhantes em outras encarnações. Certos tumores malignos, que sobrevêm em idades mais avançadas, são resultantes de magia negra, que foi muito praticada na Atlântida. O indivíduo que hoje é quase um santo, já foi mau e perseguidor em existências muito longínquas e só depois de muitas encarnações vai saldar dívidas cármicas. Quantos justos condenados, porque todas as aparências confirmam um crime ou um ato doloso que não praticaram?

Em passadas encarnações, o justo de hoje praticou crimes, lesou a seus semelhantes, tendo passado toda a existência impune e feliz. Agora recebe o troco. Há também carma adquirido por instituições, agrupamentos humanos, nações, e também o carma em conjunto de toda a Humanidade. Asim, há ocasiões de grande sofrimento coletivo, como a atual, que significam esgotamento cármico. A humanidade purificada e mais evoluída irá encontrar muito melhores condições de vida daqui a algumas centenas de anos.

Mesmo que o carma não seja certeza, para nós, procuremos viver de acordo com os elevados princípios espiritualistas. Só quem pratica o bem pode avaliar as satisfações morais que ele proporciona, embora poucas sejam as compensações materiais. Se ao praticarmos o bem, tivermos algumas desilusões, ponhamo-las na conta das grandes experiências e persistamos . 

Procuremos observar os fatos que se passam conosco e com os outros. Conseguiremos, indiretamente, nos certificar de que as leis espirituais são realidade. Diz um ditado popular: "Ninguém morre antes ou depois da hora." Isto é bem certo para a grande maioria dos indivíduos. Há casos de salvamentos milagrosos, inexplicáveis, em afundamentos de navios, em desastres de avião etc. Há também ocasiões em que, visivelmente, intervêm forças ou pessoas sobrenaturais, para salvar indivíduos de morte certa.

Afirmam os Iniciados que se pode vencer o Destino, ou seja, modificar as condições cármicas. Há prognósticos de morte por acidente, antevisão do momento da morte, que se confirmam. Por que? Porque as pessoas avisadas nada fizeram, ou nada puderam fazer, por ignorância ou por falta de vontade, para se contraporem ao Destino. (...)"

Resultado de imagem para VENCENDO O CARMA - O poder libertador da Kriya Yoga

(Alberto Lyra - O Ensino dos Mahatmas - IBRASA, São Paulo - p. 211/213)

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 139/140)

(Alberto Lyra - O Ensino dos Mahatmas - IBRASA, São Paulo - p. 210/211)

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - VENCENDO O CARMA - O poder libertador da Kriya Yoga - LIDAR CONSTRUTIVAMENTE COM O FRACASSO

O poder libertador da Kriya Yoga


Resultado de imagem para VENCENDO O CARMA - O poder libertador da Kriya Yoga
 
O poder libertador da Kriya Yoga quebra as barras da prisão do karma. Jamais encontrei, no Oriente ou Ocidente, uma técnica tão maravilhosa como esta. Quem seguir a Kriya e o caminho da Self-Realization Fellowship progredirá muito.Medite e, em alguns anos, veja os resultados em você mesmo. Conceda-se um pouco de tempo; não espere resultados imediatos. Você não pode ficar saudável ou ganhar dinheiro da noite para o dia; é preciso tempo. São necessários oito anos para formar um hábito. Se você meditar e praticar a Kriya profundamente por oito anos, verá que está a caminho do autodomínio.

Como parte de sua meditação diária, faça a seguinte afirmação e repita várias vezes: 
 
“Pai, Tu estás livre de karma. Sou Teu filho. Estou livre de karma, agora e para sempre.” 
 
É isso que quero que você sinta. 
O que foi dito hoje é uma das mais grandiosas mensagens que já transmiti para superar o todo o sofrimento.

LIDAR CONSTRUTIVAMENTE COM O FRACASSO


Resultado de imagem para VENCENDO O CARMA - O poder libertador da Kriya Yoga

"A época do fracasso é o melhor tempo para plantar as sementes do êxito. O golpe das circunstâncias pode contundi-lo, mas mantenha a cabeça erguida. Tente sempre uma vez mais, não importa quantas vezes tenha falhado. Lute quando achar que não pode mais lutar, ou quando achar que já fez o melhor possível, ou até que seus esforços sejam coroados de êxito. 

Aprenda a usar a psicologia da vitória. Algumas pessoas aconselham: "Não fale de fracasso, de modo algum". Mas só isso não resolve. Primeiro, analise seu fracasso e suas causas, aproveite a experiência e não pense mais nisso. Embora fracasse muitas vezes, o homem que continua se empenhando, que não se deixa derrotar interiormente, é uma pessoa verdadeiramente vitoriosa. 

A vida pode ser sombria, as dificuldades podem vir, as oportunidades podem transcorrer sem serem utilizadas, mas nunca pense: "Estou liquidado. Deus me abandonou." Quem poderia fazer algo por esse tipo de pessoa? Sua família pode abandoná-lo. A boa sorte pode parecer deixá-lo. Todas as forças humanas e da natureza podem se mobilizar contra você. Mas, pela qualidade da iniciativa divina no seu interior, você pode derrotar todas as investidas do destino, criadas por suas próprias ações errôneas do passado, e, em marcha vitoriosa, entrar no paraíso. 

Se você é guiado pela Consciência Divina, então, mesmo quando o futuro parece absolutamente negro, tudo, no fim, acabará bem. Quando Deus o guia, você não pode fracassar. Você precisa banir o pensamento de que o Senhor, com Seu poder maravilhoso, está muito longe, lá no céu, e que você é um vermezinho desamparado, sepulto em dificuldades aqui na terra. Lembre-se de que por trás de sua vontade está a grande Vontade Divina.

Tropeçar e cair no mau caminho é apenas uma fraqueza temporária. Não pense que está completamente perdido. O próprio solo em que você caiu pode ser usado como apoio para que se levante novamente, se você aprender com suas experiências. Se você reconhece um erro e resolutamente se determina a não repeti-lo, mesmo que caia, essa queda será muito menor do que se nunca tivesse tentado. 

Não deveríamos esperar ser bem-sucedidos em todos os empreendimentos. Alguns podem falhar, mas outros terão êxito. O êxito e o fracasso estão inter-relacionados; um não pode existir sem o outro. (...) Portanto, não deveríamos tornar-nos egoístas e cheios de orgulho quando alcançamos abundante êxito, tampouco, nos desanimar e perder a coragem se nos deparamos com o fracasso. 

Não importa quantas vezes fracasse, continue tentando. Aconteça o que acontecer, se decidiu inabalavelmente: "A Terra pode se despedaçar, mas continuarei fazendo o melhor possível", você está usando a vontade dinâmica, e terá êxito. Essa vontade dinâmica é que faz um homem rico, um outro, forte e um outro, santo."

Paramahansa Yogananda, O Romance com Deus

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - SOBRE A PRESENÇA DIVINA "EU SOU" CONHECENDO UM POUCO MAIS....

SOBRE A PRESENÇA DIVINA "EU SOU"



Para aqueles que pela primeira vez estão tendo contato com estes ensinamentos: O conhecimento da Poderosa “Presença Divina EU SOU”se faz  prioritário.
Vou agora em poucas palavras, tentar explicar sobre a nossa “Poderosa Presença Eu Sou”. para isso, se faz necessário dirigir as nossas mentes para a “Fonte” de toda causa Universal, Deus, o Grande “Eu Sou o Que Eu Sou”,  A Fonte de Tudo o que É ou a fonte de tudo que existe.

Saibamos que Deus o “Eu Sou o que Eu Sou” é uma grande Fonte de Luz Espiritual um grande Sol Espiritual (Grande Sol Central) milhões de vezes maior que o nosso Sol físico e que deste “Sol Espiritual” emanam Toda Luz, e Perfeição. Ele é a Fonte Criadora de tudo que existe. Ao seu Redor, flamejam infinitas formas e seres brilhantes que são consciências vivas e que vivem em sua aura diante de seu Esplendor Divino recebendo sua irradiação. Todos dotados de vida e inteligência. Consciências vivas. Mas o infinito está sempre criando e expandindo os limites do seu Reino. Para tal é necessário que o mesmo se Individualize para então criar em determinada parte ou setor do Universo a sua obra e dar continuidade a expansão do Seu Reino.

Então bilhões e bilhões de partículas “Vida-Luz-Inteligencia”, São Emanadas do Coração do Criador todas feitas a imagem e semelhança de Deus. Todas dotadas de Poder, Sabedoria Amor e perfeição; e todos os atributos do “Pai-Deus”. Esta Centelha Divina chama-se “Poderosa Presença “Eu Sou"; Uma chispa de Luz do Grande “EU SOU O QUE EU SOU”. E esta Chama-Luz, habita cada coração humano e é quem o faz Pulsar, lhe dando força, Vida , inteligência, e condições de viver e é a nossa Essência .
A nossa “Poderosa Presença Eu Sou”, é a parte de Deus que habita em cada coração Humano, ela é o nosso Eu Divino o qual Deus Criou à sua imagem e Semelhança. -“O Bem Amado Jesus o Cristo diz: “ Constantemente, Eu reconhecia “ O Pai em mim como Sendo o Poder” que realizava todos os aparentes milagres; Foi assim que procurei mostrar aos homens o caminho para que pudesse participar, de forma natural, da faculdade e energia divinas existentes em Seu íntimo.
               
Cada individuo cedo ou tarde, precisa reconhecer a “Presença Eu Sou”, que vem a Ser a Sua Própria força vital.
Fonte: (livro Haja Luz). 
A nossa “Divina Presença Eu Sou”, ou o nosso Eu Divino (O nosso eu verdadeiro) é eterno, perfeito cheio de glória, beleza e esplendor. puro amor e luz e é “Absoluto”, ou seja é daquela forma e jamais muda. O nosso ego humano ou personalidade é que é cheio de limitações por viver em uma dimensão física limitada por tempo e espaço em comprimento altura e largura.

O nosso Eu Divino está além do tempo e do espaço e vive no reino espiritual repleto de luz, beleza e perfeição Divinas. Tudo sabe tudo pode tudo vê pois tem todos os atributos da “Fonte o Pai-Deus”. Ela é onipresente, onipotente, e onisciente. Todos no começo da criação tinham essa consciência, essa conexão com sua “Divina Presença Eu Sou”( O nosso Eu Divino). Porém foi com o tempo perdida.

A PODEROSA PRESENÇA DIVINA "EU SOU"

  
A Maravilhosa Presença Divina ”EU SOU”, este Magnífico ser de Luz, está presente em toda parte. Radiante como o Sol do meio dia, Resplandece em Brilho Luz Beleza e perfeição sem igual. É a Magnifica Presença do Deus vivo que se Individualizou.

Esta Maravilhosa Presença"Eu Sou", está acima de cada ser humano e uma partícula de sua Luz habita em cada coração Humano e é de quem recebemos a Sabedoria a Força Inteligente e a pulsação de vida, constantemente. Ela é a presença do infinito e eterno Deus que se individualizou para realizar a sua obra em toda parte do universo, e é quem faz os Milagres acontecerem.

Toda Consciência vem dela.
Toda Cura vem dela,
Toda prosperidade vem dela,
Toda Sabedoria vem dela,
Toda Despertar vem dela,
Toda Libertação vem dela.
Enfim toda Perfeição e Beleza advém deste Bem-Amado ser 'A Poderosa Presença Divina   “EU SOU”. '
 O vosso verdadeiro ser, o  seu EU DIVINO.

-Ò Humanos, Não acham que já é hora de tirar a venda dos olhos de suas mentes e Despertar ?

Procurai Penetrar na plenitude da Verdadeira Luz e do Amor.

-Não chega de esperar que outros (“humanos”) os Guiem até Deus?
-Não chega que outros (“humanos”) Intervenham por vós em suas dificuldades ?

-Não chega dos outros ( “humanos” ) vos dizerem o que tens que fazer e como agir?
-Não chega de esperar que alguém coloque as mãos em suas cabeças para lhes trazer a cura e a libertação ?

Vocês esqueceram que tem dentro si a mesma Força e Poder que criou os Universos sem fim, com seus intrincados sistemas Solares, Galáxias e Estrelas?

A mesma Substância a mesmaEssência a mesma PRESENÇAque criou tudo isso; está presente e viva dentro de cada um em seus corações. . Despertem de seu sono . Aprendam a se conhecer melhor, não esperem que alguém lhes diga que este é o caminho correto. Que este é o Livro ou que este ensinamento, é o que é o deixado por Deus.

Busque a Deus no silêncio de seus corações, e veja o Ser radiante que é VOCÊ eassuma agora mesmo A SUA VERDADEIRA IDENTIDADE, A SUA IDENTIDADE DE UM SER DE LUZ, DE UM SER MAGNÍFICO QUE É VOCÊ.

Saiba Deus não está em um local distante; mas bem juntinho de você. Bem dentro do seu coração. POIS ELE É A SUA ESSÊNCIA Você não precisa ir a nenhum lugar orar a Ele; Basta adentrar no silêncio de seu coraçÃO e numa sintonia de Amor e Fé, colocar tudo em suas mãos.

-Todo Sofrimento e angustia em suas vidas surgiram a partir do esquecimento e do abandono de sua “PODEROSA PRESENÇA DIVINA EU SOU”, O DEUS INTERNO O SEU EU DIVINO". Ao penetrar neste mundo físico suas Consciências tornaram-se limitadas , acreditando apenas em tudo que fosse visível aos olhos ou palpável as suas mãos; ou algo que fosse lógico para vocês.

Se esqueceram do sutil, do etéreo, da Luz, e da energia sutil que preenche vossos corpos e que preenche tudo. "A sua Essência" . SE ESQUECERAM DA SUA ESSÊNCIA QUE É LUZ PURA. o seu Eu Verdadeiro é Pura Luz , você é um Pequeno Sol radiante em sua Essência, em seu interior. No Seu coração, Habita esta MARAVILHOSA PRESENÇA RADIANTE “A PODEROSA PRESENÇA
DIVINA EU SOU. “

Já é hora de retornar e adentrar a esta Poderosa Presença “EU SOU”. Comungar com ela e entregar sua vida e seus problemas em suas mãos .

- Gostaria agora de vos levar a uma breve Meditação: feche os olhos, inspire lenta e suavemente por 3 vezes, Buscando penetrar em seu interior.


“Veja agora o seu Coração resplandecendo em um Belo e Radioso Sol de Luz Dourada.

Olhe bem no centro deste Sol, a Imagem do seu ‘Eu Divino’; A Poderosa Presença Eu Sou. Este Magnífico Ser de Luz criado a Imagem e semelhança de Deus-Pai. É a presença de Deus no sacrário do seu coração. Veja a Majestade de ‘Eu Sou’ de braços abertos; entregue a ela agora sua vida e tudo o que lhe preocupa e o aflige.

Agora veja a sua Luz Iluminando todo o seu Ser. E Iluminando todas as Situações em sua vida. Abrindo os seus caminhos à Luz e a Graça Divina. Respire. Descanse agora nos Braços do Divino e veja Sua Vida totalmente iluminada agora.


Agora faça a seguinte Oração: Ò Poderosa Presença “ Eu Sou “ eu permito a tua ação em minha vida desde já e sempre. Atua em, dentro e através de Mim. Eu estarei sempre atento a tua voz eu seguirei os teus passos e viverei em ti e tu em mim. A partir de agora já não somos mais dois, porém uma só unidade de Luz e de Amor. A partir de agora Eu Sou Deus em Ação na terra ! Eu Sou um ser Divino, Eu Sou Puro(a) e Perfeito(a). Eu Sou Luz ! Eu Sou o Eu Sou em ação na terra. E Assim é. Amado Eu sou !

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Você é um ímã vivo

VOCÊ TEM O PODER ATRAIR TUDO O QUE TE ACONTECE

 

Você é um ímã vivo: você atrai para a sua vida pessoas, situações e circunstâncias que estão em harmonia com seus pensamentos dominantes.
Qualquer coisa em que você se concentre em nível consciente se manifesta em sua experiência.


Brian Tracy
(retirado do livro a lei da atração-o segredo colocado em pratica)

O PODER DE DECRETAR - EU SOU O SENHOR DO MEU DESTINO - AFIRMAÇÃO

EU SOU "UM" COM A UNIDADE DIVINA QUE HABITA EM MEU CORAÇÃO


"EU SOU" a Poderosa Presença que governa minha vida e meu mundo e "EU SOU" a Paz, a Harmonia e a Coragem autossustentadas que me conduzem serenamente através de tudo com que possa me defrontar."

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - ADVERSIDADE - CONSTRUINDO AS VITÓRIAS


ADVERSIDADE 
.

É na adversidade que se conhecem os amigos.

A adversidade faz heróis....

A adversidade faz o homem prudente e não rico.

A adversidade descobre as virtudes.

A coragem é a luz da adversidade.

Vê-se, na adversidade, o que vale a amizade.

A virtude verdadeira, na adversidade se prova.

Na adversidade se prova a amizade.

Nas adversidades é mais eficaz remédio a necessidade que a razão.

A desconfiança é filha da adversidade.

Sábios fazem a adversidade e néscios a prosperidade.

Na escola da adversidade aprende-se a prudência