terça-feira, 30 de maio de 2017

EQUILÍBRIO E HARMONIA - A RESPIRAÇÃO E SEU PODER CURA

A RESPIRAÇÃO




Podemos descobrir o espaço interior criando lacunas no fluxo de pensamentos.

Sem elas, o pensamento se torna repetitivo, desprovido de inspiração, sem nenhuma centelha criativa - e é assim que ele é para a maioria das pessoas. Não precisamos nos preocupar com a duração dessas lacunas. Alguns segundos bastam. Aos poucos, elas irão aumentar por si mesmas, sem nenhum esforço de nossa parte. Mais importante do que fazer com que sejam longas é criá-las com frequencia para que nossas atividades diárias e nosso fluxo de pensamento sejam entremeados por espaços.

Certa ocasião alguém me mostrou a programação anual de uma grande organização espiritual. Quando a examinei, fiquei impressionado pela rica seleção de seminários e palestras interessantes. A pessoa me perguntou se eu poderia recomendar uma ou duas atividades. "Não sei, não. Todas elas me parecem muito interessantes. Mas eu conheço esta: tome consciência da sua respiração sempre que puder, toda vez que se lembrar. Faça isso durante um ano e terá uma experiência transformadora bem mais forte do que a participação em qualquer uma dessas atividades. E é de graça."

Tomar consciência da respiração faz com que a atenção se afaste do pensamento e produz espaço. É uma maneira de gerar consciência. Embora a plenitude da consciência já esteja presente como o não-manifestado, estamos aqui para levar a consciência a essa dimensão.

Tome consciência da sua respiração. Observe a sensação do ato de respirar. Sinta o movimento de entrada e saída do ar ocorrendo em seu corpo. Veja como o peito e o abdômen se expande e se contrai ligeiramente quando você inspira e expira. Basta uma respiração consciente para produzir espaço onde antes havia a sucessão ininterrupta de pensamentos.

Uma respiração consciente (duas ou três seria ainda melhor) feita muitas vezes ao dia é uma maneira excelente de criar espaços em sua vida. Mesmo que você medite sobre sua respiração por duas horas ou mais, o que é uma prática adotada por algumas pessoas, uma respiração basta para deixá-lo consciente. O resto são lembranças ou expectativas, isto é, pensamentos.

Na verdade, respirar não é algo que façamos, mas algo que testemunhamos. A respiração acontece por si mesma. Ela é produzida pela inteligência inerente ao corpo. Portanto, basta observá-la. Essa atividade não envolve nem tensão nem esforço. Além disso, note a breve suspensão do fôlego - sobretudo no ponto de parada no fim da expiração - antes de começar a inspirar de novo. Muitas pessoas têm a respiração curta, o que não é natural. Quanto mais tomamos consciência da respiração, mais sua profundidade se estabelece sozinha.

Como a respiração não tem forma própria, ela tem sido equiparada ao espírito - a Vida sem uma forma específica - desde tempos ancestrais. "O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida; e o homem se tornou um ser vivente." A palavra alemã para respiração - atmen - tem origem no termo sânscrito Atman, que significa o espírito divino que nos habita, ou o Deus interior.

O fato de a respiração não ter forma é uma das razões pelas quais a consciência da respiração é uma maneira eficaz de criar espaços na nossa vida, de produzir consciência. Ela é um excelente objeto de meditação justamente porque não é um objeto, não tem contorno nem forma. 

O outro motivo é que a respiração é um dos mais sutis e aparentemente insignificantes fenômenos, a "menor coisa", que, segundo Nietzsche, constitui a "melhor felicidade". Cabe a você decidir se vai ou não praticar a consciência da respiração como verdadeira meditação formal. No entanto, a meditação formal não substitui o empenho em criar a consciência do espaço na sua vida cotidiana.

Ao tomarmos consciência da respiração, nos vemos forçados a nos concentrar no momento presente - o segredo de toda a transformação interior, espiritual. Sempre que nos tornamos conscientes da respiração, estamos absolutamente no presente. Percebemos também que não conseguimos pensar e nos manter conscientes da respiração ao mesmo tempo.

A respiração consciente suspende a atividade mental. No entanto, longe de estarmos em transe ou semi-despertos, permanecemos acordados e alerta. Não ficamos abaixo do nível do pensamento, e sim acima dele. E, se observarmos com mais atenção, veremos que essas duas coisas - nosso pleno estado de presença e a interrupção do pensamento sem a perda da consciência - são, na verdade a mesma coisa: o surgimento da consciência do espaço.

(pg. 211 do livro O Despertar de uma Nova Consciência de Eckhart Tolle - Ed. Sextante)




Por Eckhart Tolle


Sua Respiração Consciente abre o caminho para o Viver na Nova Energia

A respiração tradicional mantém uma pessoa presa na sobrevivencia 

A respiração tradicional centra-se na mente, ombros, peito e pescoço, que são os pontos de retenção do medo.

Receba a Respiração que é concentrada através de seu nariz e passa pela rota do umidificador do corpo. Esta respiração traz umidade para o interior do corpo. À medida que a Respiração Consciente viaja até a barriga e para o centro de seu ser, ela desperta a conexão entre a sua alma e o ser humano físico. Isso desperta a capacidade de sentir. O sentir é a poderosa capacidade intuitiva do ser humano desperto.

O sentir é a porta para o perceber e o viver. Montanhas-russas emocionais não são ferramentas do sentir. Elas são os caminhos do medo da velha da energia, do temor e sobrevivência. O sentir é a experiência que nos é oferecida quando estamos dispostos a deixar que o nosso Espírito/Alma nos auto lidere, ao invés do medo e da mente treinada.

Existem muitas formas de ensinamentos de respiração; para partos, yoga, ritmos de atletismo e outras mais. A Respiração estimulada por Tobias, Saint Germain, utilizada por Garret e por mim é a respiração como me foi ensinada por Kuan Yen. Esta respiração tem o propósito de integração. Esta respiração é a única ferramenta que usamos para integrar plenamente uma pessoa que tinha sido diagnosticada com a desordem de personalidade múltipla. É a respiração que usamos para integrar a incorporação viva de Kuan Yen.

Receba a Respiração Consciente, pois não importa sua idade ou caminhada de vida, a viagem para a integração é a jornada para a vida. O Viver Consciente é realmente o caminho trilhado pelos Mestres. A Respiração Consciente é o caminho da Nova Energia para o Novo Mestre.

* * *

Tradução: Silvia Tognato Magini 
silvia.tm@uol.com.br


INSPIRAÇÃO/ RESPIRAÇÃO

É aprendendo a respirar que nos tornamos inspirados.

A palavra Inspiração tem um interessante significado triplo. Enquanto é comumente definido como um momento de iluminação espiritual criativa, na origem, no latim, a palavra inspiração significa, "introduzir o ar nos pulmões". significa também, animar os outros.

Temos então, componentes físicos, mentais e espirituais para a inspiração.

Quando praticamos a respiração profunda,  nós estamos "inspirando" - trazendo a respiração para os mais profundos espaços, treinando-a para circular através do corpo, do diafragma para o abdômen e para os pulmões, e para fora nas narinas.

Com a limpeza de nossos corpos, nosso sangue é recarregado, nosso ser é acalmado e revigorado, bloqueios mentais começam a se dissolver e os nossos chakras abrem-se, permitindo-nos um melhor e maior acesso a nossa energia divina que ilumina o nosso lado criativo e espiritual.

Sempre que somos tão inspirados, nós radiamos este sopro de vida para os outros.

Assim como o mestre da yoga, Paramahansa Yogananda comentou, "Quando nos sintonizamos com a mente infinita durante uma meditação, inspiração, poder criativo e energia fluem para dentro de nós, e alegria divina estende-se de nós para todos os seres "

Preste atenção em como esta respirando e tome o tempo para fazer uma profunda respiração e meditação todos os dias. Veja como a sua energia mental e física  começam a mudar com o aumento do oxigênio fluindo pelo seu corpo. Fique alerta para inspirações correspondentes e pensamentos criativos que venham a surgir.

"O sopro de amor e inspiração divina caminha através de mim ." 

LIVRO - A SABEDORIA DOS ANJOS - TERRY LYNN TAYLOR  

Imagem relacionada

CONTE ATÉ 10!

Todo mundo conhece aquele velho ditado: conte até 10.

É um jeito de as pessoas se acalmarem, cortarem a afobação e, em muitos casos, evitar bobagens das quais nos arrependemos.

A imagem abaixo se propõe a traduzir esse ditado, convidando as pessoas a respirarem junto com seus movimentos. Experimente: mal não faz. Aliás, provavelmente vai funcionar.


Basta seguir o movimento com a respiração dez vezes.

Só isso.





RESPIRAÇÃO DO RECEBER
ADAMUS

(Trecho do Shoud 7 - "NHAHYU" - Apresentando Adamus Saint-Germain, 1 de Março, 2008)

Resultado de imagem para DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - O PODER DA RESPIRAÇÃO CORRETA

Respiremos juntos profundamente... 

Comecemos com A Respiração do Receber... 

A Respiração do Receber... 

Algo que encorajo a todos que façam como sua primeira ação pela manhã e também a última coisa do dia - ou seja - uma das coisas mais fáceis que vocês podem fazer...

A Respiração do Receber não é algo forçado, mas uma escolha. 

No momento em que a realizam, abrem-se a si mesmos para todas as dádivas que a Terra física, o universo físico, os céus e todas as dimensões têm a oferecer, abrindo-se também todos os caminhos e corredores dimensionais, de forma que as energias, a consciência e então todos os aspectos e elementos específicos possam chegar até vocês para lhes servirem.

E não deve haver qualquer esforço, mas tão somente uma simples respiração consciente - ou várias - se assim preferirem. 

Nada há a suplicar... nem técnica com a qual se preocuparem. 
Ela deve brotar do coração...

No instante em que iniciam a Respiração do Receber, começa também um processo surpreendente num alto nível de consciência - multidimensional, interno e pessoal - no qual vocês se abrem, o que se dá na forma da própria Consciência, talvez a mais elevada forma de qualquer coisa... 

Mais uma vez, lembrem-se de que a Consciência em si mesma não é energia... 

A Consciência trabalha com a energia. 
A Consciência é a mestra da energia. 
A Consciência ajuda a estimular a energia, dormente em estado neutro, aguardando suas ordens...

A Respiração do Receber ativa todas as energias, trabalhando a partir da própria Consciência, para dentro daquilo a que chamamos de ‘Electrum’, a partir do qual a energia pode então ser finalmente trazida dos estados cristalinos, que equivalem ao próprio domínio das idéias, então ativadas pela escolha de... Receber

Algo que procede da Consciência, atravessando os domínios cristalinos e estados eletrônicos, chegando então à sua conhecida realidade material, abrindo seu caminho, se vocês assim escolherem, através da respiração, de maneira bastante simples e eficiente, para suas próprias vidas, após o quê haverá bem pouco que vocês ainda precisem fazer. 

Alguns de vocês têm... (Água, por favor...)
Alguns de vocês têm... (Saint-Germain graceja...) 
Você percebeu que eu iria pedir água, não é?
(Linda responde: “Sim, senhor!") 
Alguns de vocês têm portanto experimentado isso... 

Quanto menos empurram e forçam... mais as coisas acontecem. 

Quanto menos se preocupam com as coisas ou ficam tentando forçá-las... mais fáceis elas ficam.

Quanto menos batalham e labutam... mais suaves se tornam suas vidas. 

E quanto menos tentam aquelas velhas coisinhas “abracadabra” como visualizações, mantras, afirmações e jogos mentais... mais fáceis se tornam as coisas. 

Vocês poderiam simplesmente fazer escolhas, apreciando e curtindo suas próprias vidas, observando como tudo chega até vocês e se manifesta...

Atentem que isto não é o que vocês chamariam de teoria, mas a própria maneira através da qual a Consciência e a energia funcionam. Sempre funcionaram assim e sempre funcionarão assim. 

A Consciência é Divina. 
E o Divino é o Mestre. 
E o Mestre conclama todas as energias para servi-lo. 
Vocês são a Consciência... 
Vocês são os Mestres. 

Exercitemos novamente a Respiração do Receber... 
a Consciente Respiração do Receber..

(Pausa)

E é aí que vocês costumam encrencar-se... 

Sua mente se infiltra e começa a querer saltitar, formular, controlar e dizer: 
“Estarei fazendo isso direito? Estou trazendo energia das dimensões cristalinas através dos domínios eletrônicos até o mundo material da maneira apropriada?”

Ora, parem com isso... 
É tudo muito natural.

Pois no momento em que se inicia esse joguinho mental, isso muda toda a dinâmica da escolha original de vocês, confundindo o próprio nível de escolha mais elevado e basicamente bloqueando o acesso dele a esta realidade tridimensional... 

Pode-se dizer que seus Espíritos amam tanto vocês, que deixam que fiquem jogando qualquer jogo que queiram... E se vocês quiserem brincar com os jogos da mente, assim bloqueando o fluxo fácil e natural das energias, seus Espíritos o permitirão...

O divino - o divino de cada um de vocês - sempre terá compaixão e honra pelo aspecto humano, deixando que este brinque com estes jogos até que se canse e claramente efetive a escolha de parar de jogá-ospermitindo que o processo natural e energético da consciência aconteça, tão somente se expresse e simplesmente seja...

E, tendo feito em consciência a escolha de receberem, vão tratar de cuidar daquilo que lhes diverte em suas vidas! 

Caminhem... 

Oh, não estamos necessariamente sugerindo que se assentem diante da televisão... 

Vão passear... dar uma volta de carro... pilotar sua Harley Davidson! 
(Risos da platéia, pois se ouvem os ruídos de uma motocicleta do lado de fora do prédio.) 

Algo que vocês curtem... para então observarem e contemplarem quão sincronisticamente as coisas começam a acontecer em suas vidas. Agora, quando a sincronicidade ocorrer e todas estas coisas começarem a se manifestar... Sim, chegará um ponto em que vocês - os aspectos humanos de si mesmos - desejarão agir, interagir e lidar com aquelas energias, trazendo-as à criação - o que descobrirão ser na verdade bastante fácil. 

E se qualquer um de vocês estiver com dificuldades em sua vida agora, é por uma de duas razões: ou vocês estão deixando que outras pessoas ao seu redor basicamente controlem sua consciência, delegando-a a elas, ou vocês não estão permitindo que as energias trabalhem a seu favor, pois ainda acreditam em fazer as coisas... do jeito difícil.

Eu posso entender isso até certo grau, pois vocês vivenciaram éons e éons seguindo padrões de ‘fazer as coisas do jeito difícil’... 

Dêem-se pois a oportunidade de fazê-las do jeito fácil. 
Parem com essa labuta... 

Posso agora mesmo ouvir as mentes de alguns: “Mas Adamus, você não entende...” 
Ah não! Entendo sim! 

Vocês estão jogando um jogo e sendo débeis mentais (risadas)... 

Ou seja, vocês gostam deste jogo e continuam dizendo: “Sim, mas... mas... eu sou diferente.” 

OK, você é diferente, mas está jogando um jogo... 

Mais uma vez, dê-se a oportunidade de permitir que as energias lhe sirvam natural e facilmente. 

Não sejam suas a voz e a mão que se erguem para declarar: 
“Sim, hoje faremos as coisas do jeito difícil.” 

Não há necessidade nem razão para isso...

Façamos mais uma vez a Respiração do Receber, mas desta vez... 
a Fácil Respiração... do Fácil Receber! 
E que este flua diretamente para esta realidade. 

E sim - a propósito - vocês possuem esse direito. 
Vocês o merecem. 

Permitam que ele flua livremente...

Respirando - Yoham


EQUILÍBRIO E HARMONIA - RESPIRAÇÃO DO INFINITO - ARCANJO MIGUEL

RESPIRAÇÃO DO INFINITO

 "ARCANJO MIGUEL - VOCÊS ESTÃO PRONTOS PARA SER COCRIADORES PLENOS INSPIRADOS POR DEUS? 

Imagem relacionada


"Demos-lhes instruções precisas e técnicas passo-a-passo para acessarem as frequências da Cidade de Luz em sua região, através da Pirâmide de Luz pessoal. Ao praticar a Respiração do Infinito, vocês preenchem suas Réplicas Etéricas e veículos físicos com as Partículas Adamantinas/Partículas Divinas de Luz. Vamos agora refinar e acrescentar mais componentes ao processo.

Vocês já quiseram saber por que há alguns anos, os instruímos a “inspirar Luz e expirar Amor”, quando vocês entram na pirâmide Mundial, com a intenção de irradiar Amor/Luz à humanidade e ao mundo?

QUANDO VOCÊS INSPIRAM LUZ, ESTÃO INSPIRANDO PARTÍCULAS ADAMANTINAS EM SEU CORAÇÃO SAGRADO.

QUANDO EXPIRAM AMOR INCONDICIONAL/SAGRADO, AS PARTÍCULAS ADAMANTINAS DA PURA ESSÊNCIA DIVINA RECEBEM ACESSO AO PODER OU SÃO ACIONADAS POR SUA INTENÇÃO AMOROSA, PARA QUE SEJAM UTILIZADAS PARA O BEM MAIOR DE TODOS.

VOCÊS SÃO O RECEPTÁCULO PARA ESSAS PARTÍCULAS DIVINAS, E O SEU AMOR É O CATALISADOR.


Visualizem o seguinte: durante a meditação ou em um momento de tranquilidade, de preferência duas vezes ao dia, pela manhã e à noitinha, façam doze Respirações do Infinito completas, e após a décima segunda, contraiam o abdômen e prendam a respiração por um momento ou dois. 

Agora, enquanto vocês tomam a próxima respiração, a décima terceira, (ou podem começar a contar do um novamente), vejam-na fluir a partir do Centro do seu Poder Solar (Núcleo do Coração Sagrado) para a frente do seu corpo. O padrão Infinito está agora em uma configuração horizontal, em vez de vertical. 

Na inspiração, a primeira laçada horizontal se estende para fora, em frente do seu corpo, e na expiração, a segunda laçada se estende a partir das suas costas, completando o sinal do Infinito. Inspirem e expirem SEIS SINAIS DO INFINITO, e à medida que vocês fizerem isso, eles continuarão automaticamente a criar um padrão de doze laçadas que os circundam completamente como as pétalas de uma flor.

Quando expirar a última laçada, prendam a respiração novamente, por um momento, antes de voltar à respiração normal. Em seguida, inspirem e expirem conscientemente, enquanto visualizam a Essência da Criação fluindo a partir de vocês em direção ao mundo. Também visualizem as espirais de Luz conectando-os à Pirâmide Mundial e às múltiplas Pirâmides que vocês criaram nas dimensões superiores, compartilhando, assim, suas Partículas de Amor/Luz com o mundo, bem como abastecendo suas visões com a Substância da Força Vital Divina de toda a Criação.

Tomem alguns momentos, para concluir esse processo sagrado, ao se concentrar no Centro do seu Coração Sagrado, para que vocês possam sentir a plenitude aí e o sobrepujante amor que jorra por todo o seu corpo. Vocês estão agora conectados com o Rio da Vida, que contém um suprimento inesgotável de Partículas Adamantinas. É tangível, amados. É real, e é o mais maravilhoso sentimento de bem-aventurança que vocês jamais experimentarão, enquanto estiverem no veículo terreno, porque estão vivenciando a Essência pura e amorosa do Criador.

Meus corajosos, não temam o futuro, porque quando o seu coração e suas intenções são puras, vocês são abrigados no brilho e na proteção da Luz do Criador. Não lhes diremos que não haverá tempos estressantes à frente, pois vocês precisam atravessar o caminho da polaridade e da dualidade a fim de alcançar o patamar da paz e da harmonia. Sempre haverá desafios, lições e oportunidades para expandir a consciência à medida que vocês integrarem mais da sua Divindade."





EQUILÍBRIO E HARMONIA - Respiração Consciente – O exercício mais poderoso para alcalinizar, purificar e rejuvenescer o corpo e a mente

Respiração Consciente 

Você pode começar a respirar conscientemente. A maneira como você respira é a maneira como você vive. Respirar é absolutamente essencial para a vida, mas muitas vezes esta prática é esquecida como uma necessidade para uma boa saúde. A respiração completa e livre é uma das chaves mais poderosas para alcalinizar o organismo, e melhorar o bem-estar físico, emocional e espiritual.
Resultado de imagem para DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - O PODER DA RESPIRAÇÃO CORRETA

Respirar plena e livremente é um direito nosso de nascença. Se você observar um bebê respirando, você verá a beleza e a simplicidade do fluxo no corpo. Com cada inspiração, o ventre do bebê se enche de ar como um balão, a pélvis balança, as pernas abrem, o tórax sobe e depois desce, como as ondas no oceano. Esta é a respiração natural, oceânica de corpo inteiro. É a maneira que nós fomos feitos para respirar.
Respirando sem esforço, um bebê vive plena e livremente no “agora”, na expansividade do momento. Não existe passado para se lembrar, não existe futuro para planejar ou se preocupar. Cada respiração é um processo de receber do universo e dar-lhe de volta. Com cada inspiração, ele recebe e toma a vida dentro de si. Com cada expiração, ele deixa ir e dá de volta. Ele está em contato com o ritmo essencial da vida.
“A respiração completa e livre é uma das chaves mais poderosas para melhorar o bem-estar físico, emocional e espiritual.”
O bebê não sabe ou faz isso conscientemente, mas simplesmente experimenta uma paz, alegria e conexão inerentes com todas as coisas. Naturalmente, um bebê também vai experimentar as necessidades e ser fortemente influenciado pelo ambiente em que está. Ele vai ter explosões emocionais ou choros por atenção, mas o que é importante notar é a facilidade com que um bebê retorna a um estado relaxado de calma e paz. Assim como os animais, as crianças têm uma grande capacidade de resiliência. Em um momento elas podem estar gritando e logo de seguida, depois de um breve olhar reconfortante ou um abraço, elas regressam a uma paz profunda e calma.
Ao longo do tempo, a criança absorve e acumula as tensões e os estresses da sua família e aprende os comportamentos do ambiente em redor. À medida que cada um experimenta as alegrias, desafios e traumas da vida, começamos a antecipar e reagir a partir das nossas experiências passadas de prazer e dor. Infelizmente, perdemos a liberdade e a expansividade que eram naturais ao nascer. Ficamos com medo da desaprovação, punição ou abandono. Experimentamos sentimentos desagradáveis com os quais não sabemos lidar.
Em resultado disso, começamos a nos contrair mais frequentemente ou até mesmo desligar. Aprendemos a “controlar” a nós mesmos, a “ser bons”, a receber atenção positiva. Nós sacrificamos os nossos desejos para termos a aprovação dos outros. Para nos controlarmos dessa maneira, inconscientemente apertamos os nossos músculos e restringimos a nossa respiração. Descobrimos que quanto menos respiramos, menos sentimos – e mais fácil é superar os desafios e as dificuldades da vida moderna. Ao longo do tempo, esse processo desenvolve reações inconscientes repetidas que bloqueiam o corpo e impedem a plena expressão de prazer e dor. O fluxo essencial da energia da força vital fica retorcido como uma mangueira e todo sistema funcional no corpo acabará por se degradar mais rapidamente.
Enquanto adultas, muitas pessoas tendem a respirar levemente e de forma rasa, principalmente no peito, com pouco movimento visível. Para piorar as coisas, a maioria das pessoas contrai-se e literalmente pára de respirar por períodos curtos durante situações estressantes ou quando estão focados mentalmente em alguma coisa ou no trabalho. Estes períodos de contração e de paragem na respiração criam uma sufocação de baixo grau no corpo. A sufocação leva ao sofrimento. A falta de oxigênio e o aumento da tensão dificulta o fluxo de sangue, nutrientes e energia vital.
respiração consciente - um exercício poderoso para alcalinizar o organismo e transformar nosso estado físico e emocional
“Quando contraímos ou sustemos a respiração, perdemos o contato com o que está acontecendo no momento presente”.
Quando contraímos ou sustemos a respiração, perdemos o contato com o que está acontecendo no momento presente – com quão mágico, agradável e maravilhoso é apenas estar vivo. Em vez disso, nos concentramos demais na cabeça e ficamos presos no passado e no futuro. Nossas mentes estão a mil com pensamentos – preocupações, cálculos e planejamentos. Perdemos a liberdade, a alegria e a expansividade que são naturais quando estamos relaxados em nossa respiração e conectados à nossa consciência corporal.
Milagrosamente, ao direcionar a sua consciência de volta à sua respiração e aprendendo a trabalhar nisso, você pode recuperar o que foi perdido. Você pode aprender a abandonar os padrões de preocupação e tensão, que o prendem, e retornar à respiração natural, oceânica, de corpo inteiro. Como um bebê, você pode experimentar o pleno sentimento, possibilidade e conexão de cada momento.
 Imagem relacionada

A arte da respiração consciente

À medida que você toma consciência da sua respiração e lida com ela conscientemente, você faz uma ligação direta ao seu sistema nervoso autônomo, ganhando acesso a uma parte de si mesmo que geralmente funciona fora da consciência consciente.
Não é por acaso que muitas técnicas de meditação se baseiam na respiração. À medida que a nossa respiração se enche e se aprofunda, podemos nos sentir a abrandar, abrindo, ficando mais espaçosos por dentro.
À medida que você alonga e aprofunda a respiração, inspirando e expirando, você consegue sentir uma conexão entre o interior e o exterior. Através da nossa respiração, é possível nos sentirmos conectados com todos os seres vivos. Quando você experimentar pela primeira vez a respiração de corpo inteiro irá descobrir o verdadeiro relaxamento e um senso genuíno de unicidade.
A respiração consciente é regenerativa e restauradora. Ela pode nos limpar de toxinas que se acumularam no corpo e na mente. Pode ajudar a livrar-nos de preocupações e tensões e nos trazer de volta à nossa verdadeira natureza de abertura e conexão relaxada. Esta nossa função mais básica e essencial também pode ser a mais transformadora. Muitas vezes eu me sentia cansado e desmotivado, com muito por realizar; Contudo, com somente alguns minutos de respiração consciente, eu consigo me sentir revigorado e energizado.
“A respiração consciente é regenerativa e restauradora, pode limpar-nos de toxinas que se acumularam no corpo e na mente”.
Além da linha de base da respiração natural, há também uma arte para cultivar a sua respiração de maneiras mais poderosas. Os ensinamentos de yoga, artes marciais e muitos outros sistemas culturais e espirituais têm raízes profundas no culto da respiração. De acordo com muitos desses antigos ensinamentos, a respiração gera energia eletromagnética, ou energia da força vital – comumente chamada Prana, Qi ou Mana – que pode curar o seu corpo e aprofundar as suas práticas espirituais.
Este é o lugar onde a alquimia entra, onde a respiração consciente pode mudar a sua vida. Para uma pessoa que experimenta uma grande quantidade de estresse e tensão, concentrar-se na respiração e relaxamento é a maneira mais eficaz de recalibrar o seu sistema nervoso. O sistema nervoso autônomo pode ficar preso em uma resposta simpática crônica que causa sofrimento e medo. Neste caso, o sistema digestivo recebe menos suprimento de sangue e o corpo está em alerta, comumente conhecido como modo de resposta de luta ou fuga. Muitas pessoas nesta sociedade acelerada estão operando a partir de uma resposta de estresse constante em seu sistema nervoso autônomo. A respiração consciente é uma maneira de desmantelar as respostas de estresse habituais, estabelecendo uma confiança mais profunda e presença incorporada em cada momento.
Respostas de estresse crônicas originam uma mente hiperativa, saúde precária e uma desconexão dos ciclos naturais e interconectividade com toda a vida. Quando você libera a sua respiração, você se torna mais resplandecente, mais saudável e resistente. Toda as experiências na vida podem tornar-se mais harmoniosas e significativas quando você está em sintonia com o poder e nutrição da respiração consciente.
Do ponto de vista das grandes tradições espirituais do mundo, a nossa respiração não só traz oxigênio e outros gases necessários para o corpo físico, mas é também uma forma importante de liberar estresse acumulado, tensão emocional e toxinas. Quando somos conscientes e intencionais com a nossa respiração, as energias mais saudáveis (Prana, Qi ou Mana) necessárias para ajudar a nutrir os nossos corpos vão revigorar e ativar o fluxo de energia dentro de nossos corpos sutis e energéticos. Com bastante acumulação de energia e absorção meditativa, surgem novas fronteiras de consciência e surgem as dimensões espirituais mais aprazíveis da interconexão. O que quer que possamos acreditar sobre a nossa alma e espírito, a nossa respiração e a forma como respiramos, está intimamente ligada a todos os aspetos do nosso ser.
Resultado de imagem para DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - O PODER DA RESPIRAÇÃO CORRETA

Exercício de respiração: A respiração consciente completa

primeira fase da respiração saudável é tornar-se consciente de como você realmente respira. Percebendo se estamos relaxados e permitindo que a respiração naturalmente se aprofunde na barriga inferior ou se a respiração é superficial e principalmente na região superior do tórax. O diafragma, que está localizado perto do plexo solar, é um “portal” vital da respiração. Em uma respiração completa e saudável, o diafragma se expande facilmente para baixo, junto com os lobos inferiores dos pulmões, como se estivesse sendo puxado pela terra para dentro da sua pélvis quando você inspira. Para que isso aconteça facilmente, seu corpo e estado emocional precisam estar relaxados e se sentir seguros. Se você tem muita tensão ou estresse emocional, seu diafragma estará apertado, como se estivesse travado no lugar.
Comece por se sentar com a coluna perfeitamente esticada e reta. Permita que cada respiração se aprofunde suavemente em sua barriga e role para cima a partir do interior da sua coluna vertebral, criando um pouco de elevação e tração com cada inalação enquanto o ar enche os pulmões superiores. Na expiração, deixe o seu corpo desinflar e rodar para a frente um pouco enquanto o ar esvazia para fora de você, com um suave aperto do abdômen no final da exalação. Repita esta onda de respiração por alguns minutos. Observe quão suave e natural é sentir a respiração rolar através de você desde a sua pélvis até ao pescoço.
Expanda a sua capacidade de respiração
segunda fase é começar a exagerar e expandir a sua capacidade de respiração. Aqui você quer se concentrar em usar cada inalação para esticar mais profundamente até sua pélvis e encher totalmente até as suas costelas. Exagerar a sua respiração libera tensões estruturais e bloqueios emocionais no corpo. Também torna mais espaçoso o seu corpo físico, o que permite que a sua respiração inconsciente natural seja mais cheia e relaxada. Assim como as posturas de yoga, a respiração pode ser usada para esticar o corpo de dentro para fora. Muitos praticantes de yoga dizem que as Pranayama (práticas de respiração ióguica) são a origem das posturas de yoga e o cerne de uma verdadeira prática de yoga.
Coloque uma mão em sua barriga inferior e uma mão em sua parte superior do peito. Encha a mão inferior com uma grande respiração em expansão e, em seguida, continue expandindo para cima em sua mão superior, alargando as costelas para fora e esticando e abrindo toda a sua área do peito. Concentre-se sempre em sentir a respiração movimentar-se não só na frente, mas também na parte de trás do seu corpo. A respiração exagerada é uma maneira de esticar-se abrindo-se do interior para fora. Este tipo de respiração também pode ser chamada de respiração estrutural, uma vez que reestrutura a sua postura, abrindo mais espaço em todo o seu tronco, com o uso completo de sua capacidade pulmonar. Esta prática também massageia os seus órgãos e libera qualquer congestionamento que possa existir em seu intestino e/ou fígado.
Respire para purificar e limpar
terceira fase é purificar e limpar o corpo com a expiração. Ao esticar e abrir o corpo com grandes respirações profundas, você permite que as áreas de congestionamento sejam descarregadas através do sangue e pulmões. Os pulmões são um importante órgão de eliminação, e a maneira mais significativa de alcalinizarmos nossos corpos é através da nossa respiração. Nesta fase, você se concentra em abrir a boca e esvaziar os pulmões na exalação, estimulando a liberação de ar estagnado, partículas e dióxido de carbono. Abra bem a mandíbula e permita que um grande volume de ar passe através da sua traqueia. Você também pode tentar adicionar um som “HA” como uma forma de vibrar e aumentar a abertura do seu coração e limpeza de energia estagnada.
“A respiração purificadora é uma prática poderosa para liberar o estresse e a acumulação emocional.”
A respiração purificadora é uma prática poderosa para liberar o estresse e a acumulação emocional. Sempre que temos uma liberação emocional, ela sai de alguma forma através da boca. Quer seja chorando, rindo ou raiva, a boca e a respiração desempenham um papel importante na experiência. Concentrar-se em limpar os seus pulmões com uma grande exalação de ar vai refrescar e limpar seu corpo fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.
A fase seguinte é focar a sua atenção para dentro com cada respiração e senti-la profundamente em seu corpo. A energia da força vital é dirigida para onde a sua atenção vai. Voltar a sua atenção para dentro e iluminar a sua percepção de sentimento interno é uma poderosa maneira de curar o seu corpo e despertar a consciência espiritual. À medida que você sente e se apercebe do seu coração batendo e da circulação em todo o seu corpo, você começa a acumular a energia da força vital. Aqui é onde o fundamento da meditação é construído. A sua respiração desperta a percepção interior, que gera concentração e energia, que leva à lembrança e experiência de profunda conexão espiritual.
Com a consistência destas práticas de respiração simples, haverá um aumento gradual da sua energia, clareza e paz de espírito. À medida que o corpo recebe mais oxigênio e energia vital, ele se auto-regula e se regenera. Então você começará a armazenar esta energia vital – Você pode notar um aumento do desejo sexual e até se sentir mais emocional. Continue construindo esta energia e acolha mais fluxo em sua vida. Deixe a sua respiração abrir todo o seu caminho e mover você através de qualquer um dos desafios que você enfrenta.
Sempre que você tiver alguns momentos de pausa ou estiver esperando por alguém, use-os como uma oportunidade para se concentrar na sua respiração. Se estiver sentindo dúvida ou medo, você sempre terá a sua respiração para guiar você através do que você sente. Não importa o quão velho você é ou se sente, a maneira como você respira irá definir a forma como você vive.
Respire mais, ame mais, ria mais!

Este texto foi baseado no artigo publicado originalmente em Inglês em >>> preventdisease.com/news/16/111516_Most-Powerful-Exercise-Purify-Rejuvenate-Body-Mind.shtml

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - O PODER DA RESPIRAÇÃO CORRETA

"SUA RESPIRAÇÃO É....UM FAROL ESPIRITUAL QUE O CONDUZ DE VOLTA AO MOMENTO PRESENTE."


Resultado de imagem para DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - O PODER DA RESPIRAÇÃO CORRETA

Achaan Chah, monge budista theravadan e professor de meditação na Tailândia, diz que desenvolver a lucidez com relação à respiração é como ver um parente partir depois de uma visita:

Quando um parente vai embora, nós o acompanhamos até a porta. Ficamos olhando até ele desaparecer na esquina e só então entramos. Observamos a respiração da mesma maneira. Se a respiração é áspera, sabemos que ela é áspera. Se é sutil, sabemos que é sutil. À medida que ela vai ficando mais tênue, cotinuamos a companhá-la. enquanto a mente desperta. Finalmente a respiração desaparece e sentimos apenas que estamos despertos. A isso se chama encontrar o Buda.

Respiração como Guia
A respiração pode ser vista também como um farol espiritual que nos conduz de volta ao momento presente. Achamos que vivemos no presente, mas raramente o fazemos. Em vez disso, passamos a maior parte da vida em lembranças passadas ou projeções futuras.

A respiração é um dos mecanismos mais importantes para a saúde do corpo humano. Para que o organismo funcione plenamente é necessário que a respiração seja eficiente. Uma respiração deficiente prejudica a oxigenação das células, levando inicialmente a desconfortos e a longo prazo a complicações e patologias. É a respiração que dita o ritmo de nossas vidas. Variações bruscas de humor, ansiedade, nervosismo, desequilíbrios mentais e emocionais provocam a aceleração do fluxo respiratório. Ao passo que estados calmos e relaxados induzem a um fluxo respiratório eficiente e orgânico, contínuo e profundo. Em estados desequilibrados a atenção está focada no objeto que causou o desequilíbrio, ao focar a atenção no controle da respiração é possível facilmente se alcançar um estado mental-emocional voltado para o momento presente, para o aqui-agora, de equilíbrio e reflexão. No Yoga e na Yogaterapia, a respiração é empregada como uma eficaz ferramenta para se atingir estados mais elevados de consciência, como a cessação da agitação dos pensamentos, através de exercícios de Pranayamas - condução do Prana (energia vital).

Nascemos sabendo respirar


A respiração correta é aquela feita por um bebê dormindo, com a barriga e o peito subindo e descendo de forma ritmada, entretanto, onforme crescemos e passamos a lidar sozinhos com o mundo externo percebemos as situações como ameaçadoras. Desta forma nosso organismo se prepara para lutar ou fugir, uma resposta ao stress. Como estamos sendo submetidos constantemente às situações estressantes, o padrão respiratório errado acaba se tornando o habitual. Treinar essa função básica desacelera o coração e reduz a pressão e a ansiedade cotidianas.

De acordo com o professor de Yoga Marcelo Passos, dois exercícios calmantes que podem ser feitos com segurança em nosso dia-a-dia são: a respiração alternada (Nadi Sodhana) e a respiração abdominal com ênfase na expiração.

A respiração alternada é tonificante e sedante e tem a função de equilibrar os polos lunar (feminino) e solar (masculino) do organismo. Tem um poderoso efeito equilibrador e harmonizador em praticamente todas as desordens mentais-emocionais. Pode ser executada a qualquer hora do dia, sempre que for necessário a retomada do equilíbrio perdido. Recomenda-se ao mínimo duas horas de jejum antes de pratica-la. A execução se dá com uma alternância: a utilização de uma narina enquanto a outra fica bloqueada.

Inicia-se inspirando com a narina esquerda enquanto a narina direita encontra-se bloqueada com o dedo. Após, libera-se a narina direita para bloquear a esquerda, assim a expiração se dá pela narina direita. Após, inspira-se pela narina direita enquanto a esquerda permanece bloqueada. Após, libera-se a narina esquerda para a expiração enquanto a direita é bloqueada. Recomeça-se o ciclo a seguir inspirando com a narina esquerda. É recomendável ao menos a execução de 20 ciclos para obtenção de um efeito duradouro.
Para fechar uma narina, deixando aberta a outra, dobre o dedo indicador e o médio de sua mão direita. Leve a mão à altura do nariz e, quando quiser fechar a direita, faça-o com o polegar e, quando quiser vedar a esquerda, use o anular que se acha unido com o mindinho.

O fluxo de ar da respiração oscila, aproximadamente, a cada duas horas durante o dia. Isso quer dizer que uma das narinas fica um pouco mais aberta e a outra, mais fechada, trazendo mais ou menos oxigênio para cada lado de corpo. A respiração alternada ajuda a reequilibrar essa entrada de ar. A prática também é ideal para aumentar a consciência do processo respiratório, além de estimular a respiração pelas narinas, que é considerada a forma ideal de inspirar. Como exige concentração para ser realizada é uma ótima preparação para práticas de meditação.

A respiração abdominal é um exercício sedante. É simples e pode ser executada a qualquer hora do dia, sempre que for necessária a retomada da calma. Recomendada para antes de dormir, no início da aula de yoga ou em qualquer situação durante o dia em que seja preciso relaxar. Recomenda-se ao mínimo duas horas de jejum antes de pratica-la. A execução inicia com a observação do fluxo respiratório. Após, inspire lentamente, enchendo completamente a barriga de ar (como se fosse um balão), fazendo-a encher. Em seguida, mantendo um ritmo lento, expire o ar fazendo a barriga esvaziar. É recomendável ao menos a execução de 20 ciclos para obtenção de um efeito duradouro. Ou mesmo até sentir os batimentos cardíacos desacelerarem. Para descontinuar deixe a respiração fluir naturalmente, desviando dela a atenção.

A Ioga e a sabedoria oriental

A Ioga baseia-se na sabedoria oriental segundo o qual existe um fluxo de energia que leva vitalidade ao corpo como um todo. Quanto mais livremente essa energia transita pelo corpo, mais saúde e energia você sente.

Acredita-se que as tensões físicas bloqueiam esse fluxo de energia e com o passar do tempo, as áreas de maior tensão do seu corpo podem se tornar rígidas e doloridas. Como grande parte das tensões físicas que sentimos está ligada àquilo que pensamos, um dos objetivos da Ioga é unir a mente ao corpo e espírito.

A Ioga é uma disciplina holística espiritual com origem em formas de meditação oriental. As posturas, ainda que condicionem o corpo, também visam atuar sobre a mente. Elas simbolizam o objetivo de viver a vida num estado equilibrado e sereno.Os adeptos da prática acreditam que a mente e o corpo são um só e se forem conduzidos de maneira correta, encontrarão harmonia e cura para muitos de seus males. Por isso, a Ioga é considerada também como terapia, pois faz com que o corpo fique naturalmente mais relaxado.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O ANJO SOLAR E SUAS INFLUÊNCIAS

O Anjo solar



Quando "descobrimos" ou entramos em contado com  o nosso Anjo Solar nossa consciência expande a intuição, a inteligencia, a força de vontade que há na sabedoria do amor.
Vamos tentar compreender a existência do nosso amado Anjo Solar, guardião da nossa alma, da nossa vida.

A alma humana tem (assim como os Grandes Seres têm) três aspectos:

Luz — Inteligência
Amor
Poder-Vontade

O aspecto da inteligência da alma humana e a fusão do Anjo Solar com esse aspecto criou o campo iluminado que é chamado a consciência do homem.

É a consciência que gradualmente a mantém ciente de:

1. que a pessoa era um ser Isolado:

2. que existem coisas fora dela;

3. que ela pode manter a memória de seu contato com os objetos fora dela;

4. que ela pode pensar no amanhã;

5. que ela pode ver a relação de causa e efeito;

6. que ela pode planejar;

7. que ela pode comparar e diferenciar;

8. que ela pode formular seus pensamentos em palavras;

9. que ela pode organizar;

10. que ela pode ter metas.

À medida que a sua relação com o Anjo Solar aumentou, a luz da sua consciência aumentou e ela desenvolveu essas dez qualidades, em suas correspondências mais e mais elevadas. Esses são os sinais da consciência humana.

Para repetir, toda alma humana possui três aspectos:

• Luz — Inteligência
• Amor
Poder-Vontade

O Anjo Solar evocou o aspecto da inteligência da alma humana para dar Início à luz da consciência. A luz é o resultado da radiação da alma humana no plano mental. O Anjo Solar irá então evocar o aspecto do amor, depois o aspecto da vontade.

Cada um de nós possui os aspectos do amor e da vontade em potencialidade, não ainda em manifestação. É o Anjo Solar que evocará o amor e o poder-vontade.

Na Quarta Iniciação, os três aspectos atingirão estados mais elevados de desenvolvimento e harmonia, que levarão um homem a ser um “Arhat”. Assim, a consciência será qualificada pela:

Luz - com inteligência
Amor — com compaixão
Poder-Vontade — com beleza

Na Quinta Iniciação, esses três aspectos deverão atingir um nível de desenvolvimento muito elevado, a fim de capacitar o homem a passar pelos testes da Quinta Iniciação.


Lembremo-nos de que há:

1. um Anjo Solar Grupal;
2. um Anjo Solar Nacional:
3. o Anjo Solar da Humanidade, que é a Hierarquia;
4. o Anjo Solar da Terra, que é Vênus;
5. o Anjo Solar do Sistema Solar, que é uma Estrela magnificente.

O Anjo Solar é um Iniciado em todos os graus. Ele está sempre em contato como Senhor de Shamballa. Ele é um repórter. Ele reporta tudo o que acontece em nossa vida
Nossos Anjos vêem a face do Pai, o Ancião dos Dias, diariamente.
Se compreendermos a implicação dessa declaração, entenderemos quão importante é ver uma vida nobre, uma vida que consiste em um serviço sacrifical, do princípio ao fim.

Devido à compaixão do Anjo Solar. Ele permanece conosco por séculos, até que nos diplomemos na escola desta vida planetária.

É claro, nosso Anjo Solar é também um Viajante no Caminho como nós, embora Ele esteja milhões de anos mais avançado que nós. Ele tem Seus deveres e responsabilidades divinos. Ele também tem Suas lições a aprender, nas universidades galácticas.

É nos dito que, há dezoito milhões de anos, na época lemuriana, Grandes Seres vieram de uma das cadeias do esquema de Vênus. Eles foram divididos em duas seções. Uma das seções foi composta por Kumaras, cento e cinco Deles, os quais estabeleceram a Hierarquia neste planeta.

A segunda seção foi constituída por milhões e milhões de Anjos, os Quais foram chamados Nirvanis. Eles vieram em três ondas. A primeira onda chegou, observou o estado de desenvolvimento da humanidade e achou que a humanidade não estava pronta para a ajuda que eles podiam dar. Porém. Sua presença na Terra criou uma melhor responsividade.

A segunda onda veio mil anos mais tarde e, vendo a melhor condição de evolução da humanidade, colocou uma parcela do Seu fogo mental no corpo mental  do homem, que mais tarde, foi usado para construir o Cálice ou o corpo do Anjo Solar.

A terceira onda veio e Eles Se ancoraram no Cálice, no corpo mental do homem. Estes são chamados Anjos Solares.

A segunda onda deixou uma substância mental preciosa no corpo mental do homem que, finalmente, desenvolveu-se no Lótus — o Cálice — e tomou-se o ancoradouro do Anjo Solar. A consciência humana começou a desenvolver-se a partir da data em que os Anjos Solares entraram no corpo mental dos homens.

Anteriormente, o homem era um membro da raça humana, cuja alma era um Grande Ser. Esse Ser estava atuando como uma Alma Grupal, e todo ser humano estava vivendo como um membro do corpo da raça humana, tal como uma criança antes de nascer vive no útero materno.

Quando o Anjo Solar chegou, o cordão umbilical de cada ser humano foi cortado da consciência de massa, e o ser humano foi Individualizado. Conscientemente ele viu que era um Individuo, não a massa.

Supõe-se que o momento da individualização foi o primeiro momento em que o senso de responsabilidade começou no homem. O senso de responsabilidade é a ponte que conduzirá a consciência individual para a Consciência Grupal.

Quando o Anjo Solar entrou no terceiro nível do corpo mental humano, muitas coisas aconteceram.

1. Milhões de pessoas ficaram frenéticas e morreram. Este foi um teste de sobrevivência para os mais qualificados. A energia foi demais para esses humanos manejarem.
2. Aqueles que se ajustaram começaram a avançar e tornaram-se lideres, professores e governantes.

3. O sexo dividiu-se em macho e fêmea.
4. Uma pequena luz começou a irradiar-se no corpo mental do homem. Essa luz foi o Início da consciência da pessoa individualizada.

Como Isso aconteceu?

O ocultismo diz que o Anjo Solar procurou pela alma humana e contatou-a com um raio, em qualquer nível que estivesse. Depois atraiu-se para cima, para os níveis mais elevados do plano mental e, fundindo Sua luz com a alma humana, evocou o aspecto da inteligência da alma.

Toda vez que o Anjo Solar está nos “pageando”, Ele também está “lendo livros” e deve estar observando os acontecimentos que se passam no Cosmos.

No Universo não há fim para as realizações. Todo átomo, toda vida na Terra ou no espaço está progredindo rumo ao Infinito. A vida não tem princípio nem fim.

Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O ANJO SOLAR

Torkon Saraydarian