quarta-feira, 31 de maio de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - 33 DESCOBERTAS SOBRE A TIREOIDE

Novas descobertas sobre Tireoide

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - 33 DESCOBERTAS SOBRE A TIREOIDE

Esquemas terapêuticos fáceis de adotar, exames de última geração, novas conexões entre a glândula e problemas pelo corpo, sua influência durante a gravidez... Eis as descobertas que prometem mexer com o controle dos distúrbios tireoidianos.

HIPOTIREOIDISMO

1 - DÁ PRA TOMAR MEDICAMENTO JUNTO COM A COMIDA

Um dos empecilhos relatados por quem tem hipotireoidismo é a exigência de tomar o medicamento que repõe os hormônios da tireoide (o T3 e o T4) logo ao acordar, em jejum, cerca de 30 minutos antes do café da manhã. "A droga precisa de um pH mais ácido no estômago para ser absorvida. Se comemos, a redução da acidez diminui seu aproveitamento", explica a endocrinologista Camila Luhm Perez, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Só que essa orientação nem sempre é seguida à risca: 30% dos indivíduos usam os comprimidos de maneira incorreta e, daí, chegam até a abandonar o tratamento. Pensando em driblar tal dificuldade, Camila conduziu um estudo em que 45 voluntários ingeriram o medicamento junto com a primeira refeição do dia. E o resultado, quem diria, foi satisfatório. "Houve um discreto prejuízo, mas nada que afetasse a saúde deles", relata. Diante do achado, a ideia é que se possa indicar o esquema alternativo a quem tem impedimentos em levantar mais cedo ou esperar um tempo para o desjejum. 

2 - DOSE ÚNICA POR SEMANA

Em vez de um comprimido diário do hormônio, cientistas da UFPR estudam a criação de um fármaco cujo efeito duraria sete dias, um sonho de praticidade. Os primeiros testes, com indivíduos saudáveis foram bastante animadores.

3 - CÁPSULA EM GEL

Essa versão do hormônio evita a necessidade de jejum e seria absorvida mais facilmente. "Ela já está à venda na Europa, mas ainda não decolou nas prescrições", diz Geraldo Medeiros, professor de endocrinologia da Universidade de São Paulo (USP).

4 - ATÉ ANTES DE DORMIR

Essa é outra saída cada vez mais receitada. "Aconselhamos o uso do hormônio à noite a quem toma outros medicamentos de manhã", conta o professor Medeiros. Mas há um detalhe: o sujeito precisa aguardar duas horas entre o jantar e a cama.

5 - DUPLA COMBINADA

A levotiroxina, remédio contra o hipotireoidismo, concentra só o hormônio T4. É que o corpo fabrica, a partir dele, sua versão ativa, o T3. Mas algumas pessoas se sentem mal com a droga. Para elas, os médicos já discutem uma nova fórmula que alia T3 e T4 prontinhos.

6 - BAQUE NO CORAÇÃO

Uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Nova York, nos Estados Unidos, mostra que uma dose baixa dos hormônios tireoidianos ameaça o bem-estar cardíaco. "Os desfalques levam a contrações mais fracas e até lesões", conta Martin Gerdes, autor do trabalho. Restaurar os níveis de T3 e T4 evitaria o chabu.

7 - SE O COLESTEROL SOBE...

"Um em cada dez casos de colesterol alto tem o hipotireoidismo como plano de fundo", estima Elizabeth Pearce, endocrinologista da Universidade de Boston (EUA). Ela descobriu que metade das pessoas com níveis altos da gordura não checa a tireoide. "E tratar a disfunção ali pode baixar o colesterol".

8 - O DILEMA DA OBESIDADE

Outra investigação da Universidade de Boston revela que, ao contrário do que pensava, o tratamento do hipotireoidismo não faz o excesso de peso diminuir necessariamente. "Por isso é preciso abordar os dois problemas de forma simultânea", avalia o endocrinologista Cleo Otaviano Mesa Junior, do Hospital das Clínicas da UFPR.

9 - TEM QUE TER SELÊNIO

A falta do mineral, segundo uma pesquisa do endocrinologista Cley Rocha de Farias, do Hospital das Clínicas de São Paulo, propicia o hipotireoidismo. "Para atingir a quantia ideal de selênio, basta comer uma ou duas castanhas-do-pará por dia", indica. A substância ativaria enzimas que protegem e estimulam a tireoide.

10 - DIABETE, DESAFIO EXTRA

A Universidade Goethe, na Alemanha, fez um levantamento com dados de 1.900 diabéticos do tipo 2 e detectou que 27% deles tinham uma tireoide em marcha lenta. De acordo com os estudiosos, controlar as duas condições exige uma abordagem terapêutica cuidadosa, e uma não exclui a outra.

11 - PERIGO NO TRÂNSITO

Sujeitos com hipo descontrolado são tão perigosos ao volante quanto bêbados, diz estudo da Universidade do Kentucky (EUA). "E não devem dirigir enquanto não forem tratados", afirma Kenneth Ain, médico que assina a pesquisa.

12 - FRIO INEXPLICÁVEL

No instituto Karolinska, na Suécia, cientistas provaram que o T3 e o T4 controla a dissipação do calor pelo corpo. "Muita sensibilidade à temperatura pode ser sinal de problema na tireoide", avisa Jens Mittag, responsável pelo trabalho.

13 - DIVISÃO DOS POVOS

O Instituto Berghofer de Pesquisa, na Austrália, tabulou dados dos militares americanos por 14 anos e descobriu que o hipotireoidismo é mais habitual em caucasianos (brancos) e o hipertireoidismo atinge mais negros e asiáticos.

HIPERTIREOIDISMO

14 - MAIS TEMPO DE MOLHO

Pessoas com uma superprodução dos hormônios tireoidianos demoram mais para sarar de doenças em comparação com quem é saudável, conclui investigação da Universidade de Copenhague, na Dinamarca. "A disfunção abala a saúde física e reduz a disposição", justifica a médica Mette Andersen.

15 - NEM O XIXI ESCAPA

Na Universidade Médica de Taipei, em Taiwan, foi observado que dores e inflamações na bexiga acontecem com maior frequência em mulheres com a tireoide alterada. Em seu artigo, os especialistas alertam para que os médicos fiquem atentos a complicações urinárias nas pacientes com hipertireoidismo.

16 -DORZINHA NO OMBRO

Mais uma conexão curiosa descoberta na Universidade Médica de Taipei: informações sobre 1 milhão de asiáticos apontam uma íntima relação entre hipertireoidismo e capsulite adesiva, inflamação na articulação do ombro que causa dor e limita os movimentos. O motivo permanece um mistério.

17 - TRISTEZA NÃO TEM FIM

Experts do Centro Médico Erasmus, na Holanda, identificaram um elo entre hipertireoidismo e depressão após acompanharem 1.500 pessoas por oito anos. "Até alterações leves nos hormônios tireoidianos interferem nos neurônios e na liberação de serotonina, substância que traz a sensação de bem-estar", afirma Marco Medici, o líder do levantamento.

18 - CABEÇA DESAJUSTADA

"Você olha para o paciente com hipertireoidismo e percebe agitação, a fala rápida e a irritabilidade", observa a endocrinologista Tania Furlanetto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E um estudo do Hospital Universitário de Odense, na Dinamarca, comprova que o distúrbio aumenta a prescrição de antidepressivos e ansiolíticos, além de hospitalizações por causa de desordens psiquiátricas.

19 - OBESIDADE CAUSA TUMORES NA TIREOIDE?

Os médicos já sabiam que quilos extras favorecem o câncer em esôfago, rins, mamas, próstata... Agora, eles começam a desvendar a relação do excesso de peso com a replicação anormal de células da tireoide. Um estudo da Universidade de Ulsan, na Coreia do Sul, recolheu dados de 15 mil sujeitos que foram realizar checkups de rotina. Em meio aos exames, os participantes faziam um ultrassom do pescoço. Terminada a experiências, os cientistas viram que o câncer tireoidiano estava diretamente ligado a um índice de massa corporal (IMC) além do recomendado entre as mulheres. Esse foi o único fator que apareceu ser decisivo: idade e níveis altos de insulina ou TSH - o hormônio que o cérebro libera para incentivar a produção de T3 e T4, não mostraram papel na gênese da doença. Os achados na população coreana são vistos, contudo, com preucaução. "Ainda é cedo para sentenciar que a obesidade causa mesmo o câncer de tireoide", opina o cirurgião oncológico Luiz Paulo Kowalski, diretor do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do A.C Camargo Cancer Center, na capital paulista. Enquanto não há um veredicto, controlar o peso continua sendo um objetivo importante para fugir de outras encrencas, na tireoide ou no resto do corpo.

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - 33 DESCOBERTAS SOBRE A TIREOIDE

20 - EXPLOSÃO DA DOENÇA

A detecção de nódulos na tireoide, incluindo os malignos, aumentou em todo o mundo. As estatísticas dão conta de que os casos sobem 6% ao ano, e a incidência do tumor dobrou em comparação com os anos 1970. Tal expansão é justificadas por ultrassonografias mais sofisticadas, capazes de detectar caroços com milímetros de diâmetro. A mortalidade, ainda bem, permanece baixa.

21- INVESTIGAR A FAMÍLIA TODA

Os testes que encontram mutações genéticas pró-câncer na glândula já são uma realidade. Se alguém tem um tumor grave de tireoide, a orientação hoje é que os seus familiares de primeiro grau vasculhem o DNA para averiguar se não possuem as mesmas falhas nos genes. "Se confirmada a mutação, a tireoide então é retirada em uma cirurgia", esclarece Kowalski.

22 - OPERA OU NÃO OPERA?

Quando o ultrassom flagra nódulos na tireoide, o passo seguinte é fazer uma biópsia que verifica se o caroço é benigno ou maligno. Mas, em 30% dos casos, o diagnóstico é incerto. Para resolver o impasse, chega ao Brasil o Afirma, teste que lê os genes e determina o perfil do tumor. "Com ele evitamos cirurgias desnecessárias", afirma Rosa Biscolla, endocrinologista do Fleury Medicina e Saúde.

23 - DEVAGAR COM O ULTRASSOM

O exame de imagem está potente e certeiro, mas só deve ser feito se houver suspeita, e não como rotina. A recomendação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia parte do fato de que muitos nódulos são inofensivos.

24 - A GLÂNDULA NO ESPAÇO

O câncer de tireoide é uma das primeiras doenças estudadas na Estação Espacial Internacional. "A microgravidade permite entender melhore seus detalhes biológicos", explica a biomédica dinamarquesa Daniela Grimm, que esteve lá.

25 - SERÁ QUE ELE VOLTA?

Cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, mapearam trechos do DNA ligados ao redespertar de tumores na glândula. "Estamos criando um teste de sangue que prevê a reincidência", anuncia o pesquisador James Lee.

26 - NÃO SE ESQUEÇA DA TIREOIDE

Entre tantas prescrições, conselhos e avisos que a gestante recebe do médico, é frequente que os cuidados com a glândula fiquem em segundo plano. Pois não deveriam: de 6 a 9% das futuras mamães sofrem de hipotireoidismo e nem sabem. A falta dos hormônios T3 e T4 compromete seriamente a evolução neurológica do bebê. "Além disso, há maior risco de parto prematuro, baixo peso ao nascer, aborto e morte fetal", lista o médico José Augusto Sgarbi, diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Regional São Paulo). O tópico é tão sério que a entidade vai lançar um consenso para o diagnóstico e o tratamento das disfunções tireoidianas na gravidez. "Entre as novidades, pediremos o rastreamento de problemas na glândula no trimestre inicial da gestação", adianta. Será uma das primeiras recomendações formais do gênero feita no Brasil. E fica o convite para as mulheres investigarem se anda tudo bem com a tireoide antes mesmo de engravidar.

27 - AINDA MAIS PERIGOSO

Existem situações em que a grávida precisa ter o dobro de atenção: idade superior a 35 anos, histórico de diabete, obesidade, uso prévio de levotiroxina ou presença de outras doenças autoimunes, como lúpus e psoríase. "Se há diagnóstico de problemas na tireoide, a mulher deve ser encaminhada ao endocrinologista. O tratamento é seguro para mãe e feto", tranquiliza Sgarbi.

28 - SUPLEMENTAR IODO?

A deficiência de iodo, o mineral que forma o T3 e o T4, é mais costumeira do que se imagina nas novas mamães: nos Estados Unidos, um terço delas não atinge as necessidades diárias. Tanto que a Academia Americana de Pediatria elaborou o primeiro documento endossando a suplementação do mineral. Porém, antes de recorrer às cápsulas, é essencial que a grávida converse com o seu ginecologista.

29 - AUTISMO MAIS COMUM

O hipotireoidismo eleva em quatro vezes a possibilidade de o bebê nascer com autismo. Essa foi a conclusão de um estudo no Instituto Neurológico Metodista de Houston (EUA) e do Centro Médico Erasmus (Holanda), que analisou mais de 4 mil gestantes. "Demonstramos que existe uma maneira eficaz de reduzir o risco de autismo: cuidar da tireoide", comemora o médico Gustavo Román, líder da investigação.

30 - VILÃO NO PLÁSTICO

O bisfenol, substância presente em alguns recipientes, desregula a tireoide na gravidez, mesmo em baixas concentrações, acusa pesquisa com ratos recém-concluída na Universidade Federal de São Paulo.

31 - BARREIRAS PARA OUVIR

Quando o hipotireoidismo passa de mãe para filho, sobra até para audição do pequeno. E, sem o desenvolvimento desse sentido, ele vai enfrentar dificuldades para se comunicar por fala e escrita. A denúncia vem de um trabalho da Universidade Federal da Bahia, que, avaliando 37 crianças com hipo, mostrou que 32% não iam bem na escola. Vale procurar o especialista para remediar o distúrbio o quanto antes.

32 - NUNCA É BOM DEMAIS

O hipertireoidismo também demanda muito cuidado durante os nove meses. "O excesso de T3 e T4 aumenta o risco de abordo e malformações fetais", alerta o endocrinologista Mario Vaisman, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Um artigo do Instituto de Educação e Pesquisa Médica da Índia listou outras ameaças se a doença não for controlada: pré-eclâmpsia, diabete gestacional e entraves ao crescimento do útero.

33 - RISCO NO PÓS-PARTO

A endocrinologista Maria Fernanda Barca, da Associação Europeia de Tireoide, constatou que as mães  têm uma probabilidade sete vezes maior de ter hipo logo após dar à luz. "E os sintomas são confundidos com depressão", avisa. O sistema imune, que fica menos ativo na gestação, volta a trabalhar com tudo depois do nascimento. E pode agredir a própria glândula, que deixa de funcionar como antes.

Curiosidade: Leonardo da Vinci (1452-1519), mestre italiano que pintou a Mona Lisa, foi também o primeiro homem a reconhecer a tireoide e a fazer um desenho dela.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Mude a energia da casa com a radiestesia

O solo e subsolo influenciam na qualidade energética da habitação, é ideal aplicar a radiestesia antes da construção para equilibrar as energias da obra


Imagem relacionada

A cena é clássica: um homem com uma forquilha anda por um terreno para localizar um veio d’água. Ele o detecta com facilidade pela vibração diferenciada do galho que tem nas mãos ao passar, por exemplo, por um lençol freático que recolhe as águas da chuva no subsolo…
“Desenhos de homens com forquilhas podem ser vistos até nas cavernas pré-históricas. Egípcios e chineses também já sabiam e consideravam a influência do solo e subsolo na qualidade energética da habitação”, diz a radiestesista paulista Titi Vidal. “Porém a radiestesia se desenvolveu principalmente nos séculos 18 e 19, entre o clero da Igreja Católica. Ela era usada para detectar os pontos energéticos favoráveis para a construção de claustros, igrejas e catedrais”, diz a especialista. “Nessa época, a técnica ficou conhecida como rabdomancia – padres e monges eram grandes rabdomantes. Estranhamente, a Igreja não considerava esse conhecimento como pagão”, diz ela.
No começo do século 20, essa técnica passou a ser mais divulgada e recebeu o nome de radiestesia. “Os radiestesistas são profissionais muito requisitados na França, Espanha e Alemanha, principalmente. Acompanham engenheiros nas construções, verificam a qualidade energética do solo e subsolo e tratam de seus desequilíbrios de energia. Muitos deles procuram fundamentar os princípios radiestésicos com o conhecimento científico”, diz a radiestesista paulista Titi Vidal. “Mas isso não é essencial: a radiestesia funciona sem precisar disso”, afirma.
 Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Mude a energia da casa com a radiestesia
Instrumentos medidores
Em suas consultas, os radiestesistas usam o pêndulo, sua grande ferramenta de trabalho, e outros instrumentos, como o dual road, a versão moderna da forquilha, e o aurameter, um medidor de aura. “Trabalhamos primeiro com o morador da casa e sua família. O aurameter informa se as pessoas estão com os chacras equilibrados, pois eles são os grandes vórtices que trazem energia para o corpo, segundo as milenares tradições da Índia. Depois de verificar os desequilíbrios energéticos do cliente, o profissional começa a trabalhar sua moradia. “Muitas vezes, é a falta de equilíbrio energético na casa que traz problemas de saúde”, explica.
Na consulta, os especialistas também usam a mesa radiônica, uma placa com símbolos, gráficos e cores que vai ajudar a diagnosticar a energia do cliente. Titi Vidal, também astróloga, desenvolveu sua própria mesa radiestésica com símbolos ligados à astrologia, além dos normalmente usados. O radiestesista pergunta mentalmente ao pêndulo sobre a saúde (física, emocional, energética, mental e espiritual) do cliente e utiliza os gráficos da mesa como uma referência. Conforme o pêndulo se movimenta para um lado ou para outro dos gráficos, o diagnóstico vai sendo traçado.
Um título para uma foto sem titulo

A designer de interiores Andréa Ortiz tem uma experiência interessante com a radiestesia. Ela conta como a aplicação de pequenas placas metálicas em determinados ambientes fez diferença na energia da sua casa. 
“Quando construí minha casa, já conhecia a radiestesia. 
Em meu trabalho como repórter visual de uma revista especializada em arquitetura, sentia na pele a diferença energética nos ambientes que visitava. 
O espaço onde você mora sempre traz informações sobre a harmonia e o desequilíbrio das energias que circulam por ali. Acredito que os instrumentos radiestésicos só amplificam essa sensibilidade, que todos nós temos, pois somos seres integrados ao universo. 
Na primeira consulta que fiz, ainda durante a construção, o radiestesista colocou uma grande placa de chumbo na sala, sob o piso, pois detectou uma fresta do terreno no subsolo. Também rodeou o terreno com um fio de cobre, para isolar a moradia das energias circundantes. 
Na segunda vez, outro radiestesista aplicou pequenas placas metálicas de 2 x 2 cm sob o meu colchão. Ele também distribuiu pequenas placas de metal na cozinha e no escritório. Foi meu marido quem pediu a consulta – nem fiquei sabendo de nada -, e já no primeiro dia após colocação das placas, comentei com ele de manhã: ‘Estranho, hoje foi a primeira vez que consegui dormir profundamente nessa cama’. Efeitos positivos também podem ser conseguidos com a aplicação dos gráficos.”
O gráfico André Philippe, usado para impedir as ondas eletromagnéticas que...

Radiônica: a arte de harmonizar os ambientes

Imagem relacionada
Se a radiestesia mede e pesquisa campos energéticos, a radiônica é a sua natural extensão: é ela que “cura”, com os mais variados recursos, os desequilíbrios energéticos dos ambientes. As curas mais comuns empregam chapas de cobre e de chumbo. Hastes de cobre enfiadas dentro da terra – que atuam como agulhas de acupuntura – também são recursos bastante usados. Entretanto, são os gráficos radiônicos os mais utilizados pelos profissionais, principalmente para bloquear as energias eletromagnéticas e as telúricas (vindas do solo) dentro de casa. “Eles equilibram esses campos por meio de formas e desenhos que modificam a energia nociva. Esses gráficos, por sua vez, são baseados no conhecimento da geometria sagrada de antigas civilizações. Mas seu efeito é hoje explicado pela física quântica” afirma Eliane Nunes, professora de radiestesia e consultora do assunto, em São Paulo. 
“Essa requalificação energética feita pelos instrumentos da radiônica é capaz de facilitar processos terapêuticos nos quais existe a dificuldade de diagnóstico”, diz Eliane, que tem formação na área biomédica. “A harmonia também se restabelece nas casas e empresas com base no seu uso.” A radiestesista emprega ainda a litoterapia (terapia com pedras) na harmonização, ou o uso de cristais lapidados em determinadas formas, para trazer boa energia aos ambientes. “Mas o ideal, em relação a uma casa, é sempre aplicar a radiestesia antes da construção, ainda na fase da escolha do terreno ou durante a execução dos alicerces”, diz ela. “Fica mais fácil e eficaz intervir antes das paredes erguidas, embora a energia de uma casa deva ser sempre trabalhada, mesmo depois de pronta”, diz a especialista.
Sergio Areias, presidente da Abrad (Associação Brasileira de Radiestesia), explica como funciona essa malha energética em torno da Terra. 
“A Terra é como um ímã enorme que gera um campo de energia eletromagnético, que normalmente é saudável. 
Essa energia é disposta em cerca de 60 malhas sobre o planeta, mas a radiestesia trabalha com apenas três delas”, diz Sergio Areias, presidente da Abrad (Associação Brasileira de Radiestesia). Esses mapas de distribuição mostram os pontos de energia em que a Terra se torna mais sensível – os cruzamentos de suas linhas. Se houver um problema nesses pontos, como uma falha geológica, um lençol freático ou a emissão de um gás nocivo, é muito mais fácil essa energia prejudicial aflorar. Por isso, uma das primeiras medidas de um levantamento radiestésico é verificar se o subsolo emite radioatividade e se por ali passam os veios de água subterrâneos, pois esses fatores prejudicam o equilíbrio energético do entorno e podem afetar a saúde dos moradores. “Antigamente, achava-se que bastava mudar a cama que estivesse em cima de um desses pontos. 
Hoje já se sabe que a energia que aflora é bem potente e que são necessários outros recursos”, explica Areias. Em casos de desequilíbrios graves, não há alternativa senão mudar, principalmente se a casa estiver muito perto de transformadores de energia, torres de alta tensão e celulares. “A legislação do Brasil não segue normas internacionais e o índice adotado aqui é insuficiente para proteger os moradores dos efeitos nocivos das ondas eletromagnéticas.” Sergio tem o cuidado de trazer seu conhecimento científico para as consultas radiestésicas. Antenado com as mais recentes descobertas na física e na medicina, usa aparelhos sofisticados, como o microscópio de campo escuro, para examinar as moléculas do sangue de seus pacientes e verificar o efeito do tratamento que está aplicando. Seu trabalho é tão reconhecido no mercado que construtoras já estão empregando o selo da Abrad como um diferencial de vendas.

 Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Mude a energia da casa com a radiestesia

Se os fundamentos científicos não conseguem explicar a radiestesia, quem pode? 
“A ciência tem de buscar novos enfoques”, afirma Rodrigo Araês Caldas Farias, mestre em bioengenharia e professor de eletromagnetismo, de São Paulo. “A explicação teria de levar em conta outros níveis de realidade e outros níveis de ser. Pesquisadores da Rússia, e mesmo do Brasil, assumiram realidades paranormais e foram capazes de realizar experimentos que ainda não têm uma explicação plausível, mas têm casuística”, afirma. Como prova dessa interação de níveis de realidade nas pesquisas realizadas na Rússia, Rodrigo mostra um artigo do doutor A. A. Chernitskii, professor de física da Universidade Eletrotécnica de São Petesburgo, que fundamenta sua tese com base na aceitação de outras dimensões. 
“O pêndulo é apenas um amplificador de nossa consciência. Os instrumentos radiestésicos tornam visível o que já sabemos num nível mais profundo”, diz ele. “É o que poderíamos chamar de nosso superconsciente, que faz movimentar o pêndulo, que é só um instrumento”, afirma Rodrigo. Relator científico de um congresso sobre energias nocivas que reuniu cientistas, médicos e radiestesistas de várias partes do mundo, nos anos 1990, em Foz de Iguaçu, PR, Rodrigo acha que a ciência coloca de lado conhecimentos milenares sem avaliar sua eficiência, mas acredita que isso vai mudar. “A física moderna começa a encontrar explicações para o assunto”, arremata.

Um título para uma foto sem titulo

Para saber mais
Livro Casa Mágica (ed. Gaia), de Scott Cunningham e David Harrington. Na Livraria Arjuna, por R$ 35. Trata de rituais simples para ajudar a purificar a casa, proteger seus ocupantes e transformá-la em um local onde prevaleçam a saúde e o bem-estar.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - "A Radiestesia e a ANCORAGEM DO ANJO GUARDIÃO" -"Radiestesia clínica" - "Radiestesia e os Chips Extrafísicos"

"A Radiestesia e a ANCORAGEM DO ANJO GUARDIÃO"


Ancorar é trazer para próximo,é convidar seu anjo protetor para "visitar" a sua casa,a sua vida e trazer mais paz, alegrias, intuição, inspiração e por vezes, soluções para problemas que fugiram do sue controle.

Uma fórmula simples mas muito eficiente de ancorar,trazendo  para si é a proteção do Arcanjo Gabriel e do seu anjo guardião. Nesse método,se usa a humildade para pedir que, “se for do nosso merecimento” que se cumpra esse ou aquele desejo de nosso coração.

Que a nossa necessidade mais urgente seja ouvida e atendida.
Experimente, faça com fé e sinceridade.
O resto, deixe com os anjos.
A Radiestesia recomenda que se faça antes uma limpeza espiritual no local que se fará o Ritual de ancoragem.
Este lugar pode ser onde está seu Altar pessoal ou num outro lugar que seja tranqüilo.

A Radiestesia recomenda mais que este ritual não deve ser usada vela de sete dias, acenderá uma cada dia, use das pequenas e tome cuidado de onde vai acendê-las para não provocar acidentes.
Inicie acendendo a vela que deverá ser apagada logo após a oração.
Acenda-a somente no dia seguinte na hora da oração.

No último dia ela deve ser deixada para queimar até o final.
Coloque embaixo do pires ou pratinho,o gráfico de ancoragem da Radiestesia que deves desenhar,copiando de própio punho,cujo papel deverá ser de manteiga,no centro dele escreva o nome do regente do seu Anjo, por exemplo, Metraton, Mikael, Haniel, etc.
Coloque o papel desenhado sobre o prato e corte-o na medida dele.

Ficará então com um círculo do tamanho do prato.
Cada dia da semana acenderá uma vela correspondente à radiação do dia e um incenso no círculo que tem o nome do seu Regente. Isto deverá ser feito sempre no mesmo horário.

Comece pela vela branca, ungindo-a com o óleo escolhido e usando os dedos polegar, médio e indicador,com um alfinete escrevendo energeticamente o nome do seu Anjo no corpo da vela.
Ela deve ficar a altura do seu coração.
Peça para seu anjo vir próximo de você e trazer a Sua energia. Acenda a vela com fósforo.
Ela deverá ficar de pé sem queimar o fundo da mesma.
Repita três vezes o nome do seu Anjo.

Imagem relacionada

Se a vela não queimar o papel não se assuste, faça um novo gráfico e continue do dia que lhe corresponde seguindo esta ordem:

2ª feira: vela dourada;
3ª feira: vela rosa;
4ª feira: vela branca;
5ª  feira: vela verde;
6ª vela na côr rubi (ou vermelha)
Sábado: vela violeta.
Domingo:Branca

No último dia,que deve ser o sábado,a vela deve queimar até o papel,como inal da ancoragem,se não houver a queima,repito,comece todo o ritual, quando terminar recolha tudo o que sobrou, coloque num saquinho de tecido de algodão e deposite na terra, num local limpo e com flores. (Não guarde em casa nem jogue no lixo).

Para terminar,  nas portas de entrada da casa e das janelas,coloque novos desenhos do gráfico,coloque também no carro, no seu local de trabalho, em fim no que for seu e queira proteger.
O Anjo da Guarda é um Mentor ou Mestre de proteção que temos. 
Ele é designado para nos acompanhar antes de cada encarnação.

Em meditação ou em terapias de vidas passadas,(T.V.P.), tem um exercício básico de regressão que vai até antes da concepção da pessoa,onde através do enlace sexual do pai e da mãe,se chega no momento em que se recebe o anjo da guarda e o Mestre Espiritual.

Quando se chega até aí, confirma-se a presença "Deles", anjo da guarda, Mestre Espiritual e até podemos ver o "contrato assinado", o "termo de compromisso" com a missão que aqui viemos realizar.
Nesse momento sabemos que fomos nós que escolhemos vir em determinada família por sintonia e resgate das antipatias de vida passada,não é como muitos pensam, que foram colocados na Terra por vontade de seus Pais.

A Radiestesia coloca a ancoragem como um ritual muito especial e importante para cada um de nós, ela nos revela ao valor do lado espiritual,a abertura de alguns de nossos dons e o chamar de nossa atenção quando somos enredados por trabalhos e energias negativas.

É ela,a Radiestesia que nos "mostra" e o que faz de tudo para que possamos nos defender.
Na Radiestesia se trabalha em consonância com nosso Mestre Espiritual, e nossos Mentores.
Devido a essa importância, existe pessoas ruins que lidam com magias negativas, tentando fazer de tudo para afastar o Anjo da Guarda de pessoas protegidas pela Luz.

Quem faz isso, já tem seu Anjo da Guarda "afastado" pela baixa vibração que distancia, porque Eles não vibram nessa faixa pesada negativada, onde se encontra o seu protegido,e tudo isso se faz quando,além de tudo,cometemos crimes contra a Lei de Deus.
Ficam à distancia,rezando para que todo essa triste situação seja transmutada através do  arrependimento e possamos pedir depois perdão.

Há diversas maneiras de se ancorar o Anjo da Guarda, uma das melhores, para quem é espiritualista é essa ou acender uma Vela de 7 ou 9 dias com incensos na intenção de mantê-lo junto a pessoa,não porque Eles precisem de Luz,mas sim pelo ato de acender uma vela,entramos em contato com os 4 elementos da natureza e pedimos também para que haja luz em nossa vida,no ato de acender a vela e que possamos iluminar a nossa caminhada e o caminho do nosso próximo,mantendo a nossa centelha divina sempre acessa.

Na Radiestesia,toda magia negativa direcionada para pessoa, faz com que "estourem",nas fagulhas da crepitação.

A Radiestesia,aplicada com este gráfico,faz "incendiar" as energias negativas que por ventura contiver,as vezes quebra o vidro protetor,a cúpula da vela,por isso ela deve ficar sempre protegida e com uma base que não pegue fogo.
Um ser que busca a luz nunca acende velas retas ou cinzas, porque quem acende esse tipo de velas tem ligações nefastas e abre seu próprio buraco com isso.

Evite sempre palavras negativas como, "não", "nunca", "talvez","se puder", o "se" em geral e tome cuidado também como o manifesto do "EU SOU" negativamente,seja sempre positivo.
Que se interessar em fazer este ritual,deve fazer uma oração abaixo pela manhã e a noite, durante 7 dias seguidos.

A oração:

“Arcanjo Gabriel, peço humildemente a sua ajuda para o problema que escrevi sob o seu sagrado nome e que ancore em mim”.
Peço a intervenção urgente, pois o caso é muito grave e preciso do apoio dos anjos do Senhor.
Amado Arcanjo, se for do meu merecimento, se for para o meu bem, que seja me concedido essa graça.
Respeitando a vontade do Pai, eu vos peço com carinho e respeito a ajuda para:__________________________________, (diga seu problema), amém."

Se você quer que volte uma situação anterior que era muito boa, ou quer algo semelhante, relembre essa situação em que estava, vivenciando o estado desejado,a Radiestesia pode fazer você "Ver" o que estava vendo, ouvir o que estava ouvindo, sentir o que estava sentindo.

“Entre” na lembrança o mais que puder, expanda a experiência, permita que tudo o que sentiu se intensifique.
Quando achar que chegou ao auge, acione o estímulo da âncora, tocando no seu braço por exemplo…esse será o gatilho que sempre vai te lembrar do estado que deseja atingir, levando até o seu anjo esse desejo da sua alma.

Quanto mais intenso e puro for o estado, mais forte será a âncora.
Você pode usar uma musica também…
Faça esta oração e concentre-se no estado que deseja atingir…imagine-se conseguindo o que deseja, sinta-se realizando o que tanto quer e deixe a música gravar na sua mente,mentalize. Sempre que se sentir meio triste ou sem ânimo, coloque a música para despertar essas boas emoções.

Jogue fora os papéis num jardim por exemplo,após a última oração.
Se precisar repita por mais 7 dias
Paz e luz,onde paz é o seu silêncio interior e luz é a sua evolução espiritual!

"Radiestesia clínica"

Imagem relacionada


Radiestesia Clínica é a avaliação e equilíbrio do sistema energético do corpo através de técnicas radiestésicas avançadas.
A Radiestesia clínica pode confirmar um diagnóstico de mal de Alzheimer cuja precisão é muito difícil de alcançar nos exames convencionais.

O desenvolvimento da PRANCHA DE RADIESTESIA CLÍNICA, vem atender uma lacuna nunca antes preenchida no que se refere ao diagnóstico preliminar.
Visando atender uma demanda crescente,a Radiestesia vem auxiliando no despertar dessa nova Consciência.
Não conheço método de avaliação mais fidedigno, exato e completo para medir todos os campos energéticos de um ser do que a Radiestesia.

Quando se avalia um indivíduo em sua plenitude chega-se primariamente a três resultados:Quantidade de energia etérica, qualidade da energia emocional e frequencia energética espiritual. Vamos aos detalhes:A quantidade de energia etérica é avaliada como um todo, denominada de vitalidade e também quantifica separadamente a energia vital em cada uma de nossas baterias energéticas (chacras).

Dessa forma podemos checar o estado de saúde da pessoa e diagnosticar a origem no corpo físico de alguns sintomas ou sensações.


Por exemplo: um paciente se queixa apenas de tonturas esporádicas.
Através da Radiestesia clínica podemos chegar à conclusão de qual órgão é o responsável pela geração física desse sintoma.
Poderia ser o fígado, o labirinto (labirintite), o sistema neurológico (espasmos vasculares ou disritmia cerebral), enfim, para se ajudar a aliviar o sintoma agudo precisamos ter a certeza do órgão que está produzindo o desequilíbrio.

A qualidade da energia emocional pode também ser avaliada pela Radiestesia obtendo-se um diagnóstico psicológico de inseguranças, medos, limitações, conflitos, ansiedades, estados depressivos, etc.
Esses desequilíbrios emocionais são os reais vilões geradores de todos os sintomas e de todas as doenças.

A "noite escura da alma" pode ter origem em vidas passadas .
Novamente as indicações dos produtos ou técnicas terapêuticas são baseadas nessas últimas conclusões, podendo o paciente ter muito mais chance de resolver definitivamente os seus incômodos porque estamos ajudando a eliminar a verdadeira raiz dos seus problemas.

A frequência energética espiritual é como se fosse um código de barra localizado no corpo astral, uma quantidade específica de crédito, um título de escolaridade, enfim, uma graduação que adquirimos não diretamente através de algum tratamento, mas sim, através das vivências e atitudes.

É a maturidade do espírito.
Assim como todos os seres viventes, o próprio planeta também possui uma frequencia espiritual que está crescendo muito rápido nos últimos anos.

O planeta está entrando em uma frequencia muito mais complexa, sutil e avançada.

Por isso tantos cataclismas, conflitos, a globalização, enfim a maior exposição de tudo e de todos para que tenhamos muito mais material para basear nossas escolhas.

Conforme o planeta vai aumentando de freqüência vibratória, somos estimulados a acompanhar esse processo ascendente de evolução e por isso sentimos tantos sintomas inexplicados, muitas vezes taxados simplesmente de depressão ou stress e adquirimos tantas doenças desconhecidas.

São muitos os sintomas e as sensações decorrentes do aumento da frequencia vibracional: fibromialgia, dores de cabeça em geral, tonturas, náuseas, diarréias, “alergias”.

Essas sensações extrapolam os conceitos e os fundamentos das especialidades convencionais.

Por isso é importante entender que muitas vezes o seu espírito evoluiu e você ainda não sabe e continua fazendo as mesmas atividades de antes, continua na mesma rotina.
Existe a necessidade de uma adequação.

Quando se faz uma avaliação Radiestésica do campo espiritual se detecta em que nível a pessoa se encontra de evolução, de maturidade para então podermos conscientizá-la dessa nova realidade e orientá-la de suas necessidades de mudanças, inclusive sugerindo algumas.

Por exemplo: quando você evolui espiritualmente o seu corpo modifica e passa a não aceitar mais atividades físicas forçadas que antes até necessitava.

A pessoa começa a perceber que o mais sutil, muitas vezes é o suficiente e o mais adequado.

O mesmo acontece com a alimentação, com os produtos e técnicas terapêuticas, com os seus conceitos e valores, enfim tudo aquilo que fazia parte de sua realidade simplesmente passa a não fazer mais sentido.

Muitas pessoas já nascem com um nível de maturidade espiritual elevado e sofrem com a adaptação ao meio externo, porque são mais conscientes.

São incompreendidos por todos, inclusive profissionais de saúde e professores.

Suas idéias excêntricas, sua espontaneidade que incomoda, sua consciência ecológica e ética muito rígida para a maioria que convive com eles.

Esses são os chamados Seres multidimensionais.
Seres humanos especiais, muitas vezes confundidos com gênios, loucos ou no mínimo esquisitos.
Já conheci muitos que foram diagnosticados de bipolar (um tipo de psicose).

Lógico que eles sofrem, ficam deprimidos, irritados, além de serem humanos, eles ENXERGAM e é duro enxergar numa terra que todos fazem questão de não ver.


Mais informação:
Dr. Osvaldo Coimbra Junior
Médico e Consultor de Saúde Integral.

"Radiestesia e os Chips Extrafísicos"



Os grandes inimigos estão dentro de nós mesmos!

Se nós não nos amamos,como amaremos o próximo?

Todo processo de obsessão acontece por compatibilidade, portanto o que determina a simbiose entre uma pessoa e seu obsessor é uma ligação por ressonância que respeita essas leis naturais.
Pelas leis da sintonia espiritual, o semelhante atrai o semelhante e quando encontra,aplica-se uma espécie de "chip", um Implante Extrafísico para que o obsessor não perca de vista a sua vítima.

Quem sabe,um pouco mais de simplicidade e modéstia nas posturas consciências - e nas palavras e atos -, poderia encher a aura de Luz e limpar a própria área psíquica de presenças intrusas e negativas.
Na verdade,os sintomas são velhos conhecidos da humanidade.
A falta de paciência, sentimento repentino e intenso de irritação e intolerância.

Você sente irritação com mais frequência, aparentemente tudo começa lhe aborrecer;fragilidade emocional: qualquer coisa é motivo para que emoções fortes surjam, como choro, angustia e tristeza, mesmo com motivos sem importância; surgem dores nas costas e na região do estômago sem associação a nenhum problema físico ou acontecimento relacionado.
Também existe a sensação de pressão na cabeça e peso nos ombros.

Muitas pessoas podem sentir essas sensações por motivos diversos os quais não tem qualquer relação com o tal "Chip implantado", portanto tenha cuidado ao fazer a auto análise.
Pensamentos que não são seus, sem que você queira, surgem impropriamente sobre as coisas ou situações.

São pensamentos que brotam no seu interior os quais não são positivos e de alguma maneira causam medo, desconforto, agressividade, paranóia ou sentimentos parecidos;
Bocejar em excesso também faz parte assim como cansaço físico contínuo(o bocejo é um indicador de ajuste do seu campo energético ou aura;para que ele se organize e se harmonize em diversas situações da vida, o bocejo aparece como forma de contração e descontração da aura, promovendo assim um efeito descarga. 
Mas se o bocejo é muito presente e constante, pode indicar que a pessoa está precisando se limpar e não está conseguindo. 
O bocejo é normal, mas o excesso deve ser observado). 

O cansaço físico permanente pode apontar problemas de ordem física e também deficiências na alimentação.
Contudo, se surgirem os estados de cansaço além do que consideramos normal na vida diária, além disso, se estiverem associados aos estados citados anteriormente, pode ser um forte sinal do "Chip" em ação obsessiva espiritual.
Os implantes Extrafísicos são estudados no meio espírita, ufológico e científico.

O número desses hospedeiros,"Chip", tem aumentado muito e torna-se urgente seu estudo e também que seja ampliada sua divulgação de forma consciente e desmistificada.

Esses "dispositivos" são usados para potencializar algumas funções ou atividades que podem ser: monitoração, influenciação, subjugação, possessão e até a influência sobre a mediunidade, confundindo e iludindo os canais, caracterizando o mediunismo e a confusão, o que se torna cada vez mais comum, com a crescente interação com seres deste ou de outros orbes.

Este processo está acontecendo muito com os médiuns, trabalhadores da espiritualidade, o que é muito triste, pois apenas ocorre quando os egos e as mistificações estão presentes.

Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - "Radiestesia e os Chips Extrafísicos"

As informações coletadas até agora mostram que são três os tipos mais comuns de implantes:
Etéreo - que existe nas dimensões superiores.
Orgânico - que cresce no corpo junto com os órgãos.
Físico - como uma espécie de "chip" que é ou são colocado(s) em algum lugar do corpo ou em diversas partes do mesmo.
A Radiestesia  relaciona vários casos de implantes.
Essa colocação de implantes, ocorrem normalmente num trabalho de feitiçaria ou atraído pela arrogância que atrai arrogância ou seja,ressonância das leis naturais.

Normalmente, fica seqüela(s) psíquicas ou no perispírito que em hipótese podem aparecer como fragmentos de lembranças dolorosas.
Como em todo estudo de Radiestesia, há muita mistificação, mas o que se sabe ao certo, é que há 2 tipos de motivos:
-Por nosso erros de vida passada,gerador kármico;
-Por "merecimento" com permissão do alto para nossa reforma íntima.

A Radiestesia explica que os implantes de "Chips" Extrafísicos estão relacionados a vampirismo, magia negra e obsessões de espíritos encarnados ou desencarnados, numa simbiose de ódio que se materializa, normalmente, no cérebro da pessoa.

Neste grupo se encontra trabalhadores das trevas, em decorrência de vícios de todo o tipo, uso de drogas e álcool.
Essas forças conhecem partes do cérebro que são desconhecidas pela ciência atual e usam este conhecimento para instalar seus "Chips Extrafísicos"para fins de manipulação e destruição, como um vampirismo constante.

Os seres trevosos atuam sobre uma certa área localizada perto do hipotálamo, que é a área do prazer (sexo, álcool, drogas, etc...).
Normalmente, os dependentes químicos possuem aparelhos em sua mente, que levam a mais desequilíbrio.

O que piora o quadro é que são os encarnados que atraem essas energias desqualificadas.
É como dizem os Espíritas: obsidiado e obsessor possuem a mesma freqüência.
As forças negativas atuam, sejam extraterrestres ou não, dominando as vontades, mas pelo consentimento, mesmo que inconsciente, da pessoa que fica com o cérebro cada vez mais tomado por essas energias.

Essa malha magnética negativa que vai se formando na mente, é responsável pelas imagens atordoantes que dominam o campo mental, trazendo recordações e pensamentos destrutivos e constantes, que podem levar à loucura física.

A Apometria, é um dos métodos usados na Radiestesia para perceber esses "chips" que se instalam no corpo astral, o duplo etérico que é semelhante ao corpo físico.
Muitas vezes, a própria pessoa fornece a energia para o funcionamento destes "aparelhos" que passam a atuar como parasitas.

A Radiestesia quando fala de implantes de "Chips Extrafísicos",entende-se que é interdimensional e que seu "Cristo interno" é parte de Deus em ação,fazendo com que este(s) dispositivo(s) perderá(rão) sua utilidade e os trevosos deverão procurar outras humanidades para fazer uso deles.
Isto se dará, pois ao ir recobrando a consciência de nossa origem divina, de nossa função na Terra e da evolução cósmica, nossa vibração aumentará e a nossa freqüência será positiva, o que neutraliza esses instrumentos.
Erradicar a ignorância é preciso... Para sermos felizes.
Sim, para vencermos a nós mesmos.