terça-feira, 13 de junho de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Astrologia Kabalística


Astrologia Kabalística 

sites premium

De acordo com a Astrologia Cabalística ao nascer o indivíduo já vem com um o objetivo de cumprir uma missão para seu aprimoramento espiritual corrigindo erros de outras encarnações. Com nossa inteligência e livre arbítrio devemos desenvolver as quatro operações: dividir amor com os semelhantes, somar experiências, multiplicar a caridade e diminuir as dificuldades de nossos irmãos. 
Cada signo possui vários atributos que devem ser respeitados, mas não esqueça que todos interagem entre si e contém interiormente todos os outros signos em grau variável.
Os atributos não são negativos ou positivos, a forma utilizada é traz o resultado. A riqueza, fama, poder, etc. são atributos temporários, mas a espiritualidade faz parte do ciclo desde o nascimento. 
A Kabala explica que os planetas em si são apenas transformadores, transformando a energia espiritual em energia física, e embora essas forças nos influenciem, não precisamos nos sujeitar a elas, pois essas forças impelem, mas não compelem, estimulam, mas não forçam, significando que são forças astrológicas que nos afetam, mas não precisamos nos tornar suas vítimas.
Através das letras hebraicas o indivíduo poderá fazer sua correção espiritual, pois cada letra é na realidade uma entidade espiritual que teve participação na criação do Universo e dos planetas físicos. Cada planeta e cada signo estão associados a uma letra hebraica que os controlam. 
Entendendo qual letra hebraica pode controlar cada força astrológica, podemos nos conectar a esse poder e nos elevar acima do destino com o qual nascemos, fazendo com que estejamos no lugar certo, na hora certa para colher as oportunidades benfazejas, afastando os obstáculos que das vidas anteriores e desta encarnação.
A interação dos fenômenos cósmicos e a influência receptiva da atmosfera telúrica compondo o ambiente indispensável para a existência é um conjunto de fenômenos completamente desconhecidos do homem comum, que (nasce/ vive/cresce/morre) sem perceber o drama cósmico pelo qual está passando.
Os 12 magníficos, signos zodiacais, evoluindo na sua constituição do fenômeno vital da Terra, compõem uma história cósmica. 
No dia 21 de março o Sol, na sua trajetória zodiacal ao longo da eclíptica, passa pelo ponto vernal. 
Os antigos sacrificavam carneiros festejando a vinda do Sol que, no seu trânsito para o hemisfério norte e para o hemisfério sul sobre o equador, na sua ida e volta, determinava os ciclos estacionários que compõem os 4 signos cardinais: Áries - Libra - Câncer - Capricórnio, a cruz cardinal do Zodíaco.  Dia 21 de março, o Sol que estivera nas lonjuras outonais durante 6 meses, retorna e os nossos ancestrais. 
Habitantes boreais do hemisfério norte aguardavam o Sol com ansiedade mística, pois aquele círculo dourado do fogo abrasador traria luz e calor que derreteria a neve, o gelo dos rios e aqueceria o ventre da mãe natureza onde a semente virgem despertaria para um novo ciclo.

Áries – Letra ‘HE’ – 21/03 à21/04

sites premium

Começa no dia 21 de março o fogo equinocial de Áries vai despertar o germe que jaz enterrado no interior da semente para um novo ciclo de vida, com a força abrupta do Marte Ariano. O germe rompe a clausura que encerra no interior da semente e nasce para a vida. É o início do ciclo zodiacal, o primeiro grau de Áries. Signo da audácia e  determinação, agressão contra os fenômenos naturais, pois todos os obstáculos serão vencidos para que a vida se perpetue. Seu símbolo ideográfico está relacionado com os cornos do carneiro em posição de ataque; a atitude ariana é atitude de ataque como carneiro “Áries -  Arietis”, em latim.
É regido pelo Arcanjo Samuel, considerado guerreiro. Por influência deste Arcanjo aqueles que pertencem a este signo são pioneiros, corajosos, líderes, tendo instinto de competição. Este ser de Luz ajuda a desenvolver os talentos naturais e a controlar as tendências egocêntricas do signo. Além do Arcanjo, os arianos são rodeados por anjos da proteção, da alegria, coragem e vitória.

Touro – Letra “VAU” – 21/04 à 20/05

sites premium

É o Touro que puxando o arado no seu passo cadenciado, mas constante que determinado rasga a terra para que o germe da semente tenha, condições de atravessar a terra e abrir-se para a vida. Em Touro o trabalho, a sensualidade  renasce para o vigor da vida com determinação, constância, sem pressa, pois a superfície da terra abre-se para o ar pela primeira vez e abre-se em dois galhos. Um para a direita e outro para a esquerda, ou, um para frente e outro para trás, movidos pelos estímulos fototrópicos ou quimiotrópicos (atração pela luz ou pelo ambiente).
A personalidade do taurino é marcada pela regência do Arcanjo Anael que estimula seus protegidos com o senso de segurança material, afetiva e familiar. Ajuda os nativos do signo a controlar o apego aos bens materiais e às pessoas. Repassa forte senso de estética, criatividade, paciência e conciliam os conflitos, senso materialista e os interesses espirituais. Favorece amor pelas artes e beleza. São rodeados também por anjos do amor e da natureza.

Gêmeos – Letra “ZAYN” – 21/5 à 20/6

sites premium

No terceiro impulso, Gêmeos abre-se para o Ar.  É preciso que a natureza se renove e assuma nova evolução porque a evolução não para e o artifício da espécie é criar no ventre da Mãe a mesma espécie de onde provem. Para isso acasalam-se dois germes, os dois gametas que hão de se fecundar no ventre individualizado da Mãe Vida, réplica da Mãe Natureza em Câncer.
É regido pelo Arcanjo Rafael e ajuda os nativos desse signo a controlar o apego aos bens materiais e às pessoas. Repassa forte senso de estética, criatividade, paciência. Debaixo da influência deste Arcanjo os nativos são sinceros, equilibrados e  positivos. Conseguem facilmente pela sua flexibilidade inúmeros amigos, os quais, na maioria das vezes servem como trampolim para o progresso financeiro. São rodeados por anjos de cura, da evolução espiritual e da proteção.


Câncer – Letra “HETH” – 21/6 à 21/07

sites premium

Câncer é o quarto signo zodiacal que não será fecundado sem o concurso do quinto signo. cuja representação ideográfica é de uma espécie de elipse com dois pontos nos focos da elipse, como se fosse o ventre. Os gametas são positivos e negativos; eles se fecundam para formar o novo ser O Arcanjo Gabriel protege os nativos de Câncer determinando que façam mais uso da emoção, que da razão pura e simples. O coração, para as pessoas desse signo, tem prioridade na decisão de um problema. Outra característica que o Arcanjo Gabriel outorga aos nativos deste signo é a intuição, chegando até parecem adivinhos.
Quando os nativos do Caranguejo canalizam o aspecto angelical, conseguem atingir um estagio de espiritualidade em que a clarividência toma uma posição de destaque. Casos contrários se tornam irritadiços, inseguros com fortes tendências para o devaneio. Têm à sua volta, anjos de intuição, nascimento e visão espiritual.


Leão – Letra “TETH”- 22/7 à 22/08

sites premium

Leão, cuja representação ideográfica é de um falo, semelhante a uma ferradura; os dois polos da ferradura significam os testículos do órgão gerador e o membro ereto que se sobrepõe: falo que foi carregado em procissão pelos antigos povos que o adoravam exaltando a virilidade de Leão.
Sob a proteção do Arcanjo Miguel, os nativos têm a possibilidade de alcançar seu maior sonho: o poder. Isto porque a energia deste Arcanjo dota as pessoas desse signo com um instinto de liderança que sobrepuja os demais signos. A maior lição que os nativos de leão devem aprender com seu anjo é ser pacientes, deixarem de ser ansiosos por dominar situações e ambiente, podendo isso ser prejudicial a sua saúde. Exercícios físicos e alimentação devem ser levados a sério, pois o coração do leonino é seu órgão mais sensível, podendo sofrer se não for bem cuidado. São rodeados por anjos da coragem, vitória, poder e paixão.

 Virgem – Letra “IOD” – 23/08 à 33/09

sites premium

Virgem, o sexto signo zodiacal (signo de Terra) tem na representação ideográfica a figura de um animal com a cauda abaixada, protegendo o órgão da geração. É um signo dos mais fascinantes porque sua representação mítica e mística é da virgem Imaculada. O órgão da geração protegido significa que a Mãe Natureza repousa, ela é virgem,  mas tem no seu ventre o germe da vida; é virgem e mãe ao mesmo tempo.
Os nativos de Virgem recebem do Arcanjo Raphael são dotados de um carácter forte e determinado. São discretos mas lutam por aquilo que querem. Têm uma inteligência rápida e crítica, gostam de trabalhar em equipe e têm tendência para desempenhar tarefas que exijam um elevado grau de precisão. São acompanhados pelos Anjos da cura, generosidade, honestidade e a compreensão.

Libra – Letra “LAMED” – 23/09 à 22/10

sites premium

Libra, sétimo signo zodiacal é um signo de Ar e tem na sua figuração ideográfica a ideia dos dois pratos de uma balança, indicando o equilíbrio. O impulso inicial de Áries se perderia não fora a atração do signo oposto “Libra”, tornando o movimento linear em movimento circular para que se cumpra ao longo do zodíaco à tarefa completa da evolução. Libra é a harmonia dos contrários. Marte encontra-se com Vênus e a proposta dialética da harmonia se constrói a arte, a beleza, a verdade; o Ser. Libra exige que suas linhas sejam idênticas; suas idéias, seu ideograma, igual ao ser primordial, o Projeto Evolutivo como foi proposto na ideia original. A Natureza atingiu o seu extremo, o seu oposto, é preciso renovar na força cósmica que imprime desde os primeiros tempos a ideia de evolução. 
O Arcanjo Anael é o protetor dos nativos de Libra. Aqueles que nascem sob a sua proteção são simpáticos, cordiais e têm um aguçado sentido estético. São sinceros e tímidos. Extremamente justos, não suportam injustiças nem maldade. São rodeados dos anjos do amor, beleza, justiça.


Escorpião – Letra “NUM” – 23/10 à 21/11

sites premium

O  ser evolutivo em Escorpião adquire as características próprias deste magnífico signo. Os tipos superiores, usando esta magnífica vibração de vida para a investigação do inconsciente são grandes investigadores, cientistas, são aqueles que descobrem os fenômenos da vida e da morte.  Os tipos inferiores estão relacionados com os venenos e com os fermentos que matam. Sagitário é o pensamento que se eleva, é a mente que busca o Divino; é o Deus em nós que retorna a sua origem. Deus, Homem-Deus. O homem é um Deus em formação e Deus é o Homem pronto. A distância entre um e outro é medida pela mente sagitariana. 
O signo de Escorpião tem como protetor angelical o Arcanjo Azrael, que conduz para os caminhos de equilíbrio. Ele governa a vida nos planos espirituais e o inconsciente em todos os assuntos que estejam envolvidas dádivas de ordem material. Estes nativos são dotados de uma extraordinária capacidade espiritual, de um desenvolvimento de sentidos que os leva a adivinharem muitas vezes o que ainda não aconteceu. São acompanhados dos anjos da espiritualidade e equilíbrio.

Sagitário – Letra “SAMEK” – 22/11 à 21/12

sites premium

Sagitário é o signo do Fogo e sua representação alegórica é a de um centauro, metade cavalo, metade homem indicando o Espírito Divino, ou simplesmente uma seta marcada ao meio apontando para o alto. Depois que o espírito retorna, se imortaliza e atinge a Mente. A mente é o trono, o assento do Espírito Divino.
Quando esse homem atinge este estado de consciência ele raciocina, pesquisa sobre suas origens e ele mesmo se atribui à limitação porque aquele que pensa e raciocina, ele se limita a si mesmo, ele demora em suas decisões. Os sagitarianos são regidos pelo Arcanjo Saquiel, que governa assuntos ligados ao prestígio e a fama, favorecendo também a vitória nos esportes. Concede aos seus protegidos o dom de falar várias línguas e amor pelas viagens, a capacidade da síntese. São rodeados pelos anjos da vitória, natureza, clarividência e conhecimento.

Capricórnio – Letra “AYIN” – 22/11 à 20/12

sites premium

A composição alegórica deste signo é o Peixe-Cabra, o peixe que abandona o oceano e desenvolve barbatanas em membros e se transforma na “cabra mítica” que sobe a montanha e, do alto, olhando para trás discute e questiona o que foi feito. Desenvolveu a razão que discute se deve; a criação do eu, as limitações que serão resolvidas no tempo. Os gregos chamavam, denominavam Saturno “Cronus”. O tempo limita tudo, o tempo é a resposta de tudo e o Karma se cumpre.  Mas é preciso dizer em um momento, “não”, ao tempo - é preciso mudar; a natureza se perde; a evolução não continua se parar na limitação capricorniana. Urano é o grande transformador. Basta de limitações! Nem que seja pela morte, pela destruição, pela transformação total. A representação alegórica de Capricórnio é do Peixe-Cabra.
O Arcanjo Cassiel é o regente deste signo. Ele leva seus protegidos a ter consciência do mundo material dando estabilidade nesta área. Este Arcanjo trabalha com problemas de vidas passadas não resolvidas. Outorga, disciplina e responsabilidade, fazendo com que os mesmos, muitas vezes escondam seus sentimentos disciplinadamente. A maior lição que devem aprender do seu protetor angélico é autoconfiança. Os nativos deste signo são rodeados pelos anjos do progresso espiritual, autodisciplina e destino.

Aquário – Letra “TSAD” -  21/01 à  19/02

sites premium

A representação alegórica de Aquário são duas serpentes. A serpente branca que prevalece sobre a serpente negra ou ainda a água mítica do Akasha de Peixes. A água que mata a sede da qual falou Cristo. Aquele que morreu para se perpetuar em Escorpião, desenvolveu a mente em Sagitário, limitou-se na razão em Capricórnio, de repente, precisa crescer mais e desenvolver uma nova opção: a transformação, a transmutação. Este busca a iniciação délfica: “Homem entra, dentro de ti e conhecerás o Universo”.
Em Aquário o Espírito Divino atinge a consciência de sua evolução e porque atingiu este plano evolutivo, ele busca a iniciação do signo de Peixes. Ele se liberta das cadeias da matéria porque ele já nem tem mais matéria. Etéreo como o Ar de Aquário, busca a Água mítica dos Peixes.
O Arcanjo Ariel protege os nativos de Aquário. Quem nasce sob a influência deste Anjo é sonhador, idealista e extremamente humanitário. Evoluídos espiritualmente, estão sempre em busca de novos ideais. Impulsionadores da mudança, ajudam os outros a evoluir e é frequente dedicam-se as atividades filantrópicas. Apreciam a liberdade, não gostam de se sentir presos a nada nem a ninguém e por isso têm uma certa dificuldade em assumir compromissos. São acompanhados dos anjos da criatividade, liberdade e espiritualidade.

Peixes – Letra “COPH”- 20/2/ à 20/03

sites premium

 A representação mítica de Peixes são dois peixes, no líquido Akáshico, onde o capítulo mais fantástico da mitologia que narra sobre Netuno e a sua busca de “Anfitrite”. Netuno, o “deus dos mares”, cavalgava seu cavalo, seu carro heólico puxado por quatro cavalos sobre as águas do Atlântico, quando passando sobre os ombros de Hércules, hoje Estreito de Gibraltar, observa que, sobre as rochas, banhava-se ao Sol uma formosa Nereida, ninfa do mar.
Seus formosos cabelos debulhados sobre os ombros refletiam a luz do Sol. O Deus, impetuoso, ao ver a formosa Nereida, tenta alcançá-la e tomá-la em seus braços. Tímida em seus pudores, Anfitrite mergulha nas profundezas do mar. Mas o deus não pode ficar frustrado; o deus tudo pode.  Ordena aos dois delfins que penetrem nas águas profundas do Mediterrâneo (inconsciente) e traga para seus braços Anfitrite, a “deusa do amor”. Os dois delfins mergulham e trazem a formosa ninfa para os braços de Netuno.
O Arcanjo Asariel infunde em seus protegidos a caridade e a compaixão. Por esta razão os nativos de Peixes têm convicção de que nasceram para ideais elevados e procuram pautar suas vidas por eles. A maior lição que recebe do seu anjo é vencer seu impulso dual. Os nativos deste signo são rodeados pelos anjos da devoção, oração e salvação. Este signo governa o mar, águas, o mundo emocional, profecias e a inspiração.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O Homem e os Anjos -

UM VERDADEIRO MANUAL PARA QUEM QUER TRABALHAR COM OS ANJOS
Resultado de imagem para O PODER DE DECRETAR - A PRESENÇA DA DIVINA PROVIDÊNCIA - ORAÇÃO PARA MELHORIA DAS FINANÇAS

Não nos cabe discernir sobre a criação do Homem nem pelo campo religioso, científico, filosófico, etc., apenas dizer que é simbolizado como o Microcosmo habitando o Macrocosmo que é um mistério, um enigma a ser decifrado.  
Deus presenteou o Homem com a inteligência e o Livre Arbítrio, entregou-lhe o Paraíso e mostrou-lhe os dois caminhos o do Bem e do Mal e disse “crescei e multiplicai-vos”. O homem, assim como os outros animais, é um ser biológico, relacionado com o mundo das experiências que faz caminhar para a evolução. 
E regido por um símbolo, uma estrela de cinco pontas ou o PENTAGRAMA, que é a união do ser com os quatro elementos que o regem, o homem dentro do círculo em comunhão com a NATUREZA e os DEUSES.

sites premium
  
O Pentagrama representa o próprio corpo, os 4 membros e a cabeça. É a representação primordial dos 5 sentidos tanto interiores como exteriores. Além disso, representa os 5 estágios da vida do homem:
Nascimento: o início de tudo
Infância: momento onde o indivíduo cria suas próprias bases
Maturidade: fase da comunhão com as outras pessoas
Velhice: fase de reflexão, momento de maior sabedoria.
Morte: tempo do término para um novo início
Cada uma das pontas possui um significado particular:
PONTA 1 - ESPÍRITO: representa os criadores, a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.
PONTA 2 - TERRA: representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.
PONTA 3 - AR: representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência, ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.
PONTA 4 - FOGO: representa a energia, à vontade e o poder das Salamandras. Corresponde às mudanças, às transformações. É à força da ativação e da agilidade.
PONTA 5 - ÁGUA: representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade. Portanto, o Iniciado que detém conhecimento sobre os elementos usa o Pentagrama como símbolo de domínio e poder sobre os mesmos.
Quando o pentagrama está inscrito em um círculo se chama PENTÁCULO pois une todos os aspectos do homem, o corpo com a mente, o espiritual com o profano. Nos lembra que necessitamos todos os aspectos para satisfazer nossas vidas como seres humanos. Nos lembra também que tudo é um ciclo, que não experimentaremos alegria sem dor, mas a dor nos levará outra vez a alegria.
A ponta vazia em cima é o PENTÁCULO e representa a supremacia do espírito sobre o corpo. Sua representação vazia em baixo significa para os satânicos, a supremacia do desejo carnal com o físico acima da espiritualidade, nos mostrando a necessidade da introspecção para derrotar a negatividade.
Como sabemos, o homem pode ser dividido em tres partes: corpo, alma e espírito representando uma tríade e, o perfeito e equilibrado funcionamento desta tríade é o objetivo do cabalista cristão. Pois esta é uma das dezenas de representações da Árvore da Vida e seus três diferentes níveis ou hierarquias, sendo o Corpo relacionado com a terra, o Espírito como sendo o caminho e finalmente a Alma como a coroa de Sabedoria.
Do ponto de vista da Cabala o homem é uma incorporação perfeita do universo, desde que ele foi feito à imagem de seu Criador, o ser mais inteligente na terra e tudo o que acontece no universo está em perfeito equilíbrio, como uma grande balança. O Homem possui por analogia uma pequena balança dentro de sua constituição, o que equivale dizer que tudo o que acontece afeta de forma direta ou indireta a grande balança universal.
Visto do ângulo hermético, o homem representa o mundo de miniatura, podemos chamar a isto de Microcosmo, em contra partida a grande balança que podemos chamar de Macrocosmo. O grande segredo da evolução humana é que o Corpo físico, via atividade cerebral consciente, pode influenciar as estruturas de seu próprio ser, emitindo impulsos para o Espírito que, por sua vez retransmitirá a Alma que, confirmando a autenticidade e pureza destes impulsos abrirá canal direto com a própria Divindade.
Os Anjos se manifestam nos homens através dos pensamentos que se localizam no cérebro nas áreas de associação. Por “pensamento“, queremos dizer o exame à interpretação do enorme número de sinais que chegam ao cérebro e a decisão de qualquer ação a ser efetuada ou, às vezes, a decisão de não agir. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo, com as fibras nervosas cruzando-se no corpo caloso, no fundo do sulco que separa os dois hemisférios. Normalmente, os dois lados do cérebro devem trabalhar juntos e eles se comunicam entre si através do corpo caloso. Quando este é cortado e os dois hemisférios são mantidos separados podem ser observadas as diferenças entre eles. Na maioria das pessoas, o lado esquerdo do cérebro é responsável pelo pensamento “lógico”. Este é o raciocínio exato, detalhado e minucioso que necessitamos para discernir as atitudes corretas usando a inteligência. O cérebro “artístico” está situado no lado direito e  relaciona-se com o entendimento e a interpretação do mundo que nos cerca, examina as situações e problemas em geral e dá uma resposta ou solução imediata, movida pela emoção, bem diferente da maneira como funciona o lado esquerdo, seguindo uma série de passos cuidadosos e deliberados. Os Gênios aguardam que o cérebro que guarda o “Pensamento Lógico” acorde. Quando o livre arbítrio é conduzido de forma errônea é porque foi usado o “Pensamento Artístico”, ou seja, com a emoção e o instinto, dando abertura para o Gênio Contrário.

Rituais Angélicos I
Resultado de imagem para O PODER DE DECRETAR - A PRESENÇA DA DIVINA PROVIDÊNCIA - ORAÇÃO PARA MELHORIA DAS FINANÇAS

O homem é dotado de inteligência, sabedoria e fé e, após uma iniciação  estará capacitado, para ser um novo aprendiz, o qual poderá, gradativamente cumprir os rituais Angélicos. Desde a antiguidade, religiões como o Islamismo, Judaísmo, Xintoísmo, Induísmo, Budismo, Cristianismo, Africanismo, Wicca, etc. e, as diversas ciências esotéricas utilizam um Altar, para cumprir seus rituais.
Antes de confeccionar seu Altar individual, você deve ter consciência das finalidades de seu uso, pois o mesmo se tornará um objeto sagrado, o qual conectará, suas energias com a energia das divindades de sua fé. A primeira coisa é saber qual o propósito do seu altar, ele pode ser para:  paz, amor, família, abertura de caminhos, saúde, abundância, sabedoria, homenagem, proteção, etc.
 A forma geométrica deve ser ao seu gosto pessoal, bem como, o material para a confecção, mármore, madeira, etc. Os objetos para decoração devem ter uma finalidade específica como flores, imagens, frutas, quadros, pedras preciosas ou semi preciosas, de acordo com os símbolos dos quatro elementos da natureza, os quais deverão ser simbolizados nesse Altar:
Elemento Fogo
Velas, incensos, pedras vermelhas, óleos essenciais, flores vermelhas,  objetos triangulares, piramidais ou vermelhos.
Elemento Terra
Objetos de terra, argila, moedas, raízes, grãos, cerâmica, quadrados, retangulares nas cores amarelo ou terrosos.
Elemento Ar
Ouro, prata, cobre, pedras preciosas, pedras semi preciosas, objetos redondos, circular, oval, cores branca ou tons pastéis claros.
Elemento Água
Fontes, aquários, peixes, conchas, vasilhas com água, espelhos, vidros, taças, copos, objetos assimétricos, nas cores preto ou cores do mar profundo.

Este é meu Altar Angelical

sites premium

sites premium

Mandamentos angelicais
. Se queres que os Anjos se sintam bem contigo tens que fazer de teu mundo material um mundo angelical, ou seja, oportunizar o contato através de um ambiente de paz Os Anjos não se sentem bem com pensamentos, obras e palavras  negativas. Faz dos Anjos teus melhores amigos e fala com eles com toda tua sinceridade, pedindo orientação no que te aflige. Fica em silêncio que receberás orientação. 
. Para ter a energia de seu Anjo você deverá adquirir um cristal correspondente ao seu Anjo e batizá-lo com o nome do mesmo, ungindo-o com o aroma respectivo, bem como ascender seu incenso. Neste ato tem que ascender a vela, fazer a Invocação e a Oração do mesmo, respeitando seu horário e seu dia. 
. Tua oração deve ser em voz alta, pois tua voz além de possuir um grande poder é uma melodia vibrando no Cosmo e, consequentemente no Mundo Angelical. As orações são diversas: Pode ser aquele que lhe brota da alma, um Livro de Orações, ou em decretos através dos Mantras. Todas as formas têm a mesma finalidade, gerar caminhos construtivos. 
. Deus está dentro de ti, utiliza de forma verbal ou visual os nomes Angelicais e terás resposta recebendo o poder do Universo. A energia Divina te prepara para o contato e soluções. Toda vez que disser EU SOU, estarás afirmando que Deus está em ti. 
. Decrete em primeiro lugar para si as mudanças e, a seguir repita, para os que lhe são caros. Dessa forma os Anjos atenderão mais rapidamente seus objetivos. 
. Envia tuas orações na direção correta. Por mais afinidade que você tenha com um Anjo específico, para a necessidade que lhe aflige, nem sempre ele poderá responder, pois sua sintonia é em outra direção. Seus trabalhos são diferentes e suas energias são em frequências diferentes. Sempre que chamar um Anjo não esqueça que ele pertence a uma Categoria e você deve saudar em primeiro lugar o Arcanjo responsável pela ordem hierárquica. 
. Se você fizer um pedido definido os Anjos lhe responderão com definição e precisão. Dessa forma você será atendido e o Anjo se alegrará por ter contribuído para sua paz e felicidade.
. Procure usar a técnica da Meditação, pois dessa forma teu pensamento estará mais claro e definido e a própria luz visualizada contribuirá para a clareza de expressão. Tua concentração poderá ser usada também em nomes, objetos ou fotografia de quem necessita. 
. O atendimento às tuas petições dependerão de tua semeadura. Pois assim como os Anjos não interferem em teu Livre Arbítrio não podem interferir  no trabalho dos Senhores do Karma. Se não obtiver ajuda imediata, faça uma retrospectiva em seu passado, regue com o Amor Universal no presente e peça para ser perdoada e orientada para receber as graças no futuro.
. Os anjos podem se manifestar de diversas maneiras:  sonhos, meditações, orações, coincidências, por oportunidades não buscadas, por ajudas repentinas, etc. Para captar é necessária uma grande dedicação e atenção. Teus Anjos não te trarão riquezas materiais, te ensinaram o caminho para prosperar. Teus Anjos nunca te acompanharão na mentira, em lugares ilícitos, em fim, sempre estarás só se optares por caminhos escusos.
Para um contato exitoso aprende a perdoar aqueles que te tenham ofendido, dessa forma serás uma pessoa digna daqueles que ofendestes e, este gesto te conduzirá ao caminho da humildade, sabedoria, fé e, consequentemente, das Luzes Angelicais.
A partir deste momento você será capaz de fazer o Ritual da Ancoragem Angelical.

Rituais Angelicais II 
 Imagem relacionada

Ancoragem

Ancoragem significa uma ponte de conexão do Homem com os Anjos para estar com Deus.  Fazer uma ancoragem é realizar um ato de Magia Branca, que é o ato de solicitar através de uma invocação as Falanges Angelicais para beneficiar a si determinada pessoa. A magia, por ser um fenômeno natural, é regida pelas leis da física, química e quântica que regulam as relações entre energia e matéria. Através da Magia branca usamos a: Magia Verbal (palavra) através da oração, cânticos e mantras, salmos e essas palavras são construídas no Astral Superior por fonemas que evocam cada um deles uma determinada energia. 
Ao serem pronunciadas em conjunto como palavras realizam determinado feito e, se intensifica através da repetição das palavras, a Magia Mental, através do pensamento direcionado a graça a ser alcançada e a Magia Física, através das mãos: Nossa mão é regida pelo número cinco. É o número do guerreiro, do lutador e do viajante. Ela representa o homem sentado no meio dos quatro caminhos de uma encruzilhada. É o número da força e do poder.
Sobre nossas mãos concentram-se linhas e sinais variados, montes e rios, estradas e atalhos. A mão também se transforma, e aqueles que interferem em seu próprio destino possuem seus sinais mudados. 
A mão que macera tem uma energia mental que a comanda, pode ser energia positiva representando o diálogo entre duas almas, desejando a quem necessita de Axé votos de saúde, paz, vida e felicidade e pode ser a energia negativa, representando um caráter fraco dissimulador e perturbador, natureza desconfiada ou melancólica, repleta de insegurança ou mentira. Ervas maceradas com a "mão esquerda" estão ligadas muitas vezes à procura de poderes ocultos e à extroversão de energia psíquica sob forma de capacidades supranormais e com a "mão direita" está ligada à canalização de toda a energia para a elevação espiritual do ser humano.
Nossos Dedos:
O polegar - é o único que pode ficar de frente para os seus irmãos da mesma mão. O elemento fogo está associado com o dedo polegar. O fogo do dedo polegar nutre a energia dos outros dedos e absorve o excesso de energia. Ele assim, restaura e equilibra. Ele faz o trabalho de incinerador do lixo, com o poder do fogo para criar a ordem. O fogo depende do ar, pois morre sem o oxigênio. O mesmo acontece com a respiração de nossas células. Nosso metabolismo em nossas células individuais só podem funcionar, com uma quantidade adequada de oxigênio. Com o fogo e o ar podemos curar quase todos os males de nosso corpo.
Dedo indicador - O elemento ar representa a mente e o poder do pensamento. O pensamento é o iniciador do desejo e da ação. É o molde de nossos projetos com a terceira visão. Também nos dá um instinto fiel, aumenta a capacidade de reflexão e traz muita inspiração. Esta é uma energia que vai ao nosso mais profundo íntimo e de volta para o cosmo.
O dedo médio - Associado ao elemento do éter, este é o dedo do céu, o dedo mais longo de nossa mão. Quando erguemos nossas mãos aos céus, ele é o pico da montanha do nosso ser. Estude a sua mão, olhe-a com calma. As energias deste longo dedo irradiam ao mais longe infinito. Este dedo está relacionado aos nossos riscos. Sua qualidade está na alegria em tomarmos ações. Seu raio de ação vai desde os nossos atos terrenos, até ao mais longínquo cosmo e além. Aqui é a hora da entrega de nosso ego e preocupação com o eu, ao nosso EU Superior.
O dedo anular - Este dedo está associado ao elemento terra e ao nosso poder material. Ele nos da o poder de afirmação e posicionamento na vida. Paciência e harmonia, serenidade, pureza e esperança.  Este é o dedo da busca da vontade divina para a manifestação física.
O dedo mínimo - Associado ao elemento água. É o dedo da comunicação e do emocional, não só nutre e fortifica como preenche alegremente os relacionamentos. Este dedo está relacionado com a necessidade da alma em servir e cuidar do próximo.
Quando um dedo representando um dos elementos, um dos elementos de nosso corpo entra em contato com o polegar que representa o elemento fogo, aquele elemento relacionado ao dedo é levado à purificação e ao equilíbrio. Assim, o elemento equilibrado, traz a cura a várias doenças ou mesmo, curando o desequilíbrio antes que a doença se manifeste.
Polegar com indicador – representa nascimento – resultado conhecimento
Polegar com médio – representa a vida – resultado paciência e sabedoria
Polegar com anular –representa morte e transformação – resultado, vitalidade e energia
Polegar com mínimo – representa renascimento – resultado comunicação.
Olhar      
Alguns povos têm a crença que se a luz penetra pelos olhos levando ou transmitindo a imagem ao cérebro, o inverso também é possível. Do cérebro, através dos olhos, possível emitir uma espécie de Luz, e desta forma energia, para onde focamos. Sendo assim, se uma pessoa te olha, com atenção, está emanando-lhe energia. Mas a luz, nesse caso, vem agregada de outros componentes originados, por pensamentos e emoções, muitas vezes ruins. 
A força do olhar também pode ser analisada a partir do estudo da palavra “inveja” que nos remete ao termo em latim “invidia”, do verbo “invedere”, cujo significado é “ver intensamente”. A inveja está associada a ver com intensidade, o que popularmente gerou os termos “olho gordo”, “olho grande”, “mau olhado”, uma energia extremamente negativa que pode, na maioria das vezes não intencionalmente, ser emitida de uma pessoa para outra. 
O olhar pode ser instrumento de magia e, pelo seu efeito negativo, pode ser considerada também uma espécie de magia negra, poderosa e que pode até fazer muito mal a qualquer pessoa, principalmente se ela estiver desprotegida ou enfraquecida energeticamente ou espiritualmente. 
Mau olhado e inveja são alguns dos chamados elementais negativos criados por formas dos pensamentos que se alimentam de outras formas de pensamentos similares. Pela Lei da Ressonância, atraímos aquilo em que estamos vibrando, isto é, outras formas pensamentos similares. Assim, nossos corpos sutis e seus respectivos campos de emissão de energia, como esponjas, atraem outros elementais similares criando um círculo vicioso e um quadro obsessor. A inveja e o mau olhado são formas pensamentos chacras umbilical ou plexo solar, ou acoplado nas costas, na parte renal e umeral, vampiriza a energia vital. O Elemental de olho gordo penetra os campos energéticos do chacra cardíaco e frontal, pegando a nuca, mas pode se estender para todos os sete principais chacras, atacando todas as realizações pessoais. Estas estruturas psíquicas podem existir dentro de nós há várias encarnações.
Mas os efeitos do olhar não são apenas negativos. Existe também o olhar doce e amigo que repreende, incentiva, traz segurança e estimula. O olhar dos anjos, que nos protegem e dos mestres que nos guiam. Certas pessoas trazem “magia no olhar” e um brilho diferente e sedutor. Os olhos são as janelas da alma, por onde se pode sentir a pessoa e sua verdade.
Na verdade, os olhos são apenas os agentes, a interface, para a captura das imagens e a remessa das mesmas para o cérebro onde então são tratadas, analisadas, depuradas e interpretadas segundo nossas crenças e valores. Mas, existe todo um “mundo invisível” que não conseguimos perceber com o olhar da face. É preciso se abrir para outras percepções.
A Ancoragem é uma ciência divina, uma alquimia que inicia seu processo na mente e  a mente necessita estar organizada para não ocorrer a distração. Seu coração deverá transbordar de Amor Universal, sempre pedindo de forma positiva, humilde e não esqueça que os Anjos não entendem palavras e sim as vibrações dos corpos sutis. Antes de cumprir o Ritual faça sua higiene física com um banho de limpeza e evite discussões.
Faça sua primeira Ancoragem com velas brancas. Veja a hora e o dia de seu Anjo. Acenda uma vela branca, seu incenso, faça sua Invocação e sua Oração e repita por mais sete dias seguidos, na mesma hora. Cuidado com o lugar de compra das velas elas não podem ser recicladas. Nos meus rituais uso parafina em pó, coloco a cor, o aroma e o pavio A partir do 7º dia fique de vigília, aguardando respostas de seu Anjo  através de transformações em seus pensamentos, palavras e obras. Recomece o Ritual de Ancoragem onde serão feitos os pedidos somente para você, com as velas coloridas:
A sequência em que as velas deverão ser acessas é esta:
1º dia: Vela Azul: Simboliza a limpeza espiritual, a força, o poder, a fé, dinheiro, negócios, trabalho. 
2º dia: Vela Amarela: Aguça a inteligência, simboliza troca, mudanças,  justiça e sabedoria.
3º dia: Vela Rosa: Para fortificar os relacionamentos afetivos e ativar a chama interior de sua alma gêmea. É a cor mais perfeita. Utilize-a sempre que necessitar emanar bons fluidos para alguém.
4º dia: Vela Branca: Para a harmonia, paz, equilíbrio, a ascensão. Afasta o gênio contrário.
5º dia: Vela Verde: Para a saúde física, abundância e estimula a verdade e a calma.
6º dia: Vela Vermelha: Dinamismo, força e coragem. Deve ser usada também numa situação de emergência7º dia: Vela Violeta: Representa a transmutação  (transforma o negativo em positivo), liberdade, a espiritualidade.
Aguarde mais sete dias em repouso e posteriormente, pode iniciar seus rituais, pois após este Ritual seu Anjo estará ancorado em sua casa. Acenda um incenso e reze toda sua casa entrando em peça dizendo: “Esta peça tem quatro cantos, quatro Santos, quatro Anjos, quatro poderes de defesa em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém”. Após fique em frente de sua porta central (a mais usada para a entrada das pessoas) e plasme (risque) no ar, com seu dedo anular o símbolo de seu Anjo.
Caso você esqueça de fazer o pedido em um dos dias, a magia deve ser recomeçada após sete dias. Esta ancoragem tem duração de 72 dias  podem repetir quando desejar. No quarto dia do trabalho podem aparecer alguns problemas, não se assuste é seu Anjo desobstruindo seu caminho. Este símbolo representa uma Mandala Angelical.

 sites premium

No lugar onde está escrito NOME, será escrito o seu nome, data e hora do nascimento. .Abaixo o nome de seu Anjo e no centro da Mandala o nome do seu  Arcanjo regente. Coloque o papel que você desenhou a mandala dentro do prato. Corte o papel antes de modo que ele caiba inteiro dentro do prato, que não sobre para fora. No centro da mandala, você irá colocar a vela.
Antes de acender a vela você deverá ungi-la. Pegue a essência aromática do Anjo e passe um pouco no dedo polegar o no médio. Segure a vela de modo inclinado em frente o seu coração (chakra cardíaco), com o pavio virado para fora. Se você quer receber um benefício com os dois dedos untados faça a unção do pavio para o fundo da vela, três vezes, dizendo: "Deus Onipotente, abençoa meu desejo e realiza-o”. Quando for para "tirar" alguma coisa de você, faça ao contrário, passe azeite do fundo para o pavio. Depois disso, pegue a vela entre as mãos e esfregue-a com energia, sempre mentalizando seu desejo. Feito isso, acenda a vela e o incenso somente com fósforo, Os incensos não devem serem assoprados.
Coloque-a no centro da mandala, e diga "Amém" por três vezes e deixe-a queimar até o fim. Os resíduos das abençoa meu desejo e realiza-o”. Quando for para "tirar" alguma coisa de você, faça ao contrário, passe azeite do fundo para o pavio. Depois disso, pegue a vela entre as mãos e esfregue-a com energia, sempre mentalizando seu desejo. Feito isso, acenda a vela e o incenso somente com fósforo, Os incensos não devem serem assoprados. e no lixo se for para afastar. O papel onde foi riscada a mandala também deverá ser queimado e assoprado ao vento pelo lado de fora da entrada de sua casa. Sempre haverá na vida de um Mago as emergências e quando ocorrer você poderá fazer uma Ancoragem de Socorro, que é feita de hora em hora até completar sete horas cheias, chamando o Anjo. Existem três tipos de preces Angelicais: invocação, convocação e exortação.
A invocação é um pedido direcionado a um Anjo em especial. Numa invocação se chama o Anjo, colocando em movimento sua energia e se pede sua colaboração. A convocação é um chamado para que um Anjo venha se reunir com quem faz a prece, no tempo e lugar em que sua ação se faz necessária. Através da convocação, passa-se certa urgência e essa prece pode ser comparada com a convocatória para uma reunião exortação é outra prece que pode ser feita para os Anjos. Ela tem o objetivo de estimular, induzir e ativar a imediata ação angelical. Pode-se comparar a exortação a um pedido de socorro. Uma exortação é feita em situações graves e sempre é eficiente para anular a presença de seres sem luz.

Rituais Angélicos III...

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Os dois Lobos - A QUEM VOCÊ ALIMENTA??

Os dois Lobos - A QUEM VOCÊ ALIMENTA??

Resultado de imagem para Os dois Lobos - A QUEM VOCÊ ALIMENTA??

Uma noite, um velho índio contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas.
Ele disse: ‘A batalha é entre dois ‘lobos’ que vivem dentro de todos nós’.
Um é Mau. 
É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.
...
O outro é Bom. 
É alegria, fraternidade, Paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:- 
Qual lobo vence?

O velho índio respondeu:- Aquele que você alimenta!

SAÚDE E EQUILÍBRIO - COMBATENDO A DEPRESSÃO - A DEPRESSÃO e a falta de energia - vitaminas

A DEPRESSÃO e a falta de energia - vitaminas 


Imagem relacionada
 
Nem tudo é coisa da sua cabeça! Mas a maior parte (do cansaço) pode resultar de sentimentos de melancolia, desânimo, tristeza e depressão.
Pode esgotar suas reservas energéticas. A depressão pode perturbar sua rotina, causando problemas de sono, fadiga do corpo e da mente, diminuição da capacidade de concentração, alterações de apetite e muitos outros sintomas.
A Depressão É a Causa do Seu Cansaço?
 
Todos ficam desanimados às vezes. Na verdade, sentimentos transitórios de tristeza e desânimo são perfeitamente normais, especialmente durante épocas particularmente difíceis. Mas se você não conseguir “sair dessa” ou superar esses sentimentos em duas semanas, talvez o seu caso seja um caso triste de depressão. Além dos sintomas de fadiga, você pode ter sentimentos de tristeza, desalento, desesperança e irritabilidade.
 
VOCÊ ESTÁ DEPRIMIDO?
 
A lista a seguir, elaborada pela Associação Norte-Americana de Psiquiatria, pode ajudá-lo a avaliar se o seu caso é de depressão grave:
• Mudança notável de apetite, com perda ou ganho significativo de peso, sem dieta.
 
• Mudança notável dos padrões de sono, por exemplo, sono intermitente, incapacidade de dormir ou excesso de sono.
• Perda de interesse e prazer nas atividades antes apreciadas.
• Perda de energia, fadiga persistente.
• Sensação de inutilidade.
• Sentimentos persistentes de desesperança.
• Sentimento impróprio de culpa.
• Incapacidade de concentração ou raciocínio, indecisão.
• Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, desejo de morrer ou tentativa de suicídio.
• Perturbações de raciocínio, um sintoma desenvolvido por algumas pessoas severamente deprimidas.

Você Não É o Único.
 Imagem relacionada


Anualmente, pelo menos dez milhões de pessoas sofrem de depressão clínica frequentemente durante seus anos mais produtivos. Com os novos conhecimentos de cura nutricional, você não precisa se sentir deprimido ou fatigado. Há esperança e solução para este problema.
 
SUAS EMOÇÕES E NUTRIÇÃO: CAUSA E CURA PARA A DEPRESSÃO
 
O descontrole das emoções perturba a química cerebral, afetando os sinais químicos entre as terminações nervosas do cérebro. Esses neurotransmissores são influenciados por suas ondas cerebrais. O processo de transmissão é assistido por eletrólitos, neuro-hormônios, aminas biogênicas, norepinefrina, serotonina, dopamina e acetilcolina, juntamente com muitos outros transmissores.
 
Algumas pessoas deprimidas mostram um excesso de um ou mais desses neurotransmissores, enquanto outras mostram uma deficiência. Uma quantidade excessiva ou insuficiente pode causar variações de humor do tipo fadiga-depressão. Por exemplo, os eletrólitos — minerais orgânicos como sódio, magnésio, cálcio e potássio — participam diretamente da neurotransmissão; portanto, desequilíbrios ou problemas nutricionais nos eletrólitos foram correlacionados a determinados tipos de depressão.
 
Quando você está sujeito a situações de estresse ou pensamentos negativos, perturbado pelo “desânimo” ou se sentindo aborrecido, sozinho ou cansado, suas ondas cerebrais causam distúrbios na neurotransmissão e você fica vulnerável a variações de humor.
 
MELHORE O MAU HUMOR COM NUTRIÇÃO
 
Em algumas situações, as deficiências nutricionais podem resultar em distúrbios da química cerebral e subsequente depressão provocada pela fadiga. E possível se sentir “deprimido hoje” e “animado amanhã” com o uso da nutrição? Bastante possível, pois você estará alimentando seu cérebro com os nutrientes necessários para ajudá-lo a corrigir os desequilíbrios responsáveis pelo pensamento negativo.
 
O Dr. Brian L. G. Morgan do Instituto de Nutrição Humana da Columbia University, na cidade de Nova York, afirma: “Há duas explicações bastante populares para o sentimento de tristeza, desejo de isolamento ou letargia, característico da depressão. Ambas têm a ver com os níveis de neurotransmissores ou mensageiros químicos no cérebro.”
 
“Uma teoria atribui a depressão a níveis reduzidos de um desses mensageiros, chamado serotonina, e a outra a níveis reduzidos de outro mensageiro, chamado norepinefrina.”
 
“Deficiências das vitaminas B1, B6, C e A, bem como de ácido fólico, niacina, cobre, magnésio e ferro, podem causar depressão, afetando o metabolismo de serotonina e norepinefrina.”
 
“E possível aumentar os níveis cerebrais de norepinefrina através da ingestão de suplementos de tirosina e fenilalanina, que são convertidas em norepinefrina no cérebro. O mesmo ocorre com o triptofano, que gera serotonina, e é possível elevar os níveis cerebrais de serotonina ingerindo quantidades suficientes de triptofano.”
 
“Tanto a tirosina quanto o triptofano mostraram resultados impressionantes no tratamento da depressão unipolar, que causa variações de humor—do humor normal e bem ajustado a um período de desânimo, tristeza e letargia. Entretanto, essas substâncias não têm valor no tratamento da depressão bipolar, na qual as variações de humor vão da euforia irracional à depressão total.”
 
SEIS ETAPAS NUTRICIONAIS PARA TRATAMENTO DA DEPRESSÃO CAUSADORA DE FADIGA
 
O Dr. Morgan oferece as seguintes sugestões:
 
1. Sua alimentação deve fornecer quantidades adequadas de cálcio e proteínas.
2. Fique atento a deficiências de vitaminas Bi, B6, C e A; ácido fólico; niacina; cobre; magnésio e ferro.
 
3. Se você tem uma queda especial por carboidratos, adote uma dieta. rica em carboidratos suplementada com 500 a 1.000 miligramas de L-triptofano tomados três vezes ao dia com suco.
 
4. Se você se sente letárgico e deprimido e não liga muito para carboidratos, tome 1 grama (1.000 miligramas) de tirosina três vezes ao dia às refeições.
 
5. Se você está tomando inibidores da monoamina-oxidase (inibidores da MAO), certifique-se de fazer uma alimentação restrita em tiamina. Evite, por exemplo, queijo curado, nozes, banana, cerveja, chocolate e laticínios em cultura.
 
6. Se está tomando antidepressivos, controle muito bem seu peso.
 
O Dr. Morgan oferece um programa nutricional resumido: ‘Por uma questão de segurança, qualquer pessoa que sofra de depressão deve tomar uma vez ao dia um suplemento vitamínico contendo as doses recomendadas de vitaminas e minerais. Frequentemente, a causa do problema são as vitaminas do complexo B e a ingestão de um suplemento uma vez ao dia corrigirá qualquer deficiência de vitaminas do complexo B.”
 
A VITAMINA QUE REDUZ A DEPRESSÃO E PROMOVE ENERGIA
Em muitas situações, uma vitamina ajuda a melhorar a depressão e atua como um energético emocional rápido. Em especial, a vitamina B6, ou piridoxina, é reconhecida como detentora desses poderes, segundo Alan Gaby, M.D., que pratica medicina familiar com ênfase nutricional em Baltimore, Maryland, e é autor de B6, The Natural Healer. 
 
Ele afirma:
 
“O metabolismo cerebral é extremamente complexo. Muitas moléculas diferentes encontradas no cérebro afetam sabidamente o humor e o comportamento, e suas interações são complicadas e mal compreendidas.
 
 O metabolismo cerebral pode apresentar um número incontável de problemas, qualquer um deles pode provocar depressão. Algumas dessas anormalidades e a depressão produzida por elas podem ser corrigidas pela vitamina B6.”
 
O Dr. Gaby observa que uma deficiência de moléculas de neurotransmissores pode causar depressão. Esses neurotransmissores (serotonina e norepinefrina, por exemplo) afetam o humor, o comportamento e o raciocínio.
 
 “Uma deficiência pode ocorrer de várias formas diferentes: o cérebro pode não estar fabricando quantidades adequadas dessas moléculas; as enzimas que desmembram os neurotransmissores podem estar hiperativas ou o neurônio na extremidade receptora pode ter perdido a capacidade de responder à mensagem química. Isso pode trazer problemas de fadiga causada pela depressão.
 
A Vitamina Ajuda a Melhorar o Humor
 
O Dr. Gaby acredita que a vitamina B6 ajuda a melhorar o equilíbrio dos neurotransmissores e, portanto, “melhorar o humor”, ajudando a aumentar a energia.
 
O Dr. Gaby explica que é mais racional tratar os pacientes deprimidos através dos próprios neurotransmissores. Em alguns casos, “o triptofano e a tirosina realmente têm atividade antidepressora. 
 
Em alguns casos, o triptofano funcionou tão bem quanto o antidepressivo tricíclico imipramina. Em alguns poucos casos, descobriu-se que a tirosina pode ser eficaz mesmo depois que as drogas padrão falharam”.
 
As boas novas são: “A vitamina B6 é o co-fator para as enzimas que convertem o triptofano em serotonina e a tirosina em norepinefrina. Presumivelmente, uma deficiência de B6 poderia levar à depressão, prejudicando a produção de aminas cerebrais a partir de seus precursores. Como prova do que digo, os suplementos de vitamina B6 poderiam afetar favoravelmente alguns casos de depressão, elevando os níveis desses neurotransmissores.”
 
“Existe uma boa documentação de que altas doses de B6 não só elevam os níveissanguíneosde serotonina em crianças hiperativas, como também, em alguns casos, eliminam seus sintomas.”
 
VOCÊ PRECISA DE MAIS FERRO?
 
Casos graves de anemia ferropriva podem provocar cansaço crônico, depressão e sentimentos de indiferença e letargia. Até mesmo uma anemia branda poderia provocar cansaço. Este é um problema das mulheres em idade reprodutiva, mas a condição também é observada em mulheres mais velhas. Peça ao seu médico um teste de hemoglobina e verifique a necessidade do aumento da ingestão de ferro.
 
ENERGIZE-SE, ACABE COM A DEPRESSÃO COM CARBOIDRATOS
Judith Wurtman, Ph.D., pesquisadora de nutrição no Massachusetts Institute of Technology, acredita que uma alimentação rica em carboidratos complexos aumenta os níveis de serotonina, ajudando a aumentar a energia e acabar com a depressão.
 
Atenção para a Combinação Correta
 
Se você sempre consome carboidratos complexos — arroz, pão e cereais — junto com proteínas, talvez não consiga aumentar sua energia. A Dra. Wurtman especula: “Isso ocorre porque os aminoácidos das proteínas impedem a chegada do triptofano ao cérebro. E o triptofano é essencial para produção de serotonina, a substância química cerebral que mantém a estabilidade do nosso humor.”
 
A Dra. Wurtman acredita que, quando consumidos isoladamente, os carboidratos complexos aumentam a produção de serotonina no cérebro, ajudando-o a desfrutar de uma energização e acabando com a depressão e a fadiga.
 
O Plano Energético da Doutora Wurtman
A Dra. Wurtman recomenda o consumo diário de pelo menos uma refeição rica em carboidratos complexos, com pouca ou nenhuma proteína. Arroz integral, batata e massa pura são boas opções.
 
COMO OS ALIMENTOS DO  DIA-A-DIA PODEM ACABAR COM
 A DEPRESSÃO... E AUMENTAR A ENERGIA
 
James F. Balch, M.D., de Greenfield, Indiana, e autor de Prescription for Nutritional Healing, concorda que a depressão começa com um distúrbio na parte do cérebro que governa o humor... 
 
Descobriu-se que os alimentos influenciam muito o comportamento cerebral. 
 
Ele oferece os seguintes remédios que utilizam alimentos consumidos no dia-adia (e também evitam alguns deles) para ajudar a acabar com a depressão e aumentar a energia:
 
Evite alimentos ricos em gorduras saturadas; o consumo de carne de porco ou frituras, como hambúrgueres ou batatas fritas, provoca preguiça, lentidão de raciocínio e fadiga.
 
 Perigo: “As gorduras inibem a síntese de neurotransmissores pelo cérebro, aumentando a aderência das células do sangue e fazendo com que se aglomerem, resultando em má circulação, especialmente no cérebro.”
Uma dieta de vegetais crus, com soja e seus subprodutos, é importante. As dietas muito pobres em carboidratos complexos podem causar depleção de serotonina e depressão.
 
A tirosina também é necessária para o funcionamento do cérebro. Este aminoácido pode ser benéfico para pessoas sujeitas a estresse intenso e prolongado. Portanto, o estresse incontrolável pode ser evitado ou revertido pela obtenção desse aminoácido essencial através da dieta.
 
4. O cromo (mineral-traço) ajuda a mobilizar as gorduras para obtenção de energia. Recomenda-se aproximadamente 300 microgramas diários.
 
5. A vitamina B6 (piridoxina) é necessária para o funcionamento normal do cérebro. São recomendados cerca de 50 miligramas, três
vezes ao dia.
 
6. A vitamina C, combinada à rutina,  estimula a função imunológica, ajuda a aumentar a energia e abrandar e eliminar a depressão.
 
7. a Vitamina B5 (ácido pantotênico) é uma vitamina “antisestresse” que pode ajudar na depressão. Carlson Wade  

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.