segunda-feira, 19 de junho de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - 7 situações que causam tremor nas mãos e no corpo

7 situações que causam tremor nas mãos e no corpo


Resultado de imagem para 7 situações que causam tremor nas mãos e no corpo

A principal causa de tremor no corpo é o frio, situação que faz com que os músculos se contraiam para aquecer o corpo, entretanto, existem outras diversas causas de tremedeiras, que podem ser fisiológicas do corpo, mas que podem ser pioradas devido a momentos de ansiedade, consumo de substâncias estimulantes, ou que podem ser provocadas por doenças neurológicas e musculares, sendo que as principais são a doença de Parkinson, o tremor essencial e o tremor fisiológico exacerbado.
Os principais locais do corpo afetados pelo tremor são os braços ou pernas, a cabeça, o queixo e a face, e podem ser tremores de tipos variados, como em repouso ou em movimento, unilateral ou bilateral, e podendo ou não estar relacionado a outros sintomas como desequilíbrio, lentidão e rigidez dos músculos. 
7 situações que causam tremor nas mãos e no corpo
Assim, as principais causas de tremor incluem:

1. Crise de ansiedade

Quando se está ansioso, estressado ou com medo, o sistema nervoso é ativado para que o corpo esteja mais alerta para reagir a qualquer situação perigosa. Assim, é liberada na corrente sanguínea uma grande quantidade de hormônios estimulantes, como a adrenalina, que provocam efeitos como tremor nas mãos ou em todo o corpo, além de suor, dilatação das pupilas, aumento dos batimentos cardíacos e aumento da pressão arterial.
  • Como tratar: para diminuir os tremores e outras reações derivadas da ansiedade, é necessário se acalmar, o que pode ser feito com respirações profundas, uma meditação ou se afastando da situação estressante. Caso isso não seja possível, ou a reação seja muito intensa, é possível fazer uso de medicamentos ansiolíticos, prescritos pelo médico, como o Clonazepam, ou fitoterápicos, à base de valeriana ou camomila, por exemplo.

2. Diminuição do açúcar no sangue

Pessoas que passam muito tempo sem comer, sobretudo as diabéticas, podem desenvolver um episódio hipoglicemia, em que há queda acentuada da glicose no sangue. Como resposta a essa situação, o cérebro libera hormônios estimulantes, para que as células do corpo consigam reagir mesmo na falta de combustível, o que provoca o tremor.
  • Como tratar: é necessário comer ou beber algum alimento ou bebida açucarada e de fácil digestão, como um suco de laranja ou um doce, por exemplo. Entretanto, as hipoglicemias devem ser evitadas, e para isto, é necessário não ficar mais de 3 horas sem comer, além de evitar alimentos ricos em carboidratos com digestão muito rápida nas refeições, preferindo alimentos com baixo índice glicêmico.

3. Consumo excessivo de bebidas energéticas

O consumo de sustâncias estimulantes, como a cafeína presente em chás e cafés, ou bebidas energéticas que contêm taurina, glucoronolactona ou teobromina, por exemplo, também ativa o sistema nervoso e estimula o corpo, pois imita a ação da adrenalina e provoca diversas reações, como o tremor.
  • Como tratar: deve-se diminuir o consumo dessas substâncias no dia-a-dia, pois, além do tremor, podem induzir ao aumento da pressão arterial e acelerar os batimentos cardíacos, devendo-se optar por alternativas naturais para aumentar a energia e diminuir o sono.
7 situações que causam tremor nas mãos e no corpo

4. Uso de antidepressivos e outros remédios

Alguns medicamentos podem causar tremor de várias formas diferentes, sendo que o mais comum é que causem estímulo do sistema nervoso, como acontece com alguns antidepressivos, anticonvulsivantes ou broncodilatadores para a asma, por exemplo.
Já outros tipos de medicamento, como o haloperidol e risperidona, por exemplo, podem causar o tremor ao intoxicar regiões do cérebro responsáveis pelos movimentos, e induzem uma condição semelhante ao Parkinson, sendo por isso é chamada de Parkinsonismo, com tremor, rigidez dos músculos e desequilíbrio. 
  • Como tratar: quando um remédio causa tremor, é necessário informar o médico para avaliar a possibilidade de mudança do medicamento usado.

Doenças que podem causar tremor

Quando os tremores não são provocados por nenhuma das situações anteriores, podem ser sinal de doença neurológica. Nesses casos, as doenças mais comuns são:

1. Tremor fisiológico exacerbado

O tremor fisiológico está presente em todas as pessoas, mas costuma ser imperceptível, entretanto, algumas pessoas podem ter esta situação de forma exagerada, o que faz com que haja tremedeiras durante a realização de movimentos, como escrever, costurar ou comer.
Pode haver piora dos sintomas em situações de ansiedade, cansaço, uso de algumas substâncias, como café ou bebidas alcoólicas, por exemplo.
  • Como tratar: caso não seja muito incômodo, este tremor não precisa ser tratado e não causa riscos à saúde, mas em casos mais graves, os sintomas podem ser controlados com o uso de um medicamento beta-bloqueador, como o Propranolol. O tratamento fará mais efeito se forem observadas e tratadas as causas que desencadeiam o tremor exacerbado, como uso de remédios ou ansiedade.

2. Tremor essencial

Este tipo de tremor também é muito comum, principalmente nos braços e mãos, mas também pode ocorrer na face, voz, língua e pernas, e acontece durante a realização de algum movimento ou ao permanecer em uma posição, como ao segurar um objeto, por exemplo.
Sabe-se que o tremor essencial está relacionado à genética, mas a sua causa ainda não foi totalmente esclarecida, e pode acontecer em pessoas de qualquer idade, sendo mais comum em idosos. Os sintomas também podem piorar em situações de estresse, ansiedade e uso de algumas substâncias estimulantes, como bebidas com álcool.
  • Como tratar: os casos mais leves não precisam de tratamento, mas se houver interferência nas atividades cotidianas, como comer e escrever, deve ser tratada com o uso de remédios como o Propranolol e a Primidona, prescritos pelo neurologista. Já em casos muito graves ou que não melhoram com remédios, existem procedimentos como a aplicação de toxina botulínica ou instalação de estimuladores cerebrais, que podem ajudar a controlar os sintomas.

3. Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição degenerativa do cérebro, caracterizada por provocar tremor em repouso, que melhora com a realização de movimento, mas que é acompanhada de rigidez dos músculos, lentificação dos movimentos e desequilíbrio. Sua causa, apesar de não estar totalmente conhecida, é devido a um desgaste de regiões do cérebro responsáveis pela produção de dopamina, um importante neurotransmissor cerebral.
  • Como tratar: o principal medicamento utilizado é a Levodopa, que ajuda a repor a quantidade da dopamina cerebral, mas outros remédios que também são utilizados para melhorar os sintomas são Biperideno, Amantadina, Seleginina, Bromocriptina e Pramipexol. Também é importante a realização de fisioterapia e terapia ocupacional para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida destas pessoas.
7 situações que causam tremor nas mãos e no corpo

Outras doenças

Existem doenças que estimulam o sistema nervoso, e também podem desencadear momentos de tremor, como o hipertireoidismo, síndrome das pernas inquietas ou intoxicações por metais pesados, como chumbo e alumínio, por exemplo.
Também há outras doenças mais raras, que causam tremor ou outras alterações do movimento, em alguns casos podendo confundir com o Parkinson, e alguns exemplos são doenças cerebrais, como Doença de Lewy, sequelas de AVC, doença de Wilson, síndrome da múltipla disfunção dos órgãos ou, até, alterações psicológicas como ansiedade generalizada.

Como diagnosticar a causa do tremor

O tremor deve preocupar, sendo necessário ir ao médico, quando é intenso a ponto de atrapalhar as atividades do dia-a-dia e quando apresenta piora progressiva, se tornando persistente. 
Nesse caso, é importante agendar uma consulta com o clínico geral ou neurologista, para avaliação dos sintomas, exame físico e, se necessário, exames de sangue ou de tomografia computadorizada do cérebro, para determinar a causa do tremor.

O PODER DA ORAÇÃO - Ó ESPÍRITO ENSINA-NOS CURAR

 Ó ESPÍRITO ENSINA-NOS CURAR 

Imagem relacionada

Prece 

Ó Espírito: ensina-nos a curar o corpo, revitalizando-o com a Tua Energia Cósmica; a curar a mente com concentração e alegria; a curar a doença da ignorância da alma com o bálsamo divino da meditação em Ti. 
 
O Oceano do Espírito transformou-se na pequena bolha da minha alma. 
Seja flutuando no nascimento ou desaparecendo na morte,  a pequena bolha da minha alma não pode morrer no oceano da percepção cósmica. 
 
Eu sou uma consciência indestrutível e protegida no seio imortal do Espírito.  Enquanto   estivermos   imersos   na   consciência   do   corpo   seremos   como estranhos em um país desconhecido. 

Nossa terra natal é a onipresença. Palavras   saturadas   de   sinceridade,   convicção,   intuição   e   fé   são   como bombas   vibratórias,   altamente   explosivas,   que,   quando   acionadas,  fragmentam as rochas das dificuldades e propiciam a desejada mudança. 

Amado Pai: quaisquer que sejam as provações que eu tenha que enfrentar ,  sei que representam o próximo degrau no meu desenvolvimento. 
 
 Aceitarei de  bom grado todos os testes, porque sei que tenho dentro de mim a inteligência para entender e a capacidade para vencer.  
 
 
Yogananda

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Labirintite – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura - Conhecendo um pouco mais....

Labirintite


labirintite é uma doença que pode comprometer o equilíbrio e a audição por afetar o labirinto, estrutura do ouvido interno responsável pela audição. 
A labirintite é distúrbio bastante incômodo e que pode ser perigoso para a pessoa, dependendo do lugar que ela estiver, por mexer com seu senso de equilíbrio. Tal distúrbio de equilíbrio acontece devido a uma inflamação no trato respiratório superior que causa um dos piores sintomas, a tontura.

Labirintite

Causas da Labirintite

A labirintite é causada por uma infecção viral ou bacteriana, mas pode ocorrer devido a uma alergia, reação a medicamentos, lesão na cabeça e transtorno na circulação sanguínea que afeta o ouvido ou cérebro. A labirintite pode ser causada por envelhecimento, doenças, problemas cerebrais e lesões no sistema visual. Para diagnosticar a labirintite é preciso realizar exames otoneurológicos completos e avaliação clínica. 

Sintomas da Labirintite

Os principais sintomas da labirintite são a vertigem, o desequilíbrio e em algumas vezes, movimentação involuntária nos olhos. Outro sinal bastante comum é a perda de audição no ouvido infectado, além de náusea, sensação de mal estar devido à falta de equilíbrio, já que o cérebro recebe com falhas o sinal de equilíbrio do ouvido. A labirintite viral pode causar perda de audição em alguns casos raros. A ansiedade é uma reação comum da labirintite e pode produzir tremores, palpitações, ataques de pânico e depressão. 

Tratamento da Labirintite

Alguns cuidados que melhoram a qualidade de vida do paciente que sofre de vertigens


As pessoas que tem esta doença não devem ficar mais de três horas, durante o dia sem ingerir algum tipo de alimento. Deve evitar o uso do açúcar refinado, mascavado ou mel. Use somente adoçantes dietéticos, se necessário. Aumente a ingestão de água, beba de 4 a 6 copos de água por dia. É bom evitar chocolates, chás ou café. É também necessário evitar sumos indústrias, pois os corantes e os conservantes não fazem bem as pessoas que sofrem de vertigens. É aconselhável, tornar os legumes e verduras parte integral da sua alimentação. De evitar bebidas alcoólicas, repouso excessivo e evite travesseiros altos. Caminhe pelo menos trinta minutos por dia. E assim terá uma vida mais saudável.

 

Exercício capazes de curar labirintite:
Andar em linha reta s/olhar para os lados ou para baixo para frente e p/tras; andar em linha reta,parar, dar uma rodadinha e continuar andar reto ,este exercício deve ser feito em casa 2x por dia

-Fazer massagens com óleo de menta. Você antes da massagem vai envolvendo a nuca, a região frontal,ombros e articulações com toalha embebida na água bem quente só depois massageia com o óleo.

-Tente não ficar muito preocupada,(o) porque há casos em que a preocupações e situações de tensão ocasionam as crises.

Receitas de remédios caseiros contra labirintite:

-Chá s muito bons pra acabar com os sintomas desta doença.

1 Colher de (chà) de erva doce

1 Colher de (chá) de alecrim

3 Cravos da Índia

Faça o chá normalmente com se faz qualquer outro.

Chá de Ginkgo Biloba O ginkgo biloba contém glicosídeos flavonóides entre outras substâncias que possuem ação vasodilatadora. É eficaz contra a labirintite.

Partes utilizadas: folhas e pó (extrato seco).

Modo de usar: chá por infusão – 30g em meio litro de água. Tomar 3 xícaras ao dia. Cápsulas – depende da concentração: 40mg, tomar 2 cápsulas ao dia, ou extrato seco das folhas – 5 cápsulas ao dia.

Mas muito cuidado com esse chá é a erva mais eficaz para labirintite, mas deve ser usada com critério e a dosagem especifica, após analise dos medicamentos em uso pelo paciente por exemplo não pode ser usado Juntamente com ácido acetil salicilico.

VINAGRE DE MAÇA:

Colocar em uma vasilha de plástico ou louça.

1 kg. de maça picada com casca.

5 litros de água e

2 xícaras de acucar.

Tampar com um pano. Quando acabar de fermentar, o que leva de 15 a 20 dias, passado este tempo o vinagre está pronto. Coar e colocar em vidros limpos e esterelizados não fechar demais, para não estourar.

MODO DE TOMAR: 1 colher de sopa de vinagre de maça, misturado com uma colher de chá de mel.

Tomar 3 vezes ao dia. Em casos graves, de 6 a 8 vezes ao dia.

- Furar duas favas de Napoleão e passar por um barbante ou cordão de prata, usando sempre no pescoso até ficar curado.

*O paciente que tem labirintite necessita de grande atenção, pois existe uma insegurança muito grande, ansiedade e depressão que costuma associar-se a medo de cair ou medo de sair sozinha, gerando um grande impacto na qualidade de vida do paciente.

TRATAMENTO CONVENCIONAL

O tratamento para labirintite é feito com medicamentos como o diazepam, mas o tratamento a longo prazo não é recomendado pois esse medicamento causa dependência. Por causa disso, se o tratamento for de longo prazo, a solução é utilizar outros medicamentos prescritos pelo seu médico, como medicamentos naturais feitos em farmácias de manipulação. Como o próprio nome sugere, a labirintite é uma inflamação nos labirintos, que se localizam no sistema vestibular do ouvido interno. Normalmente, uma pessoa com sintomas labirintite demora de 1 a 6 semanas para se recuperar, mas os sintomas (tontura e desequilíbrio) podem perdurar por vários anos.

Cura da labirintite

O que dificulta a cura da labirintite são as consequências da doença que podem desencadear outras como diabete, colesterol alto, pressão arterial, variações de hormônio, tireóide, problemas na coluna e cardio-vasculares. Com o tratamento adequado, os sintomas reduzem gradativamente e em determinado estágio, a doença chega a ser até mesmo curada.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - A energia do ponto hara

A energia do ponto hara

Resultado de imagem para MASSAGEANDO A BARRIGA

Nas tradições do Oriente, a região onde fica o chamado ponto hara - entre três e quatro dedos abaixo do umbigo - representa o centro de gravidade do corpo e também um reservatório de vitalidade, vigor e criatividade. Desenvolver a consciência dessa parte do corpo, ativá-la e harmonizá-la nos ajuda a ficar centrados e a encontrar o equilíbrio para viver de maneira mais positiva.

Concentrar a atenção nesse ponto nos coloca no eixo e proporciona estabilidade física e emocional, permitindo a “unidade do homem consigo mesmo”. Esse poder estabilizador faz da ligação com o hara um dos pilares fundamentais na meditação e nas artes marciais orientais, como tai chi chuan e aikido, por exemplo, em que são necessários concentração e autocontrole.

CENTRO DO PRAZER

 Resultado de imagem para CENTRO DO PRAZER

Os chineses chamam a região do hara, o ventre, de tan tien. Os indianos acreditam que nesse local fica o swadhisthana, o segundo chakra, um dos sete principais centros energéticos do corpo, segundo a medicina ayurvédica. Esse centro é onde se acumula não só força vital mas também a alegria de viver e o prazer sexual.

Além de ficar próximo ao útero e aos ovários, na mulher, e às vesículas seminais, no homem, ele também se relaciona com a libido, pois, segundo a tradição hindu, o segundo chakra rege a sexualidade. Ao ativar o hara, acumula-se e organiza-se a energia vital, o que pode contribuir para melhorar o desempenho sexual.

No Japão, o hara também está relacionado ao senso de honra e dignidade. Antigamente, quando se sentiam desonrados, os japoneses cometiam um suicídio ritual, o harakiri, cravando o punhal na região do hara. Assim encerravam a vida no lugar onde ela havia nascido. Um hara forte também significa pode espiritual. Nas gravuras japonesas e chinesas, os homens santos costumam ser representados com um círculo de luz localizado no baixo ventre. É por isso que um Buda, um iluminado, é visto nas imagens com a barriga proeminente.

CONEXÃO COM A TERRA

Segundo a medicina chinesa, o lugar do hara no corpo está relacionado ao elemento terra. É como se fosse nosso chão, onde encontramos segurança e estabilidade. Uma pessoa centrada no hara parece plantada no solo, como uma árvore sólida. No metrô de Tóquio, você vê os japoneses com os olhos semicerrados e pés bem firmes no chão. Eles não estão cochilando, mas se concentrando no hara, ganhando força e vitalidade para enfrentar mais um dia de trabalho.

a-energia-do-ponto-hara-meditacao-vitalidade-equilibrio-imagem-nosso-blog.jpg

Por essa associação com a terra, o fortalecimento do hara proporciona a sensação de enraizamento. Para quem se sente desvitalizado - portanto, com a energia do hara enfraquecida -, professores de tai chi chuan sugerem mexer com a terra, moldando argila, cuidando das plantas ou simplesmente pisando na lama. Estar em contato com o solo fortifica, revitaliza.

Assim como a terra, o hara é uma fonte de fertilidade. Quem tem ele desenvolvido se relaciona de maneira produtiva com pessoas e o meio ambiente: seus relacionamentos florescem, os projetos frutificam. Bem equilibrado, o hara nos torna calmos, produtivos e criativos. Quando está desvitalizado, porém, nos sentimos ansiosos, vulneráveis e instáveis.

Quem aprende a se concentrar nesse ponto descobre uma âncora para o dia-a-dia. Existem massagens e exercícios que ativam e fortalecem a região. Meditar sentado, colocando a atenção na região do ventre, também é uma forma de estimulação do local. Durante as caminhadas, por exemplo, você também pode se concentrar nesse ponto do abdômen sempre que se sentir disperso ou desvitalizado. Dança do ventre ou artes marciais, praticadas regularmente, também ajudam a fortalecer esse centro vital.

MASSAGEANDO A BARRIGA

 Imagem relacionada

Na região do hara, estão pontos energéticos relacionados aos diversos órgãos, segundo os princípios da medicina oriental. Para realizar uma massagem que estimula o bom funcionamento do organismo, siga as instruções:

- Deitado, bem relaxado, mantenha a respiração tranquila. Pressione suavemente com a ponta dos dedos, durante alguns segundos, cada um dos pontos, seguindo a ordem numérica de 1 a 17, de acordo com a imagem abaixo. Exerça pressão apenas ao soltar o ar dos pulmões, quando a barriga afunda.



a-energia-do-ponto-hara-meditacao-vitalidade-equilibrio-massagem-nosso-blog.jpg



EXERCÍCIOS PARA FORTELECER O HARA



Para ganhar vitalidade e estabilidade, você pode praticar regularmente estes dois exercícios, inspirados nas artes marciais orientais:

Exercício 1

- Em pé, com os pés separados, coloque as duas mãos no abdômen, abaixo do umbigo. Primeiro a mão esquerda toca o ventre e depois coloca-se sobre ela a mão direita.

- Feche os olhos e concentre-se nesta região. Tranquilize e aprofunde a respiração. Ao inspirar, movimente o quadril para trás e, na expiração, leve-o para a frente.

- Repita os movimentos durante um período de 3 a 5 minutos.

Exercício 2

- Em pé, com os pés paralelos, joelhos levemente flexionados, estenda os braços para a frente, como se fosse abraçar alguém, até que as pontas dos dedos se toquem. Mantenha a posição entre 3 a 5 minutos.

- Esse exercício alivia as tensões dos ombros e do pescoço, melhora a respiração e proporciona a sensação de enraizamento. Para potencializar esse efeito, imagine raízes que saem de seus pés e se aprofundam na terra.

Utilize este vídeo com o som das tigelas tibetanas para um exercício de energização da região do hara (segundo chakra), se concentrando e levando a energia da respiração para 
essa região:



DICAS TERAPÊUTICAS - Auriculoterapia - CONHECENDO UM POUCO MAIS.......

Auriculoterapia


A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. 
Esta técnica é feita nas orelhas, e quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha.


Imagem relacionada

Uma técnica milenar, muito utilizada na Medicina Tradicional Chinesa, a Auriculoterapia é comparada a Acupuntura, pela utilização de agulhas descartáveis, só que estas utilizadas no pavilhão auricular. 
Esta técnica vem se difundido em meio as Terapias Complementares por sua eficiência e resultados positivos durante o tratamento desenvolvido


 O método baseia-se na idéia e estudo, claro, de que nosso pavilhão auricular tem semelhança ao formato de um feto de ponta cabeça, logo, na região do lóbulo da orelha trabalharíamos a região da nossa cabeça, dores de cabeça, problemas de memória, cansaço mental etc...As agulhas enviam estímulos para o Sistema Nervoso Central, como se pedisse atenção especial para região que precisa ser trabalhada, ou seja, estimula seu corpo a trabalhar em seu próprio benefício!  



As sessões são semanais, e a aplicação tem a duração de 3 a 7 dias, pode-se utilizar esferas, sementes ou agulhas durante o tratamento, que também pode ser associado a outras técnicas, tais como: Cromoterapia, Moxa, Reflexologia, Massagens, entre outros. Aumentando assim, a sua eficácia e acelerando o processo para se chegar ao objetivo desejado.

Entre os tratamentos mais procurados, estão os que são contra o tabagismo, alcoolismo, obesidade, stress e depressão.
Atua também em situações de Analgesia das dores, inflamações, distúrbios e desequilibrios energéticos.

Cristais que revigoram

Agulhas específicas ou cristais são colocados nos diversos pontos energéticos do ouvido, para o estímulo de áreas reflexas que estão nele por meio de uma relação direta com o cérebro.

Resultado de imagem para DICAS TERPÊUTICAS - Auriculoterapia - CONHECENDO UM POUCO MAIS.......

Tais pontos fazem parte de um microssistema, que recebe sinais capazes de refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, do tronco, dos tecidos, dos órgãos dos sentidos e, de uma maneira geral, de todo o organismo. O cliente sai da sessão e continua o tratamento com os cristais que ficam no local por dias.

A auriculoterapia geralmente é associada à acupuntura sistêmica nos tratamentos de enfermidades. Estes resultam para os pacientes numa melhor circulação de energia, sangue e nutrientes, de forma a contribuir para o melhor desempenho dos órgãos nas suas funções física e emocional, além de auxiliar no diagnóstico.

É uma técnica milenar, criada na China, bastante recomendada para tratamento nas dores crônicas e agudas, já que tem um efeito analgésico.

Serve, também, como um método natural para emagrecimento e controle de peso, pois diminui a ansiedade e a compulsão de comer sem limites, como também ajuda a controlar vícios, como os do fumo e do álcool.
  
A duração do Tratamento é determinada pelo cliente que relata a melhora, partindo assim para o processo de manutenção da saúde, não podendo esquecer que o ideal é previnir!

MAPAS DE AURÍCULOTERAPIA

**Os mapas não estão identificados e estão disponíveis na internet em site de pesquisa.
Mais alguns mapas de aurículo:















DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O Significado da Palavra Shalom - Conhecendo um pouco mais....

O Significado da Palavra Shalom

 

O termo shalom tem origem no idioma hebraico e significa "paz".


É uma palavra utilizada entre os judeus como saudação ou despedida, uma forma de cumprimento tal como "olá", bom dia", "adeus", etc.
A palavra shalom representa um desejo de saúde, harmonia e paz para aquele ou aqueles a quem é dirigido o cumprimento.

Em diversas passagens bíblicas é encontrada a palavra shalom com o significado de paz e desejo de bem estar entre as pessoas ou nações. Por exemplo, "Shalom Aleichem", uma saudação frequentemente utilizada por Jesus e que significa "A paz esteja convosco".
"Shalom Aleichem" é também o nome de um cântico entoado em celebrações do Shabbat.

Shabbat significa "sábado".
É o dia de descanso semanal no judaísmo que se inicia com o pôr-do-sol de sexta-feira e termina após o pôr-do-sol de sábado.
Neste dia é utilizada a expressão "Shabbat Shalom" como saudação entre os judeus.


Shalom!

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Harmonia e Amor..- LAO TZU

"O ser integral conhece sem ir, vê sem olhar e realiza sem fazer."


Nenhum texto alternativo automático disponível.








Se você observar a natureza verá que ela despende o mínimo de esforço em seu funcionamento. 
A grama não se esforça para crescer, apenas cresce. 
O peixe não se esforça para nadar, apenas nada. 
As flores não se esforçam para abrir, apenas desabrocham. 
Os pássaros não tentam voar, apenas voam... 
Essa é a natureza intrínseca.
A terra não se esforça para girar sobre o eixo; é próprio de sua natureza girar
sobre seu eixo. 

É próprio de sua natureza girar a uma velo...cidade estonteante e rolar pelo espaço. É da natureza dos bebês o estado de graça. 
É da natureza do sol brilhar. 
É da natureza das estrelas piscar e reluzir. 
É é da natureza humana materializar seus sonhos....
E quando seus atos são movidos pelo amor, não há perda de tempo, de energia e de esforço. Ao contrário, tudo se multiplica e acumula. 

Temos nossa grandeza!
Libere-se para vislumbrar a verdadeira grandeza do Universo : 
Sorria! Ame! 
Sinta-se feliz! 
Aceite-se! 
Permita-se! 

"O ser integral conhece sem ir, vê sem olhar e realiza sem fazer."

LAO TZU

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - MERGULHE EM VOCÊ MESMO - MAHATMA GANDHI

"Seja a mudança que você deseja para o mundo".


Temos medo de estarmos conosco, mergulharmos em nosso interior. 
O silêncio e sua prática nos leva a esta possibilidade ...de encontro profundo e revitalizador. Com o silêncio, encontramos a paz e o amor incondicional
vem com toda a força transformadora.
 "O amor é a força mais sutil do mundo. O mundo está farto de ódio". 
É é este ódio irracional e distante da força criadora que destrói,corrompe e ensurdece a humanidade.

Pare! Recomece! Reprograme-se... 

O silêncio pode ser o ponto chave desta nova caminhada. 
Pratique-o diariamente e transforme um pouco nosso mundo. 
Ouça-se.

"Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. 
Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. 
Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim."
Pratique diariamente o silêncio da paz. 
Respire profundamente algumas vezes. Inspire e sopre lentamente até ir relaxando e mergulhando dentro de si mesmo. 
Feche os olhos e silencie seus medos, preocupações e ansiedades diárias, por alguns momentos. 

Dê a chance à sua paz e a paz do mundo.
"Faça a sua parte, se doe sem medo. 
O que importa mesmo é o que você é...
Mesmo que outras pessoas não se importem. 
Atitudes simples podem melhorar sua vida."

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. 
Mas se você não fizer nada,não existirão resultados. 
Espalhe esta ideia.
Transforme o mundo, a partir de você.

"Seja a mudança que você deseja para o mundo".

Mahatma Gandhi