sexta-feira, 14 de julho de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Posição em que casal dorme revela nível de felicidade

De acordo com pesquisador britânico, casais que passam a noite face a face e com contato físico são os mais felizes





Você é do tipo que adora dormir de conchinha? Ou prefere ter seu próprio espaço na cama para se mexer à vontade? Um estudo britânico acaba de revelar que nossa linguagem corporal durante o sono pode indicar o nível de felicidade do relacionamento.

Publicada no Festival Internacional de Ciência de Edimburgo e conduzida pelo professor Richard Wiseman, a pesquisa afirma que a distância mantida pelo casal durante o sono reflete diretamente em quão próximos e felizes eles são na relação.
Mais de mil pessoas responderam a um questionário descrevendo sua posição preferida para dormir e avaliando sua personalidade e a qualidade de seu relacionamento. A maioria dos casais (42%) dorme de costas um para o outro; 31% dormem virados para o mesmo lado e apenas 4% passam a noite face a face. No que diz respeito à distância, 12% ficam a menos de 2,5 cm do parceiro, enquanto 2% passam a noite a mais de 70 cm de distância.
Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Sexo estimula neurônios e aumenta inteligência, diz estudo
De acordo com o estudo, quanto mais separado o casal fica durante a noite, pior é o relacionamento. Daqueles que dormem a menos de 2,5 cm de distância, 86% reportaram estar felizes com o parceiro, em contraposição a 66% dos que passam a noite mais de 70 cm separados.
Os casais mais felizes são aqueles que dormem face a face e que se encostam durante a noite. “Uma das diferenças mais importantes envolveu o toque, com 94% dos casais que passam a noite em contato físico um com o outro alegando serem felizes no relacionamento, comparado a apenas 68% daqueles que não se tocam”, afirmou professor Wiseman, de acordo com o site Science Daily.
O estudo é uma extensão do trabalho de Samuel Dunkell, psicanalista que analisou e decodificou o estilo de dormir dos indivíduos. Segundo seus achados, pessoas que dormem na posição semifetal (com os joelhos dobrados e puxados para cima) são pacificadoras, propensas a fazer concessões e menos propícias a tomar posições extremas. Já aqueles que dormem na posição “real” (de barriga para cima) tendem a ser confiantes, abertos e expansivos e a buscar sensações.
Casais que dormem a uma distância maior de 70 cm entre si e não se encostam durante o sono são os menos felizes, diz estudo (Crédito: Thinkstock)

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - 4 segredos femininos que os homens querem descobrir

Eles podem até não demonstrar, mas se mordem de curiosidade para saber mistérios sobre nós




As mulheres estão sempre tentando decifrar o que passa na cabeça dos homens. No entanto, elas nem imaginam que eles também têm curiosidades sobre os segredos da mente feminina. Veja quais são os 4 maiores questionamentos que os homens secretamente fazem sobre nós.

Tenha isso em mente: os homens sempre querem saber quantos namorados ou parceiros você já teve. Eles podem até ser discretos sobre o assunto, mas tentarão sondar esta informação de um jeito ou de outro. è claro que cabe a cada uma decidir se vai revelar ou não o numero verdadeiro, mas uma coisa é certa: para eles, quanto menor, melhor. Os homens sentem-se intimidados por mulheres experientes neste quesito.

Imagem relacionada


Outra grande preocupação que seu atual com certeza terá, especialmente se for ciumento, é acerca dos seus amigos do sexo masculino. Ele vai querer saber se já ficou com algum deles e com qual. Se ele for muito inseguro, vai observar seu comportamento perto do tal amigo e tentará deduzir se ainda há alguma faísca ali.


Isso pode soar maluco para algumas pessoas, mas os homens querem saber quais intenções as mulheres têm com eles antes de decidir que intenções terão de ter. Sim, eles também têm inseguranças, e talvez sintam ainda mais medo de se frustar do que nos. A maioria dos homens vai buscar sinais concretos de que está pisando em terreno seguro antes de se permitir apaixonar.

Uma vez que a relação está mais ou menos firme, ele vai querer saber se haverá possíveis mudanças no futuro. Onde por exemplo? No nosso humor, nossa opinião, os nossos gostos... em tudo, basicamente. Homens odeiam tomar decisões erradas e, antes de assumir um compromisso real com você, precisa saber se está fazendo uma escolha acertada.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Sexo estimula neurônios e aumenta inteligência, diz estudo

Sexo estimula neurônios e aumenta inteligência, diz estudo


Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Sexo estimula neurônios e aumenta inteligência, diz estudo

Da próxima vez que o parceiro ou a parceira disser que não está no clima para uma noite mais quente, você tem um novo argumento para fazer acontecer: dizer que o sexo pode aumentar a inteligência, além de diminuir o estresse e queimar calorias. Uma pesquisa feita na Universidade de Maryland descobriu que o ato estimula a criação de neurônios localizados no hipocampo, área responsável pela memória de longo prazo. As informações são do Daily Mail.

A equipe fez testes em ratos e concluiu que, quando as relações sexuais não aconteciam, ocorria uma queda na “inteligência”. "Descobrimos que, mesmo se não tivesse ocorrido a produção de novos neurônios, as habilidades cognitivas adquiridas durante o experimento diminuíam uma vez que submetidos a longos períodos sem atividade sexual", segundo os pesquisadores.

Imagem relacionada

O aumento da atividade sexual inunda as células do cérebro com oxigênio, observaram. Os neurônios são um tipo especializado de célula que compõem os blocos de construção básicos do sistema nervoso. Outra evidência de apoio à descoberta da equipe veio de um estudo realizado pela Universidade Konkuk, na Coreia do Sul. De acordo com o estudo coreano, o sexo aumenta funções intelectuais. Casais mais velhos, mas sexualmente ativos, têm menos chances de desenvolver demência.

Sexo aumenta a inteligência, dizem pesquisas

Estudos mostraram que ato sexual é capaz de criar neurônios



Sexo é uma fonte de prazer, faz bem ao corpo, à saúde e à qualidade de vida e pode até ajudar a perder peso. Além de todos esses benefícios, fazer sexo pode também aumentar a inteligência e a memória. É o que diz uma pesquisa realizada por neurocientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

De acordo com os estudos, que foram feitos em ratos, o ato sexual é capaz de criar neurônios e gerar massa cerebral. Isso acontece principalmente no hipocampo, que é a área responsável pela memória a longo prazo. "Mesmo se não tivesse ocorrido a produção de novos neurônios, as habilidades cognitivas adquiridas durante o experimento diminuíam uma vez que submetidos a longos períodos sem atividade sexual", explicaram os pesquisadores em entrevista ao Dayli Mail, da Inglaterra.
Eles disseram ainda que fatores como estresse fazem com que haja um encolhimento do hipocampo e o sexo pode agir de forma a contrariar esse efeito. Além disso, a atividade sexual aumenta a concentração de oxigênio no cérebro. “Os níveis do hormônio ocitocina aumentam cerca de 500% durante o sexo, fazendo com que nos sintamos relaxados e melhorando o sono", disse também ao Daily Mail a especialista em relacionamento Tracey Cox.
Imagem relacionada
Uma outra pesquisa, realizada pela Konkuk University, na Coreia do Sul, apresentou uma resultado parecido. Nesse caso, a análise foi feita com alguns casais de pessoas mais velhas. A conclusão foi que os que tinham uma vida sexual ativa tinham também uma capacidade cognitiva maior e, portanto, menos chance de desenvolver demência.
Fonte: TERRA

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - OS OLHOS EMITEM LUZ – biofótons

OS OLHOS EMITEM LUZ – biofótons

Foi dito à muito tempo: 
“A luz do corpo é o olho: se, portanto, teus olhos forem bons, todo teu corpo se encherá de luz.”   
Mateus (cap. VI, v 22)


imageLJE 

Olhe profundamente para dentro do olho humano, e você é obrigado a se perder em sua beleza abismal. Muito parecido com espelhos de frente um para o outro na cascata vertiginosa de infinitude visual, o vidente se perde no espetáculo, do qual (ele) faz parte, ou seja, você é um olho que vê, no mesmo momento que você está vendo um olho; perceptivo e sensível, vendo e visível ao mesmo tempo.

Essa abertura requintada – o olho dos mamíferos – por onde a luz do Universo passa para os mais escuros recessos do cérebro (e da alma) humano, é na verdade uma extensão do sistema nervoso – que, como uma planta – cresce em direção à luz que o alimenta (ou das trevas que o aniquila). Como vamos nutri-lo? Com a energia e a informação (LUZ), que é a própria natureza dual da luz. 
 

Os olhos não envelhecem como o resto dos nossos órgãos, devido à expressão exagerada  do cromossomo de cura da enzima telomerase. 
 
Na medida que as células se dividem, um código importante no final dos cromossomas podem ser danificados quando os telômeros são divididos em partes durante a mitose (divisão celular). 

Como as extremidades dos cadarços dos sapatos, os telômeros são tratados e curados pela enzima curadora telomerase. Quanto melhor a forma dos telômeros e da enzima telomerase, mais saudáveis serão as células filhas na sequência da divisão celular, e mais vida longa e saudável os olhos irão ter. 

Uma vez que somente os olhos têm um nível único de atividade de cromossomo-cura à sua disposição, isto explica tão bem como e porque os olhos de um indivíduo idoso pode resplandecer brilhantemente as qualidades da juventude da sua alma.

Olhe atentamente para a imagem do olho acima, ou olhe em seus próprios olhos em uma superfície reflexiva (espelho), e me diga se está ou não vendo que eles não são simplesmente receptáculos da luz e da percepção, mas que eles projetam sua própria luz (ou seja, a LUZ da tua própria alma)? 

De fato, uma nova pesquisa publicada no Journal of  Brain Research em 19 de janeiro de 2011 mostram que o olho dos mamíferos apresenta uma emissão de fótons espontânea e induzida por luz visível porém ultrafraca. 
 
“Aqui, nós apresentamos a primeira evidência experimental e induzida in vitro da existência da emissão espontânea de fótons de luz visível  ultrafraca recém-isoladas de olho inteiro, da lente, do humor vítreo, em amostras da retina de ratos. Estes resultados sugerem que a fonte de ruído fotoquímica discreto da retina, bem como os fosfenos da retina, podem ser originários de fótons naturais bioluminescentes emitidos de dentro dos olhos. 
 
Durante a visão normal, os olhos estão continuamente expostos a poderosos fótons de luz emitidos pelos ambientes, que passam por várias partes dos olhos, que podem produzir  fótons bioluminescentes ultrafracos com retardo que surgem/emergem a partir de diversas partes dos olhos. 

Embora a importância e o papel possível do ambiente induzido pela luz gerem fótons com retardo/atraso permanentes (dentro de diferentes partes dos olhos) durante a visão, isso requer uma investigação mais aprofundada, o nosso estudo pode proporcionar a evidência de uma origem de ruído discreto e escuro nos fosfenos da retina. ” 
 

O CÍRCULO com um PONTO NO CENTRO, semelhante ao olho humano, sempre foi um dos SÍMBOLOS MÁXIMOS para idealizar DEUS em todas as culturas antigas, desde tempos imemoriais.
Em outro estudo publicado em maio de 2011, no Jornal de Fotoquímica e Fotobiologia, da bioluminescência do olho humano e dos mamíferos, uma explicação de “pós-imagens negativas” é fornecida. 

Um exemplo comum de um pós-imagens negativo é o brilho de intensa incandescência que parece flutuar diante de nossos olhos, depois de olharmos diretamente em uma fonte de luz por alguns segundos. Mais detalhes aqui: 

A luminescência retardada de tecidos biológicos é uma reemissão ultrafraca de fótons absorvidos após a exposição à iluminação monocromática ou externo à LUZ branca (incolor). Recentemente, os pesquisadores Wang, Bókkon, Dai e Antal (2011) apresentaram a primeira prova experimental da existência de emissão espontânea de biofótons ultrafracos e luz visível induzida com retardo ultrafraco de emissão de fótons de olho inteiro isolado de ratos in vitro, das lentes, do humor vítreo e da retina. 

Nesse caso, sugerimos que a fonte das pós-imagens negativas foto-biofísica também pode ocorrer dentro do olho por atraso dos fótons bioluminescentes.  
 

Em outras palavras, quando olhar para uma imagem  colorida (ou branca/incolor) por alguns segundos, os fótons externos podem induzir estados eletrônicos excitados dentro de diferentes partes do olho que é seguido por uma reemissão com retardo dos fótons absorvidos por alguns segundos. Finalmente, estes fótons reemitidos podem ser absorvidos por fotorreceptores não branqueados que produzem uma imagem posterior negativa. 

Embora isto sugira que a fonte das pós-imagens negativas foto-biofísica está relacionado com mecanismos da retina, os neurônios corticais têm também um contribuição essencial para a interpretação e modulação das pós-imagens negativas .  

View Source A luz que emana através da “janela da alma”, o olho humano, não é figura poética ou fruto da “imaginação”, mas é real e estes biofótons contêm a energia e a informação (complementaridade de onda-partícula da luz), capazes de transformar a nossa compreensão um do outro, de nós mesmos (e do mundo que nos cerca).

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Alinhamento interior

Alinhamento interior

 

"Nem os conceitos, nem as fórmulas matemáticas podem explicar o infinito.
Nenhum pensamento é capaz de conter a vastidão da Totalidade.

A realidade é um modo todo unificado, entretanto, o pensamento a divide em fragmentos. Isso causa erros básicos de interpretação - por exemplo, a ideia de que existem coisas e acontecimentos separados ou de que isto é a causa daquilo. Todos os pensamentos pressupõe uma perspectiva e toda perspectiva pela sua própria natureza implica limitação, o que em última análise, significa que não é verdadeira, pelo menos absolutamente.

Apenas o Todo é verdadeiro, porém, não pode ser expresso em palavras nem em pensamentos. De uma perspectiva distante das limitações do pensamentos e, portanto, incompreensível à mente humana, tudo está acontecendo agora. Tudo é que sempre foi ou que será, existe agora, fora do tempo, que também é uma construção mental.

Sempre que não encobrimos o mundo com palavras e rótulos, retorna à nossa vida a sensação do milagre, que foi perdida muito tempo atrás, quando a humanidade, em vez de usar o pensamento, deixou-se possuir por ele.

Uma profundidade volta à nossa vida. As coisas recuperam sua novidade, seu frescor. E o maior de todos os milagres é vivenciar o eu essencial antes de qualquer palavra, qualquer pensamento ou rótulos mentais e imagens. Para que isso aconteça, precisamos desvincular nossa percepção do eu com todas as coisas que se relacionam com ele. (...)

Tudo parece estar sujeito ao tempo, ainda assim, tudo acontece no Agora, no momento presente. Esse é o paradoxo. Sempre vemos várias evidências circunstanciais da realidade do tempo, como uma maçã murcha, nosso rosto no espelho comparado à nossa aparência em uma fotografia tirada há 30 anos antes. Porém nunca encontramos uma evidência direta, jamais vivenciamos o tempo em si.

A experiência que sempre temos é a do momento presente, ou melhor, a do que ocorre nele. Se nos basearmos apenas nas evidências diretas, então o tempo não existe e o Agora é tudo o que existe, sempre.
O Agora assume a forma de qualquer coisa ou acontecimento.
Enquanto resistirmos a isso internamente, a forma, isto é o mundo, é uma barreira impenetrável que nos separa de quem somos além dela, que nos afasta da Vida única sem forma que nós somos.
Quando dizemos um SIM interior para a  forma que o Agora adquire, ela própria se torna uma passagem para o que não tem forma. A separação entre o mundo e Deus se dissolve.

Somente quando resistimos ao que ocorre é que ficamos à mercê dos acontecimentos e o mundo determina nossa felicidade ou infelicidade.

Toda vez que você fica ansioso ou estressado, isso mostra que o propósito exterior assumiu o controle e você perdeu o propósito interior de vista. Terá se esquecido de que seu estado de consciência é primário e todo o resto secundário.
Contudo, o que originou a ansiedade ou tensão, ou o negativismo? Nosso afastamento do momento presente. E porque fizemos isso? Porque pensamos que outra coisa fosse mais importante. Acabamos por nos esquecer do propósito primário. Um pequeno erro, uma interpretação equivocada.. um mundo de sofrimento.

Estar alinhados com o que é significa estarmos numa relação de não resistência interna com os acontecimentos. Isso corresponde a não rotular essa realidade mentalmente como boa ou má, e sim, deixá-la ser o que é.
Isso quer dizer que não podemos mais agir para provocar mudanças em nossa vidas? Pelo contrário. Quando a base para nossas ações é o alinhamento interior com o momento presente, elas se tornam fortalecidas pela inteligência da Vida em si."

Imagem relacionada

Eckhart Tolle em Em Comunhão com a vida

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL .. Suas Bases Energéticas

PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL .. 
Suas Bases Energéticas
..
imageI02 

Clarividência, mediunidade, “magnetismo “, constituem capacidade reais do ser humano. A biopsicoenergética estuda os processos energéticos sutis que constituem a base de tais mecanismos extra sensoriais. 

Livio Vinardi, estruturador da BPE, costuma advertir também quanto aos perigos do uso indiscriminado de tais faculdades, sem que o sensitivo passe, antes, por um processo de harmonização física, emocional e mental.

Os tipos de perceptores extra-sensoriais (sensitivos) são, genericamente, dois: passivos e ativos. Os primeiros manifestam suas faculdades de forma praticamente involuntária; por isso, possuem um controle relativo do mecanismo e dos fatores que podem concorrer no processo. É o caso mais comum e fácil de se verificar, e o mais propício de ocorrer nos tipos humanos Naturais. 

Os perceptores ativos, ao contrário, possuem uma formação basicamente distinta, e as faculdades que detêm são resultantes de uma elaboração treinada e disciplinada; por isso, possuem controle voluntário dos fenômenos. É o caso menos comum, e mais factível nos tipos humanos Mentais.

Com a adequada disciplina, um sensitivo passivo pode passar a ativo, e isso, geralmente, implica sua transformação de tipo Natural em Mental. 

Principais formas de percepção extra-sensorial


















Far-se-ão referências às faculdades mais conhecidas e suas variantes mais comuns.
Clarividência   É a percepção de formas e/ou cores fora da gama visual comum, ou, o que é o mesmo, uma ampliação do campo perceptivo acima e/ou abaixo da categoria de longitudes de onda que abarca aproximadamente entre 0,4 a 0,7 mícron/ciclo (ou as suas frequências correspondidas). Tecnicamente, “a capacidade perceptiva clarividente está dada pela faixa de ampliação dentro das oitavas inferiores ou superiores, que se vão repetindo, em progressão geométrica, de forma teoricamente indefinida.”

Tal capacidade varia de um perceptor para outro, e é por isso que um dado sujeito pode apreciar maiores gamas que outro, dentro de uma mesma região, caso sua faculdade estiver mais desenvolvida. Também num mesmo indivíduo pode variar a faixa de percepção (ampliada ou diminuída), conforme ao que, e como se dedique.

A clarividência pode ser tanto de “olho aberto” como de “olho fechado”. As percepções à distância operam essencialmente pelo centro interno e respondem à segunda modalidade. As percepções diretas (por exemplo do campo energético de um sujeito em observação) podem ser tanto de um modo como do outro, embora seja mais seguro o de “olho aberto” (mas não por isso deixa de operar o centro interno).
Muitos perceptores de “olho fechado” não podem operar sua faculdade com os olhos abertos, mesmo quando o sujeito em estudo esteja diante de si. 

As variantes da clarividência
1) Levando se em conta a Figura 1, “Atos conscientes”, percebe se a incidência da energia eletromagnética do plano apropriado, que induz correntes no nervo ótico. Tais correntes produzem no centro cerebral do perceptor a sensação visual de cor e/ou forma correspondente ao sinal que atua do exterior. Nesse sentido, o nervo ótico opera de forma similar a uma antena de receptor rádio elétrico. 
 
Figura 1

Este fenômeno se verifica em todos os seres humanos, mas é no sensitivo que ele se torna ponderável. Admitindo se seguir com a similitude rádio elétrica, o centro de percepção clarividente (organicamente a glândula hipófise a sua conveniente interconexão com a pineal) representaria o receptor propriamente dito que, com suficiente sensibilidade e seletividade (por devida elaboração e ajuste) torna possível a manifestação. O olho físico praticamente não influi, sobretudo nos casos em que a precitada elaboração e ajuste se produza inconscientemente (perceptores passivos).

2) Caso em que o vórtice da hipófise está suficientemente desenvolvido e conectado, por algum dos circuitos possíveis, com o vórtice coronário. A percepção, neste caso, é realizada primordialmente pelo vórtice da hipófise, que transfere por indução a informação ao centro visual cerebral. O olho físico praticamente não influi. 

Dá se tanto em perceptores passivos como ativos.
Idêntico ao anterior, mas a “olho aberto”. Nesse caso, há um incremento do fator de apreciação, mas exige se um “alinhamento”, ajuste, ou “colocação em fase” da percepção visual com a captação vorticiana. É mais factível em perceptores ativos.

Clariaudiência   É a percepção da energia eletromagnética do som. Deve-se ter sempre presente o fato de que todo som e cor são dois aspectos diferenciados de uma mesma causa ou fato essencial.

Variantes

Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL .. Suas Bases Energéticas

1) Considerando se a mesma Figura 1, “Atos conscientes”, e com o mesmo critério anterior, pode se dizer que a energética eletromagnética do plano apropriado incide induzindo correntes no nervo auditivo, as quais produzem no centro cerebral do perceptor a sensação sonora correspondente ao sinal que atua do exterior. Aqui também são válidas as mesmas similitudes citadas com referência a antena e receptor. O ouvido físico praticamente não influi; é faculdade típica de perceptores passivos.

2) Essa variante dá se quando o vórtice cardíaco, suficientemente desenvolvido e conectado por meio de algum dos circuitos adequados ao cérebro, atua como “canalizador primário”, e o talo vorticiano como uma espécie de “linha de transmissão”, ou, mais particularmente, como uma “guia de onda”, até induzir se no centro cerebral auditivo. É factível tanto em perceptores passivos como ativos, embora estes últimos possam controlar a abertura do vórtice para não serem indevidamente influenciados quando não o desejarem. 
 
Observações importantes

Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL .. Suas Bases Energéticas

Dois perceptores (um clarividente e outro clariaudiente), ante um mesmo fenômeno ou objeto analisado, podem perceber cada um no seu plano de captação respectivo. Isso esclarece as confusões que costumam surgir pelas mais do que superficiais e levianas “avaliações” parapsicológicas correntes de manifestações extra sensoriais diferenciadas, que respondem essencialmente a uma mesma a única realidade.

Finalmente, cabe comentar a percepção (tanto de forma como de cor) que se produz por via do plexo solar externo, ou mesmo do médio. Por seu relativamente baixo valor de frequência operativa (em relação aos valores do campo superior), somente podem entrar em ressonância com energias de seu mesmo plano ou oitava, que são, por isso mesmo, de baixo nível quântico.

Essas são as percepções   certamente reais, mas desagradáveis e nocivas em grau máximo   que tão frequentemente se comentam em livros com distintos nomes (baixo astral, oitava esfera, etc.).

Existe ainda uma pseudo escola, bastante conhecida, que destaca as propriedades da hipófise como transmissor e do plexo solar como receptor. Mas isso não passa de uma lamentável tergiversação dos ensinamentos primitivos, ou da verdadeira Tradição. 
 
Mediunidade

Em primeiro lugar, convém esclarecer que médium significa “meio” e, por extensão, “mediador” ou “intermediário”. Um médium é, portanto, um veículo através do qual pode manifestar-se uma energia mais ou menos organizada ou estruturada, ou então algum corpo energético sutil externo.

A condição de mediunidade é factível pura a exclusivamente nos indivíduos Naturais, e tal estado operativo prescreve a máxima passividade possível, para que a mensagem traduzida pelo veículo se exteriorize com a máxima fidelidade (ou mínima deformação).

Em todo transdutor ou sistema de transferência tem se sempre uma deformação, por mínima que seja   e a isso não escapa o veículo mediúnico. A vida privada, a conduta, a ordem e o meio ambiente onde se desenvolve esse tipo particular (embora bastante numeroso) de sensitivo devem ser muitas éticas e tranquilas, se é que se pretende uma mediação com estruturas elevadas. 

Tais condições interessam muito mais do que o nível cultural ou a informação consciente possuída pelo médium, já que estes últimos fatores causam, frequentemente, distorções na tradução das mensagens. 

Fica fácil entender isso quando se pensa que o médium deve traduzir palavras relacionadas com fatos, sons, imagens, perfumes, etc., e/ou realizar desenhos ou escritos que possam, consequentemente, conter um alto percentual de ingrediente subjetivo.

Essencialmente, a mediunidade consiste no deslocamento relativamente fácil das conexões ou enlaces energéticos que unem os vórtices de uma estrutura com outra (por exemplo, entre etérico e astral) a partir da ação de uma energia externa. Dessa forma, tal energia externa pode se inserir naquele circuito e transferir mensagens.

Na relação veículo entidade, tem vigência a seguinte lei: para que exista enlace, o valor cume (máximo nível quântico) do veículo deve pelo menos alcançar o valor mínimo da entidade. Se assim não for, não existirá relação possível com tal entidade ou estrutura, e deverá eventualmente produzir se conexão com outra de mais baixo valor mínimo. As condições éticas já assinaladas, às quais devem se somar outras do mesmo teor, altamente cultivadas, permitem às vezes o aparecimento de veículos excepcionais. Isso é o que se tinha, por exemplo, no Egito e na Grécia antigos, com as célebres pitonisas e oráculos. No presente, ainda existem sensitivos mediúnicos desse porte (embora sejam muito raros); tais seres se desenvolvem em ambientes próprios a seu nível.

Embora seja amplo o panorama dos sensitivos em geral, o é de forma particular o campo da mediunidade e dos médiuns, bem como dos múltiplos mecanismos (diretos e indiretos) de enlace; e isso sem levar em conta os processos de ectoplasmia e de incorporação, que são questões ainda mais específicas.

A mediunidade pode ocorrer tanto em homens como em mulheres, e esses sensitivos também estão sujeitos tanto à evolução como à involução.

Em geral, trata se de uma faculdade que implica certos perigos psíquicos e, contrariamente ao que se supõe, não traz nenhuma “fortuna” a quem a possui (salvo temporariamente para aqueles que a exercitam no plano concretamente especulativo ou de “divertimento”).

Alguns dos grandes médiuns mais conhecidos e recentes foram (cada um com as lógicas diferenças circunstanciais e de nível de desenvolvimento do Ser): Joana D’Arc, Santa Teresa, Santa Rosa de Lima, H. P. Blavatsky, Alice Bailey, Amália Domingos Soler, Maria S. Loredo de Subiza, Don Orione, São Francisco de Assis, São Tomás de Aquino, Dom Bosco, São João Vianney, Francisco Cândido Xavier, Múcio Ambrósio, etc. Na vida de alguns deles, operaram se sutilizações energéticas que produziram a feliz evolução do estado mediúnico à condição conhecida como Adeptado ou Iluminação. 
 
As duas energéticas do magnetismo animal
Emprega-se este termo por ser o mais comum, embora não seja exatamente o mais apropriado.
Na operação magnetológica, intervêm duas modalidades energéticas principais, que emanam com maior ou menor intensidade de todo ser. 

Figura 2

Na Figura 2, “Magnetismo”, aprecia se um duplo circuito, a saber: um partindo (o caso mais comum) do vórtice grande axilar, enlaçando se com o vórtice interno da articulação do cotovelo ae seguindo até o vórtice grande da palma da mão. 

Trata se, primordialmente, de energética etérica da camada mais próxima da pele, e para a percepção extra-sensorial ele aparece normalmente de cor rosada. É energia resultante, em seu caudal e tonalidade, do estado geral de saúde do indivíduo; na mesma proporção ou medida desse estado, essa energia é agente salutar.

A outra energia parte (o caso mais comum) do vórtice da hipótese, enlaça-se com o vórtice do ombro, em seguida com o vórtice exterior do cotovelo, e finalmente se localiza nos vórtices médios do dorso da mão. Trata se de energética etérica de cor azulada, propagada na forma de ramais finos, “pungentes”, ao contrário da rosada, que tem configuração mais “gasosa”.

A energética rosada é o agente salutar propriamente dito, enquanto que a azulada é a que proporciona o “empurrão” para a penetração da primeira. A energética rosada não é outra senão a que foi denominada por Mesmer de “magnetismo animal”, enquanto que a energética azulada é primordialmente mental ou hipnótica.

Do adequado balanceamento de ambas surge uma resultante, que poderia denominar se “energética catártica”. O fator rendimento é importante aqui, em primeiro lugar pelo benefício do próprio magnetizador; ele surge do ajuste de proporções, segundo a pessoa ou objeto a que se destine a operação. 

Mesmer – Aplicação de Magnetismo Animal

As proporções aportadas de uma e outra energética determinam uma ampla gama de efeitos no organismo ou elemento receptor. 
 
Patologia extra sensorial
Chama se patologia extra sensorial às anomalias que resultam do funcionamento patológico de quaisquer das partes que constituem a totalidade da singularidade humana. Ela está em proporção direta com o grau patológico, e em relação à etiologia (orgânica, psíquica energética, etc.) do “dotado”.

Uma especificação do campo e das variantes patológicas extra sensoriais pressupõe, necessariamente, certos conceitos técnicos básicos sobre os três centros lineares (físico, emocional, mental) e sua relação com um quarto centro, existente no ser humano. As limitações destas palestras não permitem maiores comentários sobre esses centros. 

Mas, desde já, esclarece se que enquanto não exista um alinhamento mínimo dos centros, não resulta conveniente, nem saudável, exercitar qualquer forma de predisposição extra-sensorial. 

É imperativo, antes de tudo, ocupar se da obtenção de uma harmonização básica, que consumirá um lapso de tempo mais ou menos longo. 
 
Perigos das “aberturas” sem o devido preparo
Quem pensa que esse processo de harmonização básica pode ser transmitido informativamente em horas, ou dias, demonstrará possuir um conceito muito pobre e elementar da estrutura humana.

A harmonização ou tarefa sintética de alinhamento dos diversos parâmetros humanos deve ser encarada por aqueles que conheçam, percebam e avaliem os mesmos (pelo menos no nível em que os possam coordenar). É necessário conhecer muito bem não apenas os efeitos, mas também as causas funcionais, pois efeitos parecidos frequentemente correspondem a causas opostas. 

Tenha se também presente que restam ainda a mencionar muitos elementos, receptáculos, circuitos e apêndices energéticos que são determinantes do sentido dos efeitos.

Essas informações são fornecidas, por um lado, para, cordialmente, prevenir um possível setor de leitores que possam sentir se atraídos por esse panorama, para que não se submetam tão facilmente a “manipulações”: podem (e tanto mais quanto mais entusiasmo ou docilidade possuam) absorver excrementos energéticos provindos de “dotados” ou “paranormais” que não possuem a mínima noção objetiva de suas próprias energias.
Quanto a esses últimos, já foi feita menção da sua própria margem de inconvenientes.
Se certos processos energéticos fossem mais conhecidos, pelo menos em certa medida, possivelmente não existiria uma tão grande quantidade de pessoas francamente irresponsáveis (inconscientes, no fundo), que de tais “manipulações” fazem questão “esportiva”, “cultural”, de “divertimento”, de “terapia”, . . . ou comercial.

Por outro lado, o estruturador da BPE, professor Vinardi, insiste sempre em que não se deve descartar a possibilidade de que, com algum dos elementos expostos nestas palestras (propositadamente incompletos), elementos esses “complementados” com outros “conhecimentos”, de forma muito lamentável para si mesma, alguma pessoa pretendesse exercitar “poderes”!

Um detalhe que pode resultar muito significativo, como guia, é o seguinte: podem se encontrar indivíduos cuja estrutura psíquica e mental geral é pobre em valores a que, por aparente paradoxo, possuem certo “psiquismo” ou “dotes”. Por outro lado, existem outros seres de relativos valores altos que não apresentam o menor traço de manifestações parapsicológicas, mesmo esporádicas.

Quanto aos primeiros, é provavelmente mais fácil que se encontrem dentro do campo patológico, e no máximo correlacionados com os planos quânticos mais baixos (baixo astral, etc.); enquanto que os segundos, aplicando se a um trabalho verdadeiro, sistemático e consciente, poderão caminhar com maior segurança em direção do despertar de faculdades autênticas, saltando inclusive as etapas negativas.

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Amar-se, honrar-se, cuidar-se - ARCANJO GABRIEL

Amar-se, honrar-se, cuidar-se

Sempre que as energias tornam-se mais desafiadoras para navegar, os humanos frequentemente caem de novo em seu autodiscurso negativo, repreendendo-se por não ser mais eficiente, mais enérgico, mais espiritual.

Abusar de si não realiza nada, Queridos.

Amar a si incondicionalmente é imperativo para mudar para a Nova Terra porque quando vocês verbalmente abusam de si, vocês estão NEGANDO SUA PRÓPRIA DIVINDADE.

Novamente: nós sugerimos que vocês se tratem com o mesmo AMOR E CUIDADO que vocês tratariam uma criança pequena.

Quando vocês passarem a se honrar e se amar, vocês verão isto refletido de volta para vocês em todos os seus relacionamentos.

Cada um e todos vocês são seres divinos, sagrados, ABSOLUTAMENTE ÚNICOS, AMADOS e integrantes do todo e lembrar-se disto é o que os levará a terem a vida empoderada de seus sonhos.

Arcanjo Gabriel 

 http://www.luzdegaia.net/gabriel/shelley/amar_a_si.html

EQUILÍBRIO E HARMONIA - tratamentos alternativos mais populares - A BUSCA DO EQUILÍBRIO

Tratamentos alternativos 


Resultado de imagem para tratamentos alternativos mais populares - A BUSCA DO EQUILÍBRIO

Para aqueles que sofrem de dores debilitantes ou de uma condição que os médicos não sabem como tratar, a medicina alternativa pode oferecer alguma forma de alívio ou simplesmente ajudar pacientes a lidar com os problemas de saúde que mudam suas vidas. Até mesmo pessoas saudáveis podem participar em práticas como yôga, homeopatia ou acupuntura para tentar gerenciar sua saúde mais holisticamente ou evitar substâncias químicas usadas nas drogas padrão.

A cura com as mãos, conhecida como Reiki, é um dos tratamentos alternativos procurados como complemento do tradicional
© Stills / iStockphoto

A cura com as mãos, conhecida como Reiki, é um dos tratamentos alternativos procurados como complemento do tradicional
Aproximadamente quatro de dez adultos nos EUA usam alguma forma de medicina complementar ou alternativa (também chamada de CAM), A maioria deles se baseia no cuidado alternativos nos tratamentos holísticos e nas práticas corpo/mente para suplementar, não substituir, os cuidados ocidentais tradicionais e os programas de tratamento estabelecidos.
O que é holismo?O holismo vem do grego holos, que significa todo, inteiro, total. Ele parte da premissa metafísica de Aristóteles de que o todo é maior que suas partes. O movimento holístico estuda o relacionamento de todo um sistema (biológico, químico, social, econômico, mental ou linguístico) com suas partes e de cada uma dessas partes sem separá-la do todo. Tratamentos que levam em consideração a totalidade do indivíduo, relacionando seus problemas físicos a estados emocionais, ao desequilíbrio da energia do corpo, ao ambiente e ao estilo de vida são chamados holísticos.
Antes de você se engajar em qualquer forma de tratamento de medicina alternativa, lembre-se de que a medicina convencional normalmente está apoiada em padrões comprovados de eficácia e segurança. Só porque alguma coisa é natural ou holística não significa que ela não pode causar danos à sua saúde ou ao seu bem-estar. Converse com seu médico sobre tratamentos alternativos e sobre a melhor maneira de utilizá-los nos cuidados da sua saúde. Se seu médico for ortodoxo e não acreditar nesse tipo de tratamento, pesquise o tema e peça aos indicações aos amigos. Nas próximas páginas você vai conhecer quais são os dez tratamentos alternativos mais populares.




 Homeopatia

   
As doses homeopáticas de medicamentos podem ajudar a tratar diarreia, asma, alergias, vertigens e problemas emocionais
© Jozsef Szasz-Fabian / iStockphoto
As doses homeopáticas de medicamentos podem ajudar a tratar diarreia, asma, alergias, vertigens e problemas emocionais
Se a ingestão de uma pequena quantidade de substância pode produzir uma série de sintomas em uma pessoa saudável, essa mesma substância podeira ser usada para tratar esses sintomas em alguém sofrendo de uma doença? Praticantes da medicina homeopática acreditam que sim, e aproximadamente 2% da população dos EUA se baseia nesse método tradicional de cuidados com a saúde para tratar e prevenir doenças [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine].
Desenvolvida na Alemanha há mais de dois séculos, a homeopatia está baseada na ideia de que "semelhante cura semelhante", o que significa que substâncias que podem adoecê-lo também podem ajudá-lo a ficar bem.
Praticantes da homeopatia analisam os pacientes como indivíduos, e então prescrevem uma variedade de pílulas para levar o corpo ao equilíbrio e livrá-lo da doença. As doses são infinitamente pequenas, e incluem muitos remédios à base de ervas e plantas, bem como yôga, meditação e outras práticas tradicionais.
Essas doses minúsculas representam um dos maiores problemas para os pesquisadores quando se trata de avaliar a eficácia do tratamento homeopático. Não apenas é difícil mediar e observar dose tão pequena, como os tratamentos individualizados usados na homeopatia tornam difícil gerar estatísticas significativas. Indícios casuais sugerem que a homeopatia pode ajudar a tratar diarreia, alergias, asma e vertigem, mas existem poucas evidências científicas para suportar essas afirmações [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine].

Hipnose

   
A hipnose leva o paciente a um estado alterado de consciência para que sugestões o façam parar de fumar, perder peso e gerenciar dores, entre outras promessas
© Siniša Botaš / iStockphoto
A hipnose leva o paciente a um estado alterado de consciência para que sugestões o façam parar de fumar, perder peso e gerenciar dores, entre outras promessas
O hipnotizador guia um paciente para um estado de consciência alterado e então faz sugestões sutis para ajudá-lo a melhorar sua saúde e bem-estar. A hipnose há muito é usada para ajudar pacientes a parar de fumar, perder peso e tratar a insônia [fonte: Universidade de Minnesota]. A hipnose também se mostra promissora no alívio do estresse, no gerenciamento de dores, nas dores de cabeça, nas dores de dente e no parto. Embora os cientistas saibam pouco sobre como a hipnose funciona, estudos mostraram que a hipnose cria uma reação biológica dentro do corpo, incluindo estimulo do sistema nervoso [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine]. Uma advertência para ter em mente é que estudos sugerem que a hipnose não funciona para todo mundo. Alguns praticantes acreditam que pacientes com uma mente aberta para o tratamento experimentam resultados mais mensuráveis, e outros sentem simplesmente que não há como saber de que maneira a hipnose vai afetá-lo ou não [fonte: Oregon Health and Science University].


 Yôga

   
A prática regular da yôga reduz o estresse, diminui a depressão e ajuda a controlar a pressão arterial e os sintomas da diabete
© Kim Pin Tan / iStockphoto
A prática regular da yôga reduz o estresse, acalma a depressão e ajuda a controlar a pressão alta e os sintomas da diabetes
Se você já alongou e relaxou seus músculos em uma aula de yôga, deve ter notado uma melhora na sua flexibilidade e circulação. Mas você sabia que a yôga também oferece benefícios substanciais à saúde? Estudos mostram que a prática regular de yôga reduz o estresse, abranda a depressão e ajuda a controlar a pressão alta e os sintomas da diabetes. Ela também ajuda a reduzir inflamações, o que pode melhorar os sintomas da asma, aliviar dores nas costas e até manter seu coração mais saudável ao com o tempo [fonte: Ohio State University]. Considerando o valor dos tratamentos médicos tradicionais - seja via planos de saúde, seja via particular -, a yôga vem com preço relativamente baixo (duas aulas por semana variam de R$ 100 a R$ 200 por mês) e poucos riscos e é acessível para mais pessoas. 
A yôga é praticada em quase todo o mundo. Só nos EUA, 7% da população é adepta dessa prática milenar. A yôga combina posturas físicas e alongamento com respiração de relaxamento e meditação, ajudando a unir corpo, mente e espírito para o máximo da saúde.

Mas antes de engajar em um dos diferentes tipos de yôga, pergunte ao seu instrutor qual deles é melhor indicado para o seu problema de saúde.

. Visualização

   
A concentração em uma imagem pode ajudar pacientes com câncer e que sofreram derrame a melhorar a conexão entre a mente e o corpo
© Roberto Manderioli / iStockphoto
A concentração em uma imagem específica  ou em um conceito pode ajudar pacientes com câncer e que sofreram derrame a melhorar a conexão entre a mente e o corpo
Visualização, ou imagem guiada, é uma prática que está ganhando terreno para os pacientes de câncer, vítimas de derrame e aqueles que sofrem de ansiedade e estresse. Os médicos levam o paciente a se focar em uma imagem específica ou conceito para melhorar a conexão entre a mente e o corpo. Em estudos médicos, o escaneamento do cérebro dos pacientes que seguem essa prática mostra que a visualizar uma atividade promove a mesma atividade no cérebro que desempenhar a atividade de verdade. Isso fornece forte evidência para o uso das imagens guiadas para ajudar pacientes de derrame a reaprender ações básicas, ou tratar pacientes sofrendo de distúrbio de estresse pós-traumático. Pesquisadores também esperam que as técnicas de visualização possam tornar o processo de tratamento de câncer mais fácil para pacientes e ajudar a lidar com um número de condições psicológicas e relacionadas ao estresse.Melhor de tudo, as imagens guiadas represent am pouco a nenhum risco para a maioria dos pacientes, e a técnica pode ser praticada quase em qualquer lugar, o que a torna acessível ao grande público.


. Aiurveda

   
A medicina ayurvedica é praticada há milhares de anos para restaurar o equilíbrio do corpo, por meio de massagens, dietas, respiração e meditação
© Dragan Trifunovic / iStockphoto
A medicina aiurvédica é praticada há milhares de anos para restaurar o equilíbrio do corpo, por meio de massagens, dietas, respiração e meditação
Há milhares de anos, as pessoas na Índia confiam na antiga prática da Aiurveda para prevenir e tratar doenças. Os médicos aiurvédicos usam ervas, dieta, respiração, massagem e meditação para tratar o ser como um todo e restabelecer o equilíbrio do corpo. Eles se focam na manutenção de um prana saudável, ou energia de vida, que compartilha muitas característica com o qi (lê-se tchi) da medicina chinesa. Acredita-se que um prana  administrado de forma deficiente pode causar doença, e essa doença pode apenas ser tratada pelo realinhamento da mente, do corpo e do espírito para o reequilíbrio do prana. 

Na maior parte, a aiurveda é uma pratica relativamente segura, e se mostra promissora como uma forma de estimular a memória e o foco [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine]. Contudo, os praticantes devem ser avisados que não há evidências científicas para apoiar a maioria das afirmações associadas à aiurveda, e que alguns suplementos usados nessa prática podem ser perigosos. Nos EUA, por exemplo, o FDA (Food and Drugs Administration) alerta para o metal pesado contido em alguns remédios fitoterápicos, e outros suplementos naturais podem interferir com medicações usados para tratar da pressão sanguínea e de outras condições.

 Massagem

   
Estudos mostram que certos tipos de massagem melhoram o sistema imunológico, diminuem os sintomas de câncer e ajudam a aliviar dores graves da fibromialgia
© ruben paz / iStockphoto
Estudos mostram que certos tipos de massagem melhoram o sistema imunológico, atenuam os sintomas de tratamento do câncer e ajudam a aliviar dores graves da fibromialgia
A massagem se tornou uma parte importante no estilo de vida moderno, mas poucos a reconhecem como um tratamento médico legítimo. Durante uma massagem, os terapeutas manipulam os músculos para diminuir dor e tensão, mas alguns tipos de massagem também podem ajudar a melhorar uma variedade de outras condições de saúde. Um estudo da Universidade de Miami mostrou função imunológica melhorada em pacientes com HIV após terapia de massagem [fonte: National Institutes of Health]. Certos tipos de massagem também suavizam os sintomas do tratamento de câncer e ajudam a reduzir dores severas da fibromialgia [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine]. Para atletas profissionais e guerreiros de fim-de-semana, a massagem esportiva alivia dores musculares, acelera a recuperação e podem até melhorar o desempenho. 
Poucos médicos associam a massagem a qualquer risco sério à saúde, embora a massagem muito intensa possa causar dor e desconforto.

Meditação


Além de aliviar o estresse, a meditação pode melhorar o foco e aliviar os efeitos do distúrbio de déficit de atenção
© Inga Ivanova / iStockphoto








Além de aliviar o estresse, a meditação pode melhorar a concentração e reduzir os efeitos dos sintomas do distúrbio de déficit de atenção   


Mais de 10% da população norte-americana já tentou a meditação em algum momento de suas vidas, tornando-a uma das mais praticadas formas de medicina alternativa. Durante a meditação, os pacientes se concentram em respirar lenta e ritmadamente e em manter a mente livre de distração. Alguns usam uma palavra-chave para ajudá-los a  facilitar essa prática, enquanto outros podem até incorporar orações ou ensinamentos espirituais. Para a maioria dos praticantes, a meditação provê um método personalizado e versátil de alívio do estresse que, virtualmente, pode ser executado em qualquer lugar e a qualquer momento. Para outros, essa prática pode também ter efeitos de longo alcance na saúde. E parece haver um grupo de evidências científicas para apoiar sua eficácia. 
O poder da oraçãoAlgumas pessoas religiosas ou espiritualistas confiam no poder da oração e da devoção para curar doenças. Contudo, apesar de indícios casuais mostrarem que a oração pode melhorar o prognóstico do câncer ou estimular o sistema imunológico, pouca evidência científica existe para apoiar essas afirmações. É claro que há pouco risco em incorporar suas crenças religiosas em seu tratamento, mas não use essas crenças para substituir métodos médicos comprovados.
De acordo com o National Institutes of Health, a meditação pode melhorar a concentração e aliviar os efeitos do distúrbio de déficit de atenção. Estudos também mostram uma melhora na asma, nas dores e nos sintomas da pressão alta entre aqueles que meditam regularmente. Devido à sua capacidade de reduzir os níveis de estresse, a meditação também pode aliviar a depressão, a insônia e a ansiedade enquanto diminui os riscos de longo prazo da doença. Pacientes geralmente combinam meditação com yôga ou tai chi chuan para desfrutar dos benefícios para a saúde física e mental.

 Manipulação da coluna (quiropraxia)

A manipulação da coluna, ou quiropraxia, alinha ossos, juntas, músculos e a espinha para ajudar a aliviar dores
© Eliza Snow / iStockphoto
A manipulação da coluna, ou quiropraxia, alinha ossos, juntas, músculos e a espinha para ajudar a aliviar dores


Os quiropráticos alinham ossos, juntas, músculos e a coluna para melhorar a saúde e aliviar dores. Estudos científicos bem-estabelecidos apoiam o uso da manipulação da coluna para tratar dores nas costas e no pescoço, mas não existem evidências que mostrem que essa prática pode efetivamente tratar dores de cabeça, asma ou outras condições.
Para uma abordagem mais holística, considere a manipulação vertebral osteopática. Médicos nesse campo combinam técnicas da quiropraxia tradicional com técnicas homeopáticas para tratar todo o corpo. Apesar de poucas evidências para apoiar esse campo da medicina, alguns pacientes o consideram um método apropriado de tratamento.

Embora a manipulação da coluna seja normalmente segura, ela não pode substituir o tratamento médico regular para a vasta maioria dos pacientes. Ela também representa uma sério risco para pacientes de derrames ou para aqueles com danos arteriais ou relacionados aos nervos. Alguns médicos até alertam que optar pela manipulação da coluna para dor pode levar os pacientes a não perceber os sinais de doenças sérias, como câncer [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine].

As ervas medicinais são amplamente usadas na medicina oriental como forma de combater e prevenir doenças como artrite, infecções e alergias
© Hande Guleryuz Yuce / iStockphoto
As ervas medicinais são amplamente usadas para combater e prevenir doenças como artrite, infecções e alergias


Fitoterapia


Resultado de imagem para fitoterapia chinesa

Muitos dos suplementos vitamínicos e nutricionais que você toma diariamente têm raízes na antiga medicina chinesa ou outros tratamentos médicos alternativos. Embora a maioria dos suplementos não seja regulamentado pelas agências de saúde, alguns estudos científicos sérios suportam o uso de muitos remédios fitoterápicos. Por exemplo, está provado que o óleo de peixe reduz o risco de doenças do coração, e também pode ajudar a tratar de artrite e depressão [fonte: National Institutes of Health]. 

O alho pode reduzir o risco de câncer ou doenças do coração e ajudar a baixar o colesterol, e o ginseng oferece benefícios importantes para pacientes cardíacos e àqueles sofrendo de depressão [fonte: Mayo Clinic Book of Alternative Medicine]. Milhares de outros suplementos fitoterápicos também podem oferecer alguns benefícios, mas os resultados são menos confiáveis para a maioria. 

Apesar da falta de evidência clínica para alguns remédios fitoterápicos, suplementos naturais são o mais amplamente usado tratamento alternativo em todo o mundo. Contudo esse uso difundido não significa necessariamente que esses suplementos sejam seguros para o consumo. 

 Alguns contêm toxinas perigosas, como chumbo ou mercúrio, e outros podem interagir com medicações que o paciente esteja tomando. Vários remédios fitoterápicos são absolutamente perigosos, e representam um risco grave de ataque do coração, derrame e até morte. Converse com seu médico antes de tentar qualquer produto para a saúde e procure por suplementos apoiados por pesquisas científicas respeitáveis, e não por discursos de marketing  e testemunhos sem valor real.

Acupuntura

A acupuntura é um dos tratamentos alternativos mais populares por tratar, por meio da estimulação dos campos energéticos do corpo, praticamente todas as doenças
A acupuntura pode tratar, por meio da estimulação dos campos energéticos do corpo, praticamente todas as doenças

A acupuntura data de milhares de anos atrás na China e em outras nações asiáticas, mas apenas recentemente ganhou terreno como uma prática médica estabelecida em outras partes do mundo. Acupunturistas treinados usam agulhas pequenas e finas para manipular o fluxo de energia natural do corpo, ou qi (pronuncia-se tchi).
Ao inserir essas agulhas em mais de 400 pontos específicos do corpo, o acupunturista pode redirecionar o qi para curar ou prevenir certas condições médicas. Se você preferir seu qi equilibrado sem as agulhas, tente a acupressão, ou do-in, que se baseia na massagem, ou pressão, em vez de na penetração.

A Organização Mundial da Saúde apoia o uso da acupuntura para o tratamento de mais de 28 condições médicas, incluindo dores e distúrbios respiratórios e digestivos. A Clínica Mayo também recomenda a acupuntura para pacientes sofrendo de fibromialgia, náusea, dor nas costas ou dores de cabeça. Hoje, mais de 3 milhões de pessoas nos EUA usam acupuntura, e muitas organizações médicas renomadas reconhecem essa prática para tratar algumas doenças. Apesar de ser praticada no Brasil desde 1958, somente em 2006 a acupuntura foi reconhecida como tratamento complementar e passou a ser aplicada no Sistema Único de Saúde.

A maioria dos defensores da acupuntura recomenda equilibrar acupuntura e medicina ocidental tradicional para aproveitar cuidados médicos mais completos. Também é importante reconhecer as limitações da acupuntura e entender que nem todos os problemas de saúde podem ser tratados com sucesso com esse tipo de medicina alternativa.