terça-feira, 5 de setembro de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU O QUE AS COVINHAS NAS SUAS COSTAS SIGNIFICAM?

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU O QUE AS COVINHAS NAS SUAS COSTAS SIGNIFICAM?

Imagem relacionada
Elas são conhecidas como covinhas de Vênus e tidas como sensuais e eróticas, por isso foram nomeadas em homenagem à deusa romana do amor.

Imagem relacionada
Nos homens, elas são conhecidas como covinhas de Apollo, em homenagem ao deus romano da luz e dos sol. Elas são formadas por tendões que crescem na pélvis e são genéticas.

covinha3
Infelizmente, elas não podem se formar com exercícios e dietas. Algumas pessoas as têm, outras não. Não há problema de você não as tiver, mas…

covinha4
Como são vistas mais facilmente quando há menos gordura corporal, elas também indicam boa saúde e boa circulação na área da pélvis. Por isso, pessoas com estas covinhas atingem o orgasmo mais facilmente.
Se isso não é motivo para ser feliz, eu não sei o que é… De qualquer forma, essa é uma boa notícia para as pessoas que têm covinhas de Vênus ou Apollo.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Saiba o que o formato das nádegas diz e muito sobre a sua saúde

As células de gordura que se acumulam nessa área estão associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares e metabólicas



Provavelmente você já percebeu que há variados formatos de nádegas. Podemos contar pelo menos uns cinco tipos diferentes. Mas, você sabia que o formato do bumbum está relacionado com a saúde?
As nádegas são uma das partes mais marcantes do corpo feminino. É uma área em que a gordura se acumula e, dependendo dessa localização, o formato de seu bumbum pode alterar. De acordo com uma pesquisa realizada pela International Journal of Obesity, as células de gordura que se acumulam nessa área estão associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares e metabólicas.
Se você não sabe responder qual o formato de suas nádegas, a primeira coisa que você deve fazer é olhar no espelho e comparar-se com as imagens mostradas aqui. Confira agora o significado delas:
tuiii

Em “V”
 Resultado de imagem para nádegas Em “V”
Característica das mulheres que têm baixos níveis de estrogênio.  A cintura é mais fina do que os quadris e o quadril é maior do que a parte inferior das nádegas. É muito comum em mulheres idosas. Para recuperar esses níveis, aposte em uma dieta equilibrada recheada de frutas. Além disso, é importante diminuir o consumo de cafeína, álcool e cigarro.
Forma de coração
 Imagem relacionada
Neste caso, a gordura acumulada se localiza na parte inferior das coxas, formando um coração. Essa forma mostra a gordura acumulada na altura do quadril, indicando colesterol com nível elevado.
Redonda
 Imagem relacionada
As nádegas neste formato mostram que a gordura está distribuída em todo o corpo, indicando boa saúde. Além disso, pessoas com esse formato de bumbum têm menos probabilidade de terem colesterol alto ou obesidade. Ela é facilmente moldada com a prática de exercícios e uma alimentação saudável.
Quadrada
 Imagem relacionada
Muito comuns em homens. Nas mulheres, ela significa falta de nutrientes no corpo. Caso você tenha esse formato de nádega e não esteja se sentindo bem, procure um médico, pois elas indicam deficiência nutricional, como anemia.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Dor nas pernas podem indicar doenças graves

Conheça os motivos e o que fazer para combater

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - Você sente dor na coluna frequentemente?  Cuidado

Normalmente a dor nas pernas em repouso indica problemas de circulação, como doença vascular periférica, enquanto dor nas pernas ao acordar pode ser sinal de câimbra noturna ou falta de circulação. A dor nas pernas e nas costas pode ser sintoma de problemas na coluna ou compressão dos nervos, já a dor nas pernas e cansaço pode estar relacionada com excesso de atividade física.

A dor nas pernas podem ser causadas por problemas vasculares como má circulação ou varizes, esforço físico ou neuropatia, por exemplo e para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, e se as duas pernas são afetadas ou somente uma.

Outras causas menos comum de dor nas pernas são câncer nos ossos, lúpus, gota e doença de Paget. Quando a dor nas pernas está mais relacionada ao cansaço e falta de energia o médico pode suspeitar de fibromialgia, síndrome da fadiga crônica ou dor miofacial, por exemplo.

Dor nas pernas por má circulação

A dor nas pernas causada por má circulação afeta principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas piora após passar algum tempo sentado ou de pé na mesma posição. Os pés e os tornozelos podem ficar inchados e com uma coloração arroxeada, indicando êxtase venosa e dificuldade no retorno do sangue para o coração.

Em caso de trombose a dor é localizada, mais frequentemente, na ‘batata da perna’, é intensa e há alguma dificuldade para movimentar os pés. Além disso é comum que a dor afete somente uma perna, haja inchaço e aumento da temperatura nesta região. Esta é uma situação que pode acontecer após alguma cirurgia ou quando a pessoa precisa ficar muito tempo sentada na mesma posição, como pode acontecer numa viagem de avião, por exemplo.

A má circulação é caracterizada pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias, gerando sintomas como pés inchados, dor nas pernas, mãos frias e varizes nas pernas. É uma situação comum, especialmente em indivíduos com excesso de peso ou em mulheres que tomam a pílula anticoncepcional.

Alguns casos de má circulação podem ser hereditários e se manifestar constantemente, porém em alguns indivíduos pode surgir devido a outras causas, como passar muito tempo de pé, cruzar as pernas ou o envelhecimento do corpo.

Sintomas de má circulação

Os sintomas da má circulação do sangue incluem:

Pés e mãos frias
Inchaço das pernas e pés
Dor e cansaço nas pernas
Pele seca e escamosa
Sensação de formigamento nas pernas
Varizes.
Para reduzir estes sintomas os pacientes podem elevar as pernas, com almofadas, no final do dia ou dormir com as pernas mais altas que o corpo.

O que fazer para má circulação

O que se pode fazer para má circulação é:

Praticar atividade física regularmente
Usar meias de compressão elásticas
Não ficar muito tempo sentado ou de pé
Diminuir a quantidade de sal na comida
Estar dentro da faixa de peso ideal.
Além destas dicas os indivíduos devem evitar o acúmulo de gordura e verificar anualmente os níveis de colesterol no sangue, pois o colesterol alto prejudica a circulação.

No caso da mulher, também é importante manter acompanhamento com o ginecologista, principalmente durante o uso da pílula anticoncepcional.

Nutrição e remédios favoráveis

A vitamina E é recomendável para aqueles que sofrem de problemas de circulação. Também, o Creme de Pimenta de Caiena é utilizado para ser aplicado externamente, podendo melhorar a dor nas pernas. A niacina ou Vitamina B 3 relaxa os vasos sanguíneos melhorando a circulação. O extrato de alcachofra diminui a pressão arterial, e previne a arteriosclerose.

Os remédios que podemos utilizar para melhorar a circulação das pernas generosamente agraciados pela nossa mãe natureza são:

Ginkgo biloba: possui a capacidade de dilatar as veias e, dessa maneira, o sangue circula melhor.

Alho: evita a formação de coágulos.

Unha de gato: diminui a capacidade de coagulação do sangue.

Cavalinha: Atua como diurético, melhorando a circulação. Faça uma decocção durante 30 minutos de 100 gr da planta seca por litro de água. Beba dois copos por dia.

Hamamélis: Pode-se esfregar ou realizar fricções com a água de hamamélis para aliviar a dor e o inchaço das pernas com varizes.

Castanheiro-da-índia: Faça uma decocção da casca em uma colherinha por copo de água. Beba dois copos por dia.

O que é decocção?

É quando as partes da planta são fervidas junto com a água por alguns minutos. Esta técnica é aplicada geralmente para o preparo de chás das cascas, raízes ou pedaços de caule, que por serem mais duros precisam de um método mais rigoroso para a extração para a água dos compostos benéficos presentes na planta. Para se obter o efeito esperado, é preciso seguir qual o modo indicado de preparo do chá escolhido.

Argânia: o óleo de argânia pode ser utilizado cru para temperar a salada.

Salgueiro: Faça uma infusão de uma colherada pequena da casca por copo de água. Beba um copo a cada dois dias.

Má circulação na gravidez

A má circulação na gravidez é uma situação frequente, porque, durante este período, o organismo da mulher produz mais líquidos para manter a irrigação da placenta, o que dificulta o trabalho das veias.

Além disso, existe produção de relaxina, um hormônio que provoca a dilatação das veias, dificultando o retorno do sangue ao coração.

Assim, para evitar a má circulação, as grávidas devem descansar várias vezes durante o dia, utilizar meias elásticas e fazer massagens nas pernas.

Como aliviar: Deitar de barriga para cima com as pernas elevadas durante 30 minutos pode ajudar, mas o médico pode indicar o uso de remédios para melhorar a circulação, assim como o uso de meias de compressão elástica. Em caso de suspeita de trombose o médico deve ser rapidamente avisado.

A natação e os passeios de bicicleta são muito recomendados para prevenir as varizes. Quando for descansar, o melhor é elevar as pernas para contribuir com o retorno venoso, evitando o estancamento do sangue.

Devemos evitar expor as pernas a muito calor, seja tomando sol em horários pouco adequados ou com banhos de imersão muito quentes. Poderíamos optar por roupas mais folgadas e cômodas ao invés de calças justas, que limitam a boa circulação do sangue.

A depilação com cera quente não é recomendada para aqueles que sofrem de varizes. As massagens também são benéficas, mas não podem ser bruscas e com muita pressão. Devem ser realizadas por um especialista, pois, caso contrário, poderiam agravar os sintomas.

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - Você sente dor na coluna frequentemente?  Cuidado


Dor nas pernas de origem muscular

A mialgia pode surgir após esforço físico, praticar exercício físico ou usar um sapato desconfortável e neste caso, a dor geralmente surge no final do dia e é muitas vezes dita como ‘cansaço nas pernas’. Outra causa comum de dor nas pernas de origem muscular são as cãibras que normalmente ocorrem durante a noite e também durante a gravidez.

Como aliviar: evitar a dor é sempre o melhor remédio! E no caso das dores musculares nas pernas, há várias coisas que se podem fazer para evitar que estas apareçam ou que, pelo menos, não se manifestem em toda a sua intensidade. A começar por uma alimentação saudável e por hábitos de vida cuidados, fugindo ao tabaco e ao álcool. Também não convém exagerar no açúcar!

Imprescindível é também manter uma rotina de prática desportiva ou, pelo menos, fazer caminhadas ou dar longos passeios a pé com regularidade.

Dormir bem e de forma devidamente repousante é outro truque essencial para evitar tensões musculares nas pernas e na generalidade do corpo. Deve tentar dormir durante oito horas por noite para garantir um sono realmente revitalizante, como deve ser.

Se o seu trabalho obriga a ficar em pé ou sentado durante muitas horas seguidas, é bom que se habitue a fazer pausas para esticar e alongar os músculos. Manter este tipo de posturas de forma continuada tende a provocar e a agravar as dores musculares nas pernas.

Tomar um banho morno e deitar com as pernas elevadas porque isso facilita a circulação sanguínea e a desinchar.

Dor nas pernas causada por problemas de coluna

Quando a causa da dor nas pernas são alterações na coluna, a pessoa pode sentir dor no fundo das costas, glúteos e parte detrás da coxa, além da dor pode haver sensação de formigamento ou fraqueza nas pernas. A dor nas pernas ao caminhar pode ser sintoma de inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.

Como aliviar: Colocar uma compressa morna no local da dor, deixando atuar por 20 minutos, além de evitar esforços, levantar objetos pesados e em alguns casos pode ser preciso fazer fisioterapia.

Se você responder sim a qualquer uma das perguntas a seguir, você deve consultar um especialista em coluna:

1. Sua dor na parte inferior das costas se prolonga até sua perna? Se a dor é persistente e severa, ela é um sinal de que algo está comprimindo um nervo (comumente o nervo ciático) que se prolonga de suas costas para a perna.

2. A dor na sua perna aumenta se você levantar seu joelho até o peito ou se curvar sobre ele? Em caso positivo, há uma grande possibilidade de um disco estar irritando um nervo (provavelmente ciático).

3. Você sentiu uma dor muito forte após uma queda recente? Uma queda pode causar danos a sua coluna. As chances de lesões aumentam se você tiver osteoporose ou se estiver gestante.

4. Você Possui disfunções ou problemas de postura? Durante a infância e adolescência, desenvolvemos vícios posturais que na fase adulta podem se estruturar em problemas de postura que com o tempo passam a gerar dores musculares, como segue abaixo.

5. Você tem sentido dores nas costas que pioram quando você repousa ou que o acordam à noite? Se isso estiver acompanhado por febre, pode ser sinal de que há uma infecção ou outro problema, se não, identifica compressão em nervos que pioram durante o repouso do sono.

6. Você tem sentido dores nas costas significativas por mais de três semanas? Geralmente, a dor desaparecerá com um tratamento simples. Entretanto, se sua dor persistir, você deve consultar um especialista em coluna.

7. Você tem problemas persistentes de bexiga ou de intestinos ou cólicas em período menstrual associados a dor lombar? Problemas de bexiga ou de intestinos podem ter diversas causas, mas alguns problemas de coluna podem causar esses sintomas, portanto há a necessidade de investigar. Em caso de cólica menstrual associada a dor lombar, justifica-se pelo aumento de tensão dos músculos lombares durante este período, que podem ser devidos a ma postura.

8. Você acorda frequentemente com dores no corpo e associa que piora durante o sono? Devemos estar atentos a postura de dormir, pois dores na coluna causam distúrbios do sono e o uso de cama ou travesseiros inadequados pioram as dores. O ideal e manter a coluna alinhada, podendo usar um travesseiro embaixo da cabeça e outro entre as pernas, alinhando a coluna cervical e lombar com a coluna torácica.

9. Você fica com as pernas adormecidas ou enfraquecidas ao caminhar? Esses problemas podem ser causados por um estreitamento do canal vertebral. Isso é chamado de estenose vertebral onde pode estar havendo um pinçamento de nervos.

10. Você sente dores de cabeça em aperto na região da nuca que desce para os ombros, podendo chegar ate os braços? Quando ocorrem disfunções na coluna cervical comumente pode ser devido a compressão de nervos dos ombros, braços, cabeça ou face. Caso as dores persistirem, necessita-se procurar fisioterapeuta especializado .

Dor nas pernas devido a problemas articulares

Especialmente nos idosos a dor nas pernas pode estar relacionada a problemas ortopédicos como atrite ou artrose, neste caso outros sintomas devem estar presentes como dor nas articulações e rigidez nos primeiros 15 minutos da manhã.

A dor nas articulações, também chamada de dor articular, é uma sensação de desconforto, dor ou incômodo em uma ou mais articulações do corpo. Dor nas articulações pode ocorrer com ou sem movimento muscular e pode ser grave o suficiente para limitar o movimento. As pessoas também costumam descrever a dor nas articulações como desconforto, inflamação, sensação de queimação ou rigidez.

As articulações são estruturas complexas incluindo, além das extremidades ósseas, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas e é graças a elas que conseguimos nos mexer. As articulações se movimentam constantemente, de modo que problemas não são incomuns nessas regiões.

Causas

A dor nas articulações pode ser causada por vários tipos de lesões ou doenças. Independentemente da causa, a dor nas articulações pode ser muito incômoda.

Artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa rigidez, dor e inflamação nas articulações. A osteoartrite envolve o crescimento dos osteófitos (chamados de “bico de papagaio” quando aprecem na coluna) e a degeneração da cartilagem de uma articulação. É a causa mais comum de dor articular em adultos com mais de 45 anos.

A dor articular também pode ser causada por bursite (inflamação das bursas). As bursas são bolsas cheias de líquido que protegem e absorvem o impacto sobre das proeminências ósseas, permitindo que os músculos e tendões se movimentem livremente sobre o osso.

Imagem relacionada


Inúmeras outras causas podem estar por trás da dor nas articulações. Veja:

Doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus
Condromalácia patelar
Gota (especialmente no dedão do pé)
Doenças infecciosas, que incluem -Síndrome viral de Epstein-Barr
Hepatite A, B ou C
Gripe
Doença de Lyme
Sarampo
Caxumba
Parvovirose
Febre reumática
Rubéola
Varicela (catapora)
Lesões, inclusive fratura
Osteomielite
Artrite séptica
Tendinite
Esforço fora do normal ou uso excessivo, incluindo tensões ou torções.
Entre em contato com um médico se você:
Tiver febre não associada a sintomas de gripe
Tiver perda de peso não intencional
Apresentar dor nas articulações durar com mais de três dias de duração na mesma articulação
Sentir dor forte e inexplicada nas articulações, especialmente se tiver outros sintomas inexplicados.

Cuidados

Quem nunca sofreu com dores nas costas, nos joelhos ou nos ombros? Dores crônicas nessas regiões do corpo atingem aproximadamente 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Quando não é tratada, essa dor e inflamação nas articulações podes evoluir para doenças graves, como a osteoartrite. Diferente do que se pode imaginar, não é somente a terceira idade que precisa ficar atenta – as dores nas articulações podem atingir qualquer faixa etária. Se as articulações começarem a doer sem motivo aparente, uma das principais recomendações médicas é aplicar calor ou gelo para aliviar a dor. Caso a dor não diminua, o ideal é sempre consultar um médico para determinar se existem problemas mais sérios.

Como aliviar: confira os cuidados que você pode adotar para tratar as dores nas articulações e, ainda, prevenir que esse desgaste evolua para uma doença no futuro – embora não exista nada que de fato previna alguma doença articular:

Controle o peso: estar acima do peso pode aumentar a pressão sobre as articulações. O aumento de peso também pode alterar a maneira de andar da pessoa, intensificando as dores. Além disso, a obesidade normalmente está associado a hábitos sedentários e músculos menos tonificados – fatores que pioram a sobrecarga nas articulações. Uma alimentação saudável e exercício físico regular são essenciais para manter as articulações saudáveis.

Faça exercícios: a prática de exercícios físicos é essencial para manter as articulações funcionando bem, já que as eles ajudam a melhorar o equilíbrio e controlar o excesso de peso. Além disso, exercícios que fortalecem os músculos diminuem a sobrecarga nas articulações e favorecem o alívio de dores. Músculos fortes dão maior estabilidade ao corpo, tirando a tensão de articulações. Ao iniciar as atividades físicas opte por exercícios de baixo impacto, como bicicleta, natação ou caminhada, para reduzir a pressão sobre as articulações. O paciente também deve considerar a incorporação de exercícios de fortalecimento muscular em sua rotina, pois os músculos fortalecidos aliviam o trabalho das articulações.

Mudanças na dieta: a ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite e seus derivados, couve e espinafre, é importante para manter a densidade dos ossos, evitando e problemas como a osteoporose. Essa dupla ajuda a manter os ossos saudáveis.

Não fique o tempo todo sentado: quanto mais as articulações são usadas, maior será sua lubrificação e sua eficiência. Por isso, pessoas que permanecem longos períodos sentadas possuem mais chances de sofrer dores nas articulações do corpo. Além disso, pessoas que se movimentam mais tendem a ter músculos mais alongados, fator que protege as articulações. A coluna é, ainda, a maior vítima das horas sem se movimentar. Procure levantar-se de tempos em tempos para alongar e a caminhar.

Largue o cigarro: a fumaça do cigarro diminui sua massa óssea, enfraquecendo suas articulações. Ossos fracos aumentam o risco de uma lesão. Além disso, o tabagismo aumenta a inflamação em seu corpo, que pode afetar as articulações e causar dores. Recentemente foi demonstrado que o tabagismo é um fator que aumento o risco de desenvolver artrite reumatoide e, possivelmente, um caso ainda mais grave da doença.

Dê um descanso para os pés: o salto alto, por concentrar praticamente todo o peso no corpo nos dedos e na ponta do pé, pode causar dores crônicas nessa região se for usado com muita frequência. O salto alto também provoca uma mudança em toda a mecânica do caminhar, alterando o modo como o corpo se equilibra e sobrecarregando algumas articulações.

Alongue-se com mais frequência: A maioria das pessoas alonga-se um pouco antes ou depois de uma atividade física, mas o alongamento deve ser incorporado em sua rotina diária. Faça pausas durante o dia para manter seu corpo flexível e articulações com movimentos suaves. Você pode fazer alguns alongamentos básicos em sua mesa ou mesmo uma aula de ioga ou pilates – que juntam alongamento e exercícios.

Faça massagens: relaxar a musculatura é bom para liberar a tensão muscular. Receber massagens regularmente ajuda a relaxar os músculos e articulações e ajuda você a se sentir revigorado. Você pode fazer uma auto massagem, pedir para um amigo ou parente lhe ajudar ou então recorrer a um profissional. O médico pode indicar remédios e fisioterapia.

Dor nas pernas na gravidez

A dor nas pernas na gravidez é um sintoma normal, principalmente no início da gravidez, pois há um grande aumento de produção de estrogênio e a progesterona, que provocam dilatação das veias das pernas, aumentando o volume de sangue nas pernas da mulher. O crescimento do bebê no útero, assim como o aumento de peso da grávida, levam a compressão do nervo ciático e da veia cava inferior levando ao inchaço e dor nas pernas.

Como aliviar: a gravidez sobrecarrega o corpo da mulher e, principalmente, seu sistema cardiovascular. E é ai que surgem os inchaços e as dores nas pernas. A circulação fica mais lenta. No calor, o inchaço fica mais evidente e o repouso traz um grande benefício. O que ajuda nessa fase: prática de uma atividade física, como a caminhada, o uso de meias elásticas de suave a média compressão, fisioterapia e drenagem linfática. A ingestão de líquidos estimula o funcionamento dos rins e isso também colabora para a redução do inchaço. Vale ainda evitar comidas salgadas. Deitar de barriga para cima, com os joelhos dobrados, fazendo um exercício de alongamento da coluna e descansar com as pernas elevadas.

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - Você sente dor na coluna frequentemente?  Cuidado


Quando ir no médico

É aconselhado ir no médico quando a dor nas pernas é muito intensa e quando existem outros sintomas. Também é importante ir ao médico:

Quando a dor na perna é localizada e muito intensa
Quando há rigidez da panturrilha
Em caso de febre
Quando os pés e tornozelos estão muito inchados
Em caso de suspeita de fratura
Quando não permite o trabalho
Quando dificulta a caminhada.
Na consulta deve-se dizer a intensidade da dor, quando ela surgiu e o que foi feito para tentar amenizar. O médico poderá solicitar exames para indicar o tratamento adequado, que por vezes pode incluir uso de medicamentos ou fisioterapia.

Razões para a dor

A dor na perna de causa vascular pode ter basicamente duas razões: circulação arterial deficiente ou um problema no retorno do sangue venoso. As artérias são responsáveis por transportar o sangue para fora do coração e distribuí-lo pelo corpo até a ponta dos dedos dos pés. As veias, por sua vez, recolhem esse sangue, que contém impurezas e pouca oxigenação, e levam de volta ao coração e ao pulmão, renovando a quantidade de oxigênio e nutrientes.

Quando o problema é arterial

Quando há uma deficiência na circulação arterial, falta sangue rico em oxigênio e nutrientes para irrigar os tecidos. O sintoma mais comum nesses casos é o que chamamos de claudicação intermitente, que provoca uma sensação de cãibra nas pernas – principalmente durante exercícios físicos. Este sintoma é muito comum durante caminhadas, pois, quando andamos, precisamos de sangue para irrigar os músculos. Se esse sangue não chega de forma adequada, sentimos uma dor forte, e precisamos parar para melhorar. Somente depois de um tempo parados é que podemos, então, retomar a caminhada por mais um período, e assim sucessivamente. A dor causada por este problema é pior quando há necessidade de se fazer mais esforço, como ao subir uma rua inclinada ou durante uma corrida. Nesses casos, a dor aparece rapidamente, e costuma melhorar quando estamos parados, assentados ou deitados.

No caso de falta de circulação, o recomendado é que o paciente não deixe as pernas em posição elevada, pois o sangue que já chega ao final das pernas com dificuldade, mesmo com a ajuda da gravidade, vai chegar com ainda mais dificuldade se a perna estiver inclinada para cima. Esses sintomas costumam ser piores em dias frios devido à vasoconstricção, que diminui a circulação nas extremidades do corpo. O tabagismo, o uso de drogas ilícitas e o estresse excessivo também são fatores de risco para o problema.

Imagem relacionada

Se a culpa for das veias

No caso das veias, a dificuldade é retornar o sangue de volta ao coração. Se a veia está comprometida devido à presença de varizes, a um histórico de trombose venosa ou obesidade, longos períodos permanecidos de pé ou sentado, roupas que apertam muito a cintura, insuficiência cardíaca descompensada, doença pulmonar grave e outras doenças, o retorno do sangue até o coração pode ficar comprometido.

Nesses casos, sentimos uma sensação de peso, cansaço, pernas inchadas, e às vezes até uma sensação de formigamento ou dormência devido ao inchaço. Esses sintomas pioram com o calor intenso e quando permanecemos com as pernas paradas por longos períodos de tempo, e melhoram com a elevação das pernas e com o movimento.

Dificilmente a dor venosa fará a pessoa parar de se movimentar. Com o passar do tempo, essa dificuldade de retorno do sangue venoso pode levar à insuficiência venosa crônica e às suas consequências, como edema crônico, pigmentação da pele das pernas (que fica com uma cor marrom), aparecimento de pequenas lesões que podem levar à formação de úlceras, eczema (coceira intensa normalmente acompanhada de uma lesão na pele próximo ao tornozelo do lado de dentro da perna) e aparecimento de mais varizes, podendo até desencadear uma trombose.

Opções de tratamento

O tratamento da dor arterial deve contar sempre com a supervisão de um médico especializado, e basicamente inclui:

Parar de fumar
Controle rigoroso de colesterol e triglicerídeos
Prática de caminhada ou exercícios aeróbicos com regularidade (no mínimo 150 minutos por semana)
Controle da pressão arterial, da diabetes e de doenças associadas
Se necessário, o uso de medicamentos para melhorar a circulação do sangue
Caso o tratamento clínico não seja suficiente para melhorar os sintomas, talvez uma cirurgia seja necessária.

Na dor venosa, as recomendações são:

Parar de fumar
Controle rigoroso de colesterol e triglicerídeos
Prática de caminhada ou exercícios aeróbicos com regularidade (no mínimo 150 minutos por semana)
Controle da pressão arterial, da diabetes e de doenças associadas
O uso de meias elásticas medicinais
Procurar elevar os membros inferiores várias vezes ao dia
Cuidar do peso e dos fatores desencadeantes.
Em caso de varizes, a cirurgia costuma ser o procedimento mais indicado. Se necessário, o paciente também poderá fazer uso de medicamentos para aliviar a dor.



Dor nas pernas podem indicar doenças graves

As dores nas pernas são a principal causa de reclamações nos consultórios dos angiologistas e, conforme as estatísticas comprovam, estão, na maioria das vezes, relacionadas diretamente aos problemas circulatórios. Esse quadro clínico pode ser agravado, ainda, pela associação de duas ou mais doenças, o que acontece comumente e pode dificultar o diagnóstico até para profissionais experientes.

Há, no entanto, algumas características da dor que facilitam a busca pela doença responsável por ela. Dores com sensação de peso, por exemplo, que vêm associadas a inchaço e câimbras, aumentando no fim do dia e após longos períodos em pé, costumam indicar varizes. Elas são resultado da dilatação dos vasos sanguíneos, que pode ser provocada por alterações hormonais, sedentarismo, obesidade e fatores genéticos.

Já a sensação de queimação na panturrilha durante a caminhada pode ser sinal de problemas arteriais causados pela aterosclerose, doença inflamatória na qual ocorre o entupimento das artérias por colesterol e outros depósitos de gordura. Trata-se de uma enfermidade extremamente grave, que, se não tratada corretamente, pode culminar na amputação dos membros inferiores ou, até mesmo, levar a infarto do miocárdio e derrame cerebral.

As doenças da coluna também têm as pernas como ponto frequente de irradiação.

Elas costumam gerar dor em fisgada, que tende a acompanhar o trajeto do nervo na face posterior dos membros inferiores e chegar até os pés. Os casos de dores nas articulações, sobretudo nos joelhos, mais proeminentes no início de um movimento, como ao levantar-se de uma cadeira, por exemplo, estão mais relacionados a problemas ortopédicos, como a artrose.

Cada uma das manifestações clínicas e sinais encontrados nas pernas têm importância fundamental na identificação de problemas de saúde. Deixar de avaliar meticulosamente esses sintomas pode ter como resultado o não diagnóstico de doenças graves, capazes de evoluir desfavoravelmente.
O que fica de lição é que há vários detalhes na história e exame físico dos pacientes capazes de elucidar o diagnóstico, e que todas as doenças citadas têm seu potencial de complicação se não forem devidamente cuidadas. Por isso, nenhum tipo de esclarecimento substitui uma avaliação médica. Os números mostram que o primeiro especialista a ser consultado deve ser o angiologista, ou o cirurgião vascular, devido à maior incidência das doenças que podem ser tratadas por ele.

Fontes: por Dr. Bruno Lima Naves – CRM 13800/MG / Saúde – Minha Vida / Vigor – Movimento e Saúde – Eduardo Fávero – Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, especializado em angiologia, cirurgia vascular e endovascular

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Dores nas costas e relação emocional

Dores nas costas e relação emocional

a conexão entre a coluna e os demais3
A medicina holística considera que a dor nas costas é uma consequência dos sentimentos negativos que vamos acumulando. 
Para podermos compreender um pouco melhor tudo isso, seria bom aprendermos algo mais sobre as partes da coluna. As vértebras se dividem em cervicais, dorsais e lombares. Alguns acrescentam a área do sacro e do cóccix.
Quando há um problema em alguma delas, os sintomas não apenas aparecem nas costas. Estas são as relações entre as vértebras, as emoções e as doenças.

A influência e enfraquecimento de nossos pensamentos e emoções têm um impacto direto nas dores nas costas. Sentimentos como medo, insatisfações ou aborrecimentos constantes, o pessimismo, a baixa auto-estima, dúvida ou até mágoa podem enfraquecer e desencadear sintomas físicos por todo o corpo, causando diversas doenças.

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - Dores nas costas e relação emocional

As emoções e as dores nas costas
Muitas vezes, passar longos períodos de tempo com estresse, com medos reprimidos ou com essa ansiedade que não podemos controlar de modo adequado devido ao trabalho ou a assuntos pessoais resulta em doenças como, por exemplo, o colón irritável ou problemas de coluna.
Mas como pode isso acontecer, e como algo que é gerado essencialmente no cérebro pode ter impacto nesse eixo quase perfeito que forma a nossa coluna vertebral?
O conceito de coluna se refere a esse suporte vertical que permite aguentar um peso, enquanto que a palavra vertebral engloba todo esse complexo conjunto de ossos curtos e articulados entre si, que formam a espinha de todos os seres vivos vertebrados.
As nossas costas são, na realidade o eixo mais importante do corpo, um pilar ósseo e muscular que nos proporciona vida e resistência, e sobre o qual, por vezes, acrescentamos um peso “extra” com nossas emoções negativas.
As emoções negativas produzem alterações metabólicas. E isso é algo que devemos ter muito claro: a alteração de nossos hormônios e neurotransmissores provoca o aumento do cortisol no sangre, do ritmo cardíaco… E tudo isso produz alterações em vários órgãos.
Quando acontece um aceleramento geral, tudo isso se traduz em tensão muscular, em músculos rígidos que alteram o equilíbrio dos nervos e dos ligamentos.
A coluna vertebral não fica isenta de todas estas variações e, por isso, é frequente que a dor emocional seja traduzida também em dor cervical ou lombar.
Veja abaixo de que modo esse tipo de problemas e realidades se distribuem ao longo de nossas costas.
Dor na região cervical
A dor nas costas não se concentra só na zona lombar. Um dos problemas mais comuns está relacionado com as dores localizadas nas cervicais.
As vértebras cervicais vão desde a C1 até a C7, e a primeira de todas elas recebe o nome de Atlas por ser o suporte da cabeça e aquela que nos proporciona o equilíbrio.
Para que exista bem-estar na região das cervicais é necessário equilíbrio e harmonia de movimentos. É uma zona que precisa sempre de uma flexibilidade muscular adequada para que não surjam problemas.
Esta região cervical é a mais afetada pelo estresse laboral e pelas preocupações. É um tipo de estrutura musculoesquelética superior que se vai ressentir, principalmente, pelo trabalho diário e pelas ansiedades menos intensas e específicas de seus dias.
Para combater este tipo de dor, vale a pena se mentalizar de que todas as manhãs precisa enfrentar o dia com mais calma e equilíbrio. O ideal é realizar exercícios suaves e harmônicos mexendo a cabeça em círculos, e repetindo o mesmo, depois, com seus ombros.
Dor na região torácica
É a chamada região dorsal, que vai desde a D1 até a D12, e que acolhe grande parte das nossas costas, a área torácica e o coração. É uma região muito relacionada com as emoções.
De que forma as emoções afetam esta parte de nossas costas? É fácil de entender e, certamente, que alguns destes aspectos serão familiares:
Uma pessoa deprimida, desanimada ou triste tende a manter o olhar para baixo e um eixo corporal inclinado.
A atividade física se torna limitada, passamos muito tempo sentados, com o pescoço projetado para frente e com o diafragma não funcionando com a agilidade que deveria.
Tudo nos pesa, a respiração se torna mais lenta, a circulação do sangue não é a mais adequada e é muito provável que sintamos dor de cabeça, dor de estômago ou pressão no peito.
Tudo isso deriva desse eixo postural incorreto e dessa sobrecarga na região dorsal. É importante produzir movimento no nosso corpo: sair para passear, tomar sol, etc.
Fornecer equilíbrio às nossas costas e desabafar nossas emoções negativas são fatores chaves para combater a dor nesta região torácica.
Dor na região lombar
A zona lombar de nossas costas vai da L1 a L5. É uma parte muito exposta a inflamações das vértebras, que podem traduzir-se também em dor ciática e, inclusive, afetar órgãos como os rins ou a bexiga.
Esta parte do nosso corpo, além de ser afetada pelo desgaste e pelas más posturas, é também afetada por emoções relacionadas com os medos, a ansiedade ou mesmo com a pressa.
É frequente em pessoas que se preocupam muito com os outros e se descuidam delas próprias. Passam muito tempo de pé, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, enquanto têm a sensação que não vão conseguir fazer tudo, que não vão acabar bem, que não têm tempo para si mesma.
No final sentem como se tivessem as costas quebradas ao meio. A dor nas costas é um problema que devemos aprender a tratar, levando, primeiro, uma vida mais relaxada, onde nos priorizemos, e tomando sempre em consideração os conselhos de médicos e especialistas.
Existem diferentes técnicas, tais como o Yoga, que permitem e apoiam o bem-estar do corpo, o equilíbrio da mente-corpo e das emoções. Essas técnicas ao mesmo tempo que trabalham o corpo físico, também contribuem para um aumento do relaxamento mental. A meditação conjugada com os exercícios harmoniosos, pode ser uma solução para muitas pessoas ansiosas e que sofrem de dores nas costas, pois permite acalmar a mente e relaxar o corpo.
Tente estar mais consciente dos seus pensamentos e emoções e faça uma introspecção e análise – será que está reprimindo emoções ou sentimentos, como a raiva, ressentimento, frustração, inveja e ciúme?
Tente ter mais compaixão pelos outros, perdoar e, acima de tudo, Amar. Estabeleça um equilíbrio adequado em sua vida, cuidando ao máximo do seu mundo. Verá que as suas dores nas costas desaparecerão.
Não se esqueça de fazer, todos os dias, exercícios suaves e harmônicos e de consultar com profissionais da saúde, para que as dores nas costas não afetem sua qualidade de vida.

A coluna e as demais partes do corpo

a conexão entre a coluna e os demais2
O caso mais comum em que os médicos relacionam a coluna com uma patologia ou doença é a dor de cabeça, causada por dormir mal ou por fazer um movimento errado.
Mas esta não é a única conexão que podemos fazer entre os ossos e o que nos dói.
Começando na nuca e terminando no cóccix, há diferentes pontos, um abaixo do outro, que se relacionam com uma parte do corpo específica. Eles são:
  • Cabeça e orelhas, olhos e língua, dentes, nariz e boca
  • Garganta, pescoço e ombros
  • Glândula da tireoide
  • Mãos
  • Coração, pulmões e seios
  • Vesícula biliar, fígado, estômago, pâncreas, baço
  • Glândulas suprarrenais, rins, bexiga
  • Intestino delgado, cólon, intestino grosso
  • Órgãos sexuais
  • Costas
  • Pés
A coluna vertebral recobre a medula espinhal, que tem a missão de transmitir toda a informação que sai do cérebro e viaja pelo resto do corpo. Conta com diversas terminações nervosas que passam entre cada vértebra e, quando estas perdem seu alinhamento natural, há um problema de comunicação. É aí que começam as dores e as doenças.
Ao sentir um incômodo ou descobrir uma doença, temos a possibilidade de determinar qual parte da coluna se “desconectou” com o sistema.
Desta maneira, por exemplo, os problemas nas cervicais podem provocar entorpecimento nas mãos. Quando o problema está nas vértebras torácicas, surgem dores de estômago e, se for na lombar, pode haver uma persa de sensibilidade nas pernas.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Você sente dor na coluna frequentemente? Cuidado!

Nossa coluna se relaciona com outros órgãos.
 Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - Você sente dor na coluna frequentemente?  Cuidado

Sabe o que isso significa?
 
Que, por exemplo, se houver qualquer problema em alguma parte da nossa espinha dorsal, outras áreas do corpo ficarão doloridas.
 
Portanto, é muito importante que estejamos atentos a qualquer anomalia na coluna.
 
Veja, na imagem abaixo, o mapa que nos orienta a relacionar a coluna vertebral a outras partes do corpo:
 

coluna_-_relacao_com_outros_orgaos_-_cura_pela_natureza.jpg

A maior parte da sociedade já foi acometida por alguma dor na coluna vertebral. Episódios assim são comuns, principalmente, após grandes esforços ou a realização de tarefas repetitivas. Em alguns casos, as dores têm duração momentânea e não implicam, necessariamente, um problema grave na região, como uma doença degenerativa. Já em outros, as dores se manifestam como um sintoma de patologia crônica na coluna.

Veja alguns sinais que devem despertar a sua atenção para possíveis problemas na coluna:

sinais-dor-na-coluna-doenças– Persistência da dor por um tempo prolongado. No caso de doenças na coluna, a dor não desaparece facilmente, sob o uso de alguma medicação ou com um simples repouso, por exemplo. O paciente se queixa com dores que ultrapassam uma semana, normalmente.

– As dores nas costas costumam piorar após a realização de atividades simples do dia a dia (como varrer a casa) ou mesmo nas tarefas do trabalho.

– Além da dor, o paciente com alguma disfunção na coluna pode sentir outros sintomas como formigamentos e dormências nos membros inferiores ou superiores; a própria irradiação da dor para outros membros; perda de controle da bexiga ou do intestino; dificuldades para se locomover ou levantar algum objeto (normalmente, o paciente sente as pernas ou os braços pesados e sem força); dores de cabeça associadas a dores na região da nuca e que se prolongam para os ombros; desânimo para a realização de atividades rotineiras com a limitação do rendimento, etc.

Nenhum tipo de dor na coluna deve ser ignorado, principalmente, quando o paciente detecta a presença de um ou mais dos sintomas listados acima. Ao identificar incômodos similares, deve-se procurar por ajuda médica imediatamente. Mascarar a dor com o uso de medicamentos (por conta própria) ou “receitas caseiras” é colocar a saúde em risco. O ideal é investigar a causa das dores e demais sintomas com a ajuda de um especialista para que a raiz do problema (e não somente os efeitos que ele manifesta) seja tratada de forma adequada e efetiva.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Como alongar todos os meridianos em apenas 5 minutos


O ALONGAMENTO DA SAÚDE 




Exercício diário em apenas 5 minutos (mínimo).

Esta série de 6 posições tem como função estirar os meridianos, permitindo também verificar o estado de cada um através da facilidade ou dificuldade que tem em fazer cada exercício.

Pode fazer a série de manhã e/ou à noite. No entanto tenha em atenção que é normal ser mais díficil de manhã devido ao frio.

Como realizar cada posição:
·  Inspire
·  Estique-se (faça o estiramento/posição) enquanto expira e relaxe
·  Faça 3 longas inspirações e expirações em cada posição
·  Relaxe e estire um pouco mais entre cada inspiração/expiração
·  Dê o seu máximo, mas sempre comodamente
·  Desfaça cada posição de forma suave e usando as mesmas fases que usou para a construir

A ordem da sequência deve ser a indicada na figura, começando pelos pulmões/intestino grosso, pois onde termina o meridiano dos pumões começa o do intestino grosso, onde termina o do intestino grosso começa o do estômago, e assim sucessivamente. 

Pulmões e Intestino grosso: Com os pés afastados à largura das ancas, entrelace os polegares atrás das costas e incline-se para baixo, esticando os...

SAÚDE E EQUILÍBRIO - LIBERE SUA ENERGIA VITAL COM SHIATSU

LIBERE SUA ENERGIA VITAL COM SHIATSU


Resultado de imagem para os meridianos e a saúde

Toques de saúde

Na prática, o shiatsu funciona com simplicidade. O shiatsuterapeuta utiliza técnicas de pressão, fricção, vibração e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além de movimentar articulações e manipular estruturas músculo-esqueléticas. Com os polegares ou com as palmas das mãos, pressiona os pontos corretos de modo ritmado, relaxando os sistema nervoso e muscular e garantindo o livre fluxo da nossa energia vital (chamada de Qi) e garantindo bem-estar físico, emocional e mental.
Esse fluxo é conduzido por canais chamados de “meridianos de energia”, cada um ligado a um órgão ou sistema do corpo humano. Assim como os chacras, esses canais formam uma corrente vibracional que circula pelo corpo conectando o céu (yang), no centro espiral da cabeça, à terra (yin), na parte inferior do corpo. Essas partes sofrem interferências e acúmulos de energias, tanto por fatores externos expressos nos fenômenos da natureza como por fatores internos expressos pelas emoções e sentimentos presentes nas experiências do cotidiano. O principal efeito da massagem oriental é justamente a desobstrução dos meridianos principais e secundários, equilibrando assim o yin-yang do homem.

Shiatsu: Saúde e Bem estar


Imagem relacionada
Shiatsu, é uma terapia corporal oriental que tem suas origens em uma prática de mais de dois mil anos, a Tao Yin. Seu nome deriva do vocábulo japonês (Shi=dedos+Atsu=pressão) e como o próprio nome já diz , é uma técnica que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo. Aplica-se a pressão sobre determinados pontos chamados de Tsubos que formam canais energéticos no corpo – os meridianos, que relacionam-se entre si e com os órgãos internos.No interior dos canais dos meridianos circula entre outras substâncias, energia vitai, Ki para os japoneses, Chi para os chineses. O Shiatsu previne e trata as disfunções causadas pelo desequilíbrio dessa energia.
foto2
Segundo a visão da medicina chinesa, as doenças são originadas pela desregulação de energia nos meridianos, por stress, má alimentação, sedentarismo…. e o Shiatsu estimula estes pontos e energia fazendo com que o próprio corpo ative a circulação do Ki, promovendo o bem estar.
foto3
Essa terapia que não utiliza equipamentos, medicamentos, óleos ou cremes, necessitando apenas da sensibilidade e experiência do terapeuta para detectar de forma precisa anormalidades na pele, nos músculos e na temperatura corporal e assim determinar o tratamento a ser empregado.