quarta-feira, 20 de setembro de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Elemento água na medicina tradicional chinesa.

Elemento água na medicina tradicional chinesa.
Resultado de imagem para O Rim e a Bexiga - Do Medo ao Pânico
O símbolo água representa na medicina tradicional chinesa, o órgão RIM e a víscera BEXIGA.
Cor - preto; sabor - salgado; estação - Inverno; emoção - medo
O RIM é frequentemente referido como a raiz da essência PRÉ-CELESTIAL (substância preciosa herdada dos nossos pais na hora da concepção, essência antes do nascimento, ela que nutre o feto, e após o nascimento controla o crescimento, desenvolvimento, força e vitalidade, é a base da vida sexual.
O RIM apresenta um aspecto YIN e outro YANG.
O YIN do RIM é o fundamento essencial para o nascimento, crescimento e reprodução.
O YANG do RIM é a força motriz de todos os processos fisiológicos. O YIN do RIM é o fundamento material para o YANG do RIM, e o YANG do RIM é a manifestação do YIN do RIM. Podemos comparar o YIN e YANG com uma lamparina de óleo. O óleo é o YIN do RIM e a chama é o YANG do RIM, ou seja YIN substrato material para o funcionamento do corpo,e o YANG a energia que fornece vida e força a esse substrato material. YIN do RIM esta ligado a palavra vida, e YANG a palavra força, juntando os dois teremos força da vida.Portanto YANG do RIM é visto como aquele que da movimento ao elemento água.
Se o YIN do RIM esta ligado directamente com a nossa história passada (essência Pré-celestial ),o YANG do RIM esta ligado a essência Pós-celestial (conectado a nossa história futura,possibilidade de projectar,de criar e mover-se para frente).
Funções:
1 - Armazenar a essência, governar o nascimento,crescimento,reprodução e desenvolvimento.
- Armazena essência Pré-celestial, herdada dos nossos pais na concepção, nutre o feto antes do nascimento, determina nossa força e vitalidade. Essência insuficiente pode causar subdesenvolvimento infantil físico e mental, crescimento inadequado, inferioridade e impotência.
- Armazena essência Pós-celestial, possibilita projetar, criar e buscar novos objectivos e metas.
2 - Produz a medula,abastece o cérebro e controla os ossos. Essencialmente produz a medula que por sua vez gera a medula espinhal e abastece o cérebro.
- Essência boa ira nutrir o cérebro, a memória e a concentração, ira melhorar a visão e o pensamento.
- Essência fraca o cérebro não será bem nutrido, faltara memória, concentração, tonturas, pensamentos e visão debilitada.
- Rim é responsável pela medula espinhal e ossos. Essência forte teremos ossos e dentes fortes, essência fraca os ossos serão quebradiços e os dentes podem até cair.
3 - Governar água
- Dentro da medicina chinesa, os líquidos corpóreos como sangue, urina, suor e linfa são regulados e controlados pelo RIM. Quando o seu funcionamento esta irregular ocorrem edemas, dores e dificuldade em urinária.
4 - Manifestam-se nos cabelos
- O cabelo depende da essência para crescer, se a essência for abundante o cabelo irá crescer bem e será bastante saudável, se for muito debilitada o cabelo torna-se fino e quebradiço podendo até cair.
5 - Abre nos ouvidos
- O ouvido também depende da essência para um bom funcionamento, sendo então muito relacionado com o RIM. Se o RIM for saudável os ouvidos podem ouvir bem, caso seja debilitado a audição poderá ser afetada.
6 - Abriga a força de vontade
- Existe uma grande relação entre o RIM e a quantidade de energia do indivíduo. O RIM contém a sua própria vitalidade, o seu aspecto psíquico quer dizer ZHI que significa força de vontade. ZHI é uma força que move a pessoa a realizar novos empreendimentos e planos pessoais e sociais, demonstra capacidade de adaptação,mudanças e buscar coisas novas.
7 - Controla a força e habilidade
- Rim controla a capacidade para o trabalho rígido, se ele for forte, a pessoa pode trabalhar duro por longos períodos, mas se for debilitado e fraco, a pessoa não terá forças para realizar trabalhos longos. Além da força o RIM influencia na capacidade para actividades delicadas e habilidosas.
- As doenças ligadas ao desequilíbrio da água, incluem as doenças renais, impotência sexual masculina e feminina, incontinência urinária, dentes e ossos fracos, dores lombares e nos joelhos, alterações auditivas e visuais, falta de vontade e memória fraca.
A bexiga irá receber energia do Rim para transformar os fluídos, recaptando o que for puro e excretando o que for impuro através da urina. Em resumo, a Bexiga trabalha para Medicina Chinesa basicamente as mesmas coisas da Medicina Ocidental –> Armazena e excreta urina.
Apesar da sua função ser simples, a Bexiga possui o maior e mais complexo meridiano de acupuntura do corpo, totalizando 67 pontos bilaterais e contendo em si uma importante categoria de pontos conhecida como Shu Dorsais
Existem várias evidências mostrando que as funções da Bexiga estão relacionadas ao Yang do Rim. Quando o Rim é saudável, a Bexiga funciona bem. Se o Rim é afectado por alguma patologia, principalmente as de natureza Yang, a Bexiga também irá sofrer.
Sinais de problemas renais
- Se o rim está fora de equilíbrio, vamos sentir dor e sensação de queimação na planta dos pés. Em termos ocidentais, isso é conhecido como fascite plantar ou esporão de calcâneo.
- Emocionalmente, quando o rim é fraco, nós sentimos medo, mas quando o rim é saudável, temos força de vontade. Além disso, o rim desempenha um papel muito importante no desenvolvimento anatómico de uma pessoa e a consciência intelectual. Em crianças, o medo pode prejudicar o desenvolvimento físico e psicológico, que se manifesta em problemas fisiológicos, tais como padrões de crescimento atrofiado, doenças dos dentes e desenvolvimento físico e mental lento.
- Quando o rim é fraco, o depósito de cálcio nos ossos é difícil, e pode causar osteopenia (redução da massa óssea) , e até mesmo osteoporose, nos casos mais graves. Em TCM, é insuficiente tratar a osteoporose unicamente com vitamina D e cálcio. É de vital importância tratar o rim para fazer os ossos mais fortes.
- Sintomas da menopausa também pode ser associada à deficiência de qi dos rins. Uma vez que o rim é um órgão de água, que funciona para arrefecer o calor do corpo, e quando o rim é deficiente, o sistema de órgãos no fígado, que está associada com a madeira, secam-se. O excesso de calor no corpo inflama a madeira do fígado e, portanto, podem causar afrontamentos.
- Cabelo grisalho precocemente e perda de cabelo são associadas a uma deficiência yang do rim. Portanto, a implantação de cabelo é apenas um tratamento superficial para a calvície, e isso não é suficiente. É importante para fortalecer a energia do rim de modo a que o cabelo cresça novamente.
- Dentes fracos, infecção do ouvido médio e deformidades das orelhas externas tudo indicar doença renal. Outros sintomas renais incluem zumbido dos ouvidos (zumbido) e perda auditiva. Esses sintomas estão associados com o rim; por exemplo, em bebes, a dentição é frequentemente acompanhada de problemas de ouvido, que está associado com distúrbios energia do rim.
Do ponto de vista nutricional, a fim de fortalecer o rim, todas as idades devem comer alimentos de cor escura como amoras e fungo preto, framboesa, melancia, beterraba, cevada, feijão.
O exercício desempenha um papel importante no fortalecimento do rim, uma vez que o seu meridiano começa na parte inferior do pé. Sempre que andar, subir ou pular, o rim é estimulado. A estimulação do rim é particularmente importante para o crescimento, e a expressão do gene saudável em bebés e crianças. Tocar ou pressionar a parte inferior dos pés dos bebes reforça a sua energia do rim para crescerem fortes e saudáveis. Para os adultos, uma caminhada na praia, nas pedras irregulares ou em águas rasas
estimula os rins e tem efeitos benéficos.
Tai Chi Chu-um e exercícios de alongamento como Yoga e Qi Gong são úteis para fortalecer os rins.
Espaço L MTC Dra Luísa Rodrigues

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O Rim e a Bexiga - Do Medo ao Pânico

O Rim e a Bexiga - Do Medo ao Pânico


Resultado de imagem para O Rim e a Bexiga - Do Medo ao Pânico

     Então hoje falaremos dos nossos rins, da bexiga e do medo.
O Rim e a Bexiga / do medo ao pânico.

     Tal como o Pulmão, também os Rins são considerados energeticamente, pela MTC (Medicina Tradicional Chinesa), como um órgão único.

     Associa-se a ele a Bexiga.
     À semelhança do Pulmão que é a porta de energia vital, o Rim é o armazém da energia vital.

     As emoções naturais do Rim são o medo e o pânico.
     O medo pode, ou não, ser patológico dependendo da intensidade e constância. O medo que nos faculta a preparação de fugirmos do perigo é desejável e sadio. No entanto a ausência total de medo é patológica, bem como quando em excesso dando lugar ao pânico.

     Ao Rim estão ligados o instinto de sobrevivência e a perpetuação da espécie. Por isso a sexualidade e a reprodução estão a ele associados. O Rim tem a ver com a força de vontade, autoconfiança e coragem. Nesta relação de sentimentos e emoções geram-se os fatores fisiológicos ou patogénicos que tornam justificadas as circunstâncias relacionadas entre si. Se os temos saudáveis, temos vitalidade, força e segurança interior.

Ilustração descrevendo Suas Emoções e as Enfermidades associadas - Fonte: osegredo.com.br

     Por bem, mas também por mal, a energia do Rim está sempre em deficiência visto que é o órgão que mais se esforça para fornecer energia a todo organismo. Pessoas com excesso de energia no Rim tendem a ser autoritárias e cruéis. Para fazer valer a sua vontade podem passar por cima dos outros, sendo este o aspeto, que por bem, o Rim está sempre em défice energético (mal da humanidade se só existissem déspotas). Quando a vitalidade do Rim, “armazém da energia” começa a diminuir, gera-se a diminuição geral do metabolismo que se expressa por pouca vitalidade geral, pressão baixa, fraqueza, depressão, problemas na esfera sexual e reprodutora, baixa força de vontade, tendência à submissão, dificuldade nos relacionamentos, insegurança e medo.
     Viver num contexto onde não conseguimos expressar a nossa vontade, ou sob uma situação de medo ou insegurança, deceção, fracasso; por longo tempo, a energia do Rim tende a enfraquecer, e, fatalmente, acabará por adoecer.
     As pessoas que reagem frente às dificuldades da vida como se o mundo tivesse acabado tendem a tornar os seus Rins doentes bem como a Bexiga. Tornam-se pessoas muito sofredoras e inconformadas. Consentem que uma deceção ou um fracasso os atinjam muito profundamente a ponto de naquele momento não conseguirem ver mais nada. Tudo lhes parece acabado e fracassado.
     É muito comum em situações de medo o ser humano soltar os esfíncteres e urinar-se involuntariamente, o que mais uma vez nos transmite a relação das emoções com os órgãos/vísceras.

Resultado de imagem para suas emoções suas enfermidades

"Do ponto de vista psicológico, existem emoções naturais, fisiológicas, que aparecem em todas as pessoas e consequentes a um importante substrato biológico. Elas podem ser a alegria, o medo, a ansiedade ou a raiva, entre outras.
Essas emoções podem ser agradáveis ou desagradáveis, capazes de nos mobilizar para a atividade e de influir na comunicação interpessoal. Portanto, essas emoções atuam como poderosos motivadores da conduta humana."
*Toda doença deve ser tratada com um médico. O acompanhamento psicológico deve ser concomitante a ele e nunca exclusivo.

Cuidado com os sentimentos que vê que não são bons para você, perceba e veja o que pode mudar para não lhe fazer mal.
Segue uma tabela com algumas doenças e os sentimentos que as desencadeiam.
  • Amigdalite : Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
  • Anorexia: Ódio ao extremo de si mesmo.
  • Apendicite: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
  • Arteriosclerose: Resistência. Recusa em ver o bem.
  • Asma: Sentimento contido, choro reprimido.
  • Bronquite: Ambiente familiar “inflamado”, Gritos e discussões.
  • Câncer: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
  • Colesterol: medo de aceitar alegria.
  • Derrame: Resistência. Rejeição a vida.
  • Diabetes: Tristeza profunda ( vida sem docura).
  • Diarréia: Medo, rejeição, fuga (eliminar de dentro o que está ruim).
  • Dor de cabeça: Autocrítica, falta de auto valorização.
  • Enxaqueca: Medos sexuais. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
  • Fibromas: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro.
  • Frigidez: Medo. Negação do prazer.
  • Gastrite: Incerteza profunda. Sensação de condenação, idéias mal digeridas.
  • Hemorróidas: Medo de prazos determinados. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
  • Hepatite: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
  • Insônia: Medo, culpa.
  • Labirintite: Medo de não estar no controle.
  • Meningite: Tumulto interior. Falta de apoio.
  • Nódulo: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
  • Pele (acne): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
  • Pneumonia: Desespero. Cansaço da vida.
  • Pressão Alta: Problema emocionalmente duradouro e não resolvido.
  • Prisão de Ventre: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
  • Pulmões: Medo de absorver a vida.
  • Quistos: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
  • Resfriados: Confusão mental, desordem, mágoas.
  • Reumatismo: Sentir-se vítima. Falta de amor. Amargura.
  • Rinite Alérgica: Congestão emocional. Culpa. Crença em perseguissão.
  • Rins: Crítica, desapontamento, fracasso.
  • Ronco: Teimosia, apego ao passado.
  • Sinusite: Irritação com pessoas próximas.
  • Tireóide: Humilhação.
  • Úlceras: Medo. Crença de não ser bom o bastante.
  • Varizes: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.
Interessante?
Atenção com seus sentimentos, principalmente o que esconde dentro de você mesmo.
Boa sorte sempre!!!

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Santo Daime (Ayahuasca) - O QUE É ? COMO FUNCIONA?

Santo Daime (Ayahuasca)

SANTO DAIME: O QUE É?

O Daime (ou Ayahuasca, Uasca ou Santo Daime) é uma mistura de duas plantas (Cipó Mariri e Chacrona) que, após cozidas, resultam num chá alucinógeno que normalmente evoca visões e imagens religiosas (a chamada “miração”), costumando por vezes provocar vômitos em quem toma (por isso os locais onde a beberagem é consumida são equipados de algum tipo de “vomitório”).

O RITUAL

O Santo Daime preserva o caráter sagrado da festa e da dança, oriundo do catolicismo popular. Convivem no seu panteão mítico Deus, Jesus, a Virgem Maria, os santos católicos, entidades originárias do universo afro-brasileiro e seres da natureza. Também são louvadas as figuras do Mestre Irineu, identificado com Jesus Cristo, e do Padrinho Sebastião, “encarnação de São João Batista” — de onde são derivadas algumas concepções messiânicas e apocalípticas. Do espiritismo kardecista são reelaboradas noções como as de karma e reencarnação. Os indivíduos possuem dentro de si elementos de uma “memória divina”; ao mesmo tempo, podem, através do próprio comportamento, alterar seu karma, “evoluindo espiritualmente” em direção a sua “salvação”. Em consonância com os sistemas xamânicos, verifica-se a existência de uma “guerra mística” entre os homens e os seres espirituais. Os daimistas são concebidos como os “soldados do Exército de Juramidam”, empenhados numa “batalha astral para doutrinar os espíritos sem luz”. Todo o ritual está permeado por um espírito militar com ênfase na ordem, na disciplina.

A cerimônia consiste basicamente em beber o chá e ficar descansando em cadeiras, esperando a “miração”. Enquanto isso, entoam cânticos coletivos ou ouvem músicas selecionadas, consideradas “revelações do Astral” para criar um clima propício a ter boas mirações. Os trabalhos espirituais realizados pelos daimistas são de concentração (com períodos de meditação) ou bailado (execução de uma coreografia simples), podendo chegar a produzir um verdadeiro êxtase coletivo. Há também trabalhos de missa (para os mortos) e rituais de fardamento (momento em que o indivíduo adere oficialmente ao grupo, passando a usar suas vestimentas). Recentemente, vem ganhando força alguns ritos onde ocorre incorporação de espíritos, produto das influências crescentes da umbanda nesta instituição.

OS EFEITOS

Algumas vezes pode ocorrer, associada à limpeza (vômitos), uma experiência de intenso sofrimento: a “peia”, uma surra do Daime. A peia está associada também a outros processos fisiológicos incômodos ou aparece, ainda, sob forma de pensamentos ou sensações. Apesar de extremamente desagradável — incluindo visões aterradoras de monstros, vermes, trevas, sensação de morte ou medo intenso, enfim, toda classe de tormentos conhecidos ou não — a peia produziria efeitos benéficos, didáticos e transformadores.
Os defensores da planta dizem que ela provoca uma limpeza física ou energética do canal ou instrumento que a usa, “pois luz não habita em templo sujo”. Então, se você estiver com problemas, numa baixa vibração, ou tiver ingerido carne ou comida pesada, vai vomitar copiosamente, ter diarréia de se acabar, ficar enjoado, etc. Só que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de biologia sabe porque o organismo expulsa e rejeita certas substâncias estranhas, quando ingeridas…
Existem denúncias de que o uso deste chá faz mal, a longo prazo, tendo como um dos efeitos adversos o eventual retorno da “miração” nas horas mais inadequadas, e os mais puristas até alegam que o chá apresenta riscos para a tela búdica dos usuários, ou seja, pode fazer mal até nas próximas encarnações.
O chá contém dimetiltriptamina, ou DMT, uma substância controlada. O governo dos EUA afirma que seu uso é perigoso mesmo sob supervisão médica. Seu uso é proibido em países que possuem legislação anti-drogas, mas foi liberado no Brasil para uso religioso. Advogados da União do Vegetal (UDV) dizem que especialistas atestaram que o chá é inofensivo. Lembrando que o LSD também já foi permitido legalmente…

No site do IPPB, vemos no artigo do Dr. Luiz Otávio Zahar que explica que “a DMT (dimetiltriptamina) é naturalmente excretada pela glândula pineal, e que desempenha um papel no processo de sonhar e possivelmente nas experiências próximas à morte e em outros estados místicos. A mistura das duas plantas potencializa a ação das substâncias ativas, pois o DMT é oxidado pela enzima Monoaminoxidase (MAO), a qual está inibida pela harmina, acarretando um aumento nos níveis de serotonina, o que causa impulsão motora para o sistema límbico no sentido de aumentar a sensação de bem-estar do indivíduo, criando condições de felicidade, contentamento, bom apetite, impulso sexual, equilíbrio psicomotor e alucinações.”
Ou seja, você está ingerindo uma dose cavalar de uma substância que deveria ser naturalmente produzida pelo corpo, afetando uma parte importantíssima como o cérebro.

Lázaro, da lista Voadores, explica o processo:

“Há uma aceleração vibracional desordenada, onde cada chakra entra num estado vibracional de freqüência diferente. Não sei se isso é bom ou mal, se vale a pena ou não (essa resposta depende de cada um, e do que conseguirá com o processo), mas me parece um método estranho, que, alterando as freqüências vibracionais / conscienciais das corpóreas e cerebrais, só pode mesmo levar a uam saída (expulsão) do corpo físico. Além do mais, encontrei exatamente o que imaginava encontrar, do lado de lá; com detalhes de controle, e influências tanto projetivas reais quanto oníricas aceleradas pelo uso do FORTÍSSIMO alucinógeno.”

A ORIGEM

A ingestão ritual de Ayahuasca por parcelas da população urbana inicia-se no Brasil, na década de 30, em Rio Branco, Acre, com o culto ao Santo Daime, sistematizado por Raimundo Irineu Serra, que atribuiü à Ayahuasca a denominação “Santo Daime” e fundou o “Centro de Iluminação Cristã Luz Universal – CICLU Alto Santo”. No final da década de 60, em Porto Velho, Rondônia, José Gabriel da Costa organizou outro grupo ayahuasquero, denominando-o “União do Vegetal”, visto que nele a ayahuasca é chamada de vegetal. O processo de divergências e de desdobramentos dos núcleos originais propiciaram a expansão das religiões ayahuasqueras por grande parte do território nacional e mesmo pelo exterior.

As religiões ayahuasqueras estão atualmente polarizadas em duas “linhas”:
Uma, a do Mestre Irineu, fundador da seita. Não admitem incorporação, praticando estritamente o xamanismo, e não aderem e nem mesmo toleram o uso de outros psicoativos que não a Ayahuasca.

Outra, a do Padrinho Sebastião Mota, do CEFLURIS (dissidência do CICLU). Esse grupo atraiu acadêmicos, jornalistas, artistas, estudantes e diferentes categorias de profissionais liberais empenhados em torná-lo objeto de estudo, notícia ou modo de vida. Algumas conseqüências decorreram dessa aliança, entre elas a adoção pela “linha” de Sebastião, de muitos dos costumes e crenças dos jovens urbanos, a exemplo do controvertido uso “ritual” da Cannabis sativa (Maconha, que é chamada por eles de “Santa Maria”) e Cocaína (conhecida como “Santa Clara”).
Fica aqui o alerta aos pais: se seu filho(a) enveredar em qualquer uma dessas, procure ir com ele, mesmo que não beba o chá. Procure conhecer as práticas, e principalmente os frequentadores destes locais. Um grupo que se reúne regularmente pra tomar alucinógenos NÃO PODE atrair boa gente, mesmo que o objetivo deles seja bom. Do uso da Ayahuasca para drogas mais pesadas é um pulo! Tanto isso é verdade, que mesmo na linha de Irineu, que não permite outras drogas, já teve membros presos no exterior por tráfico de drogas. Trust no one.

Lázaro explica:

“No contexto xamânico de vários povos as ervas são usadas em eventos com conotação espiritual, visando uma determinada iniciação dentro daquele nível. Já no contexto urbano, pode ser usado como fuga da realidade. Conheço vários casos assim: as pessoas usavam porque não aguentavam conviver com um nível de realidade duro como a vida física na Terra. A substância acelera o acesso ao inconsciente, com tudo de bom ou de doentio que estiver ali. Pode ser interessante para alguns, sagrado para outros. Mas como tudo que tira a consciência do normal, e/ou altera abruptamente os estados cerebrais, tem seus preços. Neurológicos e, principalmente, psicológicos.

A mente tende sempre à compensação. O uso excessivo de Prozac, por exemplo, leva a pessoa à depressão. Café demais excita, e quando passa o efeito, você se sente cansado. Cocaina deixa a pessoa entusiasmada, mas a compensação disso a faz insegura quando não usa a substância. TUDO na mente humana é assim, e o preço do acesso “espiritual” do daime é CARÍSSIMO, em termos psicológicos posteriores. A não ser, claro, que a pessoa tome mais, para ter de novo o acesso e miração, e assim sucessivamente. Dependência psicológica. E depois, sem o “espiritual” miraculoso, a vida “comum” passa a ser mais e mais vulgar. E começa tudo outra vez. Com o agravante de que até mesmo as formas de contato espiritual parecerão fúteis, afinal, como comparar com o barato do daime? Então, essa é uma droga que rouba do dependente até mesmo o seu direito à conexão espiritual…”


DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - O QUE GERA A TRAIÇÃO E PERDAS?

POR QUE SOMOS TRAÍDOS OU ENFRENTAMOS A PERDA?


Geralmente a traição e a perda estão associadas. 

Imagem relacionada

E quando perdemos sofremos demais por não entender o que aconteceu. Sabemos que semelhante atrai semelhante e que tudo que nos acontece tem um propósito, pois afinal estamos na mesma frequência do acontecimento. Mas como assim? Atraímos uma traição ou uma perda porque estamos nesta sintonia? Sim, estamos o tempo todo com medo de ser traídos e de perder e aí adivinha o que nos acontece?
Neste caso, temos dois grandes aprendizados, que são: não se corromper por conta do que houve ter fé e a certeza de que fizemos o melhor.

Pois quando sabemos que lutamos pelas coisas certas e que perdemos para ganhar, nossa frequência muda. Entretanto não compreendemos as leis divinas ou universais e quando ocorre algo assim, sofremos, choramos, esperneamos, não perdoamos e odiamos tudo e todos.
Nosso mundo vibra na dualidade, tudo é dual. O dia e a noite; o feminino e o masculino; o preto e o branco; o frio e o calor... Portanto, para rir, temos que chorar; para amar, temos que odiar; para ganhar, temos que perder... Enfim, só conquistamos o que queremos quando temos a experiência, senão nada tem graça. Tudo que vem sem propósito, não tem sentido.

Contudo, precisamos aprender a viver as experiências e aprender com elas. Ficar remoendo o passado só alimentará dor, doença e sofrimento.

Perdoar-se tendo consciência de que está tudo certo e aprender a olhar para frente é a melhor maneira de romper com tudo isso. Sofrer a dor da traição e da perda por anos acabará virando em câncer, segundo Cristina Cairo no seu livro Linguagem do Corpo. A medicina tenta achar a cura para o câncer no corpo físico e se esquece de atuar na causa. Hoje nós sabemos que uma pessoa só se cura quando cura a consciência.

Por isso que ficar preso ao passado e ressentido não ajudará em nada.
Para tanto, a dica é começar a vislumbrar o hoje, o agora. Avalie profundamente sobre o que serve continuar sofrendo pelo que passou. 
Quais as vantagens de continuar remoendo? Vale a pena insistir na dor?
Caso você avalie que não, procure contemplar o “agora”. Onde estou? 
Contemple o que você tem ao seu redor. Agradeça por ter o que tem e ser quem você é. E mude sua frequência, sua sintonia. 
E procure vigiar seus pensamentos, pois sua mente está tão acostumada a voltar ao passado que logo se pegará pensando no que já passou. Neste instante, sele um acordo, um compromisso com você mesmo, dizendo mentalmente: 

A PARTIR DE AGORA SÓ VOU PENSAR NO HOJE. 
E VOU ME CONECTAR COM O QUE EU QUERO. 
O PASSADO NÃO EXISTE MAIS. APRENDI E EVOLUI. 
HOJE QUERO... 

Termine a frase e construa na sua tela mental uma nova realidade.

Mude o foco, pense em algo novo e seja feliz. Pois você merece!


Por Cátia Bazzan

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - JUGAR E SER JULGADO - LIBERTANDO- SE DOS JULGAMENTOS

LIBERTANDO- SE DOS JULGAMENTOS


Resultado de imagem para JUGAR E SER JULGADO - LIBERTANDO- SE DOS JULGAMENTOS

Para viver uma existência plena, é imprescindível que se cultive uma autoconfiança sólida, que seja imune a qualquer espécie de crítica ou julgamento.

Como alcançar tal estado, se somos condicionados desde muito cedo, a conceder uma enorme importância ao julgamento que os outros fazem a nosso respeito?

Obter a aprovação alheia é, para muitos seres humanos, o foco principal da vida, pois sem isto, são incapazes de reconhecer em si mesmas qualquer valor.

Desconstruir esse eu frágil e dependente não é uma tarefa fácil, mas o primeiro passo é ser capaz de perceber todas as qualidades intrínsecas que se possui. E isto, acreditem, depende unicamente de uma observação atenta de nós mesmos. Enquanto não reconhecermos os talentos com que a vida nos presenteou, seguiremos inseguros e na eterna expectativa de que os outros nos validem.

Comparar-se aos demais é o maior erro que podemos cometer durante este processo, pois cada ser humano é único e possui habilidades que são somente suas, portanto, não há porque considerar-se melhor ou pior do que ninguém, mas apenas diferentes.

Todos, indistintamente, possuímos um potencial intrínseco para ser desenvolvido de modo pleno. A existência dá a cada um de nós o mesmo valor, sem qualquer espécie de distinção.

Portanto, descobrir nossos tesouros interiores e expressá-los no mundo, só depende do reconhecimento desta verdade e de um olhar amoroso que cada um deve ter, antes de tudo, para si mesmo.

"Todos nós nascemos sem um ego. Quando uma criança nasce, ela é apenas consciência: flutuando, fluindo, lúcida, inocente, virgem, sem ego. Aos poucos, o ego é criado pelos outros. O ego é o efeito acumulado das opiniões dos outros sobre você.

Um vizinho chega e diz "Que criança bonita!", e olha para a criança com um olhar de apreciação. Então, o ego começa a funcionar. Alguém sorri, uma outra pessoa não sorri. Algumas vezes a mãe é muito carinhosa, outras vezes está muito zangada.

E a criança vai aprendendo que não é aceita como ela é. Seu ser não é aceito de forma incondicional: há condições a serem satisfeitas. Se ela grita e chora e há visitas na casa, sua mãe se zanga. Se ela grita e chora, mas não há visitas na casa, sua mãe não se importa.

Se ela não grita, nem chora, sua mãe a recompensa sempre com beijos amorosos e com carinho. Quando há visitas, se a criança sabe ficar quieta, em silêncio, sua mãe fica muito feliz e a recompensa. A criança vai aprendendo as opiniões dos outros sobre si mesma olhando no espelho dos relacionamentos.

Você não pode ver a sua face diretamente. Você tem que olhar em um espelho, e no espelho você pode reconhecer sua face. Esse reflexo se torna sua ideia de sua face, e há milhares de espelhos a seu redor, todos eles refletindo algo. Alguém o ama, alguém o odeia, alguém é indiferente.

E então, aos poucos, a criança cresce e continua acumulando as opiniões de outras pessoas. A essência total dessas opiniões dos outros constitui o ego. A pessoa começa a olhar para si mesma da forma como os outros a veem. Começa a se olhar de fora: isso é o ego.

Se as pessoas gostam dela e a aplaudem, ela pensa ser bela, estar sendo aceita. Se as pessoas não a aplaudem e não gostam dela, rejeitando-a, ela se sente condenada. Ela está continuamente procurando formas e meios para ser apreciada, para ser repetidamente assegurada de que possui valor, que possui um mérito, um sentido e um significado.

Então, a pessoa passa a ter medo de ser ela mesma. É preciso encaixar-se na opinião dos outros. Se você deixar de lado o ego, subitamente se tornará novamente uma criança. Você não estará mais preocupado com o que os outros pensam sobre você, não prestará mais atenção àquilo que os outros dizem de você.

Nesse momento, terá deixado cair o espelho. Ele não tem mais sentido: a face é sua, então por que perguntar ao espelho?"

 
Osho, em "Osho de A a Z: Um Dicionário Espiritual do Aqui e Agora"

Fonte: www.stum.com.br

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - VOCÊ SENTE – VOCÊ RECEBE!

VOCÊ SENTE – VOCÊ RECEBE!


Resultado de imagem para VOCÊ SENTE – VOCÊ RECEBE!
 
“Para onde vai essa energia que gero toda vez que sinto ou afirmo algo? 
Será que se perde na imensidão das fronteiras estelares? 
Ou talvez evapore, pois faço tudo como se deve e não vejo o resultado”.

A energia nunca se esvai. A energia é sempre viva! Ela é algo eterno que faz parte da conexão com a nossa consciência. A sua vibração entra em campos dimensionais acumulativos. Uma hora, esse campo fica tão insuportavelmente cheio que a única saída é a materialização das ideias que o preenchem. Hoje, você é fruto de um acúmulo de energia anterior e o que você vem acumulando hoje vai frutificar naquilo que você está se tornando...

Sentimentos são criadores de uma realidade compatível. Você sente – você apanha! Isso acontece mesmo que a lacuna do tempo esteja separando a emoção do resultado. É sempre assim, e ninguém foge desta fórmula mágica. O seu poder agora é o centro onde estão suas emoções. A grande magia acontece quando seus sentimentos criam condições de propagação. Sentimento é energia eletromagnética investido de grande poder!
Ansiedade e tédio fazem com que fiquemos ancorados no mesmo lugar improdutivo porque geralmente esses níveis de emoção descambam para a tristeza. Você precisa mudar seus giros emocionais diariamente até que o bem estar se estabeleça como rotina em sua vida. Além de atrair a realização você estará fortalecendo suas defesas internas.

Sempre que você se sentir ansioso ou entediado traga o desejo para o centro de poder. Traga a realização para o espaço circular que fica entre a garganta e o estômago. Este é um exercício que lhe capacitará sentir cada vez menos ansiedade ou tédio. O objetivo é que a sua freqüência atinja as altas máximas energéticas. Você não vê o movimento da energia, mas tal combustão é capaz de acelerar seu organismo celular, cerebral e espiritual para a direção do vício da felicidade. Nenhum autor, livro, filme conhece o segredo melhor do que o seu coração; ele sempre sabe o caminho.
Não podemos perder tempo utilizando a lei da atração para moldar a vontade de outras pessoas. A vontade de cada um é soberana sobre o seu próprio campo de força. Muitas vezes, recebo emails de mulheres que querem atrair ex-namorados, colegas de trabalho ou conhecidos, elaborando afirmações específicas e muito personalizadas. O universo age em uma linha unilateral, ele não pode agir com produtividade no meio de dois vetores de força que podem estar sendo direcionadas contrariamente. Então, o vetor de força de fulano está indo para a esquerda porque fulano tem vontades únicas e particulares. E o seu vetor de força está indo atrás de fulano. E você nunca chega! Você precisa observar o rumo do seu desejo e ter sabedoria para administrá-lo com inteligência. Aqui, perder tempo é algo muito improdutivo.

O que você quer? “Eu quero aquela pessoa na minha vida”. Impossível administrar um desejo assim. Mesmo porque é a sua mente que está indo em busca de uma saída. Aquela pessoa pode não ser a proposta mais viável de felicidade para você e a sua alma está lhe protegendo, embora o processo seja sofrido e lhe pareça uma punição.

Você precisa se esvaziar e definir o rumo do seu barco sem competir com nenhum outro, trabalhando com peças únicas de um tabuleiro original. Há um vasto oceano de possibilidades à sua frente... Não perca tempo com uma possibilidade já criada. Crie uma nova, completamente florescida, com toda a riqueza de detalhes que alegram o seu coração! Não se preocupe com o fato de estar começando do zero; você está apenas direcionando a sua energia para um rumo mais dinâmico e o universo é inteligente para perceber isso. A vida correrá por trilhos muito mais ajustados através de uma simples mudança de direcionamento.
A música tem um efeito milagroso para alterar o seu estado de espírito. E isso acontece com qualquer ser humano. Até os animais modificam a sua vibração diante da música. Faça o teste! Traga o seu desejo para o momento agora e aumente o som! Trata-se de um teatro mental onde você está vivo num espaço quântico em que o seu desejo também está vivo. Você é o protagonista das cenas e elas aumentam a sua conexão emocional com o momento agora. Veja o que acontece com o seu centro de poder; isto é tremendamente criador!

Aquilo que você afirma para si mesmo é tão poderoso quanto o processo hipnótico. A hipnose usa autosujestão como concentração de uma vontade. O seu mundo interior se convence do que você dita a ele; suas células e toda biogênese do seu corpo estão sendo hipnotizadas por uma ideia. Seus ditames se infundem como crenças originais que geram outras crenças bifurcadas em torno da crença raiz. A vida está girando em torno do que você diz. Há coisas que você diz a si mesmo que estimulam você a se sentir mais feliz e isso dá a ignição para os sentimentos que combinam com as emoções do seu desejo realizado. Uma energia com maior freqüência vibracional puxa outra de maior qualidade, e quando você menos espera estará atingindo picos de magnetismo realizadores. É um jogo, jogue sempre que sentir vontade, pois dele você sempre sairá vencedor.

O sofrimento existe porque há um passado e um futuro em sua mente. Uma criança ou um animal não cria raízes de sofrimento porque eles vivem no agora; tudo que uma criança sente está ligado ao seu agora. Você dificilmente verá crianças ansiosas ou entediadas. Elas ficam excitadas, mas não ansiosas. Ansiedade significa que você está projetando a sua força fora de si mesmo. Ansiedade é a voz da mente que diz que você deve agir. E você age e tudo dá errado, ou então não surte resultado nenhum.

Não aja na ansiedade. O seu poder agora não está no futuro nem no passado, ele está no centramento da sua energia geradora. Esqueça tudo o mais e viva o seu desejo. Não importa como ele aconteceu ou onde ele está acontecendo, nem quando vai acontecer ou de que maneira você vai fazer com que ele aconteça... Sinta a emoção da realização agora! Você notará que dentro deste âmbito de poder não há passado nem futuro interferindo. Você notará que a ansiedade e o tédio foram para outra direção, talvez engolidos pelo furacão da sua música interior.
Bate no ferro enquanto ele está quente.
O seu desejo é tão importante que, muitas vezes, você o faz recuar no tempo para que você tenha a oportunidade de melhor direcionar a sua vontade. A vida tende a lhe ajudar, pois seus desejos são uma projeção crescente que estão dando origem a si mesmo. Crescemos junto com nossas vontades. A vontade é uma construção de novos sentimentos que vão se aglutinando de energia até que a vida comece a conspirar a nosso favor.

Sentimentos são curadores e afirmações são ordens!

A energia da emoção direcionada é uma espécie de meditação geradora de um magnetismo puro!
Traga o seu desejo para o seu centro criador e celebre!
Tal energia regula seus ritmos de humor: diminuindo drasticamente as disfunções de transtornos como TPM nas mulheres e comportamento bipolar.
Direcionam suas células para a regeneração e cura do seu corpo, pois é rejuvenescedor.
Fortalece a sua imunidade contra gripes e doenças oportunistas.
Fortalece a química do seu corpo e diminui os níveis de estresse que geram células cancerígenas.
Aumenta a autoestima e baixa os níveis de colesterol no sangue.
Você se torna autosuficiente emocionalmente sem precisar de nenhum outro tipo de apoio externo.
Essa força canalizada ainda realiza os seus desejos!