quarta-feira, 4 de outubro de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Cromoterapia Em Cinco Movimentos

CROMOTERAPIA é o estudo que defende a influência das cores do espectro visível para o equilíbrio energético de todos os seres, aqui incluído os humanos. 
 
Resultado de imagem para cromoterapia imagens
Nos meus estudos e pesquisas sobre cores, visualizei e fiz experiências de como as cores agem de acordo com os cinco movimentos chineses: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira e concluí que se conseguirmos incluir a cor necessária na hora certa na pessoa desarmonizada, ela alcança um equilíbrio perfeito e a partir daí deve ser levada a aceitar este equilíbrio para viver feliz.
 
(Trechos extraídos da Propositura de Palestra para o Holística 2014)  
Todo o Universo é colorido, e nós podemos ver as cores das ondas através dos treinamentos olhando os raios do sol, com óculos molhados, no arco-íris, no reflexo dos faróis etc. 
 
Em tudo iremos ver as cores do espectro visível.
 
Também fazendo incidir na face de um prisma transparente, um feixe de raios solares, dá-se o fenômeno da dispersão de luz: os raios formam uma tela, uma sucessão de faixas luminosas coloridas, constituindo o chamado espectro solar. 
 
É bom fazermos esta experiência para vermos a luz branca do sol que se decompõe nas sete cores do arco-íris, formando a palavra “VAAV AAV” fácil de memorizar. 
 
São elas: violeta, anil, azul, verde, amarelo, alaranjado, vermelho.
 
 
Fazendo a experiência ao contrário, se recolhermos o espectro visível, vindo de um feixe de raios solares, dispersos por um prisma, sobre uma lente convergente acromática, essas radiações coloridas se superpõem e produzem, numa tela branca, uma luz branca parecida com a luz do sol que entrou no prisma.
 
 A cor branca é a reunião das 7 cores do espectro visível solar, enquanto a cor PRETA representa a ausência das cores do arco-íris.
 
O preto não reflete nem difunde, nem deixa passar nenhuma radiação, por isso era moda, agora nem tanto, de se ir acompanhar sepultamentos com roupas pretas, para não captar energias negativas, ficar blindado.
 
Todos os seres emitem vibrações que se denominam “raios de cores”.
 
No ser humano, essas vibrações são numerosas e diferentes, porém existe sempre um raio denominado PRINCIPAL, resultante da combinação determinada que individualiza o ser e representa sua “cor individual”.
 
Embora esses raios desconhecidos sejam designados com a palavra “cor”, na verdade eles não são cores no sentido comum do termo. O objetivo dessa denominação é simplificar a definição de raio e, pela sua frequência ondulatória, poder localizar a sua colocação na gama do espectro solar.
 
A cor individual de cada um representa aonde esta pessoa está em consonância com a cor de cada raio colorido do cosmos. Muitas vezes a pessoa vibra numa faixa de onda amarelo por exemplo, mas está numa vibração muito negativa então ele está com a cor amarelo claro precisando de harmonização para passar para o amarelo escuro mais positivo.
 
As cores radiestésicas não reproduzem necessariamente a coloração de uma coisa. Muitas pessoas falam: “gosto de azul”, mas a cor radiestésica dele é amarelo.
 
Os metais tem cores radiestésicas também. Vejamos a tabela das cores radiestésicas dos metais:
 
1. Chumbo: violeta
2. Estambo: anil
3. Prata: Azul
4. Mercúrio: Verde
5. Cobre: Amarelo
6. Ouro: Alaranjado
7. Ferro: Vermelho
 
Para se saber se determinado objeto é mesmo de ouro, testa-se com o pêndulo na graduação do alaranjado; se rodar no sentido horário é de ouro, caso contrário não é.
 
Graduação do Pêndulo: O pêndulo, para se trabalhar bem em radiestesia, deve preencher certas condições: 
1°= Deve ser de forma esférica, que é a melhor.
2°= Deve ser neutro, matéria comum como madeira ou metal, ou vidro, ou cristal.
 
Regular o comprimento do fio do pêndulo é muito importante porque cada cor exige um comprimento diferente.
 
É necessário que tenhamos fitas nas cores do espectro visível. Pega-se a fita de cor vermelha e coloca-se na mesa e vai soltando o fio que está preso em sua mão até que o pêndulo gire no sentido horário, ai está o comprimento da cor vermelha. 
 
Dá-se um nó no fio do pêndulo. Coloca-se a fita alaranjada na mesa. Solta-se mais um pouquinho do fio, bem devagar, o pêndulo roda no sentido horário, aí está o comprimento da onda do alaranjado. 
 
Assim se procede até o violeta. São 7 nós. 
 
Resultado de imagem para cromoterapia imagens

Para saber de que material é feito determinado objeto, é só testar qual cor radiestésica ele gira positivo, então é este o material.
 
Para se caracterizar a cor da vibração da pessoa, também chamada de cor da aura da personalidade, vamos trabalhar do seguinte modo:
 
- Coloca-se o cliente voltado para o Norte em um lugar bem iluminado, ou até ao sol se for o caso.
- Pede-se que abra a mão esquerda, com a palma aberta e suspende-se o pêndulo sobre a mesma. Se for MULHER, pede-se que estenda a mão DIREITA (se estiver na menopausa ou pós-menopausa, apresenta a mão esquerda devido a polaridade ser a mesma do homem).
- Determina-se a cor individual, colocando na mão a fita vermelha - pêndulo parado; depois a alaranjada - pêndulo parado; fita amarela – pêndulo em rotação no sentido horário, então, para confirmar a cor, vira-se a mão do cliente para baixo e suspende-se o pêndulo sobre as costas da mão; o pêndulo deve fazer oscilações longitudinais, isto é, balançar no sentido do comprimento dos dedos. Se isto acontecer significa que a cor individual foi achada corretamente.
 
Para se achar qual meridiano tem algum bloqueio causando desequilíbrios na pessoa, procedemos assim:
 
- Regula-se o pêndulo na cor individual do cliente.
- Determina a qual Movimento Chinês o cliente pertence.
- Verifica em que meridiano está a causa de desequilíbrio e qual cor restabelece a rotação direta do pêndulo e por quanto tempo deve ser aplicada.
 
 
– Vibração Personalizada Colorida
 
- Vermelho: Energia Física Vida
 
Vermelho escuro: É muito alegre e extrovertido, tem muita paixão pela vida, está sempre disposto a se sacrificar em prol do outro, é corajoso.
Vermelho claro: É muito colérico e sente-se frustrado muitas vezes, qualquer fato pode tirar-lhe a paciência e por isso explode falando muito e sua ambição é grande.
 
- Alaranjado: Equilíbrio Físico/mental
 
Alaranjado escuro: É tolerante e tem muita compreensão para os outros por causa de seu esclarecimento mental. Gosta de organização e harmonia, quer sempre ser equilibrado, tem controle sexual.
Alaranjado claro: Tem muita pressa, acha que está sempre atrasado, teimoso, indeciso para si mesmo, tem muita ambição e exige muito de si mesmo e do outro.
 
- Amarelo: Intelecto
 
Amarelo escuro: É muito sensível, capacidade de oratória, é otimista, comunicativo, criativo, popularidade em alta e é intuitivo.
Amarelo claro: Dispersa muita energia, tem falta de concentração, superficial, insensibilidade e gosta de sensacionalismo.
 
- Verde: Força Vital da Terra
Verde escuro: É paciente, persegue o equilíbrio versátil, deseja ajudar, tem ideais mais elevados, simpatia, cultiva a esperança e amizade.
Verde claro: Busca o poder, sente-se superior, pode ter inveja, sordidez, crueldade e ciúme excessivo.
 
 
- Azul: Essência espiritual do Cosmos
 
Azul escuro: É concentrado, percebe o amanhã, firmeza nas decisões, pode ter dons de paranormalidade, expressa-se bem, mente aguda, fé.
Azul claro: Tem preguiça, inércia, fraqueza, inconstância, impaciência, autoindulgência, crítica, superstição, muito caprichoso.
 
- Anil: Intuição
 
Anil escuro: Percepção aguda tem ideal de harmonia, idealismo, tolerância, compreensão, forte intuição, coragem, determinação, nobreza, trabalha para a união familiar, gosta de justiça e arte, é compassivo.
Anil claro: Dispersão energética, o que causa paralisia mental, austeridade, cinismo, intolerância, introversão, é inconveniente, muita rigidez e falência espiritual.
 
- Violeta: Equilíbrio Espiritual
 
Violeta escuro: Mente inspirada, iluminação, equilíbrio, refinamento, sensibilidade, gentileza, tem inteligência inspirada e sabedoria.
Violeta claro: Dificuldade de expressão, reservado, discriminação, arrogância, orgulho, dominação, isolamento, fuga para a fantasia, cólera, raiva, fanatismo, misticismo.

Nilma Glória Braga Siqueira