segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Sexo, energia sexual e práticas espirituais, segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Sexo, energia sexual e práticas espirituais

Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Sexo, energia sexual e práticas espirituais, segundo a Medicina Tradicional Chinesa

O sexo é um tema visto com muito preconceito, e todo mundo acha que sabe de tudo, sendo que não sabem nem da metade do assunto.



A maioria das religiões abominam a expressão livre da sexualidade, sendo que deve ser feito apenas nas "condições certas", e se possível, com o mínimo de prazer.

A ciência convencional diz que o sexo faz bem para a saúde, e que deve ser feito frequentemente, desde que haja precaução com doenças sexualmente transmissíveis.

Já a MTC (medicina tradicional chinesa) tem uma outra visão sobre o assunto, que ao meu ver, une as duas preocupações: a da ciência e da religião, e dá uma nova visão, mais ampla, mais prática, e muito mais interessante.

Ah, só um detalhe: a MTC entra de acordo com o que é ensinado nas antigas tradições de Yoga, porém com outros nomes, e alguns detalhes, mas em geral, a essência do ensinamento é a mesma.

Em primeiro lugar, é preciso entender que a MTC lida com a teoria das energias opostas, yin yang. Resumindo, são termos de comparação. Tudo que é yin é mais frio, mais parado, mais denso, mais úmido. Representa o feminino, o negativo, a noite, o subsolo e a água. E tudo que é yang é mais quente, mais agitado, mais rarefeito, mais seco. Representa o masculino, o positivo, o dia, o céu e o fogo.

É por isso que homem e a mulher são diferentes entre si, principalmente no que diz respeito à sexualidade.

O homem é yang, e a mulher, yin, por natureza. Não significa que não se possam ter mulheres yang, e homens yin, mesmo sendo heterossexuais. Podem existir, e existem, mas são a exceção.

O que isso implica?

Na atividade sexual, o homem é mais quente, e mais rápido por natureza. É ele que age, que domina, que introduz, e ele que determina o tempo de duração.

A mulher, por outro lado, é mais fria, e mais lenta. Ela cede, recebe e acompanha o ritmo do parceiro.

Até aqui tudo bem, é óbvio até. Em termos de reprodução, se isso estiver assim, a coisa funciona muito bem.

Entretanto, o ser humano tem a capacidade de poder fazer sexo apenas por prazer e diversão. Neste caso, fazer sexo da forma normal, não é bom, é algo que pode prejudicar ambos os lados.

Por quê?

Existe um tipo de qi (ou chi, energia vital) chamada de jing, que nada mais é do que a energia essencial, ou essência, de um indivíduo. Esta essência é como uma reserva de energia, combinando a energia ancestral (herdada dos pais) com a energia acumulada do ar e dos alimentos. É uma energia muito preciosa, que demora para ser fabricada. Uma pessoa sem jing, fica fraca, com baixa imunidade, sem vontade, falta de memória, pensamento lento, e baixa vitalidade em geral.

E como se perde o jing? 

Para ambos, homens e mulheres, o jing é perdido quando há sangramentos, infecções com febre, e retirada de órgãos e partes do corpo.

Para as mulheres, o jing é perdido um pouco na menstruação, e muito na concepção de um filho. É por isso que mulheres sem jing ficam depressivas no pós-parto, e a maioria das mulheres saudáveis fica com uma aparência um pouco envelhecida depois que têm filhos. Mas com o tempo, essa essência volta ao normal, até o limite estabelecido pelo jing inato, herdado dos pais.

Para os homens, o jing é gasto no momento da ejaculação. É por isso que o homem não consegue ter muitas ejaculações seguidas, e logo em seguida, fica com sono e sem vontade para nada. Um homem que gasta muito seu jing dessa forma, acaba tendo problemas de memória, fica mais lento, menos inteligente, menos sagaz.

Em termos espirituais, uma pessoa sem jing é uma pessoa que está cada vez mais distante da energia superior (Deus, ou o que quer que acredite). O segredo de todas as religiões é este: preservar o jing para ficar mais perto da divindade. É por isso que é um tema tão controverso nas religiões. O próprio propósito das religiões é este: religare, ou se religar, reconectar, com algo superior. E uma pessoa sem jing não consegue ter energia e saúde suficiente para se religar.

Até agora, deu para entender que o sexo pode ser algo ruim, no caso dos homens... mas e as mulheres?

A maioria das mulheres (70%) não têm orgasmos durante a atividade sexual, e muitas nunca tiveram, mesmo tendo feito sexo. Isso, ao meu ver, é em parte, culpa da cultura, onde a mulher é desencorajada a se expressar sexualmente, com a ideia de que isso é coisa feia, que é errado se masturbar e se explorar.
Mas também é algo que naturalmente ocorre com as mulheres: elas são yin, elas demoram para "esquentar", e geralmente precisam de algum homem bem "quente", para fazer ferver suas energias até atingir o clímax.

Quando uma mulher tem orgasmos, ela não gasta energia nenhuma (a não ser os líquidos ejaculatórios que algumas mulheres têm quando são excitadas). O jing da mulher estará preservado. É por isso que a mulher pode ter orgasmos múltiplos: um seguido do outro, por muitas e muitas vezes, sem se desgastar.

O que acontece no orgasmo feminino (e no masculino também) é que o qi, ou energia vital, apenas se move e se espalha, fluindo e relaxando a musculatura e a tensão, promovendo uma espécie de prazer e relaxamento que dificilmente é produzido por outras formas que não sexuais.

No momento do orgasmo, a energia fica mais yang, e isso ajuda os processos corporais e mentais a funcionarem melhor, e é por isso que a ciência incentiva a prática sexual.

Quando a mulher faz sexo normal, e o homem é muito rápido, ela não tem tempo de atingir o orgasmo, e as energias dela ficam mais estagnadas do que antes, gerando uma sensação de frustração, e posteriormente, uma ansiedade e até nervosismo, entre outros problemas psicológicos. Entendeu porque as mulheres são tão ansiosas e tensas?

Então, o segredo de uma prática sexual equilibrada, sem visar a reprodução, e sim a harmonia, prazer e saúde, seria o homem buscar ser mais yin, no sentido de ser mais calmo, demorar mais na atividade, e de preferência ter um orgasmo não-ejaculatório (sim, isso é possível). E a mulher, ser mais quente, mais fluida, mais intensa e participativa, tendo quantos orgasmos for capaz de ter.

Ficou curioso como é que se faz para ter um orgasmo não-ejaculatório?

Leia o livro: O Orgasmo Múltiplo do Homem - Os Segredos do Prazer Prolongado, de Douglas Abrams & Mantak Chia.

O PODER DA ORAÇÃO - 3 PODEROSAS ORAÇÕES

PARA EQUILÍBRIO - SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES - FORTALECIMENTO DA ENERGIA DIVINA

DIVINA PRESENÇA


Oh! Divina Presença – Oh! Meu amado EU SOU

Inunda-me com a vossa Luz.
Inunda-me com o vosso amor.

Tece o meu manto branco de Luz e vem mesclar com o vosso clarão azul todo o meu interior.

Purificai todos os meus corpos para que eu possa sentir vossa doce presença.
Oh! Bom amado Senhor
Oh! Altíssima Potestade

Manda o teu Filho a terra e inunda-me com a força Crística do Supremo Ser

Divina Presença desce a Terra e Glorificai-me com a vossa Luz.

Transbordai a minha taça com o vosso cálice de Luz.

Divina Presença EU SOU emana o vosso poder sobre mim.

Luz, Radiante Luz – Elevo o Pensamento a vós.

Permeia todos os meus corpos para que eu possa ser UNO Convosco. 

Oh! Doce Santo Espírito
Oh! Espírito Santo de Luz.
Permeia todos os meus corpos com o teu manto branco de luz.
Purificai o meu interior
Purificai o meu exterior.
Purificai os meus nadis
Purificai todos os meus chacras e fechai para sempre a porta onde mora o mal.

Oh! Santíssima Trindade
Oh! Doce Pai-Mãe
Oh! Doce Pai-Filho
Oh! Doce Pai-Espírito Santo
Oh! Venerável Trindade
Oh! Venerável EU SOU.
Inclino-me em reverência por vossa presença em mim desde Alfa e o Ômega
desde o principio e o fim – desde o início dos tempos.

Oh! Doce Presença EU SOU
Oh! Doce e calmo oceano cósmico.
Centelha de Vossa entranha eu sou.
Centelha Divina
Chispa de Luz
Luz Radiante
Luz Flamejante
Eu Sou teu FILHO.

E a Vossa Gloriosa Majestade Habita em Mim.
Seja feita à vossa vontade agora e sempre em mim.
Que o meu pensamento seja de puro amor na luz e de construção Universal, Pois, só assim, Oh! Gloriosa Trimúrti poderei refletir a Vossa Magnífica Presença em mim
Assim Seja e Assim Será.

(Um Mestre, por amor e compaixão a serviço da Humanidade)

ENERGIZAÇÃO
Imagem relacionada
Vem espírito do bem, me envolve, lança seus raios de bondade em minha direção,
Cubra-me com tua proteção.

Reabastece minhas energias, fazendo-me compreensão, elevando sempre meu coração ao ápice da bondade.

Que eu sempre saiba perdoar, esquecendo mágoas, lavando a alma, sendo somente o amor que se dá.

Vem espírito superior, carrega-me em teus braços, dai-me a força que preciso para continuar o que aqui vim fazer, e nunca me esquecer dos teus ensinamentos, perdida no mar da minha infantilidade como humana, aprendiz de um tempo.

Oh... espírito benfazejo, sopra em minha direção.
Que minha criança interior, nunca se acovarde, nem adormeça em meu coração.
Pois dela preciso para espalhar a alegria, o otimismo de uma encarnação.

Apaga de minha mente as decepções de coisas que não conhecia, o mal que não sabia que tão forte existia, o ódio, a vingança, pois sempre sentia o amor, não acreditando no êxito da ruindade, pois todos ao serem filho de um Deus levam o amor no coração, e não deveriam se perder na escuridão.
Que eu possa direcionar teu amor para esses corações em forma de elos preciosos me dado por ti.

Vem, espírito da brandura, me circula, me faz cura, lava meu interior, e que nele nasça a flor da tua humildade,
para que eu possa espalhar a suavidade, o conforto de uma palavra amiga, a honestidade de um existir, até quando eu deva partir, para me embaralhar de volta nos teus cabelos,
sendo uma partícula de tua elevação.
Que se faça a cura,
energizando meu ser.
Kaena

GRATIDÃO
Imagem relacionada

Agradeço a Deus Pai-Mãe por me haverem projetado como Chispa Divina tornando-A um Cristo em atividade!

Agradeço ao Conselho Cármico pela permissão de estar hoje aqui, cumprindo a promessa que fiz antes de nascer!

Agradeço a meus pais que me deram o corpo físico com que posso me expressar!
Agradeço também aos seres elementais que nos concedem o alimento e o vestuário, bem como os elementos terra, água, ar e fogo!

EU SOU grato, grato, grato pela Vida Eterna!

Gratidão eu devo à minha Presença e pela Presença de Deus em toda parte!

Sua Vontade seja feita agora e para sempre.

Assim seja.

Enviemos nossa gratidão a todos os nossos familiares, amigos e supostos inimigos, que são verdadeiros mestres para nós, nesta encarnação.

Ponte Para A Liberdade

DICAS TERAPÊUTICAS - AS HORMONAS QUE REGEM O HUMOR

Estimule as hormonas do humor e acabe com o stress.
Imagem relacionada
O que é a saúde? Segundo a OMS, é um "estado de completo bem-estar físico, mental e social". Mas como se pode estar "bem", quando se tem preocupações? Elas minam o espírito, repercutindo-se no organismo. No entanto, existe solução para esta situação.
As fontes de ansiedade, de stress, de depressão, fazem-nos mal, tanto fisicamente como psicologicamente. Por meio de mecanismos muito complexos, produzimos diferentes hormonas capazes de nos fazer mal ou bem. Estas hormonas intervêm ao nível do organismo e repercutem-se no sistema nervoso, sistema endócrino e sistema imunitário.
Ou seja, a nossa saúde, tanto mental como física, está fortemente ligada a elas. Temos, por isso, todo o interesse em favorecer a produção de hormonas boas e reduzir as hormonas más. Ora isto é absolutamente possível de conseguir e, embora os seus efeitos pareçam mágicos, não há aqui qualquer intervenção da magia.
Saiba como pode impedir que as preocupações lhe afectem o espírito e a saúde física.
As hormonas do stress
Como já deve ter experimentado vezes sem conta, as reacções ao stress não se produzem apenas na cabeça. Quando uma situação ultrapassa a nossa capacidade de a enfrentar, o corpo faz intervir uma série de modificações propícias ao seu desregulamento.
Como nada na Natureza parece ser feito ao acaso, estas modificações teriam tido grande utilidade para os primeiros homens e continuam a funcionar para os animais. Vejamos então o que se passa... Quando algo de imprevisto ameaça o equilíbrio, o nosso organismo, assim alertado, entra em acção.
Adrenalina e noradrenalina - Determinados neurotransmissores (moléculas que veiculam os nossos estados emocionais), denominadas adrenalina e noradrenalina, activam o sistema nervoso simpático. A energia multiplica-se, o ritmo cardíaco e respiratório acelera-se, a tonicidade muscular e a tensão arterial aumentam, as pupilas dilatam-se, o sangue coagula mais facilmente.
Cortisol - Quase ao mesmo tempo, as glândulas supra-renais libertam, em grande quantidade, cortisol, a chamada hormona do stress. O cortisol origina uma produção de energia mais duradoura. Tudo fica assim preparado para a fuga ou para o combate. Quando esta energia serve para passar à acção, é uma situação perfeita.
Saiba mais na próxima página
A pessoa tem medo, corre, fica salva, tudo se acalma. A energia é consumida, as hormonas do stress regressam ao seu nível normal e o corpo recupera a sua homeostase (o seu equilíbrio). O problema é que, na nossa época, a maior parte do stress é fornecido por situações que não justificam qualquer actividade corporal.
Vá-se lá tentar salvar quando estiver preso num engarrafamento ou quando, no trabalho, se vê submetido a ritmos trepidantes! Resultado: quando o esforço físico não se produz, ficamos como um motor acelerado num automóvel imobilizado. Quando prolongada ou repetida, a hipersecreção de adrenalina e de cortisol leva a um estado de tensão prejudicial à saúde.
Do ponto de vista físico, surgem as dores musculares, as funções internas são afectadas. O afluxo de hormonas provoca um estado inflamatório. A maior coagulabilidade do sangue contribui para uma acumulação de gordura nas artérias. A hipertensão mantém-se, o sistema imunitário fica perturbado.
Do ponto de vista psíquico, é a fadiga, a insónia, a ansiedade ou a depressão. Os neurotransmissores culpados não se situam apenas no cérebro. Os intestinos, por exemplo, contêm neurónios que segregam, também eles, adrenalina. É por isso que o stress se pode começar por manifestar sob a forma de dores intestinais.
As colites espasmódicas são, muitas vezes, indicador de um organismo afectado pelo stress. O sistema imunitário também entra directamente em ressonância com o stress. Foi descoberto que as células assassinas, encarregadas de destruir e digerir bactérias, toxinas, células cancerosas, estão equipadas, à sua superfície, com receptores específicos.
Estes captam os neurotransmissores e, portanto, claro também a adrenalina. Naturalmente, quando esta está em excesso, as células assassinas têm dificuldade em fazer o seu trabalho de depuração. Numa entrevista de Sylvie Fontegne, o Professor Louis Perrin, autor da obra Lê Psychisme, lê stress et Vimmunité, explica como o stress provoca uma maior sensibilidade às infecções, de tal maneira que pode modificar a evolução dos cancros (levando o tumor a desenvolver-se mais rapidamente).
Por outro lado, o aumento da taxa de cortisol provoca, também ele, lesões do hipocampo, uma estrutura do cérebro relacionada com a memória. Por fim, adrenalina e cortisol favorecem a acumulação do ateroma nas artérias, provocando assim a aterosclerose. A par do colesterol, o stress é, por si só, responsável pelas doenças cardiovasculares e pela hipertensão.
Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Melhore seu humor naturalmente: 7 maneiras de liberar endorfinas de bem-estar
As hormonas benéficas
A produção de hormonas benéficas deve ser incentivada, porque elas tornam-nos mais felizes e mais saudáveis. Entre elas, outros neurotransmissores:
Dopamina e serotonina - a primeira melhora o humor, é um verdadeiro produtor de alegria. A segunda actua ao nível do sistema nervoso parassimpático que, se bem se lembram, tal como o simpático, enerva todos os nossos órgãos. Em conjunto, eles formam aquilo que se designa pelo sistema nervoso autónomo.
Contrariamente ao sistema simpático, que é excitante, o parassimpático é factor de relaxamento. Retarda o ritmo respiratório e cardíaco, reduz a tensão, estimula a digestão, melhora o trânsito intestinal. Em estado normal, contraria espontaneamente a actividade do seu parceiro e adversário. Os dois sistemas completam-se.
Para funcionarmos, precisamos de um acelerador e de um travão. No entanto, em caso de stress, o travão natural do sistema parassimpático é ultrapassado e é necessário encontrar meios exteriores para reforçar a sua acção. Eles irão ajudá-lo a ser mais descontraído e, portanto, mais eficaz para enfrentar os seus problemas, impedindo-os de lhe causar doenças.
Ficará menos ansioso, menos deprimido, menos irritável, menos nervoso. E, assim, tudo funcionará melhor. Alguns estudos realizados mostraram que, nos ansiosos e nos depressivos, a serotonina seria segregada em quantidade muito insuficiente.
 Várias experiências efectuadas em ratinhos demonstraram que aqueles a quem se bloquearam os receptores deste neurotransmissor se tornavam medrosos, incapazes de ter iniciativa, deixando-se mesmo morrer de fome. Ao contrário, os ratinhos abundantemente dotados de receptores serotoninérgicos não mostram medo e enfrentam com sucesso situações perigosas.
Os medicamentos actualmente em voga contra a depressão e a angústia actuam justamente ao nível das funções serotoninérgicas. Mas é absolutamente possível aumentar, de forma totalmente natural, a produção de serotonina e isto sem qualquer esforço especial.
Neuropeptidos (endorfinas) - Uma outra classe de neutrotransmissores intervém para assegurar o nosso bem-estar. São os chamados neuropeptidos, os quais são segregados por todas as células do corpo. Os mais conhecidos são as endorfinas, pequenas moléculas que actuam um pouco como a morfina. Verdadeiros euforizantes e calmantes naturais.
Também elas intervêm ao nível do sistema nervoso parassimpático. Além disso, proporcionam uma sensação agradável, tanto ao nível do espírito como do corpo.
Ocitocina - Por fim, o nosso corpo liberta também, se for levado a tal, um peptido chamado ocitocina, verdadeira hormona do prazer.
Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Melhore seu humor naturalmente: 7 maneiras de liberar endorfinas de bem-estar
Os marcadores somáticos
Todos estes processos químicos demonstram bem a interacção fisiologia/psicologia. As moléculas do mal-estar ou do bem-estar circulam constantemente da cabeça até aos pés, se assim se pode dizer. A harmonia do seu organismo passa pelo bom relacionamento entre o cérebro cognitivo, o cérebro emocional e elementos fisiológicos.
Indo mais longe, o neurologista António Damásio demonstrou que as sensações corporais podiam influenciar os nossos actos.
"A faculdade de raciocínio", escreve ele em o Erro de Descartes1994, é provavelmente moldada e modulada pelos sinais emitidos pelo corpo. Com certeza que já lhe aconteceu, quando tem de fazer qualquer coisa importantesentir dores de barriga ou um aperto no estômago, uma aceleração do coração ou mal-estar difuso.
Antes mesmo de analisar o que se passa na cabeça, o seu corpo já reagiu, colocando-o em estado de stress. Sente-se mal, mesmo sem saber porquê. É evidente que o corpo lhe está a emitir sinais de perigo. Como reage antecipadamente a um estímulo externo (por exemplo, uma percepção visual ou auditiva), ele desencadeia toda a cascata de hormonas que activam o sistema nervoso simpático. E os músculos, os órgãos internos contraem-se.
Damásio chama a estas manifestações marcadores somáticos. Trata-se de rastos deixados a nível corporal por experiências vividas ou imaginadas. Ao viver ou imaginar estas experiências, estaríamos a codificar indelevelmente modelos, de estados corporais que se reactivariam de cada vez que a mesma situação se repete.
Assim gravados na nossa memória, eles ressurgem automaticamente de cada vez que se apresente o tipo de situação à qual eles foram primitivamente associados. E o cérebro emocional, depois de informado, lançaria um alerta que leva o sistema nervoso simpático a activar-se, provocando os sintomas do stress. Isto sem o controlo da sua vontade.
Várias regiões do cérebro são afectadas pelos estados do corpo. Para além do cérebro emocional, uma outra parte, a ínsula, recebe informações provenientes dos órgãos internos ou do corpo, como um todo. Os marcadores somáticos podem ser codificados negativa ou positivamente. Se, ao volante do seu carro, em vez de ver um agente da polícia, ouvir no rádio uma canção associada a boas recordações, terá uma sensação de calor suave e sentir-se-á alegre.
Alguns investigadores constataram que, na época de Natal, as pessoas habituadas a receber presentes segregavam mais dopamina. Boa notícia! É possível levar o seu corpo a assumir o estado mais adequado para induzir respostas emocionais positivas.
Não só estará a interromper o encadeamento: subida da adrenalina e do cortisol, activação do sistema nervoso simpático com todas as suas consequências, como o seu espírito será mais claro. E a solução para os seus problemas surgirá mais facilmente.
Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Melhore seu humor naturalmente: 7 maneiras de liberar endorfinas de bem-estar
Como ativar as hormonas benéficas
1. Identifique as fontes do stress - Tente descobrir o que lhe desencadeia o stress. sente-se ansioso antes de uma entrevista? Está com a agenda cheia de compromissos? Talvez esteja além do seu limite. Após identificar as fontes, tente minimizá-las ao máximo.
2- Controlar a respiração - Respirar pode medir e alterar o seu estado psicológico, fazendo um momento stressante aumentar ou diminuir de intensidade. Preste atenção à sua respiração. Inspirar profundamente e de seguida solte o ar lentamente é uma excelente técnica para se sentir mais relaxado.
3- Exercite-se diariamente - Os exercícios aumentam a libertação de endorfina, substância produzida naturalmente no cérebro que traz sentimentos de tranquilidade. Muitos estudos mostram que o exercício, juntamente com o aumento da libertação de endorfina realmente faz aumentar a confiança e auto-estima e reduzir as tensões.
4- Yoga do riso - Anula os efeitos do stress por redução dos níveis da hormona e dos péptidos relacionados com o stress (estes efeitos são repentinos e de longa duração). Estudos recentes num grupo de 50 profissionais de Tecnologias de Informação, em Bangalore, Índia verificaram que os níveis de hormonas do stress desceram significativamente após sessões de Yoga do Riso.
5- Flutuar - Os tratamento com flutuação em tanques de água salgada são eficazes para doenças crónicas relacionadas com o stress. Um estudo da Karlstad University, na Suécia, liderado por Torsten Norlander, mostra que indivíduos que sofrem de problemas de saúde relacionados com o stress, como doenças crónicas, depressão ou ansiedade são ajudados em grande parte com a flutuação. O efeito mantém-se quatro meses após o periodo de tratamento.
6- Boa alimentação - Melhore a sua alimentação. Abacate, banana, batata, peru, iogurte, amêndoas, sementes de abóbora, tahini (puré de sementes de sésamo), alface, entre outros. Estes aumentam os níveis de triptofano que é um aminoácido que produz a hormona de “bem-estar” – serotonina. Massa, pão, cuscuz, quinoa, aveia não refinados, lentilhas, arroz integral e a cebola são alimentos “calmantes”.
O stress “elimina” as proteínas muito rapidamente, portanto, assegure-se de que ingere 100 a 175 gramas de proteínas de alto valor biológico todos os dias. Os óleos de peixe, as sementes de abóbora ou de girassol são ricas em muitos ácidos gordos essenciais que reduzem a inflamação provocada pelo excesso de hormonas do stress.
O chá verde contém um aminoácido importante denominado de L-teanina que melhora a produção de ondas Alfa no cérebro. Estas ondas são geralmente produzidas quando se encontra em estados de relaxamento. Beba 6 copos de água deste chá por dia para manter-se calma/o.
“Livre-se das Preocupações e Comece a Viver”
O livro “Livre-se das preocupações e comece a viver”, da Dra. Marie Lecardonnel, publicações prevenção de saúde, pretende desvendar-lhe os segredos das pessoas felizes. Dar mais felicidade à sua vida. Ensiná-lo a distribui-la à sua volta. Se seguir passo a passo os conselhos que aqui lhe dão, aplicando as receitas apresentadas, aprovadas pelas mais recentes descobertas científicas, poderá viver melhor.
O tema apresentado é um dos temas desvendados neste livro que diz que as pessoas felizes são mais saudáveis.
Agradecimentos: Acumedis Carlos

DICAS TERAPÊUTICAS - Melhore seu humor naturalmente: 7 maneiras de liberar endorfinas de bem-estar

Melhore seu humor naturalmente



Você gostaria de experimentar uma onda de profunda felicidade? Embora haja a crença de que isso geralmente é apenas possível através de decisões arriscadas, como pular de um penhasco ou alguma ação do tipo nefasto como drogas ilícitas, não tem que ser assim. O amor intenso é apenas uma maneira de se sentir absolutamente incrível, mas certamente existem outras maneiras de despertar o fluxo de endorfinas naturais que bombam em sua corrente sanguínea, criando um estado de euforia semelhante.

As endorfinas são substâncias naturais do "sentir-se bem" liberadas pelo cérebro quando você está feliz, você se sente conectado aos outros e você se sente como se pudesse conquistar o mundo. Estes neurotransmissores produzidos no cérebro reduzem a dor e sofrimento, diz Alan Hirsch, MD, diretor neurológico da Smell & Taste Treatment e Research Foundation, em Chicago.

Aqui estão 7 maneiras naturais para obter endorfina, sem recorrer a medidas drásticas:

1. Cheire baunilha ou lavanda - isso fará com que seu cérebro libere algumas destas substâncias de bem-estar para impulsionar o seu humor. Na verdade, a baunilha é considerada um afrodisíaco para os homens, e pode promover sentimentos de amor e conexão. Você pode adicionar extrato de baunilha em receitas ou até mesmo no seu café da manhã, e inspire profundamente. Óleo de lavanda adicionado a um banho pode ser absolutamente celestial.
Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - Melhore seu humor naturalmente: 7 maneiras de liberar endorfinas de bem-estar

2. Dê mais risada - Um pouco de riso pode aumentar os produtos químicos do bem-estar em seu cérebro. Estudos estão mostrando que até mesmo o riso "falso" pode alterar as respostas químicas no cérebro também. Um professor de Oxford diz que não é o ato intelectual de riso, mas o ato físico que produz o fluxo de endorfinas. O sorriso pode fazer o mesmo por você.

3. Ginseng - Esta antiga erva Siberiana tem sido usada desde o século 6 aC. Ele é conhecida por ajudar a acalmar os terrores mentais de pessoas com esquizofrenia. Tome um pouco de ginseng para ajudar a impulsionar a liberação de endorfina pelo cérebro.

4. Chocolate amargo - Este alimento pode fazer a felicidade de seu cérebro criando um coquetel químico. Além de ser um alimento anti-depressivo, o chocolate amargo também é um analgésico natural - e estes são apenas alguns dos benefícios de saúde do chocolate escuro.

5. Participar de fitness em grupo - Exercício sozinho pode ajudar você a se sentir bem, mas os estudos estão mostrando que exercícios físicos com um grupo de pessoas pode aumentar as endorfinas ainda mais do que o exercício sozinho. Se você fizer o exercício sozinho, torne-o vigoroso. Um treino duro bom pode liberar mais endorfinas do que um exercício leve.

6. Aumente seu uso de pimenta - alimentos picantes são conhecidos por liberar substâncias químicas de bem-estar. Eles também, naturalmente, reduzem a resposta à dor.

7. Mude seus pensamentos - Mudando seus pensamentos não necessariamente muda o resultado de uma situação, mas pode mudar a maneira como você se sente no dia-a-dia. Pensar positivamente pode realmente ajudar a recriar os produtos químicos que seu cérebro na maioria das vezes cria e difunde para a corrente sanguínea. A ciência até mesmo provou que a maneira como você pensa que é a chave para a felicidade.


Fonte: Natural Society

DICAS TERAPÊUTICAS - 5 motivos pouco conhecidos que fazem você engordar

5 motivos pouco conhecidos que fazem você engordar



As informações aqui apresentadas podem ser surpreendentes para a maioria das pessoas, principalmente porque, quando se fala em ganho de peso, o foco sempre são as calorias. Apesar de que as calorias sejam cruciais para o aumento de peso, há uma série de outros fatores ambientais e de estilo de vida que desempenham um papel muito mais significativo, principalmente porque a maioria das pessoas não percebem que elas são afetadas por eles, e, portanto, falham em enfrentá-los. Estes fatores são:
Resultado de imagem para 5 motivos pouco conhecidos que fazem você engordar

1: Antibióticos nos alimentos e em remédios

O que a maioria das pessoas não consegue entender é a forte ligação entre o nosso microbioma e ganho de peso. Provas convincentes sugerem uma ligação complexa entre o uso excessivo de antibióticos e ganho de peso.

Há uma tendência comum das pessoas a tratar todas as suas infecções com antibióticos, tais como quando experimentam um resfriado ou gripe. O problema com o uso excessivo de antibióticos é que eles eliminam as boas bactérias no seu intestino. As bactérias benéficas (probióticas) são, de fato, tão cruciais para a sua saúde que os pesquisadores compararam-as a "um órgão recém-reconhecido."

Os EUA usam cerca de 13 milhões de quilos de antibióticos a cada ano para criar animais. Isso representa cerca de 80 por cento de todos os antibióticos utilizados nos EUA. Na pecuária, os antibióticos são usados tanto para evitar doenças quanto para promover o ganho de peso. A pesquisa sugere que carne banhada em antibióticos tem o mesmo efeito de ganho de peso em humanos que a consomem.

2: Outras drogas causadoras de ganho de peso na pecuária

Outros medicamentos usados para engordar o gado têm efeitos de ganhar peso nos humanos. A ractopamina é um exemplo. Esta droga beta-agonista trabalha como promotora de crescimento, aumentando a síntese de proteínas, assim, tornando o animal mais musculoso. 

Na medicina humana, beta-agonistas também são encontrados em medicamentos para a asma, e o ganho de peso persistente é de fato uma queixa comum entre os pacientes de asma que utilizam Advair (uma droga beta-agonista) - tanto é que o fabricante adicionou o ganho de peso nos efeitos colaterias na pós-propaganda. 

Outros países já proibiram o uso de potenciadores de crescimento em animais, e por boas razões. Estes fármacos têm sido conhecidos por causar infertilidade, defeitos de nascimento, deficiência, e até mesmo a morte.


3: Produtos químicos desreguladores endócrinos

Muitos produtos domésticos comuns contêm desreguladores endócrinos, alguns dos quais são estruturalmente semelhantes aos hormônios, como o estrogênio e, portanto, podem afetar as funções corporais normais de uma pessoa. Exemplos incluem o bisfenol-A (BPA), PCBs, ftalatos, triclosan, defensivos agrícolas, e retardadores de fogo. 

Certos produtos químicos agrícolas, o glifosato, em particular, também podem afetar seu peso por obliteração das bactérias intestinais saudáveis. Uma pesquisa recente mostrou que o glifosato provoca extrema perturbação das funções e ciclos de vida de micróbios e, preferencialmente, afeta as bactérias benéficas, permitindo que patógenos cresçam.

Nos EUA, a grande maioria do glifosato que as pessoas estão consumindo vem de produtos geneticamente modificadas (GM) como açúcar, milho, soja e trigo desidratado convencionalmente crescido. Além de alterar a sua flora intestinal, o glifosato também aumenta os efeitos prejudiciais dos outros resíduos químicos de origem alimentar e toxinas ambientais.


4: Adoçantes artificiais


Mais uma vez, há um equívoco enorme quando se trata de adoçantes artificiais. Eles são comercializados como "diet", no entanto pesquisas sugerem o contrário. 

Foi comprovado que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam a vontade de comer carboidratos, e estimulam o armazenamento de gordura e ganho de peso. Estes adoçantes enganam nosso cérebro em pensar que está recebendo o açúcar, e quando chega sem açúcar, o cérebro sinaliza que precisa de carboidratos. Aí está um ciclo promotor de ganho de peso. 

Um estudo citado em um artigo recente do Democrat & Chronicle, "descobriram que bebedores frequentes de refrigerantes diet tiveram circunferência da cintura aumenta que eram 500 por cento maior do que os não-bebedores de refrigerante diet."


5: Propagandas de junk food dissimuladas


As crianças são o principal alvo para o marketing de comida industrializada (junk food, ou comida sem valor). Vemos isso em filas de supermercados, onde barras de chocolate, doces e refrigerantes estão estrategicamente colocados nos níveis olhos das crianças. Este tipo de marketing deve estar funcionando, pois uma em cada três (1/3) crianças nos EUA hoje são consideradas obesas. Este tipo de estilo de vida é obviamente prejudicial para as crianças, tanto física quanto emocionalmente.

As crianças estão agora expostas ao marketing via licenciamento da marca, posicionamento do produto, escolas, marketing dissimulado, marketing viral, DVDs, jogos e na internet. De acordo com um relatório de 2013 pelo Instituto de Medicina (IOM), crianças com idade entre 2-11 vêem agora uma média de mais de 10 anúncios de alimentos de televisão por dia.

O relator Especial das Nações Unidas sobre o direito à alimentação, Olivier De Schutter advertiu recentemente que "a obesidade é uma ameaça de saúde global maior do que o uso do tabaco." A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) também emitiu recentemente uma declaração de posição sobre a obesidade e o câncer, em que eles também afirmam que "a obesidade está alcançando rapidamente o tabaco como a principal causa evitável de câncer."

Durante a cúpula anual deste ano da Organização Mundial de Saúde, De Schutter pediu às nações que unissem forças para colocar regulamentações mais rigorosas em alimentos não saudáveis, dizendo: "Assim como o mundo se uniu para regular os riscos do tabaco, uma convenção ousada em dietas adequadas deve ser agora concordada."


Como evitar estes fatores engordativos?

Uma das principais formas de evitar o ganho de peso é examinar a qualidade dos alimentos que você está comendo, e não a quantidade (calorias).

Alimentos orgânicos não contém conservantes químicos nocivos, hormônios ou pesticidas que causam ganho de peso. Fique longe de alimentos excessivamente processados pois você só vai ficar frustrado quando descobrir que o alimento que você está comendo está atado com os fatores de ganho de peso acima mencionados.

Se os alimentos estão em propagandas, é quase certo que eles são ruins para você. Quando foi a última vez que você viu um comercial de rabanetes? Couve?



Compre alimentos orgânicos, integrais e cozinhe a partir do zero. Isto irá reduzir automaticamente o consumo de açúcar, que é a causa raiz de resistência à insulina e ganho de peso. Se você compra produtos orgânicos, você também corta a sua exposição a pesticidas e ingredientes geneticamente modificados, e cortando de sua vida os alimentos processados, você automaticamente evita adoçantes artificiais e gorduras processadas prejudiciais.

As gorduras saudáveis são essenciais, então certifique-se que não está consumindo as gorduras erradas. Fontes de gorduras saudáveis para adicionar à sua dieta incluem abacate, coco e óleo de coco, óleos de nozes orgânicos (prensadas à frio) e nozes e sementes cruas.

Opte por recipientes de vidro para evitar desreguladores endócrinos.

Tore o processo uma jornada de aprendizagem, implemente mudanças lentas e divirta-se ao longo do caminho. Comer saudável não tem que ser uma luta.


SAÚDE E EQUILÍBRIO - As 10 principais causas de câncer de mama

As 10 principais causas de câncer de mama



Desde que a quimioterapia foi inventada pelos cientistas nazistas há 70 anos, com mamografias que expõem pacientes à radiação causadora de câncer, vamos esquecer tudo o que sabemos por alguns minutos sobre a prevenção do câncer e tratamento do câncer, e ter uma abordagem de senso comum para esse monstro que está matando mais de 750 mil pessoas por ano nos Estados Unidos.

Você sabia que nenhuma única escola de medicina nos Estados Unidos inclui as aulas de nutrição ou remédios naturais ? Você também sabia que 75 por cento dos médicos do mundo se recusam a quimioterapia para si mesmos?

Alimentos orgânicos , ervas e suplementos não podem curar o câncer de um dia para o outro. Este é um fato bem conhecido. Ou realmente é ? O seu médico fez uma lavagem cerebral em você? A televisão te convenceu de que as pessoas com câncer precisam de cirurgia, quimioterapia e radiação para ter uma chance de vida? Desligue a televisão agora e jogue fora o jornal. Você foi agrupado com as massas para um grande penhasco chamado doença.

O câncer não pode sobreviver em um corpo oxigenado e alcalinizado, mas vive em um ambiente ácido onde os alimentos sintéticos, bebidas, loções, desodorantes, cosméticos e medicamentos sufocam as células e enfraquecem o sistema imunológico.

Alimentos e produtos mais orgânicos têm uma reputação por serem muito caros para comprar regularmente, mas o que é cem vezes mais caro do que os produtos orgânicos é o projeto de lei para tratamentos químicos de câncer e cirurgias invasivas, que nem mesmo curam o câncer, mas te mandam para uma morte prematura. Sim, existem alguns casos em que as pessoas esperam muito tempo para tratar o câncer, e esforços de "última hora"  para "cortar e queimar" o câncer podem funcionar, mas isso só é verdade para cerca de 5% das vítimas de câncer.

Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - As 10 principais causas de câncer de mama

As 10 principais causas de câncer de mama:

1 . Hormônios em carnes e leite: a maioria das vacas , porcos, galinhas, perus e peixes criados em fazendas são injetados com hormônios artificiais para torná-los ou maiores, mais carnudos, ou para produzir quantidades não naturais de leite ou ovos com uma frequência anormal. Isso causa infecções, depressão, câncer e outras doenças nos próprios animais que você está colocando em sua boca regularmente. Obtenha sua proteína de superalimentos como spirulina e chlorella e reverta os danos.

2 . Mamografia, raios-x odontológicos e máquinas de triagem de aeroportos: será que o técnico de raio- x se esquece de dizer-lhe para puxar essa aba defletora sobre seu peito antes de correr para fora da sala para escapar dos raios mortais cancerígenos? Para que receber um exame que provoca o câncer, a fim de verificar se você tem câncer? Você se atreve a passar por aqueles aparelhos de raio-x, sabendo que eles não têm regulamentação, mensuração e segurança apropriadas?

3. Alumínio em antitranspirantes e desodorantes: você sabia que a maioria dos tumores de câncer de mama se originam no quadrante superior da mama mais próxima à axila, onde se aplica o alumínio e todos os produtos químicos "cheirosos" que bloqueiam o suor e venenos que seu corpo está tentando eliminar? Procure por desodorantes livres de alumínio, orgânicos. Suspenda o uso de antitranspirantes e reverta os danos.

4 . Maquiagem e cosméticos: a pele é o maior órgão do corpo. E você está, muito provavelmente, aplicando petróleo e alcatrão de carvão direito no seu maior órgão, que absorve e envia todas as substâncias através de sua corrente sanguínea, infectando outros órgãos que estão tentando tão dificilmente filtrar as toxinas dos alimentos e da água. Seu dermatologista também vive em uma casa de três andares e possui alguns carros esportivos e não vai sair por aí dizendo muito sobre parabenos e ftalatos. Comece a comprar cosméticos orgânicos mais naturais e reverta o dano que você fez.

5. Soja e milho organicamente modificado: a maioria da soja que você compra é geneticamente modificada (OGM), processada e provoca prejuízos extremos para a saúde. Você bebe leite de soja? Mude para o de amêndoas ou leite de arroz imediatamente. Por quê? A soja contém hemaglutinina, uma substância que promove coágulo que faz com que células vermelhas do sangue se aglutinarem. Além disso, o consumo de soja aumenta o estrogênio. Acrescente tudo isso aos hormônios artificiais da carne e leite e você pode parar de me perguntar como tumores de mama se originam. Remova alimentos processados à base de soja e milho de sua dieta e reverta os danos.

6. Adoçantes artificiais: aspartame nunca teria sido legal se Ronald Reagan não demitisse o chefe da FDA e colocasse o braço direito de Donald Rumsfeld no lugar para aprová-lo. A indústria farmacêutica tem feito uma fortuna com esse açúcar falso criminoso cancerígeno. Quase todas as gomas de mascar, balas de menta, remédios líquidos e alimentos diet contém Aspartame, Sucralose, ou Sorbitol, que são todos artificiais e criam células cancerosas. Utilize açúcar mascavo orgânico e faça exercícios para reverter os danos.

7. Água fluoretada: não, ele não é um mineral natural. Não, ele não previne a cárie dentária, ele a promove. Não, ele não limpa a água, ele a polui com um produto químico tóxico que suga os minerais do seu corpo e quebra o sistema imunológico. Água com flúor promove câncer de mama. Beba água de nascente e reverta os danos.

8. Produtos farmacêuticos: a grande Indústria Farmacêutica quer que você fique doente e moribundo. Visite o seu médico naturopata e obtenha alguns conselhos sobre nutrição, prevenção e cura do câncer de mama.

9. Corantes e conservantes: quase todos os alimentos coloridos têm corantes artificiais, que são produtos químicos inventados em um laboratório. Conservantes de alimentos, como o benzoato de sódio, BHT e BHA estrangulam suas células e fortalecem as células cancerosas. Use frutas orgânicas e legumes coloridos naturais para iluminar o seu prato e torná-lo mais bonito.

10. Sabonetes, xampus, cremes dentais e loções (incluindo bronzeador e protetor solar): Mais uma vez, o que você aplica na sua pele, couro cabeludo, dentes e gengivas realmente penetram e entram em sua corrente sanguínea. Perfumes, corantes, adoçantes artificiais, subprodutos de origem animal, e quase todos os ingredientes difíceis de pronunciar são, provavelmente, uma substância química que causa câncer.

Será que os médicos e oncologistas teriam três casas luxuosas, tirariam férias extravagantes e possuiríam Mercedes e BMWs se eles simplesmente dissessem a você o que causa o câncer e o mandassem para o depósito de alimentos orgânicos para curá-lo?

O câncer ataca uma a cada 2 pessoas no mundo, então não pense por um segundo que a genética ou má sorte vai atingi-lo como um relâmpago, um dia, e você pode dizer: "bem, todo mundo morre em algum momento." O conhecimento é um presente que, depois de tê-lo, ninguém pode tirar de você. Esta informação é um dom de salvar vidas e você pode colocá-lo para usar para si mesmo, sua família e seus amigos. Você pode viver muito além de 40, ou 60 ou 80 anos de idade, sem morrer lentamente, de forma dolorosa e sofrida, "esquecido por Deus". Você pode viver até os 110 e ainda estar dançando ao redor de sua casa, tomando sucos vegetais e visitando seus bisnetos.
Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - As 10 principais causas de câncer de mama

Fonte: Natural News