terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O que é uma Gueixa?

O que é uma Gueixa?

  
Uma gueixa é uma mulher treinada nas artes da música, da dança e do entretenimento. Gueixa em japonês (Geisha) significa "pessoa que vive das artes". Ela passa anos aprendendo a tocar diversos instrumentos musicais, dançar e ser a anfitriã perfeita e confidente de seus hóspedes. 


Foto de Johan Groth - UOL

 Duas aprendizes de gueixa na parte externa do templo Heian Jingu, em Kyoto

A maquiagem, o cabelo, o vestuário e os modos de uma gueixa são calculados para satisfazer a fantasia masculina da perfeição feminina: elas fazem com que os homens se sintam atraentes e importantes. E eles pagam muito caro para ter uma gueixa atendendo a todos os seus caprichos.

Muitos ocidentais confundem gueixas com prostitutas de luxo. Quem entende a complexidade da cultura japonesa explica que uma gueixa não é uma prostituta. Uma verdadeira gueixa é bem sucedida porque reflete a idéia de uma perfeição inatingível. Quando os homens contratam gueixas para animar uma festa, o assunto sexo normalmente não está relacionado. A gueixa entretém por intermédio de canto, música, dança, relato de histórias, atenção e flerte. 

Ela pode conversar sobre política com a mesma desenvoltura com que explica as regras de um jogo. Em uma época em que as esposas japonesas eram excluídas da vida pública, as gueixas eram as mulheres que podiam exercer o papel de anfitriã em uma reunião de negócios. 

No início, as gueixas eram homens e eles trabalhavam com entretenimento por todo o Japão. As restrições sociais determinavam que as mulheres não poderiam oferecer diversão em uma festa. Esses homens cuidavam das conversas, faziam performances artísticas e faziam elogios a convidados, nobres e outros membros da aristocracia. 

Por volta do século 18, surgiram as primeiras gueixas femininas. Há muitas histórias sobre as origens dessas mulheres... Para diminuir a popularidade das gueixas e retornar o foco para as prostitutas registradas, o governo estabeleceu regras bastante rígidas para as gueixas: a maneira como deviam entreter, quando poderiam entreter e as horas durante as quais poderiam trabalhar. Além disso também determinaram regras com relação ao seu vestuário. 

E para se certificarem de que sexo não faria parte da festa, as gueixas não podiam ser contratadas individualmente. Mas essas restrições, ao invés de reduzir o sucesso das gueixas, tornaram-nas ainda mais desejadas. 

À medida que o tempo passava, em especial durante os tempos de recessão no Japão, o sucesso das gueixas fez com que os pais com baixa renda vendessem suas filhas para uma casa de gueixas (chamadas de okiya). Essas meninas eram treinadas desde os cinco ou seis anos para se tornarem gueixas bem sucedidas e ressarcirem à okiya o custo do treinamento. Atualmente, jovens escolhem ser gueixas da mesma forma como escolhem ser médicas. Elas normalmente começam o rigoroso treinamento depois do ensino fundamental. Mas, apenas as mais dedicadas chegam ao status de gueixa. 

O trabalho de uma gueixa
 
Uma gueixa tem o poder de decidir se quer ter relações sexuais com um cliente com quem tem um relacionamento mais íntimo. Isso, entretanto, não é parte do trabalho e tampouco algo de uma noite apenas. A relação entre uma gueixa e o danna (benfeitor) é de longo prazo: a cerimônia de união entre os dois é semelhante à cerimônia de casamento japonesa. Quando decidem terminar a relação, eles se submetem a uma outra cerimônia a fim de estabelecer o "divórcio".
Fonte: UOL

 
Então mulheres... trazendo um pouco da cultura oriental para este blog... O filme "Memórias de uma Gueixa" retrata um pouco desta tradição milenar da arte da sedução, dança e canto realizada por mulheres japonesas. Não vou aqui colocar minha opinião sobre o espaço e a posição desta mulher na sociedade, até porque é outra cultura e sei bem pouco sobre ela. 
Minha intenção é trazer um pouco de informação (novidade para algumas) e incentivá-las a assistir o filme - Mais uma possibilidade de viajar no Universo Feminino - Estas mulheres também ESTÃO DENTRO DE NÓS!

As Gueixas eram muito comuns no século 18 e 19 e atualmente existem em menor número. Durante a Segunda Guerra Mundial algumas gueixas se tornaram prostitutas, o que gerou confusão em relação à imagem e a função da gueixa.

Para se tornar uma gueixa, primeiramente, era preciso, quando ainda criança ou adolescente, ingressar numa casa onde só viviam gueixas (oki-ya), comandadas por uma mulher (okami-san) já experiente, geralmente uma ex-gueixa. Estas casas se localizavam em comunidades só de gueixas (hanamachi, lê-se "ranamáti"), prevalecendo o poder feminino, ao contrário do que acontecia no resto do Japão.As aprendizes (maiko) eram, desde crianças, especiais, isto é, eram consideradas crianças muito inteligentes e de beleza rara. Elas ingressavam na oki-ya fazendo trabalhos domésticos, como limpeza das casas, lavagem das indumentárias etc, para depois, quando adolescentes, começarem seu rigoroso treinamento para se tornar uma gueixa. Muitas destas crianças eram vendidas por suas famílias para estes estabelecimentos, mas, hoje em dia, a adolescente ingressa por decisão própria, não sendo muito aceita pela sociedade por isto.

Elas aprendiam as artes da dança, pintura, caligrafia, música, dicção, etiqueta, acrobacias, interpretação teatral e tinham que estudar muito, até atingirem uma perfeição, possuindo uma formação privilegiada das demais mulheres japonesas. As gueixas eram as únicas mulheres do Japão que possuíam a oportunidade de alcançarem uma independência, por nunca casarem e nem terem ocupações domésticas, dedicando-se inteiramente à profissão. Outra peculiaridade é o fato de poderem ter filhos, e serão privilegiados somente os do sexo feminino, ao contrário de todo o Japão.

Além de toda a formação intelectual, elas tinham de ter uma aparência impecável: vestiam kimonos cheios de adornos, que pesavam muitos quilos, uma maquiagem que cobria todo o rosto de branco (oshiroi), usavam tamancos de madeira (zori) e tinham que estar sempre alegres e com postura delicada.
As casas onde viviam eram sustentadas por um homem rico e, muitas vezes, casado - o danna. Geralmente esta figura possuía uma gueixa como amante, mas o fato de esta ter contato íntimo com algum homem era raro.
Elas eram mulheres contratadas por homens poderosos e milionários para entretenimento e atração em festas, reuniões, jantares, e o objetivo delas era tratar seus clientes muito bem, proporcionando momentos de prazer, com boas conversas, para que este descontraísse e se sentisse inteligente. Elas os seduziam com sua beleza, dotes artísticos e encantamento. Cada momento com gueixas pode custar uma fortuna. É um mundo privado, misterioso e para poucos.

SAYONARA, BAI BAI (até logo).

O PODER DA ORAÇÃO - Oração a Nossa Senhora do Desterro- VENCENDO TODAS AS DIFICULDADES COM A MÃE MARIA!

Oração a Nossa Senhora do Desterro




Vela Ó Bem-aventurada Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador do Mundo, Rainha do Céu e da Terra, advogada dos pecadores, auxiliadora dos cristãos, protetora dos pobres, consoladora dos tristes, amparo dos órfãos e viúvas, alívio das almas penantes, socorro dos aflitos, desterradora das indigências, das calamidades, dos inimigos corporais e espirituais, da morte cruel dos tormentos eternos, de todo bicho e animal peçonhentos, dos maus pensamentos, dos sonhos pavorosos, das cenas terríveis e visões espantosas, do rigor do dia do juízo, das pragas, dos incêndios, desastres, bruxarias e maldições, dos malfeitores, ladrões, assaltantes e assassinos. 


Minha amada mãe, eu prostrado agora aos vossos pés, com piedosíssimas lágrimas, cheio de arrependimento das minhas pesadas culpas, por vosso intermédio imploro perdão a Deus infinitamente bom. 
Rogai ao vosso Divino Filho Jesus, por nossas famílias, para que ele desterre de nossas vidas todos estes males, nos dê perdão de nossos pecados e nos enriqueça com sua divina graça e misericórdia. 
Cobri-nos com o vosso manto maternal, ó divina estrela dos montes. 
Desterrai de nós todos os males e maldições.

Afugentai de nós a peste e os desassossegos. 
Possamos, por vosso intermédio, obter de Deus a cura de todas as doenças, encontrar as portas do Céu abertas e convosco ser felizes por toda a eternidade. Amém.

(Rezar 7 Pai-nossos, 7 ave-marias e 1 Credo ao Sagrado Coração de Jesus, pelas sete dores de Maria Santíssima).

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O CORPO FALA - O Que A Língua Nos Diz Sobre A Saúde

O Que A Língua Nos Diz Sobre A Saúde


A língua é um espelho da saúde.
 
A língua é um espelho da saúde.
 
Veja-se ao espelho e coloque a língua de fora. Nada por aí além, apenas um órgão para saborear e falar certo? Errado, os especialistas Ayurvédicos podem deduzir pistas estonteantes sobre a sua saúde através da língua. O tratado clássico Ayurvédico ‘Charaka Samhita’, escrito no séc. III a.C. diz que “a sujidade acumulada na base da língua cria obstruções à respiração e produz um mau cheiro, daí a necessidade em raspar a língua”.
Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - O CORPO FALA - O Que A Língua Nos Diz Sobre A Saúde

Apesar de uma língua saudável ser cor-de-rosa e não ter quaisquer altos ou manchas, grande parte das pessoas têm uma cobertura nas suas línguas.

Se toda a sua língua tem um revestimento branco, significa que o seu Kapha dosha está com problemas. Esta camada indica que existem resíduos tóxicos não-digeridos acumulados no interior do seu sistema digestivo e que o seu ‘agni’ ou fogo digestivo tem a chama fraca. Não só deve limpar a língua, como também tomar as precauções necessárias para comer saudável e descarregar essas toxinas. Aumente o seu consumo de água. Planeie o horário das suas refeições. Evite alimentos gordurosos e sobremesas. Procure e siga uma dieta equilibrada Kapha.

Se a superfície da língua tiver uma cor entre o esverdeado e amarelado, então é porque a sua quota da bílis é alta e a culpa é do Pitta dosha que aumentou exponencialmente. Tente equilibrá-lo evitando alimentos picantes. Beba muita água. O Pitta dosha não tolera irregularidade nos horários das refeições, por isso assegure-se que está a seguir um ritmo predeterminado para comer as suas refeições.

Uma superfície escura da língua demonstra um desequilíbrio do Vata. Isto pode causar tanto prisão de ventre como insónia. O que a sua língua está a tentar dizer-lhe é que o seu sistema está ‘seco’ e precisa de muita hidratação. Uma vez mais, o consumo de muita água e muitas frutas sumarentas devem ajudar. Inclua um pouco de azeite na sua dieta. Hidrate bem a sua pele. Faça uma massagem a si mesmo diariamente com um óleo de boa qualidade, mesmo que seja por apenas cinco minutos. Em suma, tente reequilibrar o seu Vata dosha ao aumentar a quota de hidratação do seu corpo.
Resultado de imagem para SAÚDE E EQUILÍBRIO - O CORPO FALA - O Que A Língua Nos Diz Sobre A Saúde
Se prestar atenção à sua língua e aproveitar para saber mais sobre o seu estado de saúde pode aprender se está tudo bem e tomar as medidas necessárias para melhorar.

Adaptado de What Your Tongue Says About Your Health por Shubhra Krishan.

DICAS TERAPÊUTICAS - Aparência dos lábios pode indicar anemia, doença hepática e mais problemas de saúde

Aparência dos lábios pode indicar anemia, doença hepática e mais problemas de saúde 

Imagem relacionada

Há áreas do corpo que são pouco observadas, mas que dizem muito sobre a saúde em geral. O lábio é uma delas, já que mudanças em sua aparência podem indicar problemas de saúde locais e sistêmicos.
A seguir, veja o que significa cada alteração nos lábios e como tratá-la:

O que a aparência dos lábios diz sobre sua saúde

A dermatologista Rossana Vasconcelos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que prestar atenção na aparência do lábio é uma ferramenta importante para avaliar como anda a saúde, já que algumas doenças locais e sistêmicas podem gerar sintomas na região.

Lábios ressecados e descascando: o que pode ser?

labios ressecados 0118 400x800




Lábios secos são incômodos e podem levar à descamação e até mesmo feridas. Segundo a especialista, esse problema geralmente é resultado do hábito de molhar a boca com saliva, já que a acidez irrita a pele.
O uso de algumas medicações, como o famoso tratamento contra acne Roacutan, também pode ressecar os lábios.
A dermatologista ainda afirma que a mucosa ressecada pode ser fruto de queilite actínica, uma condição pouco conhecida pela população que ocorre pela exposição excessiva aos raios solares e que é frequente em pessoas brancas e acima de 40 anos.
"Nesse caso, formam-se feridas que não cicatrizam e, sem o devido cuidado, podem virar câncer de pele", explica.
Outras causas são desidratação, que é a falta excessiva de água no corpo, ou alergias a produtos, como cosméticos e alimentos.

O que fazer?

O tratamento dependerá da condição. No caso da secura causada por saliva ou medicamento, a hidratação labial é essencial. "Optar por produtos que contêm substâncias hidratantes, emolientes e/ou manteiga de Karitê faz a diferença. Alguns deles, inclusive, associam proteção solar", indica a médica.
Se o problema for fruto de desidratação, é necessário aumentar a ingesta de líquidos hidratantes. Já as alergias que provocam ressecamento labial devem ser contidas com medicamentos tópicos ou sistêmicos.
No caso da queilite actínica, os cuidados podem englobar procedimentos, medicamentos e proteção solar.

Lábios pálidos, desbotados ou sem cor

Resultado de imagem para Herpes labial pode querer dizer uma dessas oito coisas sobre sua saúde

Se a aparência dos lábios for esbranquiçada ou sem cor, é hora de buscar um médico. A condição é sintoma de deficiências de vitaminas, ferro ou até mesmo anemia.

Como tratar?

A avaliação de um profissional é de essencial importância para que sejam estabelecidos suplementos ou medicamentos para suprir o déficit que causa a palidez labial.

Lábios arroxeados

Doenças cardíacas ou respiratórias podem reduzir a oxigenação e circulação na boca, dando uma coloração arroxeada aos lábios.

O que fazer?

Nesse caso, o tratamento da doença de origem deve ser o foco, o que pode incluir medicamentos e até mesmo cirurgia.

Amarelado

Se a aparência dos lábios for esbranquiçada ou sem cor, é hora de buscar um médico. A condição é sintoma de deficiências de vitaminas, ferro ou até mesmo anemia.

Como tratar?

A avaliação de um profissional é de essencial importância para que sejam estabelecidos suplementos ou medicamentos para suprir o déficit que causa a palidez labial.

Lábios arroxeados

Doenças cardíacas ou respiratórias podem reduzir a oxigenação e circulação na boca, dando uma coloração arroxeada aos lábios.

O que fazer?

Nesse caso, o tratamento da doença de origem deve ser o foco, o que pode incluir medicamentos e até mesmo cirurgia.

Amarelado

labio amarelado 0118 400x800


Doenças hepáticas podem ser a causa dos lábios amarelados, já que elas aumentam a quantidade de bilirrubina, substância amarelada encontrada na bile, que é o fluído produzido pelo fígado.

Como tratar?

Nestes casos, o tratamento varia de acordo com a condição, podendo incluir medicamentos, mudança de dieta e cirurgia.

Lábios com grânulos

Pontos amarelados ou esbranquiçados nos lábios são sinais de uma condição chamada "grânulos de Fordyce", caracterizada pelo aparecimento de glândulas sebáceas na região.

Tratamento

O problema não causa complicações, exceto pelo incômodo estético que pode ser resolvido por medicamentos orais, tópicos e tratamentos estéticos que visam retirar os grânulos.

Lábios com bolhas

Doenças hepáticas podem ser a causa dos lábios amarelados, já que elas aumentam a quantidade de bilirrubina, substância amarelada encontrada na bile, que é o fluído produzido pelo fígado.

Como tratar?

Nestes casos, o tratamento varia de acordo com a condição, podendo incluir medicamentos, mudança de dieta e cirurgia.

Lábios com grânulos

Pontos amarelados ou esbranquiçados nos lábios são sinais de uma condição chamada "grânulos de Fordyce", caracterizada pelo aparecimento de glândulas sebáceas na região.

Tratamento

O problema não causa complicações, exceto pelo incômodo estético que pode ser resolvido por medicamentos orais, tópicos e tratamentos estéticos que visam retirar os grânulos.

Lábios com bolhas

bolhas nos labios 0818 400x800

Bolhas nos lábios podem significar herpes labial, reação alérgica ou queimadura solar. Ainda há a possibilidade de o problema ser causado por doenças bolhosas, como pênfigo vulgar e eritema multiforme, que merecem atenção pelo risco de se espalharem.

O que fazer?

O tratamento da herpes consiste em antivirais e cuidados para evitar a transmissão para outras pessoas. Já a reação alérgica e queimadura solar necessitam de hidratação para que a cicatrização ocorra corretamente.
No caso das doenças bolhosas, o tratamento pode incluir remédios como corticosteroides.

Envelhecimento dos lábios

Assim como o resto do corpo, a pele dos lábios também envelhece com o passar dos anos, deixando sua aparência enrugada e fina.

O que fazer?

O preenchimento com ácido hialurônico e outros procedimentos estéticos são soluções para recuperar a vitalidade da região.

Ferida no canto da boca

machucado no canto da boca 0118 400x800

A causa mais frequente de ferida no canto da boca é o acumulo de saliva. Nesse caso, os pacientes costumam sentir o problema ao acordar, visto que a saliva fica em contato com a pele por toda a noite.
Porém, a dermatologista Rossana Vasconcelos aponta que a irritação por pasta de dentes e cosméticos também pode gerar as rachaduras.
"Outra possibilidade é a queilite angular, chamada popularmente de boqueira, que pode apresentar dificuldade em cicatrizar e acarretar uma infecção por bactérias.

Tratamento

Nos primeiro caso, o ideal é hidratar intensamente a boca com produtos emolientes. Caso seja identificado que o problema é reação a alguma substância, recomenda-se suspendê-la.
No caso da queilite, o tratamento inclui antifúngicos, corticoides ou anti-inflamatórios tópicos.

Lábios inchados

labio inchado 0118 400x800


Se você perceber que seus lábios estão frequentemente inchados, busque um médico porque pode se tratar de angioedema, uma reação alérgica parecida com urticária que é causada por exposição a medicamentos ou hereditariedade.
A aplicação de preenchimento labial também pode causar momentâneas mudanças nos lábios.

Tratamento

O angioedema é curado por meio de anti-histamínicos e cuidados locais. Já o inchaço persistente após o preenchimento deve ser avaliado por profissional caso a caso.

Lábios endurecidos

Uma causa para o afinamento dos lábios e endurecimento da pele é a esclerodermia, doença crônica que altera o colágeno da pele.

Como tratar?

Os cuidados incluem hidratação, medicamentos e fisioterapia.

Resultado de imagem para Herpes labial pode querer dizer uma dessas oito coisas sobre sua saúde


SAÚDE E EQUILÍBRIO - Herpes labial pode querer dizer uma dessas oito coisas sobre sua saúde

Herpes labial

Resultado de imagem para Herpes labial pode querer dizer uma dessas oito coisas sobre sua saúde

Herpes labial ou herpes oral é uma infecção que aparece nos lábios, na boca, gengiva ou pele e é causada pelo vírus do herpes simples. Ela se caracteriza-se por pequenas feridas dolorosas, vulgarmente chamadas úlceras ou bolhas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 67% da população mundial com menos de 50 anos têm o vírus simples do herpes, o qual geralmente é contraído na infância e permanece inativo no organismo até que certos fatores desencadeantes o despertem, indicando questões relacionadas a sua saúde.
A seguir, conheça quais são para poder prevenir-se:

O que desencadeia herpes labial

Resultado de imagem para Herpes labial pode querer dizer uma dessas oito coisas sobre sua saúde

Exposição excessiva ao sol

Está se expondo demais ao sol? Se o vírus está em seu organismo, você deve proteger os lábios dos raios ultravioletas, já que eles são um fator desencadeante comum para essas lesões cutâneas.

Muito estresse

Se sofre com herpes labial, saiba que ela pode aparecer em momentos menos propícios, como o dia de uma entrevista de emprego, já que o estresse é um dos fatores que a faz aparecer.
Levar uma vida equilibrada e saudável é fundamental para evitar estresse, nervosismo, ansiedade e tensão.

Febre

As altas temperaturas no organismo, sejam causadas por um resfriado, dor de garganta ou inflamação dos gânglios linfáticos, também favorecem a aparição da doença.

Falta de descanso

Não dormir ou não descansar o suficiente é outro fator desencadeante do herpes.

Exposição ao frio e vento

As baixas temperaturas repercutem em nossa pele, o que é visto por meio de lábios cortados e ressecados. Com isso, a mucosa fica mais propensa à infecção e a possibilidade de o vírus se manifestar é alta.

Desordens hormonais

Mudanças hormonais, como as inerentes à menstruação e menopausa, também podem propiciar o aparecimento do herpes labial.

Fatores que aumentam risco de complicação

Segundo a Mayo Clinic, pessoas que têm o sistema imunológico, responsável pelas defesas do corpo, debilitado possuem maior chance de sofrer complicações pelo vírus do herpes. As condições que podem aumentar esse risco são:
HIV/AIDS
Queimaduras graves
Eczema
Quimioterapia
Medicamentos imunossupressores

Herpes bucal tem tratamento

tratamento de herpes 0218 400x800© Artem Efimov/Shutterstock tratamento de herpes 0218 400x800
Embora não exista cura ou maneira de fazer com que o vírus saia do organismo, é possível controlar sua aparição por meio da utilização de medicamentos antivirais logo que os primeiros sintomas se instalarem. Os remédios devem ser prescritos por um especialista e podem ser em forma de comprimidos ou pomadas.
Para evitar contaminar outras pessoas ou outras partes do seu corpo com o vírus, é preciso seguir algumas precauções:
Evite contato físico com outras pessoas enquanto as bolhas estiverem presentes.
Evite compartilhar itens pessoais, como utensílios, escovas de dente, toalhas e maquiagens.
Mantenha suas mãos limpas. Lave-as sempre após tocar em você ou outras pessoas, especialmente bebês.
Lave as bolhas com água abundante e sabão antibacteriano para reduzir a possibilidade de transmissão.

Resultado de imagem para Herpes labial pode querer dizer uma dessas oito coisas sobre sua saúde

*Traduzido do artigo original escrito por Lucía Vernetti, do VIX Espanhol. Adaptado por Ligia Lotério.