domingo, 11 de março de 2018

EQUILÍBRIO E HARMONIA - "VOCÊ É O QUE VOCÊ COME" ALIMENTAÇÃO E ESPIRITUALIDADE

Alimentação e Espiritualidade


Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - "VOCÊ É O QUE VOCÊ COME" ALIMENTAÇÃO E ESPIRITUALIDADE

Uma vida saudável não depende apenas da preocupação de se ter uma boa alimentação. Ela pede muito mais, como: estilo de vida, hábitos saudáveis diários, dedicação e comprometimento com o corpo físico, mental, social, e espiritual.
O estilo de vida que adotamos influencia na nossa saúde individual, em todas as áreas, e ajuda a manter o corpo em forma e a mente alerta. Nele inclui as relações que temos no trabalho, no lazer, em casa e na família.
Nosso organismo é capaz de produzir energia, necessitando de oxigênio, nutrientes que absorvemos com os alimentos e a energia vital, que provém do sol, da natureza, do meio ambiente.
Existe uma forma de energia sutil denominada como energia cósmica, ou prana, ou éter, que permeia o espaço e toda a matéria existente na natureza. Nos seres vivos essa energia é responsável pela vida.
Se vivermos de maneira equilibrada, o organismo se adapta bem as diversas circunstâncias, porém os excessos de trabalho, alimentação e dos vícios, enfraquecem a energia vital.
Se vivermos com os excessos, teremos o desalinhamento dos nossos corpos sutis, retendo as energias densas causando enfermidades ao corpo físico.
Uma alimentação inadequada acarreta diversas conseqüências ao corpo físico como:
  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Diabete
  • Colesterol e Triglicérides elevados
  • Doenças Cardíacas
  • Doenças Respiratórias
  • Problemas Musculares e Ortopédicos
  • Problemas Emocionais – Anorexia e Bulimia
Há alimentos que não são necessários para as funções biológicas, mas que fazem parte da cultura ou do modo de vida como:
  • A bebida com o álcool
  • O refrigerante
  • Os compostos químicos
  • Os temperos artificiais
  • Os corantes e conservantes 
Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - "VOCÊ É O QUE VOCÊ COME" ALIMENTAÇÃO E ESPIRITUALIDADE
                                                                                    
Uma boa alimentação é capaz de prevenir ou até mesma curar doenças, pois nosso organismo fica mais forte e resistente. A alimentação também é utilizada como forma de expressar nossos sentimentos. As pessoas se reúnem em cafés da manhã ou da tarde, almoços e jantares para celebrar, conversar, debater um assunto. É importante lembrar que desde o nascimento, a alimentação está associada ao afeto materno, ao amor incondicional da mãe no ato de amamentar.
O tipo do alimento, a qualidade e a maneira de como se come, afeta o estado emocional, físico e mental.
A comida que é ingerida num estado de ansiedade, depressão, tensão, raiva ou medo levará esses padrões de pensamentos e essas vibrações afetando a digestão.
Um alimento preparado em um ambiente tenso, hostil, contaminado por pessoas pessimistas e negativas, certamente vai se impregnar com essa energia, logo, quem o ingere, será influenciado negativamente.
Além das energias envolvidas de quem prepara os alimentos e de como os consumimos, devemos lembrar que os alimentos são seres vivos e que os mesmos apresentam diferentes padrões energéticos.
O valor espiritual do alimento compreende a compra, a preparação, a aceitação e o ato de comer. O alimento selecionado com cuidado, preparado com amor, aceito com gratidão e ingerido com pureza, torna-se um tônico para a alma e para o corpo.
A refeição deve ser colorida, saboreada em quantidades moderadas, feita em horários regulares e em ambientes tranqüilos, devendo ser bem mastigada. Não devemos esquecer de ingerir bastante líquidos.
Lembre-se desta frase:

“Você é o que você come”.




                                                                                     
                                                                                    



Sandra C. F. de Paula
Nutricionistasandra@kamyclinique.com.br
www.kamyquality.com.br

DICAS TERAPÊUTICAS - Geleia real: para uma saúde de ouro - 3 Produtos de Abelhas e Seus Benefícios

Geleia real



geleia real é produzida por glândulas que ficam nas mandíbulas das abelhas operárias e é um alimento extremamente necessário para manter a abelha rainha viva e garantir a sobrevivência da colmeia.
Contém diversos aminoácidos muito importantes, açúcares, vitaminas e minerais. Por isso, tem sido muito estudada como um importante suplemento alimentar e como potencial auxiliador em diversas doenças.

Benefícios da Geleia Real:

Resultado de imagem para Geleia real: para uma saúde de ouro


  • Ação hipotensora e vasodilatadora, ou seja, diminui a pressão e auxilia a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a passagem do sangue;
  • Redução dos níveis de colesterol sérico;
  • Aumento na produção de colágeno na presença de ácido ascórbico, melhorando a cicatrização e evitando o envelhecimento precoce da pele;
  • Atividade antitumoral (ascíticos – acúmulo de líquido);
  • Alto poder antioxidante, principalmente contra a (peroxidação) oxidação do óleo linoleico (-6), além de eliminar radicais livres;
  • Propriedades imumodulatórias pela produção de anticorpos e proliferação de células imunocompetentes, reduzindo a ocorrência de doenças infecciosas;
  • Auxilia a evitar a fadiga, principalmente após a prática de atividade física, pois diminui o esgotamento de glicogênio na musculatura e aumenta a produção de lactato sérico;
  • Potente propriedade antialérgica;
  • Anti-inflamatório;
  • Potencial promoção da regeneração hepática e proteção citoprotetora sobre os hepatócitos, ou seja, melhoram a saúde do fígado regenerando seu funcionamento normal até a nível celular;
  • Cicatrizante, diminuindo o tempo de cura de feridas, inclusive em pessoas diabéticas e inibindo a exsudação na ferida (liberação de líquido). Para esse efeito, deve-se aplicar a geleia real pastosa sob a ferida.

Recomendação de uso

6mg por kg que a pessoa tenha, ou seja, uma que pese 70kg deve ingerir 420mg por dia, uma pessoa com 90kg deve ingerir 540mg por dia.
geleia real pode ser ingerida na forma pastosa ou em cápsulas, contudo, na forma pastosa deve ser mantida em baixas temperaturas constantemente, sendo indicado manter sempre no congelador.

Contraindicações

O uso da geleia real é contraindicado para pessoas que possuem sensibilidade a produtos com mel ou apresentam qualquer tipo de alergia.

3 Produtos de Abelhas e Seus Benefícios

Resultado de imagem para Geleia real: para uma saúde de ouro

As abelhas são maravilhosas e absolutamente críticas para a vida terrestre, por seu papel essencial na polinização das plantas. Albert Einstein é frequentemente citado dizendo "Se a abelha desaparecer da superfície da Terra, o homem não terá mais do que quatro anos de vida." Recentemente, houve um declínio nos números de abelhas na América do Norte devido a um fenômeno conhecido por Distúrbio do Colapso das Colônias (DCC). Há muitos fatores sugeridos como causa do DCC, como pesticidas, patógenos e práticas de apicultura, mas nenhum fator isolado mostrou ter consistência suficiente para sugerir ser a única causa. 
Além de seu papel na polinização, as abelhas também nos fornecem maravilhosos produtos nutricionais. Não só a doçura do mel, mas também os enormes benefícios à saúde oferecidos pelo pólen, própolis e geleia real das abelhas. Historicamente, estes produtos de abelhas são altamente valorizados dentro da indústria de produtos naturais, mas atualmente parece que muitos vendedores esqueceram do valor destes alimentos para melhorar a saúde. Aqui está uma breve descrição destes produtos:
  • Pólen de abelhas vem da célula germinativa masculina das plantas em florescência. À medida que a abelha melífera viaja entre as flores, fertiliza a célula germinativa feminina. As abelhas permitem a reprodução de mais de 80% dos grãos, frutas, vegetais e legumes do mundo. O pólen é coletado e trazido até a colmeia, onde as abelhas adicionam enzimas e néctar ao pólen. É importante reconhecer que uma colher de chá de pólen é o fruto do trabalho de oito horas por dia, durante um mês, de uma única abelha.
  • Própolis é a substância resinosa coletada pelas abelhas dos brotos de folhas e cascas de árvores, especialmente árvores da espécie do álamo e coníferas. As abelhas usam o própolis, juntamente com a cera, para construir a colmeia. Própolis tem atividades antimicrobianas que ajudam a colmeia a bloquear a entrada de vírus, bactérias e outros organismos.
  • Geleia real é uma substância espessa e leitosa produzida por abelhas operárias para alimentar a abelha rainha. As abelhas operárias misturam o mel e pólen com enzimas nas glândulas de suas gargantas para produzir geleia real. Acredita-se que a geleia real é um suplemento nutricional útil devido ao tamanho superior da abelha rainha, força, resistência e longevidade comparada a outras abelhas.

História e Uso Popular

O uso de produtos de abelhas para fins medicinais é tão antigo quanto a própria apicultura. Textos chineses de mais de 2000 anos incluem muitas citações de produtos de abelhas. Hipócrates também escreveu sobre eles. O  mel era tão valorizado durante os tempos romanos que era frequentemente utilizado ao invés de ouro para pagamento de impostos.
Dos produtos de abelhas, o própolis era o mais valorizado como agente medicinal. Hipócrates prescrevia própolis para ajudar a cicatrizar feridas, assim como úlceras externas e internas. As abelhas fabricantes de própolis também eram imortalizadas em vasos no Antigo Egito, onde o sinal da abelha frequentemente era entrelaçado com os títulos de reis e usado como tema de ornamentos apresentados como recompensas por conquistas. Os antigos egípcios consideravam as abelhas e o própolis como a fonte de saúde e vida eterna. No século dezessete, própolis era um ingrediente principal de unguentos cicatrizantes na farmacopeia europeia.

Benefícios Nutricionais

Pólen é frequentemente lembrado como o "alimento mais perfeito da natureza." É especialmente rico em proteínas (normalmente contendo 35-40% de proteína total) e é uma proteína completa, significando que contém todos os oito aminoácidos essenciais. Na verdade, o pólen é mais rico em conteúdo proteico do que qualquer alimento de origem animal, e cerca de metade do seu teor de proteína está na forma de aminoácidos livres prontos para serem usados diretamente pelo corpo. O pólen também fornece níveis significativos de vitaminas B, vitamina C, carotenos, minerais, DNA, RNA, numerosas moléculas flavonoides, e hormônios de plantas.
Própolis geleia real têm qualidades nutricionais semelhantes ao pólen, mas níveis consideravelmente maiores de compostos biologicamente ativos. A geleia real contém aproximadamente 12% de proteínas, 5% a 6% de lipídeos, e 12% a 15% de carboidratos.

Pesquisas Científicas

Os benefícios à saúde dos produtos de abelhas são muito aclamados, mas não pesquisados o suficiente. Existem algumas confusões sobre os usos do pólen, própolis e geleia real para promover saúde.
Aplicações Clínicas dos Produtos de Abelhas
Pólen
  • Alergias
  • Suporte antioxidante
  • Aprimoramento de energia
  • Sintomas da menopausa
  • Suporte para quimioterapia e radioterapia
Própolis
  • Resfriado comum
  • Infecções gastrointestinais
  • Aprimoramento imune
  • Anti-inflamatório tópico
  • Infecções do trato respiratório superior
  • Vaginite
Geleia Real
  • Níveis de colesterol elevados
  • Aprimoramento de energia

Pólen

Poucas pesquisas foram realizadas sobre pólen, provavelmente porque as recompensas financeiras para justificar tal investimento são pequenas. As pesquisas que existem são limitadas, mas impressionantes. Por exemplo, estudos em animais mostram que o pólen pode promover crescimento e desenvolvimento; melhorar a qualidade do sêmen; aumentar a porcentagem de fertilidade; proteger contra danos de radicais livres e oxidativos; e proteger contra os efeitos de radiações nocivas, assim como exposição tóxica a solventes químicos.
Em um estudo em humanos, um extrato de pólen também mostrou produzir melhora significativa em sintomas da menopausa (dores de cabeça, incontinência urinária, vagina seca, diminuição da vitalidade) em estudos duplo-cegos. As melhorias foram obtidas mesmo quando os extratos de pólen não produziram efeito estrogênico, uma consideração importante para mulheres que não podem tomar estrogênios de nenhum tipo.

Própolis

O uso primário de própolis tem sido para melhoria do sistema imune e infecções. O própolis tem atividades antimicrobianas inerentes que protegem a colmeia de vírus, bactérias e outros organismos. O própolis mostrou considerável atividade antimicrobiana em estudos in vitro. O própolis também estimula o sistema imune, de acordo com estudos preliminares em humanos. Estudos in vitro e em animais também mostraram que o própolis também exerce algumas propriedades antioxidantes, de proteção hepática anti-inflamatórias, e anticancerígenas.
Um uso principal do própolis é proteção contra e diminuição da duração do resfriado comum. Um estudo preliminar em humanos relatou que o extrato de própolis reduziu infecções do sistema respiratório superior em crianças. Em um estudo duplo-cego de 50 pacientes com resfriado comum, o grupo que tomou extrato de própolis ficou livre dos sintomas mais rapidamente do que o grupo placebo.
As propriedades antimicrobianas do própolis também podem ajudar a proteger contra infecções parasíticas no trato gastrointestinal e infecções vaginais por fungos, baseado em estudos preliminares.

Geleia Real

Algumas pesquisas sobre geleia real encontraram um efeito diminuidor do colesterol. Especificamente, 11 estudos em humanos foram publicados, 8 dos quais eram duplo-cegos. Dos oito estudos duplo-cegos, quatro usaram uma preparação oral e uma forma injetável foi usada nos outros quatro estudos. Resultados de uma análise detalhada dos estudos duplo-cegos indicam que, com as preparações orais, apesar dos resultados do delineamento dos estudos e da falta de padronização com as preparações comerciais usadas, a geleia real pode diminuir os níveis de colesterol total em cerca de 14% em pacientes com elevações moderadas a severas nos níveis de colesterol sanguíneo (valores iniciais variando de 210 a 325 mg/dl). Resultados ainda melhores podem ser observados ao usar produtos de geleia real de qualidade superior.

Recomendações de Dosagem

  • Pólen: normalmente 1 a 3 colheres de sopa por dia
  • Própolis: 100 a 500 mg três vezes ao dia
  • Geleia real: 50 a 250 mg de geleia real uma a duas vezes ao dia

Efeitos Colaterais

Reações alérgicas são os efeitos colaterais mais comuns com produtos de abelhas. Se houver alergia conhecida a árvores coníferas e da espécie do álamo, o uso de produtos de abelhas deve ser evitado. As reações alérgicas podem variar de leves (ex., leve desconforto gastrointestinal) a severas (ex., asma, anafilaxia [choque], sangramento intestinal, mesmo morte em pessoas que são extremamente alérgicas a produtos de abelhas). Nenhuma interação medicamentosa é conhecida.
Resultado de imagem para Geleia real: para uma saúde de ouro
Referências:
FUJII, A.; et al. Augmenation of wound healing by royal jelly (RJ) in Streptozotocin-Diabetic rats.Japan J. Pharmacol. V. 53, p. 331-337, 1990.
GUO, H.; et al. Strutures and properties of antioxidant peptides derived from royal jelly protein. Food Chemistry, v. 113, n. 1, p. 238-245, 2009.
KAMAKURA, M.; et al. Antifatigue effect of fresh royal jelly on mice. J. Nutr Sci. Vitaminol, v. 47, p.394-401, 2001.
KAMAKURA, M; et al. Fifty-seven kDa protein in royal jelly enhances proliferation of primary cultured rat hepatocytes and increases albumin production in the absinee of serum. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 282, n. 4, p. 865-874, 2001.
OKAMOTO, I.; et al. Major royal jelly protein 3 modulates immune responses in vitro and in vivo. Life Sciences, v.73, n.16, p.2029-2045, 2003.
ŠVER, L.; et al.A royal jelly as a new potential immunomodulator in rats and mice. Comp. Immun. Microb. And Infec.Diseases, v. 19, n.1, p.31-38, 1996.
TOWNSEND, G. F.; et al. Activity of 10-hydroxydecemoic acid from royal jelly against experimental leukemia and ascetic tumours.Nature, v.183, p.127-1271, 1959
por Dr. Michael Murray
Por: 

DICAS TERAPÊUTICAS - Cuidados com Rins e Sistema Urinário: previna-se com estes produtos naturais

Cuidados com Rins e Sistema Urinário



As doenças renais e do trato urinário estão cada vez mais comuns, os principais fatores de risco são causas genéticas, o diabetes e a hipertensão.
No caso das doenças renais é preciso ficar atento ao consumo de dois itens: sódio e potássio, pois a filtragem e excreção destes elementos acontecem justamente nos rins. É preciso diminuir o consumo de sal e controlar a ingestão de potássio. Pacientes renais, além do tratamento médico convencional, devem ser acompanhados por nutricionista a fim de evitar maiores danos.
As mulheres tendem a sofrer mais com infecções na via urinária, inflamações na bexiga e cistites e os homens com infecções e problemas relacionados à próstata.
Cranberry: rico em compostos polifenólicos, o mirtilo-vermelho ou cranberry atua evitando que a bactéria causadora da infecção urinária (E. coli) “grude” nas paredes do sistema digestivo e urinário, impedindo a sua multiplicação e progressão.
L-Carnitina: auxilia no controle de distúrbios lipídicos e melhora o perfil hematológico de pacientes em hemodiálise.
Enzimas vegetais: as enzimas são substâncias orgânicas com a função de catalisar outras reações químicas e aperfeiçoar a produção de outros compostos essenciais para a nossa saúde. As de origem vegetal são extraídas diretamente de frutas, verduras, legumes e raízes, podem ser encontradas em extratos líquidos prontos e podem auxiliar no tratamento de várias doenças relacionadas aos rins.
Canela: apresenta uma composição micronutricional rica em oligoelementos e outros compostos, como aumentar/melhorar o sabor dos alimentos e é muito indicada para ser utilizada como temperos, a fim de reduzir o consumo de sal, principalmente por pacientes renais crônicos.
Ferro: é muito comum pacientes com doenças renais graves também apresentarem anemia. Nestes casos o acompanhamento médico e a suplementação de ferro torna-se também fundamental.
Cálcio: pacientes com doenças renais costumam apresentar deficiência de cálcio, o grande problema é que os alimentos que fornecem cálcio costumam ser os mesmos que fornecem fósforo, que deve ter a ingestão controlada, principalmente em pacientes que necessitam de diálise. Daí a indicação de suplementação com este importante mineral em sua forma mais pura.
Vitamina D: a vitamina D facilita a absorção e o uso de sais minerais como cálcio e fósforo pelo organismo, equilibrando a quantidade deles no sangue. Poucos sãos os alimentos que fornecem vitamina D, ela normalmente é produzida pelo organismo na presença do sol, daí ser chamada de “Vitamina do sol”. Uma forma interessante para ser ingerida é na forma de calcitriol, a forma ativa da Vitamina D, ela pode ser ingerida na forma de líquido ou cápsulas. Pacientes renais graves tem sua produção diminuída já que no organismo ela é sintetizada em sua forma ativa pelos rins.
Chás
Uxiriun: chá misto de unha de gato, uxi amarelo e capim limão pronto para beber, é diurético e atua na prevenção e tratamento de infecção urinária, endometriose e outros problemas femininos.
Funcho: possui vários compostos farmacológicos como flavonoides, vitamina C, ômega 3 e 9 e minerais. Por possuir ação diurética, antioxidante, antifúngico e antibacteriano auxilia no tratamento de doenças renais e do sistema urinário, sendo indicado também para auxiliar a eliminação de pedra nos rins.
Dente de leão: possui ação diurética, agindo contra nefrite, cistite e hidropsia.
Erva de bicho: possui propriedades anti-inflamatórias, atuando em doenças das vias urinárias.
Quebra-pedra: possui ação diurética, analgésica, relaxante muscular e desobstruinte, é utilizada no tratamento de doenças das vias urinárias e também contra o cálculo renal (pedra nos rins).
Alcaçuz: atua em inflamações e infecções diversas, inclusive das vias urinárias.
Alecrim: possui propriedades anti-inflamatórias que aliviam dores e diminuem inflamações nos rins.
Uxi Amarelo: sua casca é utilizada no tratamento de infecções urinárias.
Cavalinha: possui propriedades diuréticas sendo indicada no tratamento de doenças da próstata, bexiga e rins.
Cabelo de milho: conhecido por sua função diurética, o chá ajuda a reduzir a retenção de líquido, no controle de infecções urinárias e redução da pressão arterial.
Chapéu de couro: tem função diurética, sendo indicado no caso de retenção de líquidos e processos inflamatórios. Não deve ser utilizado por portadores de insuficiência renal e cardíaca.
 Resultado de imagem para Cuidados com Rins e Sistema Urinário: previna-se com estes produtos naturais
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO – RDC Nº 10, DE 9 DE MARÇO DE 2010. Anexo 1.
GRANDI, T. S. M. Tratado das plantas medicinais. Belo Horizonte: Adaequatio Estúdio. 2014. E-book.
Portal Diálise. Disponível em https://www.portaldadialise.com
Sociedade Brasileira de Nefrologia. Alimentação em Diálise. Disponível em https://sbn.org.br/publico/nutricao/

DICAS TERAPÊUTICAS - TUDO SOBRE ÓLEOS ESSENCIAIS AFRODISÍACOS....

Óleos Essenciais Afrodisíacos


Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - TUDO SOBRE ÓLEOS ESSENCIAIS AFRODISÍACOS....

Perfumes, cheiros, aromas…. sabemos como podem mexer com as nossas emoções, trazendo a tona lembranças e sensação de bem-estar e prazer.
Com o Dia dos Namorados chegando, nada melhor do que estimular o olfato do seu amor com óleos essenciais afrodisíacos, que aumentam a libido e despertam a sensualidade. Você pode utilizá-los diluídos em óleos ou cremes para massagem, em banhos de imersão ou para aromatizar o ambiente.
Conheça abaixo os 7 óleos essenciais afrodisíacos:

Ylang-Ylang: seu aroma adocicado e forte não agrada a todos, mas é considerado um dos mais poderosos óleos essenciais afrodisíacos, já que desperta a sexualidade, estimulando às pessoas para o contato físico (excelente para os tímidos). Porém, o uso excessivo pode causar queda de pressão e o efeito será o contrário do esperado.
Cravo e/ou Canela: aromas quentes e estimulantes, renovam a sua energia. Devem ser bastante diluídos, pois podem provocar queimaduras se utilizados diretamente na pele.
Rosa e/ou Gerânio: favorecem a aproximação e o afeto. Agradam em cheio o olfato feminino, assim, abuse desses óleos essenciais se você quiser agradar a mulher de sua vida! Cleópatra, a mais famosa rainha do Egito Antigo, já se beneficiava dos poderes afrodisíacos da rosa.
Jasmim: muito utilizado para aumentar a sensação de confiança, otimismo e euforia. Aquece e relaxa o corpo. Famosos perfumes, como o Channel nº5, utilizam o óleo essencial do jasmim em sua composição.
Baunilha: o aroma quente e doce é reconfortante e estimula você a soltar a sua imaginação.

ESSÊNCIAS DO PRAZER:



Muitos óleos essenciais e chás são afrodisíacos em razão de suas propriedades hormonais. Óleos essenciais como a sálvia esclaréia, ylang-ylang, rosa e gerânio podem ser úteis neste sentido para as mulheres.

A sálvia esclaréia, por possuir em sua composição química alto teor (acima de 3%) de esclareol, pode ser empregada no tratamento de desordens menstruais pois equilibra as taxas de estrógenos da mulher.
Sabe-se que os animais e o homem utilizam-se de substâncias químicas conhecidas como feromônios, que são liberados no suor e são os principais fatores de atração sexual entre si.

Os feromônios são elementos-chave no relacionamento e podem, apesar de não serem percebidos conscientemente, determinar a escolha do parceiro. O efeito dos feromônios sobre as pessoas é tão forte que em experiências feitas com meninas internas em colégios de freiras e que manifestavam desarranjos menstruais, todas tiveram uma redução perceptível destes problemas ao passarem a estudar em colégios onde mantinham contato com meninos, ou seja o feromônio do sexo oposto.

Empresários norte-americanos, tendo como base este conhecimento, têm borrifado sobre lingeries, revistas e outros produtos femininos o feromônio masculino que, inconscientemente, atrai as mulheres e as faz gastarem mais com tais produtos. Certos óleos essenciais possuem compostos que imitam os feromônios, causando efeito semelhante sobre as pessoas. Alguns exemplos são o aipo (principalmentre planta), cominho (todos), ylang ylang I e completo, os jasmins e o benjoim do sião.

A região do hipotálamo no cérebro recebe um número considerável de neurônios olfativos e libera diversos hormônios que passam para a pituitária, induzindo-a a segregar por exemplo, os hormônios que governam e controlam os ciclos sexuais dos mamíferos. Isto permite se entender o efeito dos feromônios masculinos sobre o sexo oposto. Alguns óleos, como o Jasmim, são considerados estimulantes da pituitária, isso por seus compostos conseguirem atravessar o cérebro chegando até esta glândula. Não somente a pituitária é atingida, mas também o glândula pineal.

Chegando lá, muitos destes compostos ao serem metabolizados liberam oxigênio e causam um estímulo destas glândulas, o que faz com que elas produzam mais de alguns de seus hormônios como a serotonina. Muitos deste hormônios, como o exemplo da serotonina, terão efeito sobre a sensação de prazer do indivíduo, o que acaba facilitando o orgasmo. Mas o efeito não é somente num sentido afrodisíaco, na vida diária estes óleos podem ser utilizados também para tratar de distúrbios depressivos, falta de auto-confiança, apatia, etc.

É possível que alguns óleos que estimulam no inconsciente uma sensação de sensualidade podem ter este efeito associado a estímulos hormonais destas glândulas. Óleos como a canela e o cravo, que sempre foram tidos como afrodisíacos, agem na verdade como estimulantes da circulação e aquecedores. Esta sensação pode favorecer, aumentando o apetite sexual dos parceiros e a excitação, mas ainda não é o fator principal de estímulo, pois sem desejo (atração) a canela ou o cravo de nada adiantam. O princípio ativo na canela que age como estimulante é o aldeído cinâmico.

Certos óleos essenciais que trabalham a autoestima e a vaidade das pessoas, acabam agindo indiretamente como afrodisíacos. No passado, as grandes rainhas, a exemplo de Cleópatra, utilizavam largamente os aromas para manterem sua beleza e sentirem-se mais sensuais. Os óleos possuem propriedades úteis dentro da cosmética contra o acne, pele envelhecida e na diminuição de rugas, o que explica este seu efeito sobre a beleza pessoal. Se nos sentimos internamente satisfeitos com nossa aparência, este estado se refletirá externamente em nossa vida e com toda certeza interferirá sobre nossa parte sexual-afetiva. Óleos como a rosa, ylang ylang (flores na foto ao lado), sândalo e gerânio são bons neste caso.

Assim, podemos ver que os óleos essenciais agem como afrodisíacos de maneira indireta, atuando tanto quimicamente no organismo, quanto em nível psicológico sobre as pessoas. Suas diferentes formas de utilização neste sentido vão desde a inalação, a banhos e a massagem, sendo também úteis na forma de perfumes ou quando empregada a planta, na forma de chá.

Sugestões:

  • Para a mulher: Rosa, Gerânio, Ylang-ylang, Jasmins, Pau rosa, Cravo da Índia, Casca e Folha de Canela, Néroli, Íris (Orquídea), Folha de Mandarina, Gerânio.
  •  Para o homem: Noz-moscada, Patchouli, Casca e Folha de Canela, Cravo da índia, Jasmins, Vetiver, Cedro, Cominho, Aipo, Mace, Baunilha, Gengibre, Benjoim do Sião, Chocolate (Cacau) e Sândalo, Tabaco.
 

Óleos Essenciais Afrodisíacos